6.5.12

RIP Mavs


Uma coisa é certa: vamos ter um novo campeão esta temporada. Não é que as hipóteses dos Mavericks repetirem o título fossem grandes, mas agora estão definitivamente encerradas. A vitória de ontem dos Thunder foi o ponto final numa temporada atípica para os (ainda) actuais campeões e foi a primeira vez na sua história que a equipa de Dallas foi varrida numa série de playoffs.


E embora não seja inédito, é invulgar ver os campeões ir embora tão cedo. Os Bulls, por exemplo, depois de terem ganho o título em 98, nem sequer foram aos playoffs no ano seguinte. Mas aí sairam Jordan, Pippen, Rodman e Phil Jackson e a equipa de Chicago tinha entrado em modo de reconstrução total. Já os Mavericks entraram nesta temporada numa espécie de stand-by. Não desistiram completamente de lutar pela renovação do título, mas também não apostaram tudo nisso. Nem sequer apostaram muito. Fizeram apenas os mínimos para se manterem competitivos, mas o objectivo principal foi manter a flexibilidade salarial para a free agency de 2012 (e 2013?).

Para perseguir Deron Williams e Dwight Howard (e por este vão ter de esperar até 2013), deixaram sair Tyson Chandler, Caron Butler, JJ Barea e DeShawn Stevenson e contrataram apenas jogadores em contratos de um ano. Mesmo assim, conseguiram ainda bons reforços em Vince Carter e Delonte West e, depois da troca falhada entre os Lakers e os Hornets, tiveram ainda uma oferta inesperada da equipa de Los Angeles e conseguiram Lamar Odom.

Apesar da prioridade ser o futuro, parecia que, mesmo assim, tinham conseguido um bom plantel para o presente. E ainda havia esperança nesta temporada. Só que esta foi diminuindo ao longo da época. A defesa manteve-se, surpreendentemente, boa, mas o ataque nunca foi o mesmo. Nunca conseguiram, desse lado do campo, a coesão e a movimentação de bola exemplares da temporada passada. 

Em Março, na nossa análise aos candidatos Mavs, dizíamos que, para terem alguma hipótese, precisavam de mais (e melhores) penetradores (não só para atacar o cesto, mas também para iniciar a rotação da bola) e precisavam de Lamar Odom ao seu melhor nível. Pois o ataque ao cesto a rotação de bola nunca chegaram perto do nível do ano passado. E todos sabemos como terminou a passagem de Odom por Dallas.

Os Mavs que ganharam o título foram um exemplo de jogo colectivo, de boa distribuição da bola no ataque e de boa execução no final dos jogos. Os Mavs de 2012 foram uma orquestra desafinada e que não conseguiu tomar conta dos jogos nos minutos finais. E acaba por ser simbólico e adequado que a temporada tenha acabado como acabou: com 4-18 em lançamentos no quarto período (22.2%!), com com os oito últimos lançamentos falhados, e com os Mavs a perderem por um parcial de 16-35 nesse último período e a serem batidos naquilo que eram excelentes.

Por tudo isto, não é uma surpresa a sua eliminação. Pelo contrário, a surpresa seria se conseguissem chegar de novo às Finais. A única coisa que se pode qualificar como surpresa é a eliminação ter acontecido tão cedo (e mesmo isso, depois de terminarem em sétimo na temporada regular e apanharem os Thunder pela frente, dificilmente se qualifica como tal). Foi um final previsível para uma temporada que os próprios Mavs trataram como menos prioritária. Para eles, o importante era o futuro. 

Foi nele que começaram a pensar logo antes desta temporada e têm muitas decisões para tomar nesta offseason. Jason Kidd, Jason Terry, Delonte West, Vince Carter, Ian Mahinmi, Brandan Wright e Brian Cardinal vão ser free agents, há aqueles grandes nomes para perseguir e a equipa deve sofrer uma grande remodelação. Foi esse o objectivo desde o início. Por isso, o trabalho dos Mavs começa agora.

58 comentários:

  1. Stoudemire06/05/12, 20:51

    Os Dallas este ano nunca lá iriam. Não me parece que o Deron venha, e o Howard bem podem dizer adeus, porque não há peças para dar em troca. A ver vamos.
    Os Bulls sem o Rose para mim passavam os 76ers mas também sem o Noah, fica muito difícil. Mesmo assim repare-se que eles dão luta e são jogos cerrados até ao fim.

