12.6.12

The Big Six


Aí está o momento que todos esperávamos. Sessenta e seis jogos de temporada regular e três rondas dos playoffs depois, eis-nos chegados à decisão final. O embate entre as duas equipas sobreviventes. A batalha pelo maior prémio de todos. E o duelo que tantos fãs da NBA desejavam.


Thunder contra Heat. Durant contra LeBron. A anti-estrela que todos adoram contra a estrela que todos adoram odiar. O Melhor Marcador (e segundo na votação para MVP) contra o MVP. O Big Three da pacata OKC contra o Big Three da mediática South Beach. O duelo dos Big Six.

E este pode ser o primeiro de muitos duelos entre eles. James, Wade e Bosh estão no auge das suas carreiras, no segundo ano dum contrato de cinco e continuarão a ser presença assídua na luta pela conferência Este. E Durant, Westbrook e Harden formam o núcleo de estrelas mais jovem da liga e vamos vê-los no topo da conferência Oeste por muitos e bons anos. Por isso, não se admirem se este fôr apenas o primeiro capítulo duma grande rivalidade.

Mas, para já, e aconteça o que acontecer nos próximos anos, este ano temos tudo para assistir a umas Finais realmente excitantes. Duas equipas com jogadores jovens e atléticos, super-estrelas no topo da sua forma física, que gostam de correr e jogar rápido e capazes de jogadas assombrosas. Preparem-se, portanto, para uma série electrizante.

No entanto, no fim, só uma equipa pode ganhar. Qual delas estará então no pódio no dia 26 a receber o troféu Larry O'Brien das mãos de David Stern? 

Para começar, estas são duas equipas com muitas semelhanças. Ambas são das mais atléticas da liga, ambas gostam de correr e contra-atacar, ambas recuperam bem defensivamente, ambas têm uma boa defesa exterior, ambas tem tido bons desempenhos nos quartos períodos (foi aí que tomaram o controlo de muitos jogos - e séries - nestes playoffs), ambas começam o ataque a partir do exterior e baseiam-no em pick and rolls, com muitas penetrações e pouco jogo a poste baixo. 

Até aqui, isto equilibra-se. E promete. Mas há dois aspectos onde os Thunder têm vantagem. O primeiro é o banco. A equipa de OKC é mais profunda e tem mais soluções para além do seu trio de estrelas. Têm jogadores secundários que já mostraram nestes playoffs que podem dar um contributo importante e que não temem os momentos decisivos. Tanto Sefolosha como Ibaka ou Fisher já tiveram jogos em que superaram os seus papéis habituais e deram uma ajuda extra. E quando isso aconteceu, elevaram a equipa a um outro nível. 

Porque em séries como esta, as equipas preparam-se para parar as principais ameaças adversárias. E planeiam tudo para conter os melhores jogadores. E com jogos consecutivos entre as equipas, as defesas adaptam-se, fazem ajustes e, com o decorrer da série, a tendência é tornarem-se mais eficazes. É por isso fundamental que outros jogadores apareçam. Ameaças que não estavam previstas, jogadores e jogadas que as defesas não esperem e para os quais não estejam preparadas. Numa batalha de super-estrelas, um role player pode fazer a diferença num jogo (e a diferença num jogo pode fazer a diferença na série). 

Por isso, para os Heat ganharem esta série vão precisar que outros jogadores para além de Wade, James e Bosh tenham uma produção significativa. O que não tem acontecido de forma regular. Por isso, se isso continuar a acontecer, os Heat podem meter-se em sarilhos.


O outro aspecto onde os Thunder têm vantagem (e que pode fazer a diferença num jogo e nesta série) é no jogo interior e, em especial, nos ressaltos ofensivos. Ibaka, Perkins e Collison podem não ser excelentes jogadores ofensivos e podem não ser capazes de jogar a poste baixo e criar oportunidades de lançamentos sozinhos, no 1x1, mas são bons o suficiente para fazer os Heat pagar se se concentrarem demais nos jogadores exteriores e os deixarem sozinhos. São pelo menos melhores que Haslem ou Anthony, com quem os Thunder não têm de se preocupar tanto (o único que não podem deixar sozinho é Bosh). 

