1.6.11

Primeiro Assalto: Heat


Não foi bonito, não foi brilhante, mas os Heat mantiveram a AmericanAirlines Arena inexpugnável e desferiram o primeiro golpe. Com ambas as equipas a lançar abaixo dos 40% (38.8% para os Heat e um ainda pior 37.3% dos Mavs), os rapazes de South Beach conseguiram ser os menos desacertados nos últimos minutos e ganhar no sprint final.

E este primeiro assalto teve muito daquilo que se esperava: dum lado o jogo mais colectivo dos Mavs, a movimentar a bola no ataque, a fazer sempre mais um passe até encontrar o jogador livre. Do outro, o jogo de individualidades dos Heat, com a bola a passar sempre pelas mãos de Lebron e Wade (e Bosh também, em ocasiões).

Mas este assalto teve também aquilo que não se esperava: o banco dos Heat a marcar mais pontos que o dos Mavs (27-17! 17 pontos apenas para todo o banco de Dallas!) e os Mavs, mais altos, a levarem uma sova nos ressaltos ofensivos (16-6, 46-36 nos ressaltos totais; Chandler ganhou apenas 4, menos um que Mike Miller!).
Nem de propósito, Dallas falhou nas duas áreas que, na nossa análise pré-Finais, referimos como decisivas. Aquele que já foi o ponto fraco dos Mavs na série anterior (os ressaltos defensivos) somado à incapacidade de explorar o ponto fraco do adversário (o banco) dificilmente vai dar outro resultado que não uma derrota.

Eu prometo que apanho a bola, se tu prometeres que marcas...

Como dissemos na altura, já é suficientemente difícil defender Lebron, Wade e Bosh uma vez em cada ataque, mas os Mavs fizeram um bom trabalho nessa parte. Fecharam o meio, conseguiram controlar as penetrações e forçaram os Heat a lançar de fora. E os Heat (à excepção de Lebron) falharam muitos lançamentos exteriores. Tudo óptimo até aí. Mas depois os Mavs deram-lhes segundas oportunidades por 16 vezes. 16 posses de bola extra que resultaram em mais 13 tentativas de lançamento (80- 67) e mais 15 pontos para Miami. Num jogo decidido por 8, é fazer as contas.

E depois adicionem (ou subtraiam?) a essas contas os pontos que o banco de Dallas não marcou. Jason Terry ainda começou bem, mas depois desapareceu na segunda parte (mérito também para Lebron que o defendeu em alguns períodos dessa 2ª parte). Barea nunca conseguiu encontrar espaço para lançar de fora (boa ajuda nos bloqueios por parte de Miami) e quando penetrou encontrou quase sempre oposição. E Stojakovic lembrou-nos dos seus piores tempo nos Hornets e não marcou um lançamento.

A boa notícia para Rick Carlisle é que a sua equipa (à excepção dos últimos 5 minutos) não tomou más decisões no ataque e apesar da boa defesa de Miami, muitos dos lançamentos falhados foram boas situações de lançamento, sem oposição ou em posição favorável. Sem retirar todo o mérito à defesa de Miami (que o teve), muita da culpa da horrível percentagem dos Mavs é responsabilidade deles próprios. Criaram boas situações de lançamento e simplesmente falharam-nas. A defesa de Dallas é mais responsável pela má percentagem de Miami (que tiveram muitos lançamentos contestados e difíceis) que a dos Heat pela má percentagem dos Mavs.

Foi uma equipa dos Mavs em sub-rendimento ofensivo. E lançar pior vai ser difícil. Por isso só podem melhorar. E se numa noite de sub-rendimento ofensivo, conseguiram discutir o jogo (quase) até ao fim, numa noite normal podem vencer. Esse é o pensamento que deve reconfortar os jogadores de Dallas.

Mas outro pensamento deve também ressoar bem alto nas suas cabeças: Apanhem esses ressaltos defensivos! Ou então nada feito.

40 comentários:

  1. Para piorar as coisas o nowitzky saiu do jogo lesionado. Rasgou um tendão de um dedo na mão esquerda e vai ter que jogar o resto da série com uma tala. Veremos até que ponto isto vai prejudicar o seu jogo. Mas para dallas depois desta derrota não podia haver pior noticia do que ter o seu pior jogador condicionado...

    ResponderEliminar
  2. LOl Dallas só pode melhorar e Miami não... lol. Está certo.

    ResponderEliminar
  3. Stoudemire01/06/11, 16:11

    Tambem se pode ver por outro lado.. Se Miami mesmo a lançar assim ganha, portanto so podendo melhorar mais facilidade vai ter nos proximos.
    Veremos...

    ResponderEliminar
  4. Concordo, nesta análise só Dallas melhora, Miami não. São péssimos que não conseguem fazer melhor, ou são tão bons que não dá para fazer melhor. ..

