12.12.11

Free agency da NBA até agora


Bem, vamos lá às últimas da free agency e aos mais recentes negócios já confirmados:

Toda a confusão e indefinição em volta da troca de Chris Paul fez com que os Lakers desistissem do negócio. Mas com Lamar Odom desiludido por o quererem trocar e sem vontade de continuar em LA, os Lakers enviaram-no para Dallas em troca duma escolha no draft e uma trade exception correspondente ao valor do seu salário (quer isso dizer que a equipa de Los Angeles fica com $8m para contratar outro jogador). E parece que Kobe não gostou muito de ver Odom partir.

E os Hornets também sofrem as consequências do colapso da troca e David West, sem querer arriscar o seu futuro imediato numa equipa rodeada de incertezas, decidiu assinar pelos Pacers. Chegou a acordo por 2 anos e $20 milhões.

Os Celtics, que agora parece que estão a tentar arranjar uma troca por Chris Paul, renovaram com Jeff Green, mas apenas por um ano (e $9 milhões). Parece que não se querem sobrecarregar com salários para além desta temporada para jogarem na free agency do próximo ano (quando os contratos de Garnett e Allen acabam e os Celtics podem ter muito dinheiro para gastar).

Os Knicks continuam a montar uma equipa para lutar pela conferência Este (ou assim eles esperam) e, depois da aminstia de Billups, contrataram Mike Bibby para base (um ano pelo mínimo de veterano, $1.4m) e renovaram com Jared Jeffries.

Outra equipa envolvida em incerteza, os Magic, numa jogada surpreendente e só possível de perceber se estivessem a pensar ficar com Howard (o que parece impossível, pois ele já pediu formalmente uma troca), vão renovar com Jason Richardson por 4 anos.

Os Warriors usaram a amnistia em Charlie Bell para libertar mais espaço salarial e continuam atrás de Chris Paul ou de um poste para melhorar a sua defesa e jogo interior.

Por outras paragens, os Spurs ficam com TJ Ford, um veterano para reforçar o banco atrás de Tony Parker, os Blazers, depois das más notícias de Oden (pode não jogar esta temporada), foram buscar ajuda para o interior em Kurt Thomas e os Hawks contratam mais um veterano para dar mais profundidade à equipa, Vladimir Radmanovic.


Com alguns nomes mais cobiçados ainda no mercado (Nené, Gasol - embora os Grizzlies já tenham dito que igualam qualquer oferta -, DeAndre Jordan, Afflalo, Crawford) e com as novelas de Paul e Howard a continuarem, ainda podemos (e iremos, seguramente) ter muitas novidades e muitas mudanças até ao início da temporada. Vamos ver que surpresas nos reservam os próximos dias.


_____


Actualização - 13/12: 

Vamos lá a mais uns businesses confirmados:

Dallas recupera da derrocada que já lhes anunciavam e depois de ver sair Chandler para NY, Butler para LA e, aparentemente, Barea para Minnesota, juntam a Lamar Odom mais dois reforços: Vince Carter e Delonte West. E ainda renovaram com Brian Cardinal. E assim, duma assentada, os Mavs repõem os jogadores exteriores que perderam e compensam (um pouco) a saída de Chandler. Ainda estão um pouco curtos na posição de poste (ainda devem tentar contratar mais um), mas não saem mal desta confusão toda: continuam competitivos para esta temporada e vão ter muito espaço salarial para 2012.

Marc Gasol anunciou (no Twitter, pois claro) que tem acordo com os Grizzlies. A equipa de Memphis já tinha dito que igualava qualquer oferta que ele recebesse e ofereceu-lhe $58m por 4 anos. E a equipa sensação dos playoffs do ano passado mantém assim uma das suas peças fundamentais.

