18.2.13

O fim de semana de Irving e Paul


Em dia de ressaca da festa do All Star (e um dia em que a NBA, infelizmente, recebeu a notícia do falecimento do histórico dono dos Lakers, Jerry Buss), vamos então ao resumo do fim de semana e a um balanço da acção em Houston:


Shooting Stars e Skills Challenge
Estes dois são sempre para aquecer e são dois concursos que valem mais pela diversão do que pela competição. São, e foram este ano também, um aquecimento para os dois concursos principais da noite.

Concurso de Triplos
Este era um dos que prometia este ano e não desiludiu. Era um dos melhores elencos de participantes dos últimos anos e foi um dos melhores concursos dos últimos tempos. E num elenco de especialistas (Bonner, Anderson, Novak e Curry estão no top 5 de atiradores da liga), foi um dos menos especialistas que dominou e ficou a uma money ball (que quase entrou) de igualar o recorde do concurso. Kyrie Irving fez uma das melhores prestações de sempre no concurso (4ª melhor pontuação de sempre na final) e não deu hipótese à concorrência (e o mérito do base dos Cavs é maior quando ganhou frente a um Matt Bonner que esteve muito bem também). Para além disso, este concurso tem uma vantagem em relação ao de afundanços: enquanto o de afundanços tem sempre uma margem de subjectividade, este é uma competição pura. Quem marcar mais, ganha. E isso nunca fica ultrapassado. Uma grande noite para Kyrie Irving e mais um grande ano para os triplos do fim de semana All Star.


Concurso de Afundanços
Este era o que mais prometia este ano, mas, infelizmente, ficou aquém. Foi apenas assim assim. As expectativas estavam mais altas que nunca, mas ficaram pela metade. Aliás, tudo neste concurso ficou pela metade. Gerald Green e James White tiveram dois grandes afundanços para abrir, mas depois nem conseguiram completar o segundo. Faried e Bledsoe fizeram dois primeiros afundanços fraquinhos, mas depois fizeram dois grandes afundanços na segunda tentativa. Terrence Ross fez um espectacular afundanço a abrir (o melhor da noite!), mas depois fez um segundo afundanço seguro e só para passar à final. E dois afundanços assim assim de Jeremy Evans foram suficientes para se juntar a Ross na final.
E com os quatro nomes mais esperados de fora da final, Ross e Evans protagonizaram uma final assim assim. Evans fez basicamente o mesmo afundanço nas duas tentativas (saltou por cima dum obstáculo com as pernas abertas; na 1ª saltou de frente e na 2ª saltou a partir do lado do campo) e Ross fez no primeiro afundanço da final um afundanço semelhante ao seu segundo da 1ª ronda. Acabou por vencer o jogador que fez o melhor afundanço da noite, mas foi tudo muito assim assim. E no fim, ficámos apenas meio saciados.

All Star Game
Este foi a surpresa do fim de semana. Estes jogos All Star normalmente são um jogo de highlights e afundanços até aos 5 minutos finais quando as equipas decidem defender e lutar pela vitória. Mas este ano as equipas mostraram desde o início vontade de defender um bocadinho. O que deu um jogo All Star mais a sério do que o habitual. Não sei quanto a vocês, mas nós gostávamos de ver mais jogos All Star assim. 
E no fim, um merecido prémio de MVP para Chris Paul, que, com 20 pontos e 15 assistências (e 4 roubos de bola; Paul foi um dos que entrou com vontade de defender), foi responsável por mais de um terço dos pontos da selecção do Oeste.


Um Concurso de Triplos memorável, (mais) um Concurso de Afundanços que não fica para a história e um All Star Game dos melhores dos últimos tempos. Apesar da desilusão nos afundanços, entre o óptimo concurso de triplos e o bom All Star Game foi um belo fim de semana de basquetebol.

11 comentários:

  1. Fiquei bastante desiludido com o concurso de afundanços mas não sei até que ponto aquelas regras favorecem esta competição. No restante foi um excelente fim-de-semana All-Star!com destaque evidente para Irving

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito dos 2 blocks do kobe ao LBJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. x2 . Fora isso o Chris Paul fez uma jogatana no All Star Game...infelizmente não acompanhei mais nada deste fim de semana, só mesmo alguns afundaços em repetição.

      Eliminar
    2. nos jogos a valer isso é bem diferente lol...eu acho que o Lebron foi surpreendido pelo Kobe..."tipo o que é que este quer num all star game?" ao menos um pouco de felicidade nesta temporada (para ja) tão negra para o "black mamba"

      Eliminar
    3. ja agora deixo aqui uma mensagem de LeBron face aos últimos acontecimentos (MJ e Kobe):

      "Just know that when you're hot something cold will try to ignite themselves off of you try to stay relevant. Don't even engage! "

      deixem o homem em paz ;)...até sofrer 1 ou 2 blocks é noticia e motivos de alegria ;)

      Eliminar
    4. No paso nada...

      Eliminar
    5. Bem, felizmente ainda há jogadores como o Kobe a dar algum sal aos all star game. Infelizmente não deverá ser por muito mais tempo, e, com o Garnett de saída, a velha guarda do trash talk e dos duelos mano a mano parece estar a desaparecer. Pena, porque não gosto nada de ver o CP3, Lebron e Durant tão amigos, fazem falta as rivalidades a "sério". A ver vamos.

      Eliminar
  3. Esqueceste de mencionar o jogo entre a equipa Shaq e Chuck em que o Chuck saiu vencedor mais uma vez quando todos pensavam que o Shaq tinha melhor equipa (incluindo eu). Faried foi o mvp, o Irving escavacou o Knight e no pouco tempo que teve em campo o Rubio fez uns belos passes em particular um por entre as pernas assistindo o Beal para afundanço.

    Foi um jogo divertido na minha opinião.

    ResponderEliminar
  4. Nos ultimos anos bichos como nate,griffin ou dw12 colocaram a fasquia muito alto nos afindancos,quer pelo lancamento em si ou pelo show time; quem vier agora vai ter que ser muito imaginativo para alcanca-los.

    Depois irving partiu tudo(inclusive os rins do knight!) e merecia tambem, caso a equipa do shaq tivesse ganho, o mvp nos miudos.

    palavra tambem para o lillard que foi o que se esforcou mais no concurso da tecnica e para o cp3 que mais uma vez mostrou o quao profissional e alem de ser o melhor pg da liga!

    joao higino

    ResponderEliminar
  5. http://www.youtube.com/watch?v=3d5O4zYMKl4

    ResponderEliminar