    ResponderEliminar
  5. Gosto bastante das tuas análises mas é incrível como tiras mérito em tudo o que Miami faz e em como desde o inicio dizes que os outros podem melhorar e Miami não, mas Miami continua a ganhar.. Não concordo com esta análise. Achas mesmo que o Bosh não consegue melhor do que 5-18 em lançamentos de campo no resto da série?

    ResponderEliminar
  6. Boas,

    Apesar de ser um grande admirador do LeBron (alguém dúvida que ele é o melhor jogador da actualidade?!) neste momento estou a "puxar" pelos Mavs!

    Um Europeu a liderar uma equipa campeã da NBA seria algo de histórico para o nosso Basket!


    Goooo Mavs e Goooo Diirk!!

    P.S.: Márcio, já tens alguma noção de quem pode ganhar as pens que ofereceste no passatempo do blog??

    ResponderEliminar
  7. Diogo Correia01/06/11, 19:16

    Penso que a equipa dos Miami também poderá melhorar,nos jogos contra os Celtic e contra os Bulls a grande arma foi a defesa, e depois no ataque as individualidades funcionaram!

    O banco dos Miami apesar de ser fraco está a revelar-se importante e todos os jogadores parecem moralizados!

    Acho que poderão melhorar na defesa em relação ao jogo 1 das finais e esperar que o novo Big Three faça o resto no ataque, com uma pequena ajuda do resto da equipa.

    Para a próxima época os Miami deverão reforçar a equipa com 2 ou 3 jogadores para melhorar o banco e pelo jogo de ontem pareceu-me que precisam de um jogador mais eficaz nos triplos!!

    Miami rumo à vitória!!

    ResponderEliminar
  8. a mim parece-me que és anti-heat, gosto das analises mas poucas vezes reconheces o merito dos heat

    ResponderEliminar
  9. Só quero dizer que o melhor jogador da actualidade não é Lebron mas sim o KOBE, la por os lakers terem perdido este ano e o lebron ir ganhar nao tira qualidades ao kobe. o lebron ainda tem k comer mta fruta para chegar onde o kobe chegou.
    Quanto á serie penso que os miami vão ganhar e ser campeões, apesar de eu torcer pelos MAVS.
    abraco para todos e bons jogos

    ResponderEliminar
  10. o kobe o melhor da actualidade?
    ele nem sequer entra para mim nos 10 melhores da actualidade.

    ResponderEliminar
  11. Stoudemire01/06/11, 20:45

    Lol este congelou no tempo, Kobe o melhor da actualidade? Mais um bcd e dizias Shaq...

    ResponderEliminar
  12. Jorge Fernando01/06/11, 20:47

    Eu respeito muito o Kobe e entra, sem grandes problemas, no meu Top-5 da actualidade agora não me digam que ele ainda é o melhor!

    Ao LeBron apenas lhe falta um anel para ser o "King"! Ao nível de "jogo jogado" não deve nada a ninguém. Além de que é dos melhores jogadores nos momentos decisivos!

    Tem fibra de Campeão!

    ResponderEliminar
  13. Fibra de campeão o Lebron só mesmo para eu rir, ele mudou para miami porque em cleveland nao ganhava nada e tinha boa equipa, ele nao consegue lidar com a pressao sozinho, e isso viu se o ano passado contra boston, dai estar a jogar muito melhor agora nos miami que fica liberto disso, quanto ao kobe ser o melhor para mim neste momento é o melhor jogador da nba, cada um tem o seu gosto nao vale a pena discutir isso, Lebron é bom mas o mvp da epoca foi o rose pk sera?? abraco

    ResponderEliminar
  14. jorge fernando o lebron por mais que ganhe nunca vai ser o king, porque king só á um e esse ja se retirou algum tempo infelizmente..abraco

    ResponderEliminar
  15. Quem diz que o kobe nem dos 10 melhores entra, meu deus ou nao ve nba ou nao percebe nada disto..
    é a mesma coisa que eu agora dizer que ronaldo nao entra no meu top 10...WTF??
    nao deves ver mts jogos..acorda pa vida

    ResponderEliminar
  16. Stoudemire01/06/11, 22:46

    lol mvp da temporada, o rose.. Sim, mas diz-me quem se vai lembrar disso a seguir a final? O Lebron foi nas 2 ultimas e o que que isso valeu? Agora nao ganhou, mas se ficar com o anel, e com o provavel MVP das Finais.. O que preferes? Se calhar MVP da temporada e melhor para ti..
    Lebron tinha boa equipa em Cleaveland? Bem, ve-se onde andam os seus grandes "parceiros" de equipa.. Ele numa equipa razoavel foi as finais e ganhou 2 fases regulares.. Achas pouco? Fez muito bem em mudar de ares, se nao estava condenado a figuarar no lote de grandes jogadores sem aneis.. Sejamos justos, Cleaveland nunca constituiu uma equipa de nivel para ganhar, Lebron e que os faziam melhores.. Alias ai se veem os grandes jogadores quando a sua acçao faz parecer os outros bons quando na realidade sao apenas razoaveis.