Os Clippers, no meio de todas as trocas e baldrocas com os Hornets e Chris Paul, conseguiram outro base a preços de saldos e fizeram a proposta vencedora no leilão de Chauncey Billups, pouco mais de $2m (Os Knicks terão, portanto, de pagar os restantes $12m, que não contarão no entanto para o seu tecto salarial). Não é o Chris Paul, mas um cinco inicial com Billups, Eric Gordon, Caron Butler, Blake Griffin e DeAndre Jordan pode fazer qualquer coisinha engraçada (Jordan também já está fora do mercado e é dos Clippers, depois da equipa ter igualado a oferta que ele recebeu dos Warriors e renovado com ele).

E os Warriors não conseguiram Tyson Chandler, não conseguiram DeAndre Jordan, e (para já?) têm de se contentar com Kwame Brown. Queriam um poste para defender e ressaltar e depois de terem perseguido todos os que estavam no mercado, ofereceram $7m por um ano ao ex-poste dos Bobcats. Desespero?

Já os Raptors, no seu primeiro sinal de vida nesta offseason, contrataram Aaron Gray e Rasual Butler. Finais da NBA, aqui vão eles?


16 comentários:

  1. Luís Fonseca12/12/11, 14:30

    O Delonte West esta sem clube?

    ResponderEliminar
  2. Filipe Del Esposti12/12/11, 14:46

    Como torcedor do Lakers e depois dessa bagunça toda, torço para mesmo que, o Paul e o DH12 não venham nessa temporada, que eles não assinem extendendo os seus contratos, para ano que vem se tornem free-agent e o lakers venham com os bolsos cheios para contratarem os 2 !!!

    ResponderEliminar
  3. Marcio, gostava que me respondesses a umas duvidas que eu tenho :)

    1º Para quê libertar o Billups e contratar o Bibby? Nunca na vida o Bibby é melhor que o Billups...

    2º O Damian Wilkins, é jogador de jeito? Os Pistons contrataram-no, mas vejo como uma compensação da saída do Chris Wilcox, talvez... Mas o Wilcox é Center e o Wilkins é PF... é certo que para Power Forward, o Charlie Villanueva e o Jason Maxiell são fracos até dizer chega, mas mais um PF? E tendo em conta que a posicao original do Greg Monroe é PF, e ele joga a C, preferia muito mais a contratacao de outro Center, pois o Big Ben, já nao é o mesmo...

    ResponderEliminar
  4. Mais uma coisa, Rodney Stuckey. Manter por numeros superiores aos do Ben Gordon ou Charlie V (11 Milhoes por ano) ou Sign and Trade?

    ResponderEliminar
  5. Como eu já esperava, após um longo lockout, as transferências estão ao rubro.

    NunoTaker para te responder ao ponto numero 1:
    Billups era um óptimo base, mas o salário altíssimo que auferia em NY era um entrave para a pescagem que NY pretende fazer nos Free Agents de 2012. E apesar de Bibby nunca ser melhor que o Billups acaba por ser uma boa opção muito por causa do seu reduzido salário.


    Vejo agora como forte hipótese a ida de Billups para Miami, onde pode voltar a ser uma forte aposta, já que, para alem de soltar Wade e LeBron para tarefas mais ofensivas e para as sua posições de origem, pode ser o que faltava a esta equipa, que muitas dificuldades teve em jogar com equipas com bons bases.

    Ainda espero notícias sobre Nene, que é sem dúvida o Free Agent mais apetecível, ja que Gasol e restricted. Sera uma óptima adição para qualquer equipa.

    Vejo também os LAL a finalmente conseguir o tão desejado DH12, que me deixa bastante curioso para a sua prestação este ano, depois de um ano tão pobre. O DH12 é sem duvida o melhor poste da NBA e não vejo nenhum dos candidatos ao título a ter um homem que o consiga parar em condições. Logo vai ser uma época bastante interessante se esta transferência se realizar.

