14.9.12

Amor pelo jogo


Gostava de escrever uma introdução à altura para este vídeo, mas nem vou tentar. O melhor é verem. Derrick Rose na apresentação das suas novas botas para esta temporada (em que, como sabem, ele poderá nem jogar):


(via Cláudio Landim)

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Não podia de deixar de comentar, o vídeo do meu jogador favorito e de um grande senhor. Não tenho dúvidas que a força de vontade do Derrick Rose o vai fazer voltar da lesão ainda melhor e mais forte. Para mim Derrick Rose em grande forma de maneira consistente como no ano em que ganhou o MVP esta ao nível dos dois melhores jogadores actualmente da NBA Kevin Durant e Lebron James. Espero que recupere depressa e venha mais forte e rápido que nunca.

    ResponderEliminar
  3. Secundando as palavras do António, Rose é um exemplo para todos. Ele realmente AMA o Jogo, e para ele, estar nesta situação, deve ser o pior que lhe poderia acontecer. Principalmente, porque na sua grandeza como homem, sabe que não poderá corresponder, mesmo que involuntariamente, esta época àquilo que a sua equipa e a Adidas esperavam dele, nem às expectativas que a família tinha acerca do seu futuro, imediato e longínquo, e sabe-se há muito, o que a família, representa para ele.
    Se já antes o admirava muito, hoje ele subiu a fasquia
    Rose é um jogador fabuloso. Mas como homem é superlativo.

    ResponderEliminar
  4. Papa Valdemares14/09/12, 14:31

    Enquanto jogador, Rose lembra-me, de alguma forma, o Wade, na forma como serpenteia por entre os adversários, a caminho do cesto.

    Espero, sobretudo, que volte como era antes da lesão, mas tenho dúvidas, pois aquele tipo de incidente é muito grave e deixa sequelas intransponíveis.

    ResponderEliminar
  5. Já o escrevi no passado e reafirmo ainda mais categoricamente após ver o vídeo...D-Rose ía ser a futura grande estrela da nba, o número 1, o jogador superlativo. Depois da lesão isso é uma grande incógnita.

    No entanto, quero (re)afirmar que no dia em que o rapaz se lesionou gravemente ninguém aqui escreveu mais que um parágrafo sobre isso, tirando eu. Agora podem fazer e dizer o que quiserem, estou-me a cagar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e escrevo isto sendo um Laker for life.

      Eliminar
    2. Não foi bem assim, Nuno. Eu também o fiz. Aliás, como adepto dos Bulls e de D Rose, ficar-me-ia muito mal não o referir.
      Como adepto dos Lakers, deves saber como este golpe pesa aos adeptos dos Bulls, e da nossa ansiedade sobre o futuro de Rose, que como dizes, estava a caminho de se tornar o melhor jogador do campeonato.

      Eliminar
    3. Stoudemire14/09/12, 19:35

      Nuno a presidente! O Durant e o James iam ser arredados para um canto portanto..

      Eliminar
    4. Rui Ratão14/09/12, 22:35

      Chegou o defensor dos pobres e oprimidos.

      Eliminar
    5. Eu acho que ele devia ser advogado deles..
      Rose foi o mais novo MVP de sempre e na sua 3º temporada. Estaria ao nível de James e Durant ou melhor.. Ele cada vez estava melhor e tinha e tem potencial para mais!! É mais um tema que não se vai chegar a lado nenhum, só se Rose vier completamente recuperado e sem mazela alguma. Rose, Durant e James seriam o top das estrelas da NBA actualmente.. Ninguém está a dizer que os outros iam ficar a um canto.
      Mas enfim, cada um com a sua..

      Eliminar
    6. Stoudemire15/09/12, 03:43

      "D-Rose ía ser a futura grande estrela da nba, o número 1, o jogador superlativo."
      Dando de barato que com "futura" já o James estava em declínio, quereria dizer que o Durant pelo menos era chutado para canto como aqui se evidencia: "o número 1".

      Eliminar
    7. Papa Valdemares15/09/12, 19:55

      Bom, se ser n.º 2 é ser chutado para um canto, nós devemos todos estar no centro da terra, lá a uns milhares de kms de fundura.

      LOL!

      Eliminar
  6. Eu acho que se Rose não tivesse a lesão poderia ser o segundo melhor jogador da liga, mas não vai passar LeBron James que é o melhor jogador da liga de longe e os outros ainda tem que treinar muito para la chegar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que não passava, também, o atual segundo melhor jogador da liga o Kevin Durant.
      E prefiro, ainda, o Dwight Howard, antes do Rose.