    ResponderEliminar
  2. pro.benfica06/05/12, 21:40

    Concordo com tudo escrito no «post», até porque foi o que escrevi ao longo da época, exceto num pequeno pormenor: dos 4 jogos, 3 poderiam ter caído para qualquer um dos lados. Mas a verdade é que caiu para onde caiu e isso quer dizer algo.

    No que diz respeito ao ataque, uma equipa precisa de 2 / 3 jogadores por jogo que sejam capazes de marcar. Dallas, na maioria dos jogos, teve Dirk. Às vezes, lá surgia uma ou outra ajudinha, como ontem de Kidd. E quando, no jogo 3, Dirk marcou somente 17 pontos, levaram uma cabazada; quando Dirk jogou ao seu nível, os jogos foram muito equilibrados.

    Miami tem LBJ, DW e CB regularmente e, à vez, Chalmers, ou Miller, ou Batier.

    Os Thunder têm KD,RW. Quando é preciso, aparece Harden.

    Enfim, foi bom enquanto durou, mas estas meias-tintas fizeram recuar os Mavs ao tempo pré-Dirk. Para além do mais, Cuban não vai ter trutas para pescar. E Kidd, Terry, Marion e Dirk envelheceram um ano; para o ano, dois... La Palisse não diria melhor.

    ResponderEliminar
  3. Quem manda Barea, Chandler, Butler embora por Carter, West, e Odom não está propriamente com aspiração de ser campeão, aliás não é surpresa nenhuma. No entanto, foi uma opção tomada pelo Mark Cuban, que se aceita, mas se não assinar Deron, será criticado. Bold move, podia ter lutado pelo Oeste com aquele plantel, aonde teriamos uma final Spurs e Dallas, com certeza.

    ResponderEliminar
  4. E chovem triplos na Big Apple !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Carmelo ganhou aos Heat a jogar Hero Ball e os Knicks sobrevivem para ver um novo dia. Mérito para os Knicks, se derem boa luta em Miami podem ir de férias de consciência tranquila.

      Eliminar
    2. O Melo em dia sim mete triplos como ninguem , mas isso nao e' uma equipa , e' um concurso de triplos e ele hoje meteu a money-ball !

      Eliminar
  5. Stoudemire06/05/12, 23:37

    Este último shot devia ter sido do James, pelo que se estava a ver nos últimos 2 minutos.
    Pode ser que os Heat ainda se arrependam de terem perdido este jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que não, este Spoelstra é um nabo..

      Eliminar
  6. mais um jogo que detestei do C.Bosh...qual Big three? o Stoudemire com uma mão fez mais que o Bosh com as duas, defendeu mal e ainda teve 4 TO quando ele nem sequer tem a função de criar jogadas...enfim

    acho que os Heat brincaram um bocado até ao 4º período....de qualquer forma isto fica resolvido no próximo jogo em Miami

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bosh por um Center e PG. Eu ouvi falar numa proposta de Luis Scola e Kyle Lowry..

      Eliminar
  7. Penso q no time-out ficou decidido q o Wade ia no 1-1 . Cheira-me q o Knicks vao a Miami levar um cabaz dos antigos ! Acho q eles nao mereciam serem varridos , 4-1 nao sera' desprestigiante .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amanha os anti-king ja' vao dizer q ele nao decide jogos , q nao assume , ... ... ... a mesma lengalenga do costume .

      Eliminar
    2. Hmm, para os Knicks é ganhar ou ir para casa outra vez. Se forem para casa é preciso complicar a vida ao máximo aos Heat, com jogo aguerrido e umas pauladas se preciso. Se levarem uma abada, mais valia terem perdido hoje, há que marcar uma posição para o próximo ano já. É o que as grandes equipas fazem, e neste momento é a única coisa que faz sentido.

      Eliminar
    3. Jamais para os NYK era melhor ter perdido hoje , a serie de derrotas nos PO ja' ia longa , serem varridos outra vez faria mossa . Eles quererem dar luta devem querer , agora se vao conseguir e' q eu ja' duvido . Nao sei se agressividade sera' uma boa ideia , tentar adormecer o jogo talvez seja melhor . Vai ser dificil para os Knicks .

      Eliminar
  8. NunoS , tb acho q e' um Big 2,5 !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vocês são uns brincalhões... então e o q o Bosh já fez? por estar a jogar mal esta série já n presta? Olha q o Wade tb n tem estado ao seu nível. E ainda têm o Chalmers.. Bem, de qq forma todo mundo sabe quem atira a última bola nos Heat. O treinador precisa de 1 jogador com confiança e pode ser q o Lebron n se pronuncie, o q é mau. Até estava a jogar bem no fim do jogo, devia mesmo ter sido ele.

