6.1.11

Candidatos ou pretendentes?

O título da NBA. O prémio máximo que todas as equipas desejam. Em Outubro, quando os training camps começaram, eram muitas as equipas com expectativas de lutar por ele esta época. Algumas já o aspiravam na temporada passada e, depois de não terem ido tão longe nos Playoffs como desejavam, regressavam este ano com esperança renovada. Outras, num percurso ascendente, esperavam lutar por ele depois duma boa temporada em 2009-10.
Ao fim de dois meses de meio de competição, algumas delas têm as expectativas tão ou mais altas que no início, enquanto outras vêm as suas hipóteses de lutar por um título mais escassas.
É altura de ver quais dessas equipas são verdadeiros candidatos e quais são apenas pretendentes e terão de esperar por uma próxima oportunidade. Comecemos pela costa mais perto da Europa.


Conferência Este

Boston Celtics
Quando muitos já os davam como acabados, os velhinhos Celtics surpreenderam meia NBA ao conseguirem chegar até às Finais e levarem os campeões Lakers até ao sétimo jogo. A janela de oportunidade deste grupo de veteranos está a fechar-se e este ano querem aproveitar aquela que pode ser a última oportunidade de lutar por um título. A prioridade é manter a equipa livre de lesões (o que não tem sido fácil) e conseguirem chegar frescos aos Playoffs. Apesar dessa gestão que têm de fazer ao longo da temporada regular, estão com o melhor recorde do Este e a encontrar formas de ganhar mesmo com lesões em alguns dos seus principais jogadores. Se chegarem aos Playoffs com todos os jogadores em boas condições físicas, podem ganhar a qualquer equipa. Definitivamente candidatos.

Miami Heat
A equipa com mais expectativas para esta época. Para quem tem Lebron, Wade e Bosh, qualquer coisa menos que um título é um fracasso. Depois dum início decepcionante (10-8) e com Wade e Lebron com dificuldades em jogar juntos, ganharam 18 dos últimos 19 jogos e começam a mostrar o poderio que todos os fãs em Miami esperavam desde a Decisão. No entanto, ainda subsistem dúvidas em relação ao resto do elenco e se será suficiente para ganharem tudo. Terão jogo interior suficiente para derrotar Boston e LA? Apesar das dúvidas, que tem os Três Super-Amigos será sempre um candidato sério.

Orlando
A única do lote de candidatos que já fez mudanças este temporada. Comecaram como candidatos, depois descarrilaram e pareciam não ter equipa para bater a concorrência. Mas Otis Smith não ficou parado e decidiu arriscar. Desde que Arenas, Richardson e Turkoglu chegaram estão mais fortes no ataque e jogo exterior, mas perderam profundidade no jogo interior. Com a rotação de oito homens com que estão a jogar vão ser dificil chegar frescos aos Playoffs e ir até ao fim. Por isso, as mudanças não devem ficar por aqui e devem ainda procurar ajuda para Howard no interior. Para já, candidatos, mas com reservas. Vamos ver o que Otis Smith tira da cartola até ao fim do prazo para trocas.

Chicago
Uma das equipas que mais mudanças fez na offseason. Com a contratação de Carlos Boozer e o reforço do banco (Kyle Korver, Ronnie Brewer, Kurt Thomas, CJ Watson, Omer Asik), esperavam-se grandes coisas dos Bulls. Até agora não têm desiludido. Tom Thibodeau pô-los a defender bem e Derrick Rose está a fazer uma época de MVP. E com uma Central Division medíocre têm o primeiro lugar na divisão assegurado. Podem dar-se ao luxo de gerir a temporada regular, sabendo que nunca vão ficar abaixo do quarto lugar na conferência. O desafio real vai começar nos Playoffs e, embora possam ganhar uma eliminatória a qualquer equipa, ainda parecem uma ou duas peças curtos para poder ir até ao fim. Estão no bom caminho, mas para já, são ainda pretendentes.

Atlanta
Dá-los como candidatos no início da época já era ir muito longe e não fizeram nada para mostrar o contrário. Não mudaram nada na offseason, nem evoluiram este ano. À semelhança de 2009-10, vão terminar nos lugares de cima na conferência, mas vão ficar de novo pela primeira ou segunda ronda. Bons, mas não o suficientes. Pretendentes apenas.

3 comentários:

  1. Os Hawks jogam sempre da mesma forma desde há 2-3 anos, sempre os mesmos jogadores, etc. Ninguém dá por eles, mas é certo que estão sempre no topo da Conferencia... Nos playoffs, tal como referes dificilmente passarao das duas primeiras rondas...

    Favorito nº1 - Celtics (sem lesoes)

    ResponderEliminar
  2. tenho pena que os meus knicks não apareçam. se o carmelo não vier, pelo menos o 6º lugar no este é garantido (a não ser q hajam lesoes - têm um banco mais curto q os outros). e depois podem passar perfeitamente a 1ª ronda contra magic, hawks ou bulls. para ganhar a conferência, só vejo os heat ou os celtics. infelizmente, com mais hipótese para os heat

    ResponderEliminar
  3. Os teus Knicks estão a construir uma equipa e a tentar chegar aos lugares de topo da conferência, mas ainda estão longe de serem candidatos ao título. Para já, ir aos playoffs já será uma vitória. Vamos ver como continuam a construir a equipa no futuro.

    ResponderEliminar