20.1.13

All Stars 2013 - os nossos suplentes


Ora então, quem merece ser suplente em Houston no próximo dia 17? Para as sete vagas disponíveis de cada lado, os treinadores têm de escolher dois bases (backcourt players), três extremos ou postes (frontcourt players) e mais dois jogadores de qualquer posição (wild card players). Aqui ficam então as nossas escolhas para esses lugares:



ESTE

Backcourt

Jrue Holiday / Brandon Jennings
Como já dissemos antes, Jrue Holiday é um dos jogadores que mais evoluiu este temporada, tem sido o melhor jogador dos Sixers, o maior responsável por se manterem na luta pelos playoffs, o melhor base do Este a seguir a Rondo e merece claramente a primeira eleição para um All Star. E Jennings tem sido o melhor jogador destes Bucks que estão num lugar de playoff.
(de fora ficam Deron Williams e Kyrie Irving. Williams não tem jogado como um All Star e Irving tem números ligeiramente melhores que Jenings, mas numa equipa que não luta por coisa alguma)

Frontcourt

Joakim Noah / Tyson Chandler / Paul Pierce
Noah é o líder dos Bulls na ausência de Rose, o melhor defensor da temporada e está a fazer a sua melhor temporada da carreira. Tyson Chandler é o equivalente de Noah nos Knicks, a âncora da sua defesa e o jogador que faz a diferença nessa metade do campo. 
Já para a terceira vaga no frontcourt, a luta é renhida entre Paul Pierce e Josh Smith. Mas, apesar de três All Stars poder ser exagerado para esta equipa dos Celtics, Pierce tem números ligeiramente melhores que Smith (19.3 pts, 5.6 res e 3.8 ast, em 33 mins/jogo, com um PER de 19.6, contra 16.5 pts, 8.3 res e 3.7 ast, em 35 mins/jogo, com um PER de 17.2), tem sido muito mais regular e ganha essa luta. Por pouco, mas ganha.

Wild Card


Paul George / Carlos Boozer
George é outro dos jogadores que mais evoluiu esta temporada e um jogador de que não se tem falado muito, mas está a fazer uma excelente época. Num equipa sem super-estrelas, George tem sido um dos maiores responsáveis pelo sucesso da mesma. E merece este prémio pela época que está a fazer.
E Boozer tem sido uma máquina de duplos-duplos (21, 1º no Este e 3ª na liga) e o segundo melhor jogador destes Bulls que se mantém nos lugares de topo da conferência mesmo sem Rose.


OESTE

Backcourt

Tony Parker / James Harden
Não há muita discussão aqui. São o segundo melhor base o segundo melhor shooting guard da conferência.

Frontcourt

Tim Duncan / Zach Randolph / David Lee
Aqui a luta é grande e renhida e temos vários candidatos para os lugares: Marc Gasol, Zach Randolph, David Lee, Serge Ibaka, Kenneth Faried, LaMarcus Aldridge, Al Jefferson e Tim Duncan (Nowitzki, Pau Gasol e Kevin Love não entram nesta luta este ano).
Com a temporada que está a fazer aos 36 anos (17.3 pts, 9.6 res, 2.7 ast e 2.8 dl, em apenas 30 mins/jogo) um desses lugares é de Tim Duncan. Nos outros dois, a luta aperta-se ainda mais, mas a nossa escolha vai para duas máquinas de duplos-duplos e dois dos jogadores mais regulares da temporada. Cada vez que estes homens entram em campo podem contar com mais de dez pontos e dez ressaltos. Randolph lidera a NBA nesse departamento e é uma das pedras basilares de um dos melhores jogos interiores da NBA (e entre ele e a outra pedra basilar, Marc Gasol, Randolph leva ligeira vantagem). E Lee é o segundo melhor jogador de uma surpreendente equipa dos Warriors e um dos responsáveis por esse sucesso.

Wild Card

Russell Westbrook / Stephen Curry
E Curry é o melhor jogador dos surpreendentes Warriors e o maior responsável por esse sucesso, por isso merece a sua primeira selecção. David Lee pode ser uma máquina de duplos-duplos, mas Curry é o  capitão do barco e o orquestrador da equipa (e pode-se ver a sua importância na organização da equipa pela falta que fez quando esteve de fora alguns jogos).
O outro lugar é uma escolha óbvia, para o terceiro melhor base da conferência e o segundo melhor jogador da melhor equipa do Oeste.

9 comentários:

  1. Penso que Irving merece ir ao All-Star é mais regular que Jennings só que tem é uma equipa nova e que não tem experiência.
    As minhas escolhas:
    Este- Holiday, Irving, Noah, Chandler, Boozer, Paul George e Bosh.
    Oeste- Parker, Harden, Lee, Randolph, Ibaka, Westbrook e Curry.

    ResponderEliminar
  2. Concordo no geral, excepto em relação a três jogadores, que me parecem injustificamente desconsiderados.

    Backourt Este: a mesma linha de argumentação que teceram quanto ao Jrue Holiday pode ser feita também a favor do Jameer Nelson, que tem importância, números idênticos e está uma posição abaixo dos mesmos 76ers.

