9.3.13

Os bons ares do Colorado


Ty Lawson foi, na semana passada, o Jogador da Semana na Conferência Oeste. O base dos Nuggets teve médias de 21 pontos, 7 assistências e 1.67 roubos de bola numa semana perfeita (3-0) para a equipa de Denver. Números, de resto, na média do que ele anda a fazer desde Janeiro (20.8 pts, 7.5 ast e 1.6 rb, a partir de 13 de Janeiro). Depois de um começo de temporada apagado, Lawson está a ser um dos melhores bases em 2013.


E tal como Lawson, também os Nuggets, depois de um começo fraquinho (do qual falámos aqui), estão a ser uma das melhores equipas desde a viragem do calendário. Sem se dar muito por eles, voando abaixo do radar, vão já numa série de sete vitórias consecutivas e estão lá em cima ao lado dos Heat, Thunder, Spurs e Clippers em todos os índices ofensivos. São 3ºs em pontos marcados por jogo, 5ºs no Rating Ofensivo, 4ºs na percentagem de lançamento, 1ºs nos ressaltos ofensivos e 1ºs em pontos em contra-ataque.

Do outro lado do campo, os números não são tão bons, mas não andam mal também. Se olharmos para os números totais na defesa não parecem bons e andam pelo fundo das 30 equipas (são a equipa que permite mais ressaltos ofensivos e uma das equipas que mais pontos sofre, por exemplo), mas isso é mais uma consequência e um efeito colateral do estilo de jogo da equipa do que outra coisa. Já sabemos que os Nuggets jogam a mil à hora, sempre a correr, sempre a contra-atacar e a procurar ataques rápidos (2º ritmo mais alto da liga, a seguir aos Rockets). Por isso, os jogos deles têm mais posses de bola, mais lançamentos e mais ressaltos disponíveis.

Quando ajustamos os totais defensivos ao ritmo de jogo os números são melhores. Não de topo, mas melhores. Andam pelo meio da tabela na maioria deles (percentagem de lançamento dos adversários,  e pontos sofridos por cada 100 posses de bola, por exemplo). 


Um ataque de topo e uma defesa decente, portanto. Mas, para além disto, há um aspecto onde estão no topo absoluto: os jogos em casa. Estão com o melhor recorde da liga (empatados com os Heat) em casa, tendo perdido até agora apenas três jogos no Pepsi Center (21-3). Nunca lhes é fácil ganhar em Denver e este ano ainda mais difícil está a ser. E isso pode ser fundamental nos playoffs. É claro que a questão com os Nuggets será sempre se conseguem elevar o nível da defesa nos playoffs (e têm peças para isso), mas não ceder jogos em casa é o primeiro passo para ir longe nos playoffs.

Apesar do mau começo (principalmente fora de casa), estão com um óptimo 41-22 (5º do Oeste, a 2 jogos de Clippers e Grizzlies), o que quer dizer que depois do 4-6 com que arrancaram a temporada, fizeram um excelente 37-16. E estão a jogar cada vez melhor com o decorrer da temporada. Por isso, nenhuma equipa os vai querer apanhar nos playoffs. E se calhar, é melhor contar com eles nessa fase.

10 comentários:

  1. Sem duvida Marcio, tem-me surpreendido cada vez mais esta equipa, vai ser certamente uma equipa a evitar nos playoffs.
    Ps. Parece-me que parte da culpa dos Nuggets estarem a jogar assim é do McGee, tem jogado muito melhor, muito mais consistente, sem fazer goaltendings e turnovers desnecessários nem a armar-se em heroi a fintar a defesa contraria; essa melhoria reflete-se na field goal percentage dele. Parece-me tambem que ficou mais forte fisicamente esta epoca, o que ajuda muito quer defensiva quer ofensivamente.

    ResponderEliminar
  2. É óptimo ver finalmente Ty Lawson a ombrear com os melhores bases da liga, e a impor-se como bom jogador que é.
    No resto, Iggy está ao seu melhor nível, McGee, com colegas que o potenciem e um treinador que lhe incuta juízo, mostra que pode ser um center muito interessante, Faried é espectacular e entusiasmante, a fazer blocos e a ganhar ressaltos de um lado do campo, e a afundar com estrondo no outro, e Gallo está muito mais eficaz e decisivo que em épocas anteriores. E do banco vêm ainda nomes como Miller, Wilson Chandler e Brewer, que conseguem algumas vezes ser os melhores marcadores da equipa. Os playoffs são uma certeza, espero é que este ano façam melhor e não caiam à primeira...

    ResponderEliminar
  3. São a equipa mais espectacular da nba de longe. Jogo dos Nuggets em Denver é espectáculo garantido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De longe? L.A. Clippers? Conheces?

      Eliminar
    2. Sim, conheço. Levaram dois banhos de bola em Denver no último mês. Viste os jogos?

      Eliminar
    3. Estas a falar de espectaculo ou de vitorias? É que se é para falar de vitorias os Heat dariam um banho de bola aos Nuggets. Estou a falar de espectaculo, e aí os Clippers estao acima de todos, pensei que isto fosse unânime.

      Eliminar
    4. Os Nuggets jogam muito mais rápido, têm um jogo excitante e afundam muito também, não são é tão mediáticos, mas ok é a tua opinião.

      Eliminar
  4. Adoro esta equipa desde a troca do Melo, é um jogo sempre espetacular de ver. Dois dos jogos que vi foram os jogos em casa contra os meus OKC e fiquei realmente agradado com eles. Visto que vão evitar o trio Clippers/OKC/Spurs na 1ªronda acredito mesmo que tenham a seed 5 e contra os memphis, que sejam eles a passar.

    A nível defensivo acredito que podem melhorar ainda bastante. Iguodala nos PO vai ser decisivo na defesa exterior.

    Grande Vantagem: Plantel muito profundo e que está bem fisicamente, Miller, Chandler e McGee do banco eram titulares em algumas equipas e dão luta a qualquer 5 titular !


    Problemas que aponto: Os PO são reconhecidos por mais jogos em "half-court" e esta equipa não se adapta tão bem a isso, não é o seu estilo, portanto vão ter que tornar os habituais jogos de playoff, mais agressivos, mais lentos, no seu tipo de jogo.
    Apesar de Lawson, Gallo e mesmo Igoudala serem bons jogadores, juntos têm um jogo All-Star, ou seja não têm mesmo uma estrela, mas tem 3 quase-estrelas. Será a partida Lawson que terá de fazer o papel de estrela e continuar com o bom embalo em que vem para terem alguém para pegar no jogo nos últimos minutos.

    ResponderEliminar
  5. Stoudemire10/03/13, 15:22

    A minha equipa desta conferência. Sempre gostei de equipas destas sem estrelas, ainda por cima têm um jogo atractivo. Heat vs Nuggets na final :)

    ResponderEliminar
  6. LAKERS vs CLIPPERS e HOUSTON vs OKLAHOMA na 1ª ronda dos playoffs, era espetacular ou ESPETACULAR?

    ResponderEliminar