      Eliminar
    2. Rose, foi o mais novo MVP da Liga. Ao mesmo tempo, levou a equipa, dos últimos lugares da conferência até ao 1º, tendo mesmo o melhor registo da época regular.
      No ano seguinte (2011/2012), e apesar de manifestamente ter sido um ano difícil com Rose a sofrer várias lesões, novamente levou a equipa ao melhor registo na liga. É verdade que a equipa funcionou razoavelmente na sua falta, mas com a sua presença, foi incomparavelmente melhor.
      No 1º jogo dos PO, e ainda em recuperação, estava à beira de um triplo duplo na altura em que se lesionou gravemente, e o resto dos PO demonstrou da diferença do que são os Bulls com e sem D-Rose.
      D-Rose tem 1,91. James e Durant, têm mais de 2m cada um, o que no basquete tem a sua influência,. Contudo, quer tecnica quer atleticamente, Rose não é inferior a qualquer dos outros dois. E quanto a mim, é bem mais influente em termos de equipa que qualquer dos outros dois, uma vez que os Bulls não têm um atirador que o substitua, enquanto que os Heat têm sempre Wade e Bosh, e os OKC, Westbrook e Harden.
      A não ter acontecido a lesão de Rose, neste momento poderiam ser efectivamente os 3 melhores jogadores da liga. Agora, fazer um escalonamento de valores entre os três é um exercício totalmente inútil e espúrio, porque a preferência pessoal, tem sempre influência nesse juízo de valores.
      A única coisa que espero é que Rose volte em condições, e que tenha então uma equipa capaz de o ajudar a ganhar o anel que merece.

      Eliminar
  7. D. Rose é grande jogador mas vamos lá ser sinceros ele ainda está longe de Lebron ou mesmo de K.Durant e mesmo sem a lesão axo que nao atingia o nivel destes 2...como já alguem disse ele é uma especie de Wade mas o proprio Wade no seu auge era mais letal do que ele...

    Ha 2 anos ele ganhou o MVP muito por culpa da transição "tímida" de Lebron para Miami...Lebron foi para uma equipa onde já tinha uma super estrela idolatrada pelos fans e fez a ingressão em miami de uma forma muito pacifica para nao criar um certo choque (nao sei se foi por vontade dele ou pela sua personalidade) e isto valeu-lhe a perda do titulo MVP para D.Rose que era o patrão de Chicago e que levou a vitoria da equipa na época regular,mas já nos playoffs desse ano deu para ver a diferença dos 2 jogadores... depois houve um certo assumir das rédeas da equipa de Miami por parte de Lebron e ele ganhou facilmente outro MVP no ano passado e mesmo um Rose em grande forma dificilmente entrava nas contas, nem nas contas para o 2º pois KD esta muito bem...

    com isto nao estou a tirar o mérito a D.Rose mas o MVP dele foi muito pelas circunstancias da altura...é grande jogador e pratica um basquetebol "bonito" mas está longe de KD e Lebron... da mesma maneira que KD ainda está longe de Lebron...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, NunoS, dás uma explicação para o James não ter ganho nesse ano. Mas então e o Durant? a esse não se aplicam todas as condicionantes que aplicaste ao James. Portanto, se é tão melhor jogador que Rose, seria natural que tivesse sido ele a ganhar o MVP e não Derrick.Porque é que então foi Rose a ganhá-lo e não ele?

      Eliminar
    2. Vic o K.Durant do ano passado não é o mesmo do KD das temporadas anteriores...ele evoluiu muito no meu ponto de vista, quando o D.Rose ganhou o MVP o KD era um pontuador e o seu jogo limitava-se a isso enquanto que o D.Rose era mais completo mas neste ano o KD evoluiu muito, um D.Rose em forma não seria tão importante e dominante como o actual KD...não tenho outra explicação...a do Lebron é mais visível pois toda a gente reparou que ele nesse ano so fazia jogos monstruosos quando Wade estava fora por lesão porque quando estavam os 2 ele parecia que queria dar o brilhantismo ao "dono" da casa... quanto ao KD nao te sei explicar muito bem mas do que vejo do basquetebol o jogo de D.Rose nao iria passar muito daquilo enquanto que o KD tem muito para evoluir tendo por base o seu lançamento fantástico...apesar de dizer isto eu sempre gostei do D.Rose e do estilo dele de jogar mas nao acho que tenha o mesmo calibre do Lebron e do KD...