    ResponderEliminar
  17. 1º Vamos ser se os heat vao ganhar aos dallas, so ai depois é que vamos ver quem sera o mvp da final.
    2º os cleveland podiam ter ido a mais finais se nos momentos decisivos o senhor lebron não ter falhado, ele acusa muito a pressão.
    3º ele é grande jogador mas para mim kobe é melhor cada um tem a sua opinião.
    4º kobe com a idade do lebron era melhor que ele sem qualquer duvida é um facto é só ir ver os números.
    5º quando o kobe comecou todos diziam que ia ser melhor que o jordan e bla bla bla, é como agora sobre o lebron nao ganhou nada mas e o melhor jogador na nba...why???
    6º como disse o anonimo o king só a um e que eu me lembro ja nao joga.
    7º se por ventura os dallas ganharem vais dizer k o dirk e melhor k o lebron??
    8º o melhor nao é o que ganha e o kobe tem 5 titulos o lebron tem...hum ZERO.
    9º o kobe não precisou de mudar de equipa para ser campeão ao contrario de outros..

    ResponderEliminar
  18. Bem, este post está animado! :) Vamos por partes:

    1- Em primeiro lugar, obrigado por todas as vossas participações e comentários.

    2- Em relação ao post, eu não disse que os Heat não podem melhorar também. Mas esta análise foi feita na perspectiva da equipa dos Mavs, aquilo que eles fizeram mal e aquilo que podem melhorar. É claro que os Heat também podem (e vão, com certeza) melhorar, mas como disse, acredito que há coisas onde os Mavs falharam e que dependem apenas de si próprios para fazer melhor, como os lançamentos isolados ou em boa posição.
    Mas fica prometido um post na perspectiva dos Heat, com aquilo que também podem melhorar!

    3- Em relação à discussão Kobe/Lebron, concordo com várias coisas que foram ditas: Kobe ainda é sem duvida um jogador do top 10 e tem um currículo muito maior que Lebron; ainda é um dos melhores, mas está já a entrar na fase descendente da sua carreira e actualmente Lebron é melhor jogador (e falo do rendimento em campo apenas).
    Apesar de muitas vezes ter criticado atitudes suas, é o melhor jogador da NBA e aquele que eu escolheria se começasse agora uma equipa e pudesse escolher o jogador que quisesse.

    4- Em relação às pens do passatempo, a contabilidade está actualizada e quando terminarem as Finais anunciarei o vencedor (ou vencedores!). Já falta pouco!

    ResponderEliminar
  19. Stoudemire01/06/11, 23:59

    Lol o Kobe teve a sorte de ir para uma equipa como os LA, queres comparar com uma equipa como Cleaveland, se tivesse ido para Boston ai podias comparar.
    Em relaçao aos titulos, diz-me um jogador do nível destes (Shaquille nos tempos aureos, Gasol, Artest, Odom, so para citar alguns), que tenham "dado" ao Lebron para ter condiçoes para ser campeao... Pois.. Se Lebron tivesse ido para uma equipa destas a esta hora ja levava pelo menos 3 dedos com anéis..
    Kobe com a idade do Lebron era melhor, e basta ir ver numeros??? Pelos meus numeros o Lebron tem batido varios recordes de ser o mais novo a... Gostava de ver esses numeros.. Sem contar que a estrela dos primeiros 3 titulos nao era Kobe mas sim o Shaq.. Nessa ocasião já nao se aplica a questao da pressao e ter de partilhá-la.
    Diz-me quando é que o lebron teve jogadores deste nível em Cleaveland e a partir daí podemos discutir. Agora se me vens dizer que foram Ilgauskas, Pavlovic, Mo Williams ou Varejao nem vale a pena dares-te ao trabalho.

    ResponderEliminar
  20. lol ainda existe pessoas a duvidar que o Lebron james é o melhor jogador da actualidade??? sinceramente não percebo...

    ainda ontem os comentadores americanos disseram que "o Lebron é sem duvida nenhuma o melhor jogador da NBA de à 3/4 anos para cá" ainda disseram que ele é o jogador defensivo mais completo que tinham visto pois consegue defender em qq zona do campo...

    agora se continuarem a ver NBA na Sporttv é bem capaz de terem sempre uma impressão menos positiva do LBJ ou até mesmo da equipa dos heat já que os comentadores não são propriamente fãs do rapaz nem da equipa... compreensível sendo que um é adepto dos lakers e outro dos bulls...