      Eliminar
    2. Eu nao estou a dizer q ele nao presta , so penso , e nao e' so' nesta serie , q ele nao esta' ao nivel dos outros dois . Penso q daqui a 15 anos as pessoas vao se lembrar do LBJ e do DW e depois vao dizer "Ah , e tambem nao jogava la' o Bosh ?! " . Sao dois excelentes jogadores e um bom jogador .

      Eliminar
  9. Stoudemire06/05/12, 23:55

    Jorge se fizerem isto neste, podem-se chamar mesmo antis. Fez um big three em resposta ao Carmelo, e uma 3 point play a menos de 1 minuto do fim. Acho que não vão ter coragem de o fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso sao banalidades !!!!!!!

      Eliminar
    2. Há um termo de comparação e chama-se Michael Jordan.

      O resto é conversa. É um grande jogador? Sim! Está dentro dos cinco melhores de sempre? Não! Por exemplo, MJ, MJ, KAJ, etc.

      Ainda nem sequer chegou aos calcanhares de Kobe Bryant. E nunca se livrará da acusação de que precisou de outras super-estrelas ao seu lado para lá chegar.

      Hoje, só contou com Wade e perdeu. Típico! Até junho, é um «loser».

      Eliminar
    3. lolol engraçado é que quem fez e birras e exigências mal chegou a NBA foi o próprio Kobe Bryant que não queria jogar numa equipa fraca como o Charlotte Hornets :S o rapaz apesar de ser escolhido pelo Charlotte ele recusou-se a jogar na equipa, preferia jogar ao lado do Shaquille O'Neal....curioso não é? mais engraçado é que ele nem na primeira equipa de rookies ficou...durante estes anos todos o Kobe teve numa equipa histórica, com grandes planteis e com o grande phil Jackson e tu tens a lata de criticar o Lebron por ter saido de uma equipa à qual ele deu várias oportunidades durante vários anos... Kobe no ano passado perdeu 4-0 nos playoffs e este ano ja queria ter com ele o C.Paul ou D.Howard :S

      enfim...

      Eliminar
    4. mas gosto destes comentários sem nenhum sentido...curiosamente são todos feitos por Anónimos...

      "Ainda nem sequer chegou aos calcanhares de Kobe Bryant" pois ao Lebron ainda lhe faltam muitos anos de NBA e já tem mais MVPs que o Kobe...e quando falo em MVPs falo em prémios individuais que são entregues no fim da época regular não os MVPs das finais que não são mais do que um prémio para o melhor jogador da equipa vencedora o que não demonstra grande coisa pois para vencer é preciso ter uma grande equipa por detrás...

      Kobe está numa equipa que já foi a 32 finais da NBA sabes o que é isso?

      Eliminar
    5. Ricardo Abreu07/05/12, 05:33

      Kobe está numa equipa com passado enorme mas banco miserável... Sem qualquer desprestígio para o LBJ

      Eliminar
    6. Estas comparações entre jogadores de diferentes épocas são ingratas, para não dizer que são absurdas. Pode-se comparar Lebron com Kobe, mas garanto que enquanto se discutir isto nos mesmos termos em que se discute o futebol entre benfiquistas, portistas e sportinguistas, não se vai a lado nenhum, porque as posições são irredutíveis. Depois, são jogadores com diferentes morfologias e jogam em posições diferentes. Para mim, é uma discussão estéril.
      Agora, quanto a jogadores de épocas diferentes: o basquete evoluiu quer técnica quer tacticamente - coisa absolutamente natural, aconteceu o que acontece com tudo na vida - e a nível individual, evoluiu também a nível físico.Tomando como termo de comparação o atletismo, veja-se como caiem recordes constantemente -é verdade que alguns de forma ilícita - mas não podemos comparar por exemplo a estrutura de Usain Bolt, que já fez 9,58s com Carl Lewis que em 1987 fazia 9,93 (record mundial). Nos 200 metros, a décalage entre tempos é ainda maior.
      Assim, é difícil fazer uma comparação entre, por exemplo, Bird e Nowitzki, jogando ambos na mesma posição, mas em épocas muito diferentes.
      Também a vertente técnica tem evoluido e hoje quase nenhum centro executa o sky hook que era a imagem de marca de kareem Abdull Jabar, o jogador com mais pontos marcados na liga e provavelmente o melhor centro de todos os tempos. E digo provavelmente, porque como digo, é complicado comparar jogadores de diferentes épocas. Qual foi melhor, Jabbar ou O'Neal? Não sei. Eu preferia Jabbar, mas lá está, é uma questão de gosto pessoal, da sua forma de jogar mais em souplesse enquanto que a de O'Neal baseava-se mais na força física. Aliás, basta comparar a morfologia de ambos para verificar a diferença abissal que os separa.
      Portanto, o que me parece é que comparações entre jogadores muito bons mas que, ou jogaram em épocas diferentes, ou têm funções completamente diferentes dentro do campo, são muito complicadas.
      Um último exemplo: toda a gente elogia muito CP3 ou Rondo. Na mesma posição, jogava Magic Jonhson. Se compararem os números a nível de assistências - a principal função de um PG é assistir os colegas - dir-se-ia que os dois primeiros seriam melhores que Magic. Ora dizer isto a um especialista da NBA fá-lo-ia, de certeza, soltar uma sonora gargalhada, porque, além do mais, Magic era uma máquina de triplos duplos.

