29.5.12

Celtics x Heat - Anatomia de outra série


Se a série final a Oeste era a mais esperada pela maioria dos fãs, a Este também se enfrentam as equipas que, depois das lesões e consequente eliminação dos Bulls, todos queriam ver nesta final de conferência: Heat e Celtics encontram-se mais uma vez, num duelo que já começa a tornar-se clássico. Porque estes jogadores levam já muitas e duras batalhas entre eles. A equipa de Boston eliminou os Cavs de Lebron em 2008 e 2010 e os Heat de Wade em 2010. O ano passado foi a vez de Lebron e Wade, já juntos em Miami, se vingarem e mandarem os Celtics para casa. Pois, agora vamos ter o tira-teimas.


E o que podemos esperar deste tira-teimas? Duas equipas que, ao contrário dos finalistas do Oeste, chegam a esta fase desfalcadas e depois de batalhas desgastantes nas rondas anteriores. 
Os Celtics têm sido dizimados pelas lesões ao longo de toda a temporada. Foi Green, foi Wilcox e foi Jermaine O'Neal ainda durante a temporada regular e, já nos playoffs, perderam Avery Bradley, Paul Pierce tem jogado limitado pelo estiramento no joelho esquerdo e o tornozelo de Ray Allen está longe dos 100%. Mas nada disso foi suficiente para os parar. Mais ou menos amassados, com mais ou menos gente disponível, têm lutado sempre e, a jogar melhor ou pior, conseguiram escavar caminho até aqui.

Os Heat também têm os seus problemas com lesões e chegam até aqui sem uma das suas peças mais importantes, Chris Bosh. O power forward não deve recuperar a tempo desta série (parece que a recuperação está correr bem, até melhor do que esperado, mas não devem arriscar e Bosh só deve voltar, se lá chegarem, nas Finais) e deve mesmo ficar fora destas contas. E a sua ausência tem obrigado a trabalho e desgaste redobrados para James e Wade.

Apesar de neste momento da temporada ninguém estar já a 100%, os Celtics chegam até esta aqui em pior estado. Para além das lesões, vêm também duma esgotante série de sete jogos com os Sixers e tiveram apenas um dia de descanso entre o jogo 7 dessa série e o jogo de hoje. Os Heat, apesar de tudo, são mais jovens e tiveram mais tempo de descanso. Ora isso tanto pode ser apenas mais um obstáculo para Boston ultrapassar, como pode tornar-se uma diferença determinante nestes jogos.

Questões físicas à parte, o que vamos ver quando estas equipas entrarem em campo? Duas equipas com algumas semelhanças no estilo de jogo, embora com interpretações e recursos diferentes. E são dois estilos que se encaixam, por isso (ao contrário da série Spurs x Thunder, em que os estilos se opoem e quando uma aplicar o seu estilo vai obrigar a outra a jogar fora do seu), aqui ambas as equipas vão estar a jogar nos seus estilos ao mesmo tempo. A chave será mesmo qual delas consegue levar a melhor.

Embora de formas diferentes, ambas as equipas gostam de contra-atacar. E embora de formas diferentes, ambas fazem bem a transição defensiva. Os Heat porque são atléticos e rápidos e conseguem recuperar rápido, os Celtics porque não colocam muitos jogadores (normalmente apenas um) no ressalto ofensivo e preferem prevenir-se e recuperar para a defesa.

Por isso, porque ambas defendem bem e quando tiverem oportunidade de contra-atacar não a podem desperdiçar, vamos ver as equipas a tentar contra-atacar sempre que conseguirem. Mas vão fazê-lo de forma diferente. Enquanto os Heat têm em Wade e James duas locomotivas a correr para o cesto, os Celtics dependem de um jogador, Rondo. Enquanto o contra-ataque dos Heat tenta finalizar debaixo do cesto, é mais perigoso na primeira vaga e a maior dificuldade em pará-lo é conseguir acompanhar James e Wade no campo aberto, o dos Celtics pode também ser perigoso na segunda vaga, com a chegada de atiradores (Allen, Pietrus, Pierce) como trailers. Rondo é um one-man-fastbreak e ele tenta, numa primeira fase, finalizar debaixo do cesto. Não o conseguindo, espera pelos jogadores que vêm atrás e procura assistir para os atiradores que se posicionam nos três pontos.

