7.1.11

E no Oeste? Candidatos ou pretendentes?

E do outro lado dos Estados Unidos? Quem está na luta pelo título e quem não passa duma boa tentativa? Depois da conferência Este, é a vez de vermos quem é candidato ou pretendente na conferência Oeste.

Conferência Oeste

Los Angeles Lakers
Os bi-campeões entraram nesta época como os principais candidatos e, nas primeiras semanas, ainda reforçaram esse estatuto. As aquisições da offseason reforçaram o banco (que era o seu ponto mais fraco) e nos primeiros jogos mostraram-se mais sólidos que nunca. A jogar como estavam, ninguém parecia capaz de os bater. Gasol estava a jogar como um MVP, Kobe partilhava a bola e a responsabilidade com os companheiros e o banco mantinha, e muitas vezes ainda elevava, o nível de jogo do cinco inicial. Depois as coisas ficaram mais periclitantes. Gasol, desgastado, baixou o rendimento, Kobe começou a forçar as coisas e o banco não parecia o mesmo. Com o regresso de Andrew Bynum, as coisas voltaram a melhorar. O único problema parece ser a motivação (ou falta dela), mas isso não será um problema quando chegarem os Playoffs. Este ano não têm o caminho aberto para as Finais, mas continuam a ser os favoritos no Oeste. Candidatos, de longe. E os maiores.

San Antonio Spurs
Dados como acabados na temporada passada, depois duma temporada regular mediana e uma eliminação na primeira ronda dos Playoffs. Pensava-se que o reinado de Tim Duncan estava a chegar ao fim, mas regressaram frescos e rejuvenescidos. Ginobili e Parker, livres de lesões, estão a jogar melhor que nunca. Duncan está a jogar o mínimo de minutos da sua carreira e a resguardar-se para os Playoffs e, mesmo assim, os Spurs lideram a NBA (29-6). Se no início poucos os davam como candidatos sérios ao título, agora todos os apontam como a maior ameaça aos Lakers (e a qualquer outra equipa que venha de Este). Candidatos, cada vez mais.

Dallas Mavericks
A outra equipa do Texas reforçou o jogo interior para fazer frente aos Lakers e o excelente início de época (26-7 nos primeiros 33 jogos) colocou-os como a outra ameaça maior à equipa de Los Angeles. Melhoraram a defesa e Nowitzki estava a jogar ainda melhor (a defender melhor) que na época que foi MVP. Mas a última semana trouxe um duro golpe nas suas aspirações. Perderam Caron Butler para o resto da temporada e, apesar de terem uma equipa muito profunda, a falta do seu melhor defensor do perímetro vai ser sentida na pós-temporada, quando do outro lado estiverem Bryant e/ou Ginobili. Candidatos, mas um bocadinho menos.

Oklahoma City Thunder
Coloco-os aqui porque, depois da surpreendente temporada de 2009-10 (onde deram muita luta aos Lakers), todos os media colocaram essa fasquia para eles. Têm Kevin Durant e um núcleo de jogadores jovens com muito potencial e um futuro risonho pela frente (Westbrook, Green, Ibaka, Harden). Estão a construir uma equipa que, se continuar a desenvolver-se como tem feito, lutará por títulos um dia, mas ainda não este ano. Futuros candidatos, sim, mas para já, pretendentes.

Denver Nuggets
Já foram candidatos, pareciam num percurso ascendente e a construir uma equipa para lutar pelo título, mas tudo se está a desmoronar antes de terem atingido o seu máximo. À semelhança dos Hawks no Este, têm equipa para ganhar muitos jogos na temporada regular e perder na primeira ronda ou segunda ronda dos Playoffs. Bons, mas não o suficiente. E Carmelo quer sair, por isso na próxima época vai ser altura de começar de novo. Pretendentes e em queda.

Utah Jazz
Eternos pretendentes. Ponto.

3 comentários:

  1. Lakers Fã08/01/11, 01:56

    Antes de mais queria felicitar-te pelo teu excelente blog, como sou fã da NBA como tu, venho cá todos os dias mas nunca tinha comentado.

    Agora, quanto ao tema do teu poste, e como fã da equipa de Los Angeles acho que os meus Lakers são de facto os mais fortes candidatos. E penso, que embora sendo muito cedo para o afirmar, a minha aposta vai para uma final entre Celtis e Lakers, pode ser precipitado, mas exceptuando Miami que tendo talvez o melhor 5 base, nao tem ainda a estrelinha dos campeões nao vejo mais ninguem que nos momentos certos diga presente como estes dois.

    Continuação de bom trabalho aqui no blog, e da minha parte um obrigado por partilhares a tua sabedoria sobre este desporto que nunca tendo praticado a nivel profissional adoro mais do que qualquer outro.

    Cristiano Martins

    ResponderEliminar
  2. Cristiano, obrigado eu pelas palavras simpáticas e pelo apoio.

    ResponderEliminar
  3. ou muito me engano ou o campeão este ano vem do este (ou o plantel dos celtics ou os 3,5 bons jogadores de miami - o miller ainda vai aparecer...).
    aqui, final lakers x spurs.

    ResponderEliminar