      Eliminar
    7. só o facto de Lebron ter colocado os cleveland na 1ª final da sua história e o primeiro titulo da conferencia já é algo marcante para a carreira dele, o resto são comparações ridículas sem qualquer sentido de justiça...podia-se colocar a questão dos títulos na comparação se o Lebron estivesse na equipa de Boston, Chicago ou San António agora comparar o Kobe que está na equipa com mais sucesso da NBA com o Lebron nos cleveland é qualquer coisa :S

      Ricardo Abreu se os Lakers tem um banco miserável então o que dizer do banco dos cleveland ou o banco dos heat 2010/2011 e o banco dos heat 2011/2012 ?

      Eliminar
    8. sem sentido? as comparações vão poder ser feitas ao longo da sua carreira. O q fez ele nas finais? CHOKE CHOKE CHOKE. na 1ª foram varridos 4-0, na 2ª final, a meio da série Lebron e Wade gozaram com Dirk Nowitzki e o alemão riu-se por último!!!
      Lebron 0-2 Kobe 5-7.. Agora só tem de ganhar 5 títulos para poder se encostar ao Kobe.

      Pq é q o Kobe está na equipa com mais sucesso na NBA? pq q continua a ser ou se tornou a equipa com mais sucesso(talvez por ele estar lá)? pq q os Lakers apostaram em Kobe em detrimento de Shaq? pq q o Kobe é mto mais respeitado q Lebron?

      Esta última até te posso explicar. Lebron muda de equipa e nem sequer avisa a anterior equipa. Tiveram de saber em directo numa decisão mais drámatica q nunca, uma falta de respeito terrível com a antiga equipa. e em vez de ir para NYK tentar fazer equipa, foi para a melhor equipa disponivel, com grandes jogadores, em vez de tentar liderar uma equipa com jogadores mais medianos. Esta equipa n tinha 1, mas 2 grandes jogadores. 1 deles disputa smp o MVP com ele, lol..

      Já agora diz-me lá onde é q leste q foi o Kobe a pedir Chris Paul ou D. Howard? Achas q ele é q comanda isso? Para já digo-te q ele ficou chateado qdo soube q Lamar Odom se ia embora... Se calhar agora é manager dos Lakers e eu n sei.
      Ah, já agora em termos históricos os Celtics têm mais títulos, logo para mim são o clube com mais sucesso. então na altura pré-kobe eram de certeza os celtics o clube com mais sucesso

      Eliminar
    9. Estas discussões não levam a lugar nenhum, é um facto. Mas os fanboys do Lebron, principalmente aqui, são umas melgas, o que também é um facto.

      Na minha opinião, a qual já transmiti aqui anteriormente, e é partilhada pela maior parte dos analistas do jogo, o Lebron de momento joga melhor que o Kobe mas o Kobe é o melhor jogador. Depois há a maltinha que diz que o lebron joga basket de 5 e o Kobe é um ballhog e tal, mas adivinhem qual deles é que tem 5 títulos? É o guloso que devia destruir a equipa com o seu ego, segundo algumas mentes iluminadas.

      Os resultados comprovam que isso é mentira. Game Over. Kobe wins as of 2012. Em 2016 talvez se possam sentar lado a lado no olimpo do basket, agora não.

      É a minha opinião, e a última vez que a manifesto aqui, que estes assuntos são chatinhos e redundantes.