Quem consegue contra-atacar mais vezes (e melhor) vai ser uma das chaves, portanto. O contra-ataque dos Celtics, pode ser perigoso e eficaz, mas ninguém bate Wade e James no campo aberto, por isso, aqui a vantagem pende para os Heat.

Também no ataque se encaixam. Os Heat dependem muitíssimo (e agora sem Bosh ainda mais) dos pick and rolls. São a equipa da NBA que mais vezes os faz por jogo (contra os Pacers fizeram-no cerca de 50 vezes por jogo). Mas os Celtics são das melhores equipas a defender o pick and roll (porque têm um dos melhores defensores desse movimento, Garnett, e porque defendem com todos os jogadores, fechando bem o garrafão). Os Celtics têm soluções mais variadas e fazem mais passes e movimentação de bola. Mas os Heat têm dos defensores mais versáteis da liga, capazes de defender bem o seu adversário directo e as linhas de passe.

O ataque dos Celtics sempre foi mais versátil e variado e poderia levar vantagem. Mas nos últimos tempos não tem sido tão eficaz como antes. Na série com os Sixers, jogaram poucas vezes no interior e lançaram muitas vezes (vezes demais) de meia distância. Estão a contentar-se em ser uma equipa de meia distância e esse é o ponto forte da defesa dos Heat. Se lhes querem ganhar têm de atacar as suas áreas mais vulneráveis: base (e o duelo Rondo x Chalmers será outra das chaves da série) e o jogo interior. Se não o fizerem e se Garnett não jogar mais vezes no interior, estão em sarilhos.

Tacticamente, tudo aponta para uma série equilibrada. Vão ser jogos de muita luta e cada centímetro de campo vai ter de ser conquistado. Mas, numa série tacticamente tão renhida, a parte atlética e física pode revelar-se a diferença. E se os Celtics tiveram tantas dificuldades com uma equipa dos Sixers  muito atlética, mas mais fraca que esta equipa de Miami, estes podem ser demais para Boston. E é por isso que a nossa previsão é os-mais-jovens-mais-frescos-e-em-melhores-condições-físicas Heat em 5 (ou 6, vamos dar mais uma aos Celtics só pela garra e porque mesmo a jogar mal conseguem encontrar maneira de vencer jogos).


E Hoje Temos, já daqui a uma hora, a bola ao ar nesta batalha:


62 comentários:

  1. Tambem acredito nos heat em 5 jogos, o problema e o chalmers cobrir o rondo, se houvesse bosh, o lebron nao precisaria de ir para PF, e poderia estar mais tempo com o rondo...
    mas mesmo assim acredito...

    ResponderEliminar
  2. Só uma serie divinal de Boston valerá a vitória. Mas uma coisa é garantida, os verdes nunca são derrotados sem dar luta porque é mesmo uma característica individual de todos eles. Aposto Heat em 6 jogos, numa grande serie de Rondo e claro Wade & James a render muito pois só assim é que passarão.

    Já agora e por ter sido referenciado o Green, o problema dele era algo no coração. Alguém me sabe dizer se o teremos para a próxima temporada ou é algo que pode não ser recuperável ?

    ResponderEliminar
  3. Em princípio volta na próxima temporada. Corrigiram o problema no coração e pode retomar a actividade. :)

    ResponderEliminar
  4. apesar de ser adepto dos Heat, tenho as minhas duvidas quanto a esta eliminatória, acho que Wade vai piorar neste confronto contra os celtics e o jogo exterior de miami assim como as exibições de Chalmers são muito inconstantes...

    a minha aposta vai para Miami em 6

    ResponderEliminar
  5. Não sei o porquê de tanta conversa do Wade e da defesa dos Celtics. Tanto em 2010 como o ano passado o Wade mostrou que a defesa dos C's não consegue pará-lo..

    ResponderEliminar
  6. miami a entrar melhor que Boston...

