28.10.12

Boletim de Avaliação - Oklahoma City Thunder


Acordámos hoje com grandes novidades na NBA: os Thunder, incapazes de chegar a acordo com James Harden para a renovação de contrato, decidiram enviá-lo para Houston (junto com Cole Aldrich, Daequan Cook e Lazar Hayward) em troca de Kevin Martin, Jeremy Lamb, duas primeiras rondas e uma segunda ronda. É uma movimentação surpreendente da equipa de OKC que nos faz antecipar a análise da sua offseason. A equipa que se seguia nos Boletins de Avaliação eram os Wolves, mas com esta notícia vamos saltar já para os Thunder (e rever também a nota dos Rockets).

Por isso, já a seguir: análise desta troca e Boletim de Avaliação - OKC Thunder.



(e vamos lá a aceitar os convites que faltam na Fantasy League, pessoal!)

______


Escrevemos na análise da offseason dos Rockets que, apesar de terem tentado bastante, não tinham ficado nem um bocadinho mais perto de sair do limbo de meio da tabela onde andavam há várias épocas. Não conseguiram a estrela que procuravam e tiveram de se contentar com dois jogadores medianos e que não serão as estrelas à volta das quais podem construir uma equipa.

Pelo meio conseguiram boas peças secundárias (Shaun Livingston, Carlos Delfino, Gary Forbes) e conseguiram montar um bom banco. Só lhes faltava um cinco de topo. E uma estrela. Pois bem, podem ter conseguido uma esta noite. James Harden é um jogador ainda muito jovem (23 anos), que já é um shooting guard de topo e tem ainda margem de progressão e potencial para se tornar um dos melhores da liga.

Conseguiram-no em troca de um shooting guard veterano no seu último ano de contrato e que não fazia parte dos planos da equipa para o futuro e outro shooting guard jovem, mas que não tem metade do potencial de Harden. Harden era o Sexto Homem em OKC e apenas a terceira arma ofensiva da equipa. Mas já tinhamos dito aqui (quando se falou no interesse dos Magic) que ele seria uma estrela noutra equipa. E como titular e primeira arma ofensiva em Houston pode confirmar isso mesmo.

Os Rockets conseguem uma peça central para a sua reconstrução (e parecem dispostos a oferecer-lhe o contrato máximo que ele queria para renovar) e ainda ficam com espaço salarial na próxima offseason para outro contrato grande. Ainda têm muito caminho até sair daquele meio da tabela, mas, ao contrário de há um mês atrás, estão um bocado mais perto.

Nota depois desta troca: 10


E para os lados de OKC, onde os deixa esta troca?

BOLETIM DE AVALIAÇÃO - OKC THUNDER



Saídas: James Harden, Derek Fisher, Nazr Mohammed, Royal Ivey, Daequan Cook e Lazar Hayward
Entradas: Kevin Martin, Jeremy Lamb, Hasheem Thabeet, DeAndre Liggins e Perry Jones III (28ª escolha no draft)
Cinco Inicial: Russell Westbrook - Thabo Sefolosha - Kevin Durant - Serge Ibaka - Kendrick Perkins
Banco: Eric Maynor - Kevin Martin - Perry Jones III - Nick Collison - Hasheem Thabeet
Treinador: Scott Brooks

Balanço: O objectivo dos vice-campeões nesta offseason era óbvio: manter intacto o núcleo do seu plantel. Porque já tinham uma das melhores equipas da liga e porque essa equipa era também ainda uma das mais jovens. Com este grupo estavam orientados por vários anos e só precisavam de continuar a polir as arestas à volta. 
Por isso, com as opções de extensão dos contratos de Serge Ibaka e James Harden a terminar no final de Outubro (se não os renovassem até lá, seriam free agents com restrições no próximo ano), conseguir manter os dois na equipa era o objectivo número um. 

Mas antes disso, ainda vinha o draft e os Thunder podem ter conseguido um dos roubos deste ano. Perry Jones III é um talento do top 5, mas preocupações com um problema no joelho e com a sua motivação e disciplina de treino fizeram-no cair até ao fim da primeira ronda. Não é uma aposta certa, mas a possibilidade de conseguir um jogador tão bom numa posição tão baixa era boa depois para desperdiçar. E é uma aposta onde têm muito mais a ganhar do que a perder.