    Frontcourt Este: Até pelas justificadas críticas feitas ao Deron Williams, não percebo porque desdenham o Brook Lopez, pois os Nets estão lá em cima mesmo com o Deron abaixo do normal e um dos princípais responsáveis tem sido o Brook Lopez, que tem feito uma época francamente superior à do Tyson Chandler.

    Frontcourt Oeste: Por muito que aprecie os Memphis e reconheça a importância do Zack Randolph, não é a sua melhor época, apesar da regularidade dos duplos-duplos, e, efectivamente, há outros a jogar melhor, a produzir mais e a terem também impacto relevante em equipas que lutam por algo. Os outros dois que apontam, mas também o LaMarcus Aldridge.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devo acrescentar que, no frontcourt este, o "problema" é mesmo o Garnet ter sido escolhido como starter, sem o merecer assim tanto esta época...

      Eliminar
  3. O Irving merece muito mais ser all-star do que o jennings. Dizer que o parker é melhor base que o westbrook é no minimo discutivel. O westbrook tem melhor média de pontos, ressaltos, assistências, roubos de bola e desarmes de lançamento do que parker em apenas mais 3 minutos de jogo que ele; para não falar que joga na melhor equipa da liga. Não colocar o 3º melhor " frontcourt player" do Este ( a seguir ao lebron e ao carmelo) parece-me ser um erro grave, nomeadamente quando á frente dele se coloca boozer,noah,pierce e chandler; obviamente que estou a falar do bosh. Quanto ás outras escolhas concordo mas penso que não irão 2 jogadores dos Warriors ao all-star.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com todas no Este, excepto o Pierce. Não é que não mereça, mas Boston colocar 3 jogadores no All star depois de uma primeira parte de época pautada, digamos, por tão pouca regularidade, parece me exagerado. O Bosh seria uma alternativa credível, ou mesmo o Brook Lopez .. No Oeste talvez o LaMarcus Aldridge mereça mais que uma mera menção honrosa, mas é discutível. O frontcourt de Memphis merece estar representado e o David Lee é um jogador que aprecio particularmente.

      Eliminar
  4. Pessoal para quem está interessado (presumo que muitos) e ainda não viu o nba league pass esta disponivel gratuitamente esta semana (desde hoje ate ao proximo domingo). Eu ja subcrevi e esta a funcionar perfeitamente.
    Que semana vai ser !

    ResponderEliminar
  5. Contente por ver aqui Boozer. Em muitos sitios dão como certo o Z-Bo porque "está a fazer uma temporada mágnifica, estrondosa" e nem falam de Boozer, que dizem ser uma das piores contratações de que há memória. Boozer tem sido uma das razões para os Bulls se irem aguentando

    C. Boozer 31.5min 0.484%FG 10.1reb 2.2ass 16.2pts
    Z-Bo 35.3min 0.486%FG 11.8reb 1.4ass 16.3pts

    mais parecido é difícil. z-Bo ganha um pouco nos ressaltos, Boozer nas assistência. E o Randolph tem em termos de minutos substancialmente mais.

    É caso para dizer, mais vale cair em graça do que ser engraçado. O mais interessante no meio de isto tudo é que Z-bo numa conferência com nomes muito melhores é considerado intocável, Boozer numa conferência com menos qualidade pode até nem ir. Há coisas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a lista aqui proposta, os nomes em si acho bons mas não percebo como é que o Westbrook, não entra directo sem wild card, o homem é para mim o jogador mais atlético da liga a seguir ao James, uma máquina autêntica. Parker é bom, mas como fã dos Thunder e se me pudesse trocar o RW pelo Parker nunca o faria.

      Acho que o Westbrook vai ser um daqueles que nunca vai cair em graça pelos vistos

      Eliminar
    2. Não ouço ninguém dizer que o Z-Bo está a fazer uma época magnífica; está a fazer uma época ao nível do que tem feito de à 10 anos para cá (e já agora, acho essa consistência também bastante importante para ser escolhido para o All-Star). Aliás, por estar a partilhar o frontcourt com outros 2 excelentes jogadores, ofensivamente até tem menos "toques".

      O que se diz é que aquela equipa de Memphis merece alguém no All-Star, e eu concordo. Não concordo é com a escolha do Z-Bo, gosto muito mais do Gasol, porque tem um impacto no jogo que vai muito para além dos pontos e ressaltos (e já agora, tem menos 6 lançamentos por jogo também é normal que tenha menos pontos). É melhor defensor (juntamente com o Tony Allen é a âncora da defesa), e continuo a insistir que é o melhor passing big-man da NBA; o homem é quase um point-center, se é que isso existe :P

      Quanto ao Boozer, o problema dele foi que ao ir para uma excelente equipa defensiva como Chicago, pôs a nu as deficiências defensivas dele. Mas é verdade que ele tem melhorado (se bem que de vez em quando ainda tem umas brancas em campo lol) e tem contribuido muito para que esta equipa de Chicago se mantenha na discussão pelos playoffs sem o Rose. Merece sem dúvida consideração para ir ao All-Star, se bem que eu pessoalmente prefiro o Deng (mas assim são é já demasiados small forwards eheh)

      Eliminar