    ResponderEliminar
  7. Isiah_Thomas29/05/12, 02:07

    Jogo muito mau de Boston. E Miami a jogar mais ou menos. Para já jogo muito mais fraco do que ontem.

    ResponderEliminar
  8. Miami em 6. Os Celtics conseguem ser estóicos mas até nesse particular há limites humanos. Ficam por aqui mas tiveram um percurso meritório mais uma vez.

    ResponderEliminar
  9. Ei, uma técnica ao Doc por dizer "C'mon, ey", que exagero.

    Para já tivemos Miami melhor muito dependente de James com a boa ajuda de um Miller certeiro, se Wade começa a jogar será um problema para Boston.

    Do lado de Boston, um grande Garnett a imagem do que tem vindo a fazer e um Rondo que só agora começa a acordar.

    Mas acho que o mais esquisito nestes playoffs e que se prolonga por este jogo é os LL's do Ray Allen. Como é que é possivel aquilo que lhe está a acontecer ?? Como grande admirador e portanto atento a tudo o que faz isto é tão mas tão estranho... Com os de hoje leva 60% nos playoffs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. engraçado é que na posse de bola seguinte às faltas técnicas assinaladas a boston os arbitros "descobriram" sempre faltas ofensivas à equipa de Miami...

      Eliminar
    2. Isiah_Thomas29/05/12, 02:52

      Foi para compensar a porcaria que tinham feito antes.

      Eliminar
    3. Verdade e esse é que é o problema, cometerem um erro e tentarem "compensar" com um erro em prejuízo contrário. Há muito esse vício e é uma forma errada de apitar.

      Primeira parte em crescendo de Boston e jogo em aberto. Penso que será mesmo Wade a decidir para que lado cai isto. De James virá sempre bom jogo, de Rondo uma coisa perto ou mesmo triplo-duplo, Garnett continuará bem, portanto se Wade aparecer Miami terá o jogo na mão, se não pode muito bem ir para os celtics.

      Não gostei nada de Pierce a marcar James grande parte das jogadas, vê-se claramente que está limitado para o fazer e muitas vezes não consegue acompanhar, se calhar pôr mais o Garnett poderia não ser mau, o problema aí seria quando o Lebron iria a partir de penetração e não a partir duma posição interior.

      Eliminar
    4. NunoS nem digas q estás a ser prejudicado... e o shot clock violation do qual resultou 2 pts? e num desses 2 lances a seguir as faltas técnicas, houve mesmo falta ofensiva...

      Eliminar
    5. Isiah_Thomas29/05/12, 03:04

      Isso de compensar um erro com outro erro nas arbitragens já existe há muito tempo, e existe em todos os desportos.
      É uma coisa da que está inerente no ser humano.
      Espero é que isso não escale para uma grande quantidade de erros e de compensações para não prejudicar o jogo.

      Eliminar
    6. kiko tem calma eu nao disse que estava a ser prejudicado, apenas acho mal as faltas tecnicas assinaladas como as faltas ofensivas que os arbitros marcam logo a seguir para compensar...

      Eliminar
    7. mas já agora.. os árbitros podem retirar os 2 pts aos heat num desconto de tempo (claro está se verificarem q a bola ainda estava na posse dos Heat dps dos 24 segundos se terem esgotado - como as imagens sugerem)??

      Eliminar
    8. os pontos fora retirados ao intervalo

      Eliminar
    9. ja retiraram os 2 pontos...

      Eliminar
    10. Isiah_Thomas29/05/12, 03:16

      Estás a falar no lance do Anthony?

      Eliminar
  10. Empatado ao intervalo.

    ResponderEliminar
  11. eu acho que as 3 tecnicas foram forçadas, mas depois inventaram faltas ofensivas a seguir a 2 delas...

    so espero que os arbitros nao tenham influencia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. as faltas tecnicas assinaladas foram uma vergonha porque o jogo deve ser vivido com emoção e um jogador saltar ou dizer alguma coisa não devia ser repreendido dessa maneira porque muitas vezes nem é para criticar o trabalho do arbitro...assim como as faltas arranjadas para compensar as faltas tecnicas são ridiculas, a falta ofensiva de Turiaf eu não sei o que o arbitro viu (nem eu nem os comentadores), a falta ofensiva do Miller após a tecnica sobre KG tambem não percebi o que ele fez e por fim depois da falta tecnica a Doc os heat tiveram uma falta ofensiva que nem imagens deu porque estavam a dar o lance do Doc a falar para o arbitro...

      o melhor era os arbitro nao fazerem nada...