E são muito bons na tabela ofensiva. E este é o aspecto que pode fazer a maior diferença nesta série. Se permitirem muitas segundas oportunidades, os Heat estão em maus lençóis. Uma série que se prevê muito equilibrada pode ser decidida apenas por isto. Pois se já difícil defender Durant, Westbrook e Harden uma vez em cada ataque, ter de os defender duas ou três pode ser impossível.

Esperem uma série emocionante e equilibrada. Mas os dois aspectos que destacámos deverão desequilibrar a série para o lado dos miúdos de OKC. Por isso, a nossa previsão? Thunder em seis grandes jogos. Um Big Six.

24 comentários:

  1. miami tem que se preocupar a defender os jogadores de OKC, e eles não têm que defender os de miami? miami vai ter dificuldades e OKC nao vai ter?

    OKC é das piores equipas a defender das que foram ao playoff, ao contrário de miami...

    durant é o melhor jogador da final a nivel ofensivo, de longe, mas a defender é ZERO, sefolosha é um bom defensor, mas não sei se chega po LBJ e quando entrar o harden quem fica com o LBJ?

    o ibaka faz muitos desarmes mas é aos bases que penetram muito, o chalmers não é desses, e fazer desarmes ao LBJ ou ao wade, não é a mesma coisa que a um parker, sessions ou delont west...

    eu acho que OKC é que tem que se preocupar é a defender miami...

    e até agora apanhou equipas já "velhas" e ganhou muitos jogos no 4º periodo devido ao elevado ritmo que dão aos jogos, mas desta vez vao apanhar uma que vai aguentar esse ritmo...

    miami em 5 jogos (só não digo 4 porque os adeptos de OKC sao espetaculares e merecem uma vitoria...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fanboy percebes zerinho de basquetebol...nem mereces mais comentarios...

      Eliminar
    2. percebo zerinho porque disse que miami vai vencer, né?

      onde é que disse alguma mentira,
      dallas, lakers e spurs são equipas novas, frescas???

      ibaka desarma melhor os jogadores com o fisico do LBJ, wade, carmelo anthony, do que parker, west, ou sessions???

      das equipas que foram ao playoff apenas denver e utah sofreram mais pontos que OKC, foi a 14ª pior a defender, isso é bom sinal???

      durant defende tao bem quanto ataca???

      sefolosha vai defender o LBJ durante 40 minutos e o harden vai jogar os outros 8 minutos??? é possivel jogarem os dois ao mesmo tempo mas não são muito compativeis...

      epá, se nao concordas tudo bem, agora vires dizer que nao percebo nada, é ridiculo...

      P.S. até agora só errei a previsão da serie chicago - filadelfia, e desconfio que essa toda a gente errou...

      Eliminar
    3. Stoudemire12/06/12, 02:38

      LBJ, espero que a tua bola de cristal, ainda esteja em condições XD
      Tens razão em alguns pontos na minha opinião, mas por exemplo o Durant não é 0 a defender..
      Veremos, e que tenhas razão ;)

      Eliminar
    4. Fora o prognostico do 4-1 concordo em modo grosso com o comentario

      Eliminar
    5. durant é zero a defender??? loool... 4-1?? lol. bem, neste campo concordo com o Márcio, 4-2 para os Thunder.
      Mas os Heat já me surpreenderam. Antes da série com os Celtics pensei q os Heat ganhassem em 6 jogos tb, mas dps dos Celtics terem feito o 3-2 tinha quase a certeza q iam ganhar a série. Mas Lebron fez 1 grande jogo 6(foi o q mais me surpreendeu) e os Celtics n conseguiram acompanhar (mtos lançamentos exteriores falhados,etc..).

      A ver vamos.. Só não digo 5-1 pq do outro lado estão grandes jogadores como Lebron e Wade q eu acho q vão resolver jogos..

      Qto ao que disseste em relação ao Wade, n concordo q esteja no auge, principalmente pq já o vi jogar melhor, ser mais decisivo, etc... já tem 30 anos tb, o q n o faz velho mas vê-se q se cansa mais rápido... Aliás, este é 1 dos pontos fortes de OKC, pegar em jogadores q têm mta qualidade e q são mto jovens...