    ResponderEliminar
  21. 1- Obrigado Márcio por te disponibilizares a fazer um post na retrospectiva dos Heat. Sabes que por vezes pareces um Heat Hater e não um NBA LOVER :)

    2- Miami tem tudo para ganhar mas para isso têm de continuar a defender de forma excelente como o fizeram no primeiro jogo, embora por exemplo o JJ Barea só não marcou 10 pontos porque falhou lay-ups básicos em basket.

    3- Discussão LeBron/Kobe. Penso que o LeBron é neste momento melhor, dado que é mais novo! Mas acho que as pessoas confundem o melhor jogador com o mais completo. O LeBron é sem duvida o atleta mais completo da NBA no momento e talvez de todos os tempos. Agora quando falamos de melhor a coisa complica. As pessoas podem falar o que quiseram mas um facto é que nunca ninguém ganhou um campeonato na NBA sozinho. Todas as estrelas tinham ajuda de qualidade. Acho que isso está intimamente ligado aos anéis que cada um ganha no final da carreira. E agr o king é o MJ23! :)

    4- Por último, fico com pena quando todos falam do melhor jogador da NBA na actualidade e o Dwyane Wade fica sempre esquecido. Ele é o jogador mais underrated que existe. Ele já tem um anel e ganhou-o com ajuda, mas a jogar como o MJ nas finais! Mas acho que isso é esquecido por muitos.

    ResponderEliminar
  22. uma pessoa como o stoudamire que diz que a estrelas dos lakers nao era o kobe mas sim o shak ta tudo dito nem vale a pena dizer mais nada..ambos foram importantes mas quanto era para decidir a bola ia para a mao do kobe nao do shak..
    isto e a mesma coisa k dizer k kuando o jordan ganhava a estrela era o pippen..simplesmente ridiculo..
    lebron e claramente o mais completo disso ninguem tem duvidas e mais novo nao é isso que esta em causa..e pelo andamento das coisas ja vi k tb vao dizer k lebron e melhor k jordan logo vai ser o melhor de sempre..nao me facam rir.
    jordan nao precisou de mudar de ekipa para ser campeao, e kuando chegou as chicago nao tinha ekipa nenhuma nem aos playofs iam..isto chama se integridade coisa k o lebron nao tem , á primeira tentativa saiu logo para os miami, assim tb o carlos lisboa era campeao.
    kt aos comentadores da sportv um e dos chicago o outros dos nicks e nao dos lakers, nao sabem nao falam..
    quanto aos comentadores americanos e como o papel higiénico á de muitas cores e feitios para cada um se limpar...
    kaunto ao rei da nba so vai haver um MICHAEL JORDAN, o resto é paisagem e folhas secas.

    ResponderEliminar
  23. nao percebo porque é que dizem que dallas mesmo falhando muito fez um jogo renhido e que apartir de agora vai ser mais facil para os dallas quando AS DUAS EQUIPAS TIVERAM PRATICAMENTE AS MESMAS % DE LANÇAMENTO...

    André " kobe com a idade do lebron era melhor que ele sem qualquer duvida é um facto é só ir ver os números" ? então não é o Lebron que durante estes anos foi batendo os recordes e as fasquias do kobe? lololololl


    kobe é melhor do que ele?? mas tu assistes a NBA?

    ja agora comparas o kobe com o lebron como se os lakers fossem os Cleaveland :S o kobe teve sempre uma grande equipa a jogar consigo ao contrario do Lebron, lebron em praticamente todos os jogos nos cleaveland era o dono dos pontos,rebounds,assistencias,steals etc etc vê se o kobe faz isso :S claro que não pois tem colegas a ajudar....

    Lebron james consegue fazer mais pontos por jogo e com metade dos lançamentos do kobe, para nao falar que o lebron james é um jogador de equipa, ele passa maior parte do tempo de jogo sem atacar o cesto e a jogar para a equipa...apenas assume o jogo nos segundos finais de cada período e na fase final quando a equipa precisa dele pois no restante jogo ele preocupa-se essencialmente com a defesa... ele proprio diz que gosta muito mais da defesa que o ataque... mesmo assim bate qq estatistica de pontos do kobe...

    o odio pelo LBJ por parte dos adeptos dos lakers é tão grande que até xegam a colocar qq equipa que o LBJ joga como principal alvo a abater e passando os boston para segundo plano lolol

    André acorda para a vida...

    ResponderEliminar
  24. Acho que não é falta de integridade procurar um sitio onde possas ser campeão. Achas que ele alguma vez seria campeão com aquela equipa? Não! Porque é que as pessoas não dizem o mesmo de Garnett ou do Allen? Eles também saíram das suas equipas, embora com trades, mas eles certamente também forçaram o negócio porque queriam ganhar. Há mal nisso? Acho que não.

