16.3.13

Não há Kobe? Não há problema!


Parece que as notícias da lesão de Kobe Bryant foram manifestamente exageradas. Como manifestamente exageradas foram as notícias do fim da temporada para os Lakers depois da lesão. Não demos muita importância à lesão de Kobe porque já prevíamos que pudesse acontecer o que aconteceu. Primeiro porque "de fora por tempo indeterminado" não significava que ficasse de fora por muito tempo, significava apenas que ninguém sabia quanto tempo (se algum) ficaria de fora. E não só Kobe sempre foi um "fast healer" e sempre sarou rapidamente, como já nos habituou a jogar lesionado e com pequenas mazelas. Por isso não era isto que o ia deixar fora de combate nesta fase da temporada:

Kobe twittou uma foto do seu tornozelo, dizendo que estava "ainda bastante inchado"
E o que pensámos que podia acontecer, aconteceu: o base dos Lakers não ficou de fora nenhum jogo e entrou no cinco inicial frente aos Pacers.

É claro que estava muito longe dos 100% e depois de 12 minutos em que pouco ou nada contribuiu para a equipa (0 pts, 2 ast e 1 res, 0 em 4 em lançamentos; acabou com 0 pontos pela 15ª vez nos 17 anos de carreira), passou o resto do jogo a assistir do banco de suplentes. Mas ficou claro que Kobe não vai ficar de fora tempo nenhum e que daqui a 2 ou 3 jogos já estará recuperado e pronto para dar o seu contributo habitual à equipa. Um tornozelo torcido? Um dia normal no trabalho para Kobe.

Para além disso, os Lakers mostraram que conseguem ganhar sem ele. Com Kobe no banco nos três últimos períodos, a equipa de Los Angeles recorreu mais ao jogo interior e a Dwight Howard, batendo os Pacers no seu jogo. Os Lakers meteram a bola mais vezes no seu poste e Howard carregou Roy Hibbert e Ian Mahinmi de faltas ainda na primeira parte (ambos já tinham 3 faltas a meio do segundo período). 


Howard foi fundamental não só na forma como limitou os postes dos Pacers e nos pontos que marcou (20 pts e 12 res no jogo), mas também no espaço que criou para os outros Lakers no perímetro. Com o poste de Los Angeles a dominar no interior a partir do início do 2º período e com a defesa dos Pacers a procurar fechar os espaços perto do cesto, sobrou espaço para os jogadores exteriores. E Steve Blake e Antawn Jamison aproveitaram-no da melhor maneira. Blake fez 5 triplos e Jamison mais 4 (incluindo um no último minuto que selou a partida).

E os Lakers saíram do Bankers Life Fieldhouse com uma grande e preciosa vitória. Foi uma boa noite para os Lakers. Não só perceberam que não vão ficar sem Kobe (sem Kobe a 100%) por muito tempo, como mostraram que podem ganhar sem ele. E Pau Gasol deve voltar já no próximo jogo. Por isso, continuem a contar com eles nos playoffs.

10 comentários:

  1. Pormenor: poderão ser dois ou três jogos apenas porque calha os Lakers só terem dois jogos para a semana. No infortúnio, tiveram muita sorte. Esses dois ou três jogos (a ver) poderiam ter sido seis ou sete.

    ResponderEliminar
  2. A questão é que me parece que os Lakers só têm a beneficiar com esta lesão do Kobe. Pela primeira vez esta época vi o Nash a comandar o ataque e com resultados palpáveis... Melhora todos à sua volta

    ResponderEliminar
  3. Como já tinha dito, fiquei com a impressão q fosse mais grave por causa de 1 tweet do kobe no qual dizia q tinha de esperar 1 ano para se "vingar" dos Hawks... Afinal n era pq ia ficar parado mas sim pq só voltam a jogar para a próxima época as 2 equipas

    ResponderEliminar
  4. Um post dirigido aos adeptos dos lakers... Acho que qualquer um que siga um pouco mais de perto a NBA, sendo dos lakers ou não, já saberia disto. Mesmo assim, é de realçar a vitória.. Nunca esperaria que ganhassem, mas será que ganhariam se kobe não tivesse a lesão?

    Mais importante acho a sequência dos Heat e isso sim deveria ser noticiado (mas acho que o Márcio já deverá estar a preparar um post xD).. Seria engraçado ver os Heat no Oeste... Sem dúvida que teríamos espetaculo a triplicar todas as noites..

    Deveria ter sido também falado, nem que fosse num post qualquer como "nota", a vergonhosa derrota dos Bulls frente aos King's... Como adepto dos Bull's senti-me envergonhado pela aquela exibição e resultado.. As lesões não justificam tudo.. As péssimas rotaçãoes por parte do Thibs já custaram algumas derrotas, mas essa é a minha opinião.
    Se não estou em erro foi o jogo com pontuação mais desiquilibrada da época (42 pontos!!!!)

    Cumpz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver até onde vai esta sequência de vitórias dos Heat e em que lugar na História vai ficar para fazer o post, mas ele virá! :)

      Eliminar
  5. Se os Lakers forem aos playoffs, acho que serão logo arrasados na primeira ronda pelos Spurs ou pelos Thunder.
    Em relação ao Kobe Bryant é realmente um grande competidor, embora exageradamente individualista para o meu gosto. Mas há que reconhecer que já marcou 81 pontos, num jogo!
    No final da época regular esta equipa veterana dos Lakers, já não deve ter pernas. Vamos ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não estou nada de acordo. Contra OKC penso que vai ser complicado, mas contra uma equipa também "veterana" como os Spurs acho que os Lakers vão ser uma verdadeira "pain in the ass" para eles.

      Eliminar
  6. Eu continuo a pensar que os Lakers não vão a lado nenhum, mas convém não os desprezar.

    E eu não tenho tanta certeza assim de que os Thunder, por exemplo, os conseguiriam afastar com uma perna às costas. Aliás, eu prevejo que os Thunder poderão ser uma surpresa nos play-off. A ver vamos, mas duvido muito de que a final de 2012 se possa repetir.

    A saída do Barbas, para mim, vai custar o sucesso da equipa, se não a reforçarem rapidamente. Mas isto sou eu a fazer de Zandinga, professor Karamba e Maia ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar
  7. Malta, tenham calma! Daqui a um bocado estão a dizer que o Kobe é banal e os Lakers jogam melhor sem ele... Os Lakers no playoff com esta equipa rotinada, com howard a dominar como tem acontecido desde o ASG, cuidado. E o Kobe sendo o jogador que é ja disse "Tenho certeza que vamos chegar aos playoffs. E quando chegarmos, não teremos medo de ninguém, Thunder, Spurs, Nuggets, quem quer que seja" portanto muita calma e cuidado com os lakers!

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que os Lakers estão bem sem ele, e espero que continuem porque ele precisa de descanso a ver se nos playoffs fazemos algum barulho.

    ResponderEliminar