      Eliminar
    6. ah, é verdade. se bosh n jogar desde o 1º jogo a missão quase q fica impossível para Miami... Estive a ler há dias q ainda n se tem certeza se vai ou n jogar de início. Pode ser q já se saiba

      Eliminar
    7. 5-1 vai ser complicado :p Por acaso a inclusão do Bosh
      na segunda equipa de Miami era capaz de não ser má ideia, se não for capaz de contribuir com mais.

      Eliminar
  2. Ivan Martins12/06/12, 01:28

    A confiança neste comentario do LBJ é grande....pena que lhe está a turvar a visão....

    OKC so ganhou a equipas velhas? Os Spurs eram considerados a melhor equipa dos playoff com uma serie de 20 jogos sem perder, 16 em casa sem derrotas, a praticar um basket fantastico como Miami nunca chegou sequer a sonhar... Miami é como diz o artigo, vive dos 3 bigs...o resto é fraquito, e ve-se quando o Lebron ou o wade não aparecem.

    OKC têm um grande plantel, e acredita que Ibaka é capaz de parar mais gajos do que só bases. Acredito que vou ver OKC campeão, não porque nao goste do Lebron, acho incrivel existirem haters para um jogador como ele...custa a acreditar, mas porque eu gosto de basket porque é um desporto de equipa, e basket para mim é equipa...não é ter um jogador que pensa que pode fazer tudo, e OKC têm 1 espirito de equipa brutal. Aposto nos 6 tambem para OKC, embora gostasse que fosse em 4 :D Foram formados com base nos "meus" Seattle supersonics :D

    ResponderEliminar
  3. Stoudemire12/06/12, 01:51

    Com grande pena minha acho que vão ganhar os OKC. As equipas exteriormente acho se equivalem, mas receio que o jogo interior de OKC, vai matar os Miami. Claro que podem estar em maus dias, mas se tudo correr minimamente como se espera para todos os jogadores, há uma boa vantagem do lado de OKC.
    Penso que a eliminatória vai depender muito dos 2 primeiros jogos, se Miami ganhar 1, as séries podem ser épicas, mas se ficar 2-0 para OKC, não me admirava nada que acontecesse um 4-0 ( daqueles enganadores, tipo Dallas).
    Em suma, espero ser ganda nabo e falhar tudo o que estou à espera, até porque se há ano em que até agora o LeBron merece o anel, é este sem dúvida, mas vamos ver, pode ser que os putos acusem um bocado a pressão.

    ResponderEliminar
  4. Stoudemire12/06/12, 01:55

    Tenho lido rumores de que o Garnett se poderia juntar ao Duncan.
    Seria espetacular!

    ResponderEliminar
  5. Márcio, concordo com a tua crónica. Mas penso que estás a descurar uma vantagem muito grande para Miami, a sua experiência. Tanto o LeBron como o Wade vão para as suas terceiras finais, Bosh para as segundas, e vários outros jogadores também já jogaram.. Quem nos diz que Westbrook, ou Durant ou Harden não têm um "meltdown" como o LeBron teve no ano passado? São jovens de grande qualidade, mas ainda são inexperientes e penso que o Wade vai voltar a carregar Miami como o fez nas finais passadas e o LeBron vai sentir-se mais confiante e continuar a sua produção monstruosa. Com isto dito, Miami em 7.

    ResponderEliminar
  6. Miami em 6 =D! Logo miami vence 98-91 ah aah =P

    ResponderEliminar
  7. favoritismo está todo do lado de OKC e concordo com a previsão de 4-2, OKC é melhor equipa e isso pode ser determinante...

    -Miami tem o melhor jogador da NBA que consegue participar em todas as vertentes do jogo
    -OKC tem o jogador com o melhor lançamento da liga
    -Big Three de Miami é superior ao de Oklahoma mas os de Oklahoma estão em melhor forma que os de Miami
    -Supporting cast dos big three de OKC é bem superior aos de Miami, são mais regulares e complementam-se ao contrario de Miami
    - a nivel de PGs, R.Westbrook e Fisher são bem melhores que Chalmers e N.cole
    - o barbas é bem melhor que o Wade no lançamento exterior
    - OKC ao contrario de Miami não tem falhas no seu jogo e no plantel, tem sim estilos de jogo e posições em que são menos fortes mas não deixam de ser minimamente competentes e ja provaram isso contra equipas como LAL e SPURS...
    - no duelo individual das 2 maiores estrelas não sei se Miami vai sair a ganhar, não porque ache que Lebron irá fazer má figura mas porque ambos os jogadores devem diminuir os seus números mas isto pode ser mais fundamental para uma equipa como a de Miami que é mais dependente da sua estrela