    ResponderEliminar
  25. bastou aos lakers perderem um campeonato para ja andarem com rumores e com os adeptos dos lakers a pedir a contratação do Dwight Howard :S

    porque será que os cleveland passaram de melhor equipa da fase regular para a pior equipa e com o recorde de derrotas da NBA??

    mesmo sem LBJ aquela equipa deviam ganhar alguns jogos :S axas que os lakers sem o kobe ficavam em ultimo??? hummm parece-me que não

    ResponderEliminar
  26. tiago felicio02/06/11, 01:32

    Para mim LeBron é o melhor jogador da actualidade, mas não sei se chegará a fazer carreira ao nível do Kobe, veremos se com 30 anos e mais umas lesões em cima qual o nível exibicional que irá apresentar, porque enquanto e é jovem e fresco é tudo muito mais fácil.

    Mas na minha opinião nunca poderá ser apelidado como o "king" por duas razões:

    1ª o verdadeiro rei já se reformou

    2º um rei não vai atrás de ninguém, é o primeiro a decidir e os outros é que vão atrás dele. Ser o último a entrar na equipa de Miami foi uma desilusão, e não critico ter saído de Cleveland mas não podia ter sido o último.. Um KING na minha opinião não faz isso, e pra mim perdeu a possibilidade de ganhar esse estatuto..

    Para terminar, para mim Kobe continua a reinar na era pós-king JORDAN. Abraço a todos

    ResponderEliminar
  27. por muito que se fale á smp pessoas que dizem o contrario é como o messi ser o melhor do mundo uns dizem que e ronaldo etc etc nao vale a pena cada um tem a sua opiniao..
    1º os cleveland passaram da melhor ekipa para a pior nao foi pk o lebron ter saido, foi k assim k o lebron nao renovou com os cleveland metade do plantel saiu, logo éra obvio k ia correr mal, lgo ai quem fez este comentario nao esta a par do k se passou, falam pk sim pk é bonito.
    2º para mim e falta de integridade deixar akeles k o apiaram k fizeram tudo por ele e kuando xegou altura cagou se para eles e foi para miami, isto e muito diferente do garnett k foi por troca nao misturem as coisas.
    3º vamos a ver se nos entendemos, jordan com 25 anos e com 35 nao era o mesmo jogador mas eu preferia jordan com 35, pk a sua idade da mais experiencia e vejam o k ele faz no campeonato de 1998 no ultimo jogo com os utah jazz marcando sozinho mais de metade dos pontos da ekipa, jordan como o kobe perderam muitas kualidades nomeadamente a velocidade, mas ganharam outras como a lideranca, experiencia, inteligencia e saber aguentar a pressao coisa que lebron nao aguenta nem tem aguentado.
    4ºsubescrevo tudo o k o tiago felicio disse dps do jordan ainda é kobe kem vai reinando, lebron ainda nao ganhou nada é preciso calma.
    5º nao tenho odio ao lebron nem nada k se parece eu sou anti-lakers, por isso tou a vontade para escrever isto..
    6ºse quisesse fazer uma ekipa para ganhar já o campeonato escolhia o kobe, para o futuro claramente lebron.
    7º muita gente k fala aki nem ve os jogos seker falam pk é moda falar do lebron.
    8º isso de melhores ou piores e tudo relativo, muita gente axo o melhor de smp magic outros dirao bird outros jordan cada um com os seus valores e com os seus numeros.
    cada um tem a sua opiniao tem k ser respeitada e nao é o k se faz aki.
    9º kuando kobe apareceu no inicio de 1998 toda agente dizia k este ia ser melhor k jordan e kobe bateu mts recordes mas eu sempre disse jordan só á um, é como digo agora lebron é muito bom mas nao vai ganhar o k o jordan ganhou..
    10º so kero ver se por ventura os dallas ganharem o k voces vem para aki dizer depois, kual vai ser a desculpa.

    ResponderEliminar
  28. Jorge Fernando02/06/11, 09:38

    Daqui a alguns aninhos falaremos! Mas eu mantenho a minha opinião. LeBron é, sem dúvida nenhuma, o melhor jogador da actualidade.

    Quanto ao facto de andarem a comparar os Lakers ou os Bulls de Jorden com os Cavs de LeBron eu nem entro por aí. As diferenças são tantas que falam por si...

    E sim, LeBron quando tiver um anelzinho, pelo menos, já terá legitimidade para ser tratado como "King". Quem vê um jogo da NBA de modo imparcial percebe claramente que LeBron é um jogador diferenciado dos demais...


    Goooo Mavs!!!

    ResponderEliminar
  29. Ainda não percebi mesmo qual o problema do Lebron ter saido de cleveland, é raro haver jogadores a permanecer eternamente na mesma equipa. Já agora aproveito dizer, que ao contrario de muitos que aqui comentam, um campeonato da NBA não é possível ser ganho por apenas um jogador, um campeão da NBA tem que ter uma equipa solida para alem de um jogador de 1/2 jogadores "All-stars".