    ResponderEliminar
  6. Bem a minha pergunta ao último comentário: é bastante interessante por haver duas equipas com quatro dos melhores jogadores ofensivos dos últimos anos? Não me parece...Acho que a nba não se deve tornar à futebol-uma das preocupações de sempre, e por isso ainda continua viva -, com umas equipas a ter tudo e outras nada.


    Sinceramente gostava de ver uma grande troca para OKC, gostava de ver os Nets ou Bulls a conseguir o Dwight, os Dallas a arranjar um base novo, os memphis a arranjar um base. E o Steve Nash

    De qualquer das formas os grandes tubarões devem recear, existem equipas a emergir e numa temporada pequena pode ser que as equipas mais jovens tenham hipóteses, com os wolves a ser uma das incógnitas da época...

    ResponderEliminar
  7. NunoTaker:
    1- Tiveram de dispensar o Billups para ter espaço salarial para o Chandler. E depois, claro, tiveram de ir buscar um base baratinho.
    2- Wilkins? Fraquinho... é um suplente lá para o fim do banco...
    3- Stuckey? Renovar, mas não por tanto. Até aos $10m no máximo.

    ResponderEliminar
  8. Filipe Del Esposti12/12/11, 20:43

    Márcio, e a liga do fantasy ... meu e-mail ja mandei, mas por via das dúvidas vai de novo. fdelesposti@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  9. Boa, mais um Chris Wilcox ou Maxiell...
    A situação do Stuckey é bicuda... Por um lado, os Pistons escolheram o Brandon Knight, que parece-me ser um promissor PG, e temos o Ben Gordon a ganhar 11 Milhoes por epoca e a sair do banco... Nas duas ultimas epocas, ele tinha de partilhar o tempo de jogo com o Rip Hamilton, mas agora ele terá tempo de jogo para poder mostrar o porque dos Pistons o terem ido buscar e fazer dele o mais bem pago do Roster... Daí que ache que o Stuckey a PG, nao é a posicao dele e a SG, temos lá o Ben Gordon e renovar com o Stuckey é ter os dois mais bem pagos do Roster para a mesma posicao. Resultado: Nenhum dos dois renderá convenientemente... Anseio um Sign and Trade por um Big Man, que é o que os Pistons precisam urgentemente!

    ResponderEliminar
  10. GDP, achas que os 4 melhores jogadores ofensivos estão em 2 equipas, então respondo-te com a frase "Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos."

    E sim, será extremamente interessante:

    - Miami atrás do campeonato que tanto deseja, será sem dúvida um grande candidato;
    - Em LAL muito depende das transferências que conseguirem fazer, e se o conseguirem vai ser dificílimo de parar;
    - Temos uns campeoes que nao querem dar a taça a ninguem, e mesmo perdendo Chandler conseguem Odom, a grande questão é como os veteranos se vão aguentar;
    - Boston terá a ultíma opurtunidade de ganhar um título com este Big 3 e não o fará por menos, sendo para mim a melhor equipa defensiva da liga;
    - Chicago está super explosivo, e com o MVP do ano passado da fase regular, bem auxiliado por Boozer será sempre um candidato;
    - Aconteça o que aconteçer, ninguém tem um trio tão ofensivo como NY, e dúvido mesmo que NYK tenha sequer 10 jogos com menos de 100 pontos marcados;
    - Depois ainda temos equipas que são uma incognita e que, dependendo do que farão, tem boas hipoteses de surpreender: Orlando, NOH, Wolves, Sacramento, SAS, OKC, até os GSW...

    A liga não podia estar melhor, I LOVE THIS GAME!


    PS: Sou o anónimo das 16:11

    ResponderEliminar
  11. É verdade que se ganham campeonatos na defesa, mas a defesa nem sempre é possível..
    Eu só quis referir que Dwight nos Lakers (dependendo do que custava a troca, e sinceramente os Magic a pedir alguém não peçam o Gasol, pois não seria problema para os Lakers) acabava com muita da competição.