Na free agency, começaram por deixar sair os free agents que estavam na equipa: Fisher, Mohammed e Ivey. Fisher e Ivey porque este ano já tinham Eric Maynor disponível (e Maynor é um dos melhores bases suplentes da NBA) e Mohammed porque preferiram uma opção mais barata para poste suplente.

Tudo para o grande objectivo do Verão: renovar com Ibaka e Harden. Começaram por Ibaka (que era o mais barato dos dois e com essa questão resolvida, sabiam quanto podiam oferecer a Harden) e por lhe oferecer 48 milhões por 5 anos (e cerca de 9 milhões por um dos melhores defesas da liga e um jogador que continua a evoluir bastante todos os anos, pode daqui a uns anos ser uma pechincha).

Faltava Harden. E foi quando as coisas se complicaram. O Sexto Homem do Ano pretendia um contrato máximo, os Thunder não queriam pagar tanto pelo terceiro jogador da equipa e, na impossibilidade de um acordo, recorreram a um (surpreendente) plano de recurso.

E trocaram-no por Kevin Martin. Que é uma solução de curto prazo e lhes garante esta época, mas não mais do que isso. Martin consegue garantir os 16.8 pontos a partir do banco que Harden lhes dava, mas é um jogador no último ano de contrato, já no pico da carreira e sem margem de progressão, e que não fará parte dos planos dos Thunder a longo prazo.

Ficaram piores? No imediato talvez não, mas vão ter de ir às compras no próximo ano. Se mantivessem Harden, tinham o trabalho feito por muitos anos. Assim, têm trabalho para fazer para compensar a sua saída. Trocaram a certeza de um núcleo para vários anos pela incerteza do mercado. Para já, contêm as perdas e a nota não é negativa, mas só no próximo ano vamos saber se essa nota sobe ou desce.

Nota: 10


(a seguir, voltando à ordem alfabética: Northwest Division - Minnesota Timberwolves)

49 comentários:

  1. A meu ver, parece-me uma situação inevitável e em que os OKC estiveram relativamente bem.. Sabendo que são uma equipa de um mercado pequeno, não se podem dar ao luxo, como outras (Nets, Lakers, Miami...) de pagar milhões e milhões em luxury tax e portanto, tinham de escolher entre o Harden e o Ibaka...
    Na minha opinião fizeram a escolha certa.

    Apesar de o Harden ser claramente melhor jogador que o Kevin Martin e o Jeremy Lamb e um futuro all-star, os dois jogadores que vieram são também bastante boas alternativas. O Martin é um excelente marcador de pontos e pelo que tenho lido, o Lamb tem um enorme futuro na liga.
    Para além disso, recebem também a uma escolha de draft da 1ª ronda do proximo ano dos Raptors (em principio na lotaria..) e podem tambem daí retirar um bom valor para a equipa.

    Concluindo, os OKC fizeram o que tinham que fazer e os Rockets, depois de tanto tentar, lá conseguir o seu All-Star player para reconstruir com o Lin.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por muito estúpido que pareça as novas regras da NBA relativamente ao luxury tax só vêm beneficiar ainda mais as equipas com um mercado enorme ou no caso de Brooklyn com um dono com a massa toda.

      O facto de haver grandes penalizações para quem não respeita o salary cap impede que equipas como Oklahoma possam exagerar. Quanto a equipas como os Lakers não há grande problema... Contratos de direitos televisivos brutalescos, "merchandising" a nível mundial, direitos de imagem dos próprios jogadores (neste momento contam com 4 All-Stars sendo que Kobe e Howard são top-5 no que respeita a fama em todo o mundo e Gasol é a par de Dirk o melhor europeu...). Assim torna-se impossível.


      E atenção a estas 2 picks de 1ªs rondas...

