25.10.12

Boletim de Avaliação - Denver Nuggets


Enquanto nos aproximamos rapidamente do início da temporada regular (6 dias! Já só faltam 6 dias!) e enquanto as equipas continuam a olear as suas máquinas nos jogos de pré-temporada, vamos continuar a analisar como equiparam essas mesmas máquinas para a época que aí vem. E hoje, para iniciar a ronda pela Northwest Division, vamos até ao Colorado:


Denver Nuggets

Saídas: Arron Afflalo, Al Harrington, Chris Andersen e Rudy Fernandez
Entradas: Andre Iguodala, Anthony Randolph, Evan Fournier (20ª escolha no draft) e Quincy Miller (38ª escolha no draft)
Cinco Inicial: Ty Lawson - Andre Iguodala - Danilo Gallinari - Kenneth Faried - JaVale McGee
Banco: Andre Miller - Corey Brewer - Wilson Chandler - Anthony Randolph - Timofey Mosgov
Treinador: George Karl

Balanço: Os Denver Nuggets são um caso atípico nesta liga. Não só deram um exemplo de como sobreviver à saída da maior estrela da equipa, como dão um exemplo de como, nesta liga de super-estrelas, construir um plantel de topo sem uma única super-estrela. Se eram bons com Carmelo Anthony, (estranhamente, ou não) ficaram ainda melhores sem ele.

Enquanto o modelo que todas as outras equipas seguem é o de uma dupla ou tripla de estrelas (a moda agora são os Big Threes) rodeada de jogadores secundários e complementares, o modelo dos Nuggets é por comité. Nenhuma super-estrela, mas vários jogadores acima da média a contribuir para o mesmo. No ano passado, não tiveram ninguém que marcasse mais de 16 pontos por jogo, mas tiveram sete jogadores com mais de dez pontos de média e mais quatro com mais de oito pontos.

E se no ano passado conseguiram montar uma equipa muito competitiva que levou os Lakers até ao sétimo jogo na 1ª ronda dos playoffs, que poderão fazer este ano?

Para começar a offseason, escolheram no draft Evan Fournier e Quincy Miller. Nada de espectacular e nenhum que, provavelmente, vá contribuir imediatamente. O francês foi uma surpresa ao ser escolhido tão cedo, mas dá-lhes uma opção de shooting guard mais tradicional (e quando perderam Afflalo não tinham mais nenhum).

Na free agency, renovaram com Andre Miller (um jogador, como muitos desta equipa, subvalorizado, mas um dos playmakers mais regulares da última década e um suplente de luxo) e contrataram Anthony Randolph (um cabeça oca e uma desilusão por todos os lados onde passou até agora, mas mais um big atlético e perfeito esta equipa e uma aposta barata que pode ter um grande retorno). 

Renovaram também com JaVale McGee, oferecendo-lhe um contrato exagerado se pensarmos no que McGee é, mas que pode não ser se pensarmos no que ele pode ser. Para além disso, nesta liga, os postes pagam-se caro e recebem sempre mais do que produzem e este é um big perfeito para esta equipa. Não é fácil encontrar um poste com velocidade e atleticismo para acompanhar o sistema de jogo rápido e de transição de George Karl e não encontram melhor que McGee para correr com estes Nuggets.

Até aqui era uma offseason competente, mas nada de espectacular. E depois veio a troca por Iguodala. Em troca de um shooting guard mediano e um veterano em fase descendente (e que, para além dos pontos, em pouco ou nada contribuía), conseguem mais um um jogador subvalorizado, mas com talento All Star e que é mais uma adição perfeita para esta equipa. É uma estrela que não é estrela, que marca, ressalta, assiste, defende e faz um pouco de tudo dos dois lados do campo. Vai melhorar muito a área onde mais precisavam, a defesa (e Iguodala pode defender desde bases a power forwards exteriores - o stretch four) e vai contribuir também no ataque. 

Foi uma offseason certeira e à imagem da equipa: com movimentações subvalorizadas, mas que encaixam que nem uma luva neste sistema.

Nota: 13


(a seguir: Northwest Division - Minnesota Timberwolves)

11 comentários:

  1. alguem sabe se a sport tv vai transmitir os jogos desta epoca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em principio sim (é essa a vontade da estacão), mas ainda estão em negociações... Tudo indica que sim, mas ainda falta oficializar o acordo.

      Eliminar
  2. quincy miller vai ser estrela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que consegui apurar junto de pessoas da sporttv, eles não detêm PARA JÁ os direitos de transmissão dos jogos da NBA.

      Eliminar
  3. quando fazem o boletim de avaliaçao dos lakers??

    ResponderEliminar
  4. Blue Energy 99926/10/12, 01:24

    Faço já : 0 vitórias, 7 derrotas até agora ;) Por enquanto é pré época, mas nota-se que as estrelas não têm ainda grande jogo colectivo. Falta tempo e na defesa chega a uma altura do jogo que se nota que 4 jogadores do 5 inicial já não são novos e contra equipas como Miami e Thunder vão-se dar mal. A única vantagem que têm é o jogo interior, mas acho que nem isso os safa caso não melhorem muito até a meio da fase regular.
    Quanto aos Nuggets, parece - me que mais um ano têm uma equipa equilibrada e que vão chegar novamente aos playoffs. McGee e Faried tem uma margem de progressão fantástica e nota-se que o George Karl tem sabido explorar bem as suas potencialidades. Além disso, o Iguodala é um belo reforço para tudo o que o Márcio referiu.

    ResponderEliminar
  5. Boas.
    Sou novo na Fantasy League e tenho uma dúvida. Suponhamos que os Lakers jogam na terça-feira e os Heat na quarta. Tendo eu o Pau Gasol como um dos 10 titulares e o Chris Bosh no banco, posso, na quarta-feira de manhã trocá-los (pôr o Gasol no banco e o Bosh a titular)? E posso fazê-lo sempre? Obrigado desde já e ontinuação do excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  6. no dia do draft tamos uma hora mais cedo e vams a algum sitio especifico ou aparece lg a cena pa escolhermos?

    ResponderEliminar
  7. se arranjarem mais um lugar
    fcqm12@gmail.com

    ResponderEliminar
  8. Troca o team 12 da liga 8... Só não começa hoje por causa desse tipo! Btw, quando fica definida a ordem do draft?

    ResponderEliminar