    apesar de ter uma analise e um prognostico bem negro para os lados de Miami não ficaria chocado com a vitoria dos heat porque quem tem Lebron a fazer um playoffs monstruoso pode se dar ao luxo de vencer mesmo com uma equipa com muitas limitações...com uma performance do Big Three igual à do jogo 7 acho que ganham as finais mas tenho noção que os 3 não vão ser constantes especialmente o Wade...

    ResponderEliminar
  8. Li os comentários todos e análises mas não consigo arriscar um prognóstico. Acho que mais que nunca nestes playoffs cada jogo vai ter uma história muito própria e imprevisível, e no fim tudo ou quase tudo dependerá da forma como se exibir o big three de cada equipa. Um jogo off de um deles pode custar a derrota da sua equipa, mas lá está, não faço a mínima ideia com que motivação e determinação entrarão as duas equipas. Quem quiser mais o troféu vai tê-lo, e se achava que OKC o queria mais, depois dos jogos 6 e 7 de Miami contra Boston, não sei não.

    Com o desenrolar da série será mais fácil prognosticar mas aí também o valor do prognóstico já não será o mesmo. Espero acima de tudo que tenhamos grandes jogos e grandes exibições individuais de ambas as partes, como estamos todos à espera...e que ganhe o melhor.

    ResponderEliminar
  9. miami precisa muito do wade em forma, com bosh certinho que parece estar apos o seu regresso e claro, com o tera big one a manter os seus niveis de mvp. okc pode vacilar pelo "excesso" de confiança que se pode ter instalado e julgarem serem favas contadas porque miami so depende do lebron e os outros 2 big's ja nao sao tao big porque bosh é o "elo mais fraco" e wade contraiu uma alergia à sua solidez de jogo produtivo. resumindo, okc tem muitas mais soluçoes, sao mais equipa e miami precisa que tudo lhes corra bem, pelo menos aos 3 + 2.
    gostaria que lebron conseguisse finalmente almejar o seu tao desejado "precious" mas ha uma conjuntura de resultados que pode ser ser um indicio para a derrora no 7º jogo lol
    entao diz que é assim :b
    miami venceu new york por 4-1, depois indiana por 4-2 e agora boston por 4-3. por seu lado oklahoma venceu os dallas por 4-0, depois os lakers por 4-1 e agora os spurs por 4-2. como se isto nao bastasse, no ano passado, os heat perderam 4-2, numa logica da batata, okc tem tudo para conseguir o seu 4-3, mas se assim acontecer, para o ano ja se sabe que o james tem garantido o anel. estou obviamente a brincar e faço votos para que miami vença, até porque está na hora de alguma coisa começar a correr mal aos trovoeszinhos. a estrelinha que os tem acompanhado ja poderia começar a brilhar um pouco menos.
    concordo com alguem que aqui escreveu, o querer de miami tem sido muito e isso notou-se tanto no jogo 6 em boston, como no jogo 4 em indiana. oxala esta atitude de murro na mesa seja colocada em pratica nestas finais para termos 7 jogos epicos!

    ResponderEliminar
  10. O jogador que vai lucrar mais com os playoffs não é Lebron nem Durant, mas sim Ibaka que vi que vai receber 4400 dólares por cada bloco que é fantástico por isso os Thunder vaiam preparando um grande cheque.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hum? isso é verdade?onde viste isso

      Eliminar
  11. Também sou da opinião do Travis... Sinceramente não sei quem vai ganhar. Não consigo escolher nenhum. Talvez OKC tenha uma pouco de vantagem, mas sinceramente não sei. Como disse o Anónimo12/06/12 17:12, os rapazes de OKC podem estar com um pouco de excesso de confiança mas espero bem que não e sejam humildes e se entreguem ao jogo, assim como os "arrogantes" dos Heat. Que se respeitem e que façam uma grande série e que não se volte a repetir episódios como os do ano passado.
    Não peço para que OKC ou Heat ganhem, só peço uma final épica e estrondosa.
    Boa sorte para ambos os fãs destas equipas =)