      Eliminar
  2. Na minha opinião e fã desta equipa, na altura da febre do Dwight Howard, deviam ter ligado para Orlando a oferecer Russel Westbrook, e faziam um 5 muito mais forte, pois "puxavam" o Harden para 1, que tem uma melhor visão de jogo que o Wstbrook, e completavam com Sefolosha ou ainda podiam conseguir o Jason Richardson, Kevin Durant, Ibaka e Perkins, mas pronto isso não aconteceu. Nesta trade penso que o OKC ficaram a ganhar, mas estão a arriscar, os Rockets foram buscar o Harden numa esperança de ter um novo Tracy McGrady e outros jogadores também talentosos mas mais limitados, e os OKC conseguiram o Kevin Martin, e nisso estou de acordo contigo, é um penso rápido, para tapar uma ferida a curto prazo, mas ainda conseguiram o Jeremy Lamb que é bom e encaixa com a equipa. E atenção às picks de primeira ronda !

    ResponderEliminar
  3. Foi um negocio em q as tres partes (JH , OKC e Rockets ) ficaram a ganhar ... mas nao muito .
    James Harden queria ganhar mais e conseguiu , embora va ganhar menos jogos .
    Os Rockets queriam uma estrela e conseguiram uma estrela jovem e em ascencao , porem tiveram q abrir os cordoes a bolsa e entregar um jogador interessante mais uma promessa e ainda picks no draft .
    Os OKC nao queriam entrar em loucuras e conseguiram uma troca muito interessante , sabendo q Harden poderia sair daqui a um ano por coisa nenhuma . E nao nos podemos esquecer que se ha alguma equipa expert no draft essa equipa e' OKC .
    Ninguem ficou claramente a ganhar mas fez se a vontade a todos .

    ResponderEliminar
  4. Enquanto os OKC tiverem o Durant e o Westbrook, basta depois terem bons jogadores que os complementem (Ibaka, Perkins, Martin, Lamb...).
    Os OKC conseguiram manter intata a qualidade do plantel, sem entrar em loucuras financeiras.
    Só perderam realmente numa perspetiva de longo prazo.

    ResponderEliminar
  5. Se OKC não estava disposto a dar o contrato que o Harden queria, acho que arranjaram uma boa solução. Pelo que li ofereceram 54 milhões mas o Harden queria um max deal, ou seja 60 milhões. Portanto ou o gajo foi (estupidamente) ganancioso e tentou esticar a corda porque pensava que OKC não queria deixar sair nenhum dos seus melhores jogadores, ou então queria mesmo forçar a saída para ir para uma equipa onde pudesse ser o principal jogador. Pela maneira como ele se comporta em campo, eu sempre achei que ele era daqueles jogadores que quer ser o chamado alpha-dog.

    Apesar do Harden ser muito melhor jogador que o Kevin Martin e o Jeremy Lamb (que até dizem ser um rookie com bastante potencial) não acho que OKC vá perder assim tanto. Dizem que o Harden era o melhor organizador de jogo da equipa, mas ele também assumiu muito esse papel a época passada (principalmente com a 2ª unidade) por causa da lesão do Maynor. Com o regresso do Maynor, que eu gosto bastante, resolvem essa questão e o Kevin Martin e o Jeremy Lamb dão conta do recado em termos de pontos. E acho que a saída do Harden também pode eventualmente vir a dar mais espaço e minutos ao Perry Jones apesar de não serem da mesma posição.

    ResponderEliminar
  6. Depois da intragisência do James Harden em querer um "max deal", os Thunder tinham de elaborar um negócio que salvaguardasse a possibilidade de verem partir um dos seus melhores jogadores por nada.
    Dentro disso, penso que conseguiram um bom negócio para todos.
    Os Thunder conseguem um bom substituto para a função do Harden (Kevin Martin é um excelente marcador de pontos) e um rookie com potencial (J. Lamb), além de duas boas picks no próximo draft.
    Os Rockets conseguem a superstar que tanto perseguiam e tem um duo interessante com o Lin. O Harden também é um vencedor porque Houston irá, à partida, cumprir-lhe o desejo e oferecer-lhe o "max deal" que ele tanto pretendia.

    ResponderEliminar
  7. Papa Valdemares28/10/12, 19:45

    Qual é a do Harden? Trocar uns milhões - gajos que ganham brutalmente - pela hipótese de ganhar???