      Eliminar
    10. kiko é a equipa com mais sucesso e mais dominadora da história da NBA pois foi a 31 finais enquanto que Boston apesar de ter mais um titulo esteve em "apenas" 21 finais... Kobe ganhou 5 títulos para os lakers mas estes ja tinham 11 e nos 5 titulos que ganhou ele tinha uma super equipa a apoia-lo assim como um grande treinador, 3 deles foram muito devido ao Shaq onde era o jogador mais dominante do campeonato e facilmente ganhou os 3 MVPs da final e os outros 2 ele teve uma grande equipa , inclusive o ultimo dos titulos teve um P.Gasol numa forma fantástica que provocou uma indecisão na escolha do MVP das finais ...

      Lebron no meu ponto de vista teve anos a mais em Cleveland...ele deu várias oportunidades ao clube para lhe arranjar uma equipa decente e como isso não aconteceu ele decidiu tomar outro rumo, não vejo problema nenhum nisso...muito mais digno do que fazer a birrinha que o Kobe fez ao entrar para a NBA e ter exigido jogar na equipa de LA onde estava o super Shaq...

      voces sinceramente falam de basquetebol como se fosse um desporto individual...simplesmente não percebo...Kobe ganhou titulos porque os LAL sempre foram os primeiros candidatos ao titulo durante estes anos é simples, Kobe numa equipa mais fraca continuava a ser o grande jogador que é mas simplesmente não tinha titulos...na história da NBA temos tantos exemplos de grandes jogadores que não tiveram um unico titulo e tudo porque não tinham grande equipas...

      Eliminar
    11. e ja agora quando estou a comparar os 2 jogadores nem falo em características do jogo, estou a falar exclusivamente nos prémios colectivos...onde é completamente injusto fazer uma comparação dos prémios colectivos de um jogador que esteve na melhor equipa da história da NBA e outro que esteve nas piores equipas da história da NBA...ao menos um deles fez um feito histórico para o seu clube ao ganhar a única final da conferencia Este já outro ajudou a equipa a ganhar mais 5 titulos dos muitos que já tinha...

      Nuno os "Lebron fans" são melgas? Devias fazer uma analise de todos os comentários e não de apenas uma parte...

      Eliminar
    12. Sim são, as wall of text que tiveste necessidade de postar para defender o teu 'menino' provam isso. Sem falar que sempre que os Heat jogam vem praqui alguém comentar de forma ultra defensiva coisas do género 'ah, o lebron não joga mesmo nada no último quarto. Ah, no fim quando ele for para casa vão todos acusa-lo de se acobardar e não se vão lembrar do jogo de hoje.'

      Tipo...o gajo paga-vos ou assim para ter essa guarda pessoal? É que se pagar eu também estou interessado e defendo-o todos os dias aqui nas internetes. Deixo-vos o meu mail em caso afirmativo.

      Cumps

      Eliminar
    13. Nuno...sim e depois de alguem aparecer aqui para elogiar o Lebron aparece sempre um chico esperto com a frase "pode ser bom mas precisa de muito para chegar aos calcanhares de Kobe, Lebron ainda não ganhou nada etc etc etc" sinceramente eu já estou farto desta novela criada a volta de Lebron, ele é o melhor da actualidade ponto final, o problema é que os kobe fans gostam sempre de arranjar novas coisas para criticar o rapaz, fizeram um filme a volta da sua saida de cleveland, fazem constantemente um filme a volta das 2 finais perdidas, andam sempre a pregar o mito que o jogador fraqueja no 4º periodo, passaram o tempo todo a dizer que Lebron ia passar para 2º plano e nem era MVP dos Heat etc etc etc e depois os outros é que são melgas...

      Nuno apenas defendo o rapaz quando uns iluminados vem para aqui falar em títulos quando comparam estes 2 jogadores quando uma coisa não tem nada a ver com a outra...

      Eliminar
    14. para finalizar eu que vi praticamente todos os jogos da equipa de Miami durante esta temporada duvido muito que ganhem o campeonato, acho que vão à final mas duvido que ganhem e isto tudo porque acho que o basquetebol é um jogo colectivo e apesar de os Heat terem o MVP da NBA eles não tem EQUIPA nem TREINADOR e vivem com a ilusão que tem um Big Three quando na realidade um deles não tem nada de Big e os outros 2 ocupam zonas do campo muito semelhantes o que não ajuda nada em momentos complicados...

      Eliminar
    15. Bem, eu acho que os títulos importam sim. O MJ sem títulos não era o MJ, tinha outro tipo qualquer de culto mas não o que teve e tem. O mesmo se aplica ao Magic, Bird, Kareem, Isaiah, Kobe ou no campo oposto ao Barkley, Ewing, Malone, Stockton, etc...