      Eliminar
    2. Corrigiram o erro das 2 tecnicas, só isso..

      Eliminar
  12. Isiah_Thomas29/05/12, 03:00

    Mau periodo de Boston, com Miami a jogar mais ou menos. No segundo periodo os Celtics mesmo não jogando muito melhor conseguiram recuperar e estão empatados ao intervalo com aquele lance do Anthony a ser revisto.
    O Wade parece que ainda não está em jogo. E Rondo parece que acordou agora no final.
    Foi uma primeira parte um bocado estranha; com Boston a jogar pior mas a conseguir estar empatado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boston faz smp isso. Parece q n está a jogar nada e de repente já encostaram no marcador. A 2ª parte vai ser interessante...

      Eliminar
  13. Para ser sincero, estou surpreendido com esta primeira parte. Estava à espera de um jogo fraco e mal jogado, mas com muita luta.. Algo do género dos primeiros minutos. Mas nem que está a ser um mau jogo e até está interessante. Penso que Miami vai passar sem muita dificuldade, mas se perdem um destes jogos em casa, penso que os Celtis podem ficar mais motivados e a acreditar que é possível, e todos sabemos que com estes velhotes nunca se sabe. Mas penso que Miami passa em 5 ou 6 jogos.
    Alguem me pode explicar a técnica que o garnet levou?

    (o nosso amigo Stoudmire ainda não passou por cá? xD)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. shhhh... deixa estar q isto tem estado sossegado já há uns 2 dias ;) no gozo stoudemire, n te chateies

      Eliminar
    2. Tentativa de atrasar a reposição da bola após cesto do Rondo. Mas ele mal toca na bola e até a põe na linha do fundo...sem nexo nenhum.

      Eliminar
    3. É que não da para perceber... O jogador agora até fica meio condicionado

      Eliminar
    4. está nas regras mas este tipo de falta deve ser para casos mais óbvios e não numa situação de um pequeno toque como foi o do KD onde a bola até foi para a zona da reposição :S

      Eliminar
  14. grande passe de Wade

    ResponderEliminar
  15. Cada tecnica mais engracada, enfim..

    GO KG!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se metessem as técnicas num sítio onde não bate o sol...nesta altura da época é pura falta de bom senso estar a ser picuinhas com situações normais do jogo. Para além de que em jogos apertados isso pode fazer diferença

      Eliminar
    2. e la vai mais de metade da equipa condicionada...

      Eliminar
    3. esta pareceu me adequada...

      Eliminar
    4. das 4 faltas tecnicas assinaladas os heat apenas converteram 2...

      Eliminar
    5. Isiah_Thomas29/05/12, 03:51

      Azelhice...

      Eliminar
  16. Protagonistas do jogo........ Árbitros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os árbitros querem dar nas vistas e serem falados xD
      o miller parece o rei em casa da sua sogra... ganha os seus milhões, anda todo empenado e está deitadinho com uma almofada frente ao banco a ver o jogo.. pétacular xD
      que abafo do james ao rondo, minha nossa xD

      Eliminar
    2. O Miller está a jogar lesionado, sabichão. O Rondo também faz isso varias vezes quando está tocado ou limitado. Tal como outros devem fazer. Informa-te antes de criticares alguem sff..

      Eliminar
    3. Não não. O Rondo quando está lesionado fica em modo 'Exterminador Implacável' -> http://cdn.bleacherreport.net/images_root/slides/photos/002/049/022/141145823_display_image.jpg?1332289649

      Eliminar
  17. como é q isto n é falta do Lebron? toca ao mesmo tempo na cabeça de rondo.. Lol

    ref mode: ON

    ResponderEliminar
  18. que passe de J.Anthony lol

    ResponderEliminar
  19. impecável a defesa de Miami, e com contribuição do banco nem vão precisar de grande coisa do Wade hoje.