    Bem me tinham dito que a cabeça dele não funcionava lá muito bem.

    ResponderEliminar
  8. Márcio, estou na liga 4, e o draft ia ser agora, mas aparece isto:
    Your Snake Draft has not yet been scheduled.

    ...
    Que se passa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos inscritos desistiu mesmo antes do draft!
      Já enviei um convite para outro participante, para o substituir. Estou à espera que ele aceite, para podermos realizar o draft ainda esta noite.

      Eliminar
    2. Ok, fico à espera. :)
      Obrigado pela rapidez de resposta.
      Imagino que deve ser complicado gerir tanta coisa, e portanto, parabéns pelo excelente trabalho que tens feito!

      Eliminar
    3. Acho que já está completo, as equipas estão todas ocupadas já...

      Eliminar
    4. Já está completa e já está marcado o draft para daqui a uma hora!

      Eliminar
    5. Obrigado! yay! :D

      Já agora, em relação à troca do harden, não achei assim tão má.
      E acho exagerado dizer que o Lamb não tem o potencial do Harden, não sabemos... pode tornar-se num grande atirador. Com duas boas picks no draft asseguram mais um bom jogador além disso. E o Kevin Martin também é bom, problema é só a idade.

      Os Rockets ficaram foi com um backcourt muito forte. E agora, sem dúvida uma equipa de playoffs.

      Eliminar
    6. Nao acho certo q os Rockets cheguem aos PO , podem chegar mas nao e' nada garantido , se nao vejamos :OKC , Spurs , Clips , Lakers , M. Grizs , Nuggets parecem certos nos PO , sobram dois lugares e muitas equipas ( Wolves , Mavs , Jazz e Rockets ).

      Eliminar
  9. Para quem estiver interessado numa liga Dinasty, deixe aqui o mail! Já somos 4/5

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cpznuno@gmail.com

      Eliminar
    2. miguelalmeida13@hotmail.com

      Eliminar
    3. Espero chegar aos 16, entretanto vou enviar os convites

      FG7

      Eliminar
    4. FG 7, já começaste a enviar? eu ainda não recebi

      Eliminar
    5. Acabei de enviar LBJ.

      Mais ninguém quer ?

      FG7

      Eliminar
    6. Estou interessado

      vlalen2000@hotmail.com

      Eliminar
    7. FG7, desculpa lá, mas o meu gmail hoje não anda a funcionar bem, manda pa este tony_t_almeida@portugalmail.pt, pode ser que o meu antigo receba o convite.

      Eliminar
    8. VLALEN, Já enviei.

      LBJ, já enviei para o antigo

      Eliminar
    9. obrigado, já tá aceite

      Eliminar
    10. eu não recebi nada, ainda podes mandar? já escrevi o mail em cima 02:29

      Eliminar
    11. Miguel, já recebeste?

      Eliminar
    12. nunopolopes@gmail.com

      Eliminar
    13. nunopslopes@gmail.com

      Eliminar
  10. Ok, já somos 7

    ResponderEliminar
  11. O site da espn diz-me que o draft da liga 7(a minha) é amanhã ás 4pm. Em que fuso horário é aquilo, é o nosso?

    Em relação à trade do Harden...vai tornar os rockets uma equipa muito mais interessante e um potencial contender para o ano. Quanto ao impacto que vai ter nos Thunder...vamos ver mas mais fortes não ficaram, o que pode ser uma preciosa ajuda para os meus Lakers.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as horas indicadas no site da ESPN são no fuso horário da costa este dos EUA.

      Eliminar
    2. Ok, a minha liga ainda não está cheia diz-me a espn

      Eliminar
  12. Pessoalmente acho que Houston nunca na vida vai aos playoffs, mas até posso vir a estar errado.

    Acho o '5' bem abaixo do nivel médio da liga, e muito abaixo do Oeste. Apenas Harden é um potencial all-star, de resto é muito fraquinha a equipa. Lin é um base mediano, dos piores a jogar a titular na liga - por muito hype que gere - (Rondo, Parker, Conley, Nash, Rondo, Paul, Williams, Westbrook, Irving, Wall, o própio Lilliard tem tudo para ser melhor, Rubio, Holiday, Hill, Curry, e muitos outros ... tudo melhor). Ok, têm alguma profundida, mas mal seria se não tivessem. Antes de chegar Harden eles era a minha aposto para o fundo do oeste e agora...continuam a ser.