      Os títulos não te garantem automaticamente qualidades de campeão, mas também não dão ao direito de comparar um campeão como Kobe com a influência que teve nos seus títulos, a um scrub que por acaso do destino, estava numa equipa campeã.

      Em relação às críticas...o Lebron é criticado por não ter o clutch gene, assim como o Kobe é por não passar a bola e lançar demasiado. Sabemos que não são verdades absolutas mas que há um fundo de verdade nas afirmações. Nesse particular, o Lebron tem vantagem e desvantagens, pois ainda tem uns 8 anitos de nba pela frente, para calar alguns críticos e críticas e para ganhar mais alguns.

      Só uma nota para concluir: é importante saber distinguir uma crítica construtiva, um sentimento ou uma opinião, ainda que não concordemos, a alguém que vem cá dizer 'O lebron é um jogador banal, que só marca com bloqueios'. Esta última afirmação é puro trollanço e nem merece resposta,imo. É perca de tempo.

      Eliminar
    16. NunoS então mas dadas as deficiências de roster, o Spoelstra devia estar desculpado em parte não? Também és da opinião que o Mike Brown não é bom treinador e orientou mal os Cavaliers, durante a estadia do Lebron em Cleveland? Não tenho opinião sobre o assunto e gostava de ouvir a tua e a de quem quiser opinar.

      Cumps

      Eliminar
    17. Nuno mas muitas vezes fala-se em títulos como se o jogador os conquista-se sozinhos...ai e tal aquele tem 4 ou 5 títulos por isso merece todo o respeito o outro não tem nenhum por isso não passa de um falhado e mais uma vez volto a dizer o Kobe teve um papel importante nos 5 títulos que venceu mas o Shaq foi quem permitiu ao Kobe os primeiros títulos da NBA, Shaq na altura era o "Monstro" que arrumava com tudo, por exemplo se Lebron tivesse um colega de equipa como o Shaq a dominar por completo a zona do cesto e um Phil Jackson duvido que ele não tivesse ganho um anel...da mesma maneira que o Wade ganhou o titulo ao lado do Shaq...e com isto não estou a tirar mérito ao Kobe, simplesmente considero que ele foi um grande jogador, numa grande equipa com um grande treinador não acho que os títulos sejam exclusivamente devido a ele como alguns referem até acho que por exemplo o Wade tivesse na mesma altura nos lakers com phil jackson, shaq e tudo mais ele ganharia "quase" tantos títulos como o Kobe....

      Acho que a equipa de Miami tem deficiências de roster que acontecem porque a equipa não está a cumprir o que inicialmente foi planeado e também existem jogadores muito inconstantes....os Heat tem que ter outra arma para alem do jogo de Wade e Lebron pois uma boa equipa com maior ou menor dificuldade consegue anular estes 2 da mesma maneira que qualquer jogador da NBA pode ser anulado e como não foi possível montar a equipa com um bom Center eles tiveram que apostar no jogo exterior para ser a outra alternativa e para isso apostaram no M.Miller (aposta para o 4º elemento da equipa) e tinham J.Jones e Chalmers mas o facto é que o Miller devido as constantes lesões não trouxe nada à equipa... este ano reforçaram o jogo exterior/defensivo com Battier mas este aspecto não melhorou assim muito, que adianta que o Lebron/wade consigam linhas de lançamento completamente livres se eles não acertam e ainda por cima não tem um center para conseguir os ressaltos? No ano passado ainda conseguiram com muito esforço vencer os Bulls e os Celtics mas isso custou-lhes o titulo pois Wade/Lebron chegaram a final completamente arrebentados e com uma defesa eficaz eles desapareceram...

      Spoelstra não é grande treinador...dificilmente vejo os heat a fazer uma grande jogada para finalizar a partida...no ultimo jogo contra os NYK a ultima posse de bola foi ridícula...15 segundos para fazer aquilo? mas que jogada foi aquela?