    ResponderEliminar
  20. Acho que ja deu o que tinha a dar.. Não tou a ver isto a mudar e voltar acontecer uma reviravolta como ontem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se ainda restavam dúvidas acabaram agora... os Heat estão a jogar melhor...

      Eliminar
    2. no way, está mais que feito. Mas também sinceramente não vejo Boston a conseguir criar problemas de maior aos Heat nesta série. Podem conseguir encostar em alguns períodos de jogo e até ganhar um ou dois jogos, mas mais que isso vejo muito difícil.

      Eliminar
  21. Se Boston tivesse banco isto seria equilibrado..agora com 3 jogadores a jogar benzinho e um paul pierce a ser um autentico buraco...é Carne pa Canhão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Ray Allen está em sub-rendimento.. Isto hoje já tá e amanha é dia de aulas.

      Eliminar
  22. Isiah_Thomas29/05/12, 03:46

    Já foram. Jogo muito fraquinho de Boston. E bom jogo de Miami.
    Mas pelo que estou a ver acho que nenhuma destas equipas tem hipotése contra os Spurs e mesmo contra os OKC acho difícil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correndo o risco de soar exagerado, que eu sei que soa, as equipas de ontem quase parecem de outra liga, quando comparadas com estes Celtics e Heat.

      Eliminar
  23. apesar dos erros de arbitragem, miami ganhou limpinho, bom jogo do battier e dos outros 2...

    se o pierce e o allen voltarem a jogar assim, levam vassourada, so o garnett nao chega...

    ResponderEliminar
  24. Jogo abaixo das espectativas .
    Sempre que vejo Miami chego sempre a' mesma conclusao : e' facil ser treinador dos Heat , deixem tudo nas maos de LBJ e Wade que eles resolvem .
    Ha' grandes EQUIPAS e ha equipas com grandes JOGADORES .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, mas não questiono a competência do treinador dos Heat, toda a gente sabe que o Jordan é que ditava as jogadas nos Bulls, e mais tarde o Kobe fez o mesmo na segunda incursão do Phil Jackson em LA.

      Eliminar
  25. Stoudemire29/05/12, 04:26

    Jogo morno... Digo o mesmo que disse para a outra final, se os Heat fazem o 2-0 acabou.

    ResponderEliminar
  26. Não percebo as criticas a Boston e principalmente Miami.. Não sei se se apercebem que desde há bastante tempo que as equipas do Este são muito mais defensivas do que as do Oeste (tirando os Spurs desta década passada quando não eram tão veteranos). Miami é uma equipa que consegue sufocar as outras e é claramente a equipa que melhor defende das 4 que estão ainda a jogar, para não falar que Boston também defende muito melhor que Spurs ou OKC e os Heat não tiveram grandes problemas em termos de marcação de pontos. Por isso tenham calma, porque OKC ou os Spurs contra Miami não marcam 100 pontos. Se chegarem aos 95 é porque fizeram um grande jogo, e Miami tem sempre à volta de 60 pontos garantidos com Wade e LeBron (vejam que o Wade teve 13 lançamentos no último jogo, normalmente tem à volta de 17,18 e sem Bosh 20-22, e mesmo assim teve 22 pontos). Por isso continuo a achar que os Heat conseguem bater qualquer uma das equipas do Oeste..

    ResponderEliminar
  27. James e Wade estão a ser bem acompanhados pelos companheiros: Miller, Chalmers, Battier, Haslem, e isso está a ser essencial (tal como a defesa). Confesso que estou surpreendido pela positiva com a variedade de contributos na equipa dos Heat.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e se Boston continuar a jogar assim com os jogadores muito encolhidos perto da zona do garrafão então jogadores como Battier,Chalmers,Miller e J.Jones ainda vão marcar mais pontos...no jogo de ontem Battier acabou com 2-9 em lançamentos exteriores, J.Jones com 1-3 e Chalmers com 0-6 com estes lançamentos a serem efectuados com grande liberdade pelo facto da equipa se encolher muito...

      Eliminar
    2. E se não se encolhem, Wade e James têm um festim, por isso não está fácil a vida para Boston neste série...

      Eliminar