    Do tipo, já aqui foi dito: Lakers, Spurs, Oklahoma e Clippers a lutarem para ser os primeiros. Nuggets e Grizzlies vão aos playoffs. Depois temos os crónicos Mavs, Jazz e Phoenix a lutarem com uns melhorados Wolves e Warriors (se Curry e Bogut estiverem bem têm equipa para isso) pelas duas sobras.

    Conclusão: Rockets, Hornets, Kings e Blazers a lutarem entre si previsivelmente, é claro que há sempre uma ou outra surpresa. no máximo ficam a frente destas três e dos Warriors, mais que isso não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os próprios bases que Houston tinha a época passada são melhores que o Lin! Defensivamente nem se fala, tanto o Lowry como o Dragic são excelentes defesas, até me arrisco a dizer dos melhores na NBA na posição de base. Para além de também serem jovens.

      Eliminar
  13. South Beach29/10/12, 03:44

    Eu não sei se já foi feita uma análise de Dallas, mas eu considero-os no Oeste os maiores candidatos a desilusão da temporada e coloco-os mesmo fora dos play-off.

    Cá fica a minha previsão para esta época, para a fase regular

    Este

    1-Miami
    2-Brooklyn
    3-Boston
    4- Knicks
    5-Indiana
    6-Chicago
    7- Philadelphia
    8- Bucks
    9- Toronto
    10- Atlanta
    11- Washington
    12- Cleveland
    13- Detroit
    14- Charlotte
    15- Orlando

    Oeste

    1- Lakers
    2- Spurs
    3- Oklahoma
    4- Clippers
    5- Denver
    6- Memphis
    7- Wolves
    8- Houston
    9- Sacramento
    10- Dallas
    11- New Orleans
    12- Utah
    13- Golden State
    14- Portland
    15- Phoenix

    ResponderEliminar
  14. "A SPORT TV informa que procura responder com a maior brevidade possível, a todas as opiniões e críticas que chegam até nós diariamente. Queremos que a SPORT TV continue a ter a qualidade a que sempre habituou os seus subscritores e, para isso, a sua opinião é fundamental.

    Relativamente à sua questão, informamos que para já a SPORT TV não tem os direitos de transmissão da NBA."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou um fã da NBA, mas neste momento estou no Brasil, e gostaria de saber se alguém já viu a Sporttv a anunciar as transmissões da NBA??

      Eliminar
    2. Stoudemire29/10/12, 15:39

      Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

      Eliminar
  15. Oh South Beach não sei que filmes de terror andas a ver, mas colocares os Phoenix em último lugar é assim qualquer de surreal não? Não deves ter visto os jogos da pre-seoson só pode....
    Acredito que podem ser uma das boas surpresas deste ano....Basta o Beasley assentar e jogar o que sabe.

    ResponderEliminar
  16. 4pm costa este é a que horas em Portugal?

    ResponderEliminar
  17. Ninguém mais interessado numa Dynasty League ?

    FG7

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ainda der, eu quero.
      adiemla98@gmail.com

      Eliminar
  18. Edgar Farto29/10/12, 22:09

    Eu na minha opinião achei que foi uma troca que serviu bem para os dois lados. depois de tomada a decisão que o harden tinha de sair até acho que OKC nem ficaram muito mal, pois acho bastante possivel que o lamb dê grande jogador. Quanto aos Rockets acho essencialmente que o Parsons é um bocado underrated para o jogador que ele realmente é, parece que nunca se fala dele.

    ResponderEliminar
  19. Boas, eu tenho uma duvida na fantasy league, como é que escolhemos o 5 inicial, é com base nos jogadores que vão jogar nessa noite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não se escolhe 5 inicial, escolhes 1PG 1SG 1SF 1PF 1C 1G 1F e 3UTI, cada uma dessas posiçoes só pode ser utilizada 82 vezes, depois é que vês se te compensa andar a fazer substituições

      Eliminar