      Eliminar
    18. bem, ja vi q n vale a pena discutir. preferem culpar os outros pelas derrotas. O culpado são os Cleveland Cavaliers, pq nem tinham lá o shaq nem nada. O culpado é o Chris Bosh, o culpado da derrota é o Spoelstra,,etc... Pq é q n assumem q o lebron tb tem culpa de vez em qdo? pq q n assumiu o último lançamento? pq q o faz poucas vezes? Já quando os Lakers perdem são os primeiros a dizer: O Kobe n passa e tal.. os lakers são kobe,kobe,kobe, como é q querem ganhar assim? Esquecem-se completamente do q já ganhou. E o shaq conseguia os 3 títulos sem o Kobe? kobe sem shaq - 2 titulos. shaq sem kobe - 1... e dizer q Kobe tinha grande equipa qdo o Shaq n estava é de rir.. Então e o q dizer da equipa de Lebron? A maior parte das equipas têm smp 2 grandes jogadores Jordan/Pippen, Kobe/Shaq, etc... (claro q n normalmente n chegam a ter 3 como os Heat.. - com wade lebron bosh precisam de outra arma? precisam apenas de 1 big man, algo q com os 3 em campo têm de abdicar)

      De resto podes até ter razão em dizer q Spoelstra n é grande treinador mas ainda quero ver o q vai fazer o próximo. Eu acho q os Heat estão a jogar bem, mas com o tipo de jogadores q têm falta-lhes 1 big man... Ainda quero ver onde vão ficar os 8 títulos da NBA prometidos pelo Lebron

      Eliminar
    19. Kiko sim deixa de valer a pena discutir quando um não comenta de forma séria e sensata...falas do Shaq no ano que esteve em Cleveland? a sério? enfim está uma pessoa a falar do monstro Shaq e tu vens me falar do velho Shaq que se arrastava em campo lololol

      E quer queiras quer não o Shaq era o lider da equipa nos 3ºs titulos do Kobe, Shaq na altura dominava por completo os jogos não era o kobe, não foi por acaso que nesses 3 titulos ele venceu os 3 MVPs...e sim Kobe ganhou mais 2 sem Shaq mas foi nos Lakers onde manteve uma grande equipa com um grande P.Gasol,Artest,Odom etc etc etc , Shaq conseguiu mudar-se para Miami e vencer novamente um titulo...

      siim todas as grandes equipas tem que ter 2 grandes jogadores e eu não contesto isso, inclusive acho que é preciso mais do que 2 grandes jogadores, para ser uma equipa campeã é preciso ter um plantel forte e completo coisa que Boston,Lakers,Spurs,Bulls tiveram ao longo destes anos...e neste Heat não existe esse plantel forte, existe sim 2 grandes jogadores e um outro bom lançador e apenas isso....o Bosh tem habilidade no lançamento e mais nada não defende não luta pelos ressaltos não faz grande coisa....

      ja disse e volto a dizer isto é um jogo colectivo...eu apesar de gostar do Lebron james não acho que ele vai ganhar tudo o que aparecer pela frente, pode ganhar tudo em termos individuais mas em termos colectivos ele como qualquer outro jogador da NBA fica a mercê de muitas variáveis....

      se ha pessoas que atribuem titulos a jogador X ou Y não sou eu de certeza...eu apenas falo em equipas...voces e que gostam de dizer que o Kobe ganhou 5 titulos como se tivesse sido só ele a ganha-los, para mim a equipa do Kobe ganhou 5 titulos...é grande jogador que ajudou uma grande equipa a ganhar 5 titulos mais nada...

      tenho visto centenas de jogos do Lebron ao longo destas temporadas e isso do Lebron não querer assumir o lançamento é das coisas mais ridiculas e falsas que eu já vi...é daquelas coisas que ditas cem vezes por adeptos como tu passam a ser "verdades"...Lebron em cleveland assumia sempre e tinha uma taxa de lançamento enorme, bem superior ao Kobe(por exemplo) e agora em Miami tambem assume quando tem que assumir, como tem Wade na equipa ele muitas vezes divide os louros com ele e outras vezes passa a bola a outros jogadores simplesmente porque estes estão livres de marcação....

      cumps

      Eliminar
    20. Os argumentos são usados conforme a conveniência, Kiko. Quando lhes convém dizer que o letravel(sim a minha paciência esgotou-se neste blog, e não tenciono cá voltar para comentar, portanto caguei), leva a equipa ás costas, os outros não prestam, quando os outros jogam alguma coisa, foi porque o menino d'ouro pôs a equipa a jogar. As stats é que contam, o gajo pode jogar mal, a única coisa que ganhou foi uma medalha de ouro que o Kobe lhe ofereceu, mas há que continuar a ser cego e refutar qualquer evidência. Mesmo quando é o ídolo deles, mvp mil vezes ou que é a admitir que o Kobe é melhor que ele e que qualquer outro no jogo. Juntem-se todos, façam o miami heat travel forum e sejam muito felizes a apreciar os belos números e tatuagens espectaculares do lebronski. Não há pachorra.