    Com esta transferência a realizar-se não havia equipa a conseguir parar..porque se parar Lebron e Wade já não é fácil, imaginem parar Kobe e um homem que ganha o que Kobe falhar! Parar um ataque com dois jogadores fortes mas de perímetro é possível, já parar um jogador extremamente forte no 1x1 e parar o maior animal da nba...
    Sinceramente nós já vimos este filme há uns anos, e apesar de bonito chegou a altura de vermos filmes diferentes, era isso que pretendia dizer.

    Mas vamos às versões pessimistas do teu positivismo:
    -Boston já não tem pernas;
    -Bulls falta um segundo jogador;
    -NYK falta treinador (não se pode jogar só no run'n'gun) pois vão marcar quase sempre mais de 100, mas muitas vezes vão sofrer mais de 100;
    -Dallas continuo a dizer que Odom não é o pinchão do Chandler e se querem mais vão ter de trabalhar noutro jogo diferente;

    Com Dwight restavam Miami e Lakers, as tais duas equipas com os quatro melhores atacantes da liga.

    Mas previsões são previsões e o basquetebol acaba por às vezes surpreender..Mas podia surpreender mais se houvesse mais equilíbrio, como tínhamos há cerca de dois anos..

    ResponderEliminar
  12. Finalmente a noticia que esperava chegou. O Marc Gasol vai continuar nos Grizzlies, sendo assim só falta contratar mais um poste como substituto do M. Gasol, já li inclusive no fórum dos adeptos dos Grizzlies que pode surgir uma troca entre o J. MacRoberts (Pacers) pelo OJ Mayo. Sinceramente nao me agrada porque o OJ Mayo é o sixth man da equipa e tenho esperança que vai dar um bom jogador, mas por outro lado o J. MacRoberts encaixava bem na rotação de poste. è esperar para ver.

    ResponderEliminar
  13. sei k eh completamente off-topic, mas marcio, sera possivel "repostar" o artigo da fantasy league com uma especie de update? se nao eramos 20 para a 3a liga, andavamos la perto, o chicharo ia criar, nao sei como ficou, mas gostava mt de entrar :s

    ResponderEliminar
  14. Deixa-me ver como ficou isso e faço esse update assim que souber, ok?

    ResponderEliminar
  15. Gosto bastante de ver tanta discussao e argumentaçao à volta destas questoes. So mostra que o basquetebol em portugal nao esta tao morto como fazem parecer estar.
    so gostava de colocar uma questao. Sera que as equipas se estarao a esquecer de samuel dalembert??? Excelente poste que encaixaria perfeitamente numa equipa como os mavs que procura um poste shot-blocker, sólido em defesa zona e bom ressaltador. Ele nao é um jogador muito ofensivo mas se o kidd lhe fizer o passe levando os defesas consigo, posso apostar que o dalembert nao se vai poupar na finalizaçao. A equipa dos mavericks com o samuel dalembert estariam novamente muito na frente para a corrida pelo titulo na minha opiniao. Nao sei quanto é que o jogador recebe nem como estao as negociaçoes com os sacramento, mas eu acho que ainda é um jogador a ter muito em conta.
    Vejo muita festa à volta da free agency de 2012. Eu sei que vai haver jogadores fantasticos como chris paul (se nao for trocado entretanto), dwyane wade, etc... Mas gostava de saber que outros jogadores estarao free agents para realmente perceber a dimensao das possiveis trocas.

    Uma coisa é certa, contrariando a opinioes de certas pessoas acima, eu acho que esta e a proxima epoca da nba vao ser epocas super competitivas, entusiasmantes e com muitas surpresas. A magia do basquetebol esta de volta e parece que voltou forte. Preparem as noitadas a meio da semana e durmam bem agora, pois quando a epoca começar, vai ser ver jogos ate cair para o lado!

    ResponderEliminar
  16. Parece que o Nené renovou com os Denver!!!!!!

    ResponderEliminar