16.1.11

Jogada do ano?


Na NBA, os grandes jogadores decidem jogos. No final duma partida equilibrada, ter um clutch player capaz de tomar conta do jogo e fazer grandes jogadas e grandes lançamentos pode significar a diferença entre uma derrota e uma vitória. Ter um grande treinador também ajuda. E Gregg Popovich é um dos melhores.

Esta semana, no jogo frente aos Bucks, com os Spurs a ganhar por três pontos a 1:27 do fim, desenhou uma jogada brilhante que deu uma vantagem decisiva e decidiu o jogo a favor da sua equipa:
Tudo começou com uma reposição lateral e os quatro jogadores dos Spurs dispostos num quadrado (um em cada canto do garrafão). Tony Parker repôs a bola na linha lateral, passou a Tim Duncan (no topo, do lado da bola) e foi buscar a bola à sua mão, aproveitando o bloqueio de Duncan. Até aqui, uma normal situação de bloqueio directo, pick and roll entre os dois jogadores. Por isso, os Bucks defenderam-no como tal, com o defensor de Duncan, Andrew Bogut, a sair ao caminho de Parker, a dar o tempo de ajuda.
Após esse tempo de ajuda, Bogut, como esperado, tenta recuperar a posição e voltar a Duncan (que, depois do bloqueio, cortou para o cesto). E é aqui que Popovich se torna criativo.
Matt Bonner faz um segundo bloqueio a Parker e George Hill e Ginobili fazem um duplo bloqueio a Bogut na linha de lance livre quando este recupera para o meio do campo. Resultado: Todos os defesas concentrados no topo do garrafão e Parker e Duncan completamente isolados para uma assistência fácil e um cesto ainda mais fácil.

Popovich conseguiu criar uma situação de dois contra zero, num ataque em meio campo, a 1:27 do fim do jogo. Na NBA os grandes treinadores também decidem os jogos. São clutch coaches.



6 comentários:

  1. Muito boa jogada!! De laboratório...

    ResponderEliminar
  2. espectacular trabalho de casa!

    ResponderEliminar
  3. Não há por ali uma faltinha no bloqueio do Bonner?

    ResponderEliminar
  4. Lakers Fã17/01/11, 00:21

    Obvio que á falta, só nao ve quem nao quer, é uma grande jogada mas irregular, entao os bloqueadores de Santo Antonio usam as mãos em direcção ao corpo do Bogut impedindo que este passe, portano FALTA CLARA, Lance irregular!

    ResponderEliminar
  5. nao vejo nenhum jogador dos bucks sequer esboçar um protesto.. ate eles ficaram a pensar no que se estava a passar! de repente passaram do basket para o futebol americano!aqueles jogadores dos spurs transformaram se em tight ends

    ResponderEliminar
  6. Eu cá acho que quem fez bloqueio propriamente dito, foi companheiro do homem que estava a defender o parker. lol

    Desculpem, não sei os nomes.
    Mesmo irregular, o mais importante da jogada foi a movimentação do Tim Duncan e aí não há irregularidade nenhuma.
    Logo, se o homem conseguisse, perseguir o parker, penso que seria fácil realizar o passe, ainda assim.

    ResponderEliminar