    É completamente absurdo pedir/exigir ao Lebron que tivesse ganho tudo pelo cleveland quando os cleveland não tinham absolutamente nada, não eram equipa nenhuma, os que sairam de cleveland a quando da saida de Lebron estao sentados no banco das outras equipas do campeonato e os que continuaram bateram o recorde de DERROTAS... Falar de kobe e lakers é totalmente diferente pois os lakers são uma verdadeira equipa que tem e sempre tiveram dos melhores profissionais desta modalidade à semelhança dos celtics... Eu sei que Lebron james de á 4 anos para cá é o melhor jogador da NBA mas não coloquem objectivos absurdos em cima dele como o objectivo de ganhar títulos com o plantel miseravel que tinha nos cleveland em que ele nao podia descansar nem 2 minutos que os cleveland começavam sempre a fazer diferenciais altamente negativos.

    Kobe nunca ganhou um campeonato sozinho (nestes ultimos anos teve um Pau Gasol enorme ao seu lado somando outros grandes jogadores na restante equipa, assim como teve o grande Shaquille em campeonatos passados e ai o MVP da equipa era Shaquille e nao kobe. Este ano bastou o subrendimento de Gasol para causar uma derrota humilhante dos lakers nos playoffs ).

    Wade ganhou o campeonato com Shaquille O'Neal tb...

    R.Allen, Paul Pierce, K.Garnett nunca ganharam o campeonato sozinhos

    O gigante M.Jordan tinha o grande Pippen ao seu lado
    ..

    ja para nao falar que houve varios jogadores que marcaram a NBA e estao sempre a ser relembrados e nunca ganharam um campeonato...


    não insultem a inteligencia das outras pessoas ao comparar kobe e Lebron james comparando Lakers e cleveland porque uma coisa nao tem nada a ver com outra, um jogador para ser campeão tem que ter uma grande equipa a apoia-lo mesmo sendo ele o melhor jogador...

    ResponderEliminar
  30. For comparing the greatness of players it is nonsensical to use criteria that are not in control of the player such as rings, since at the NBA level is is virtually impossible for even the best player to get a ring if he has the bad luck to be on an inferior team, while any player can get multiple rings on a stacked team.
(see early Jordan, early Garnett, Kobe between Shaq/Gasol ..)
    Therefore one should compare measurable individual achievements of players over a range of criteria, such as:
number of times:
a) efficiency – top 2 in the NBA in Player efficiency rating (PER )
b) contribution – top 2 in the NBA in win shares (WS)
c) defense – top 5 in defensive win shares
d) shooting > 47% FG%
e) ballhandling/basketball IQ assist/TO > 2
f) clearly attributable playoff succes leading a team past first playoff round while being clearly the best player on that team (as defined by having the best PER and WS/48 for the season of anyone on that team)
    Michael Jordan
10 / 11 / 6 / 10 / 7 / 10 (in 13 seasons with Bulls)
    Lebron James
5 / 6 / 4 / 7 / 5 / 5 (in 8 seasons)
    Kobe Bryant
0 / 0 / 0 / 0 / 0 / 0 (in 15 seasons)
    Rank in career playoff PER : WS/48
Michael Jordan 1 : 1
LeBron James 3 : 3
Kobe Bryant 20 : 45
(btw 2nd between MJ and LeBron is George Mikan in the 1940s and 50s)
    best playoff PER and WS/48 during a postseason with at least 3 rounds:
Lebron James 37 : 0.40 – both best in the history of the NBA
Michael Jordan 32 : 0.33 – 4th and 3rd best
Kobe Bryant 27 : 0.26 – too far down to bother counting
    Bonus:
Players who led the NBA in PER and WS and WS/48 for 3 consecutive seasons:
Wilt Chamberlain, Kareem Abdul-Jabbar, Michael Jordan, Lebron James
    Player who never led the NBA in PER or WS or WS/48:
Kobe Bryant
    Extra bonus:
Number of postseasons Kobe’s playoff PER was as good or better than LeBron’s career average playoff PER: 0

    ResponderEliminar
  31. Stoudemire02/06/11, 11:11

    Aqui estao os "numeros" loool...
    Os numeros nao enganam como dizia o outro.
    O que eu sei e que ha qualquer coisa contra este tipo de jogadores que teem grande tecnica, mas que sao fortes, musculados, grandes e que dominam outras partes do jogo que outros nao podem dominar. Vejamos estes exemplos: Cristiano Ronaldo, Rafael Nadal, Lebron James, todos entram nestes parametros, e basta ver qualquer noticia de cada um que aparecem logo os haters, penso que e qualquer coisa cultural ou mental odiar jogadores deste tipo, enquanto se endeusa os seus adversarios.
    Eu por mim fico com estes tres, e embora no caso do tenis e futebol seja discutivel que e/foi o melhor, no caso do basquetebol, nao ha discussao, (queriam numeros, ai estao eles), e King James!