      Eliminar
    3. Oh Nuno , desculpa lá, mas isso é só ver uma parte da questão. O Rose com várias lesões pelo meio levou os Bulls ao melhor record da liga. E os Bulls não têm um 6º homem tão decisivo como Harden nem um marcador de pontos como Westbrook (mesmo com as suas maluquices é uma arma ofensiva). Rose tem a mesma idade de Durant - e note-se que aprecio bastante o jogo o Kevin - e toda a NBA lhe reconhecia uma grande margem de progressão, não estando portanto estagnado nesses termos. Aliás, foi evidente para todos, que se não fosse a época desastrosa em termos de lesòes, Rose teria sido um dos indiscutíveis no 5 dos JO.

      Eliminar
    4. Começando pelo ponto dos JO, talvez fosse titular mas não seria o que melhor encaixava.
      CP3/Deron/LeBron inclusivé eram o protótipo de PG que USA precisava. Talvez Rose tomasse o papel de Westbrook e Harden fosse para casa.

      LeBron não venceu por bastantes razoes, posso enumerá-las, mas desportivamente (penso que é o que conta) só pecou por jogar bem e não a um nível fantástico, para além de não ter conquistado o Este.

      KD está rodeado de nomes "potentes", não deu um salto qualitativo de 09 para 10 suficiente para garantir o MVP, para além de que não conquista o Oeste e perde o recorde da NBA para Rose.

      Rose venceu JUSTAMENTE. Mas sempre desconfiei de que foi por mérito de Thibodeau e do seu sistema. Confirmei essas suspeitas esta época, Vic estas errado ao dizer que ele liderou a equipa ao melhor recorde, mal esteve em campo e mérito total ao trabalho de Thibodeau que colocou a equipa em cruise control para o melhor recorde. Ele é o motor ofensivo de uma equipa em que ele é a única opção viável (equivale a muitos shots que leva a muitos pontos), sem duvida que há mérito porque CONSEGUE ser esse motor (agora sofreu as consequências de exigir tanto do corpo) para além de que tem uma defesa que lhe faz a papinha toda. Mas podes pensar ah e tal perderam nos playoffs, é verdade, mas tinham de ter ganho. Philadelphia não tem ataque de jeito, os jogos foram taco a taco, Noah foi abaixo, Boozer não é nada, e só tinhas o Rip Hamilton a marcar pontos, como John Lucas e CJ Watson a encolherem totalmente. O Thibodeau colocou a equipa em posição de vencer, teve é bastantes contratempos. E acredita que, se passassem venceriam Boston.
      A defesa de Chicago é temível para Boston e Heat.

      Eliminar
  8. FG7
    Começando pelos JO: acho que Deron fez uns jogos muito fracos. Para mim, a grande pecha da equipa dos EUA foram precisamente no lugar de pg/sg. Rose saudável, tinha lugar de caras naquela equipa.
    Sobre os Bulls, concordo que muito do mérito das boas campanhas dos Bulls se deve a Thibs. Agora ignorar a influência de Rose...enfim, é só uma questão de ver as estatísticas dos Bulls com e sem Rose, na regular season. Já nem quero falar dos PO, porque aí sim, houve azares a mais, e eu sempre disse que se sem Rose, passar a 1ª fase seria difícil, sem Rose e Noah, seria impossível.
    Agora repara, eu no post a que respondeste não me referi a LeBron. Só me referi à questão que o NunoS pôs, relativamente ao Rose vs Durant, nas duas últimas épocas. Se te quiseres dar ao trabalho de ler o que ambos escrevemos, vais verificar o que estava em causa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acerca do LeBron foi só para completar o que o NunoS disse.

      Sobre os JO, não estou a questionar se A ou B jogou bem ou mal. Rose seria titular provavelmente, mas seria o mais adequado para a equipa ter um PG que não é pass first, o efeito seria muito semelhante a colocar Russell Westbrook a PG (não conto a tomada de decisões, porque aí Rose rebenta com Russ mas atleticamente e no estilo de jogo de ataque sao semelhantes). Ainda por acima com atiradores como Anthony, Kobe, KD, etc.

      Rose é um granda playa' mas o volume ofensivo que produz resulta de uma falta de opção ofensiva aceitável nos Bulls, e daí os números elevados (não é a mesma situação que Kobe que forca, Rose tem mesmo de produzir este volume senão a equipa não vai lá). Para além de que, defensivamente tem pouca responsabilidade (atenção não digo que não defende, mas há outros que tratam dessa função na equipa).

      Eliminar