    ResponderEliminar
  12. South Beach12/06/12, 20:01

    Para já digo que sou fã do LeBron James e por inerência dos Miami Heat

    Eu aceito um ligeiro favoritismo de Oklahoma na final (55-45) mas não as barbaridades que tenho lido e ouvido.
    Sim Oklahoma tem melhor banco, mas numas finals esse factor não é assim tão importante.
    Para mim Ibaka que foi considerado o 2º melhor jogador defensivo está longe desse estatuto (sim é aquele que executa mais desarmes de lançamento, aparece muito nos highligts)mas jogadores como Tyson Chandler na defesa para mim são bem melhores que Ibaka.

    Dado o equilíbrio entre as equipas muitos jogos podem decidir-se no final e aí acho que Oklahoma leva vantagem

    Muito desta série dependerá do papel que Westbrook exibir, até agora, regra geral, tem estado bem nos play-offs se bem que gostei mais dele contra os Lakers do que contra os Spurs. Como fã dos Heat espero que acuse o peso de estar a jogar umas finals.

    Let's go Heat.

    ResponderEliminar
  13. É realmente uma final (se pensarmos bem, como quase todas) de NBA que é muito difícil de prognosticar.
    É dos tais que tanto pode dar para um 4-3 como para um sweep, ou quase. Não me esqueço da final que opôs os Bulls de Jordan aos Lakers de Magic, em que os Lakers levaram 4-1, depois de terem ganho o 1º jogo.
    Os OKC têm uma bela equipa, mas os seus 3 grandes jogadores são ainda muito jovens. E é aí que poderá residir o seu ponto fraco, não no excesso de confiança, porque até hoje, sempre os vi humildes, e nem afirmações menos low-profile têm proferido. Como equipa (estou a falar de titulares e suplentes) talvez sejam superiores aos Heat.
    Contudo, temos visto que principalmente Lebron tem feito muitos minutos. A continuar assim, poderá ser bom para os Heat, ou mau se Lebron se começar a ressentir do esforço. Ao mesmo tempo, não acredito que Wade mantenha as más 1ªs partes. Tudo depende de Bosh, que já fez 2 jogos bons depois da lesão. Resta saber se se vai manter regular, ou regressa o "velho" Bosh irregular.
    Outro dos aspectos a considerar, é a prestação de Westbrook. Se mantiver o sangue frio, muito bem. O pior é se lhe dá para começar a disparar à maluca, como muitas vezes acontece.
    De qualquer forma, está em aberta a possibilidade de serem umas grandes finais, pois estão frente a frente aquelas que são no panorama actual, não só as 2 melhores equipas da NBA, como as duas que concentram em si o maior número de jogadores de elite.
    Uma nota final: se os Thunder ganharem, estará aberto o espaço para uma nova dinastia na NBA. Ao mesmo tempo, tal resultaria, creio, no desfazer do Big 3 de Miami. A ser Miami, poderá iniciar-se um período de grande rivalidade e domínio destas duas equipas, pois não creio que um resultado negativo tenha qualquer repercussão nos OKC.

    ResponderEliminar
  14. Para mim esta série ficará resolvida em 6 jogos para OKC, apesar de ser um grande fan do King James e infelizmente não o vejo a ganhar um anel durante os próximos anos, a não ser que melhorem a sua equipa. Se trocassem o wade por um bom PG e um bom Center acho que ficavam com uma equipa bem mais equilibrada. Não vejo é o wade a sair da sua equipa de sempre, pena :S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo completamente contigo, Wade dá a equipa algo que o James consegue fazer sozinho, aliás muitas vezes o James divide coisas de mais com o Wade o que é mau pois este último é menos eficiente.

      Com Wade+Chalmers (ia no pacote para dar logo a outra equipa um base) davam para adquirir certamente jogadores para esta equipa melhorar bastante o rendimento.

      MAs também acho que o Pat Riley não vai trocar o Wade por nada deste mundo. O único negociável do Big3 é Bosh.

      Eliminar
  15. Grande banco de OKC notou se ;)

    ResponderEliminar