    ResponderEliminar
  32. O lebron ter uma boa equipa em cleveland é muito relativo...
    Basta ver que apenas saiu ele (e o shaq que jogava poucos minutos e tinha muitas lesoes) e os cleveland passaram de ser a melhor equipa na fase regular o ano passado para serem quase a pior equipa da fase regular este ano,com um recorde negativo de derrotas consecutivas!!!

    É como o paulo bento no sporting...só se percebeu o milagre que ele fazia no sporting,quando foram para lá outros e com os mesmos jogadores fizeram o que fizeram!!!

    ResponderEliminar
  33. Quanto ao mais completo jogador da actualidade, Lebron James, sem dúvida. O melhor talvez, mas eu sinceramente não concordo muito com essas comparações porque comparar um PG a um SF é um bocado traiçoeiro, por exemplo... não vamos comparar o Paul ao James, pois não? Parece-me o mais correcto...
    Quanto ao jogo, a análise parece-me correcta. Na minha opinião, além do mau ataque de ambas as equipas, os bancos também foram igualmente maus, e as defesas estiveram bastante bem a maior parte do tempo, com destaque para a zona de Dallas (que desnorteou por completo os Heat), e a defesa na parte final dos Heat. A chave do jogo esteve nos últimos 5 minutos, quando com o jogo equilibrado, a defesa dos Heat se mostrou muito forte. Não foi só Dallas a falhar, no final acho que o mérito é da defesa dos Heat. O mérito deve ser dado aos vencedores, claro. Mas não se iludam, pelo jogo que vi, há muito demérito de Dallas. Nunca numa situação normal esta equipa perdia este jogo! Dallas tão cedo não volta a atirar abaixo de 40% de campo...
    E claro, eu sou suspeito, mas acho que o Carlisle deu um belo baile táctica ao Spoelstra, mas quando foi mesmo necessário foi a defesa individual a fazer a diferença, e quando não há mão dos treinadores, não tem comparaçao o talento de Miami com qualquer outra equipa... Quando Dallas usou zona foi um sufoco para Miami, e demoraram bastante até encontrar soluções viáveis. Mas lá está, Dallas aí não acompanhou a boa defesa, e ao caducar no ataque perdeu uma grande oportunidade de se distanciar... No final, a grande defesa de Miami faz a diferença. Correm mais, são melhores defensores individualmente, e aqueles fast-breaks são tremendos. Jogo ganho aí, sem dúvida. Ser clutch também envolve defesa, e o James ontem provou mais uma vez que o é. Sempre foi.
    Eu não sou um fan de Miami, nunca fui. Ainda espero que Dallas ganhe, e como duvido que haja algum jogo igual ao de terça, ainda tenho esperanças disso.
    Um aparte: há uma coisa irritante no desporto. São aqueles adeptos de circunstância. Até ao início desta época só tinha conhecido um fan dos Miami Heat. Um. Repito, um! De Dallas, pelo menos uns 5 ou 6. Agora, de Dallas continuam os mesmos, de Miami são umas belas dezenas. É ridículo perguntar a alguém quem acha que é a imagem da equipa e ele dizer Lebron James. Ou pedir para dizer um jogador campeão em 2006 e alguns nem fazem ideia que o Wade foi! O outro dia perguntaram-me quem é o Alonzo Mourning de que tanto falava! E ficaram surpreendidos por o Shaq ter sido campeão lá! Houve quem dissesse que eu até estava a inventar jogadores quando disse que tinha tido pena que o Glen Rice e o Eddie Jones nunca tivesse sido campeões em Miami! Por favor! Aos mais novos perdoo, claro. Aos que têm pelo menos a minha idade, abano a cabeça. É giro torcer por quem ganha, não é? Daqui a uns anos vão torcer por quem? Outra vez por quem tiver mais estrelas no plantel? Depois queixam-se que há haters ao pontapé, os pseudo-fans é que fizeram que isto seja assim... Nem os verdadeiros fans dos Heat gostam dos pseudo, portanto...
    Quando agora vou aos treinos dos miúdos da equipa aqui da cidade, pergunto-lhes quem querem que ganhe e é Miami 15 - Dallas 3, ou por aí...e alguns andaram a época toda a dizer que Miami era a equipa que jogava melhor, e coisas do género, e nem faziam ideia que eles existiam o ano passado... ao menos ontem já aprenderam alguma coisa, é a defesa que ganha os jogos! :D

    ResponderEliminar
  34. Stoudemire02/06/11, 13:28

    Marco estas enganado, nao ha fans de Miami, a maoir parte e fan e de Lebron. Eu por mim falo, nao tenho equipa, nao nasci nos USA para acompanhar desde novo, e ficar adepto fervoroso de uma equipa. Tenho simpatias e antipatias, e tambem depende de circunstancias, gosto e mesmo de ver NBA e de Lebron. Por isso, a minha equipa e onde esta Lebron, nao gostava da equipa de Cleaveland mas por ele la estar apoiava-o. Agora a minha equipa e Miami. Mas tambem ha muitos que agora com a moda do Lebron (ja foi assim com Kobe e os Lakers, e com os Bulls de Jordan nem falo) dizem que sao de Miami, mas a esses nao se pode dar importancia, porque se lhes perguntares qual e a equipa, quantos minutos tem 1 jogo, ou com quantas faltas se e excluido, eles nao sabem, e duvido muito que tenham acompanhado um jogo inteiro alguma vez na vida.