      Eliminar
    21. Nuno, os lakers ganharam 5 titulos por causa do Kobe, o Lebron ganhou uma medalha de ouro por causa do Kobe...na tua perspectiva a tudo acontece devido ao Kobe e depois os outros é que são fanáticos...

      Eliminar
  10. é bastante óbvio que deste lote de jogadores que vão ser free agents, nenhum vai ficar. e digo isto porque neste lote ou estão jogadores em fase decrescente da carreira, ou são jogadores com pouca relevância na equipa.
    portanto para o ano podemos ver a ascensão de dois jogadores com muita qualidade e que teriam sido muito úteis ao dallas caso fossem utilizados com regularidade, beaubois e jianlian. por exemplo o caso do jianlian. os dallas jogaram na posição de poste durante toda a epoca com dois fracos jogadores, mahinmi e haywood. se o jianlian fosse utilizado com mais regularidade a performance ofensiva dos dallas seria muito superior.
    portanto vai ser uma equipa de dallas com muitas caras novas.
    aqui deixo uma lista de jogadores a jogador na europa, um mercado muito mal aproveito pelas equipa da nba, que acho que encaixavam na perfeição na equipa de dallas.
    -marcelinho huertas (barcelona)
    -shved (cska)
    -spanoulis (olimpiakos)
    -teletovic (caja laboral)
    -loncar (khimki)

    ResponderEliminar
  11. Epá, a lesão do Baron Davis foi muito feia...mais uma na posição de base. Muito azar também para os de New York

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrepiante . Praticamente toda a quipa ja passou pela enfermaria nestes 5 meses . E' muito azar junto .

      Eliminar
  12. Stoudemire07/05/12, 00:00

    o Lin não volta no próximo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, mas já vem tarde anyway. Agora já não há grande coisa a fazer, é lutar e obrigar Miami a suar para ganhar. O que seria já um feito digno.

      Eliminar
  13. Dallas? Para o ano, o plantel será o seguinte:

    PG - Deron Williams
    SG - Rodrigue Beaubois
    SF - Shawn Marion
    PF - Dirk Nowitzki
    C - Dwight Howard

    Suplentes:
    PG - Jason Kid
    SG - Jet
    SF - ?
    PF - ?
    C - ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim sim..e vão jogar de "graça" ?

      Eliminar
    2. estes gajos lêm noticias e não percebem nada d nada

      Eliminar
    3. Se tirares o Dwight Howard, o resto é possível. Só que duvido que o D-Will vá recusar a oportunidade de ser uma das figuras daquela que vai ser a nova sensação da Nba, os Brooklyn Nets. O Jay Z e o multimilionário russo vão-se certificar que a sua equipa vai ser competitiva, não estão lá para perder dinheiro e têm muita influência social.

      Eliminar
  14. grande joga em denver para ja!!

    ResponderEliminar
  15. A grande questão do momento é: Quem no passatempo dos playoffs colocou a vitória dos Sixers sobre os Bulls?

    ResponderEliminar
  16. A grande questão do momento é: Quem no passatempo dos playoffs previu a vitória dos Sixers sobre os Bulls? (sim, eu sei que a série ainda não acabou mas...)

    ResponderEliminar
  17. Eu não coloquei, Nuno, mas, como dizes e bem, essa série ainda não terminou. Tudo vai depender do próximo jogo. Se os Bulls ganharem o jogo 5 (como acredito que vão conseguir), os Sixers vão tremer no jogo 6 e se perderem esse não ganham o sétimo em Chicago. Por isso, ainda há esperança para as vossas (e minha) apostas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, então isso quer dizer que ninguém apostou nesse cenário, né? Ai, os touros de Chicago a tramarem a vida ao pessoal.

      Eliminar
    2. Hidrologic07/05/12, 21:07

      Apostaste nos Sixers se calhar? Acredito bem nisso... lol

      Ou nem participaste...

      Eliminar
    3. Não participei mas se tivesse participado tinha posto os Bulls como vencedores, claro. Não estou a fazer troça de ninguém, só acho engraçado como o desporto consegue ser tão imprevisível, realçando que a série ainda não terminou.

      Eliminar
    4. Hidrologic08/05/12, 00:43

      Lá isso é verdade

      Eliminar
  18. Stoudemire07/05/12, 20:31

    Calma, se o Noah voltar acho que os Bulls ainda passam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é complicado. não impossível.. tb pensei q a vitória ia para Bulls mesmo dps da lesão do Rose... agora assim.. é esperar e ver!

      Eliminar