    ResponderEliminar
  35. Não podem haver fans da modalidade em si? Gosto da NBA, gosto de acompanhar a carreira de alguns jogadores -algumas já desde a Universidade -, mas sobretudo gosto da modalidade. Não tenho uma equipa, aprecio várias, muitas delas pelos jogadores que as compõem.
    Eu Portugal sou do Benfica, que gosto que vença, mas gosto bem mais da forma de jogar do Porto e de alguns dos seus jogadores. Aceito perfeitamente que existam pessoas que apoiam os Heat por causa do Lebron, como outras apoiavam os Chicago por causa do Jordan. Não sendo norte-americano, não vivendo numa cidade nos EUA, é normal que haja pessoas apreciem mais jogadores do que equipas

    ResponderEliminar
  36. Muito honestamente não vejo qual é o problema de mudar de equipa consoante os jogadores que apoiamos, sendo que não somos americanos, espanhóis ou ingleses, e não vamos chorar se essas equipas perderem. É basicamente a mesma coisa que apoiemos o Ronaldo ou o Mourinho quando mudam de clube, e eu faço isso, sou das equipas deles. Tal como serei sempre das equipas do Kobe e do Lebron. Acho que é super normal e não ofende ninguem.

    Já agora, Márcio parabéns pelo blog que acompanho sempre. MASSS...

    vê lá se começas a mostrar mais amor pelos Heat! ( ou então menos odio )

    ResponderEliminar
  37. Stoudemire02/06/11, 16:12

    Parabéns Márcio! É bom ver que há muita gente a acompanhar a NBA, e a ficar feito "maluco" acordado até às tantas, e sempre dá para trocar umas ideias e ficar mais elucidado sobre táticas porque isso ainda não pesco muito.
    Já agora qual é a tua equipa? Aposto nos Lakers ou Boston ;)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  38. Obrigado a todos pelas palavras e por animarem aqui o blog. Como dizes, Stoudamire, é bom ver muita gente a acompanhar e a trocar ideias sobre este desporto e esta liga que adoramos.

    Em relação à tua pergunta, sou antes de mais um fã de basquetebol e da NBA. Mas acertaste numa das tuas apostas, sempre gostei dos Lakers, desde os tempos do Magic (que foi quando comecei a ver a NBA).
    Mas há muitos jogadores e equipas que gosto. E gosto sempre de bom basquetebol, venha de que equipa vier (como dos Celtics, por exemplo, de quem não gostava particularmente na adolescência; eram os rivais dos Lakers, né?)

    E pelos Heat não tenho nenhum ódio! Fui mais um dos que não gostou da Decisão de Lebron (pela forma como foi feita, não por ter ido para os Heat, porque não fez nada de errado ao mudar de equipa), mas, como já disse várias vezes, é um jogador cujo talento só posso admirar e um jogador que considero ser o melhor da NBA actualmente.

    Confesso que não gosto do estilo de jogo baseado em acções individuais que os Heat praticam (como já não gostava do estilo dos Cavs), mas isso é apenas uma preferência pessoal.
    Como Phil Jackson, gosto de equipas onde todos os jogadores são envolvidos no ataque. É um desporto colectivo e é quando todos estão em sintonia, quando todas as peças se encaixam e funcionam como um só que o basquetebol atinge a sua beleza máxima.

    (mas o próximo post é da perspectiva dos Heat, está prometido!)

    ResponderEliminar
  39. Acho que essa discussão de haverem agora mais adeptos de Miami é totalmente normal. Eu já o era porque o meu jogador favorito é o Wade desde há 3/4 anos que acompanho a NBA, mas compreendo os que apenas querem que Miami ganhe para que LeBron ganhe. Como já disseram, eu sou da equipa do Mourinho no futebol também. Sempre gostei mais do Barça do que do Real, mas este ano com o Mourinho lá torcia fervorosamente pelo Real.

    Quanto ao jogo de hoje espero sinceramente que ganhe Miami em tripe-overtime com lançamento para vitória no último segundo (só há um problema se isto acontecer, depois tenho de ir para a escola xD).

    ResponderEliminar
  40. Desporto faz mal à educação :)
    Como eu desejo sempre o melhor às pessoas, espero que Dallas resolva o jogo no tempo regular, assim até faz melhor à saúde e ao aproveitamento :p

    ResponderEliminar