7.3.13

X's e O's - Doc Rivers tira mais uma da cartola


Oito segundos para jogar. Jogo empatado. Última posse de bola. Nestas situações, com a defesa montada, preparada e em alerta máximo, conseguir uma boa situação de lançamento em qualquer lugar do campo já não é fácil, então conseguir uma boa situação de lançamento debaixo do cesto é quase impossível. Mas foi isso mesmo que os Celtics conseguiram fazer ontem à noite em Indiana.

Já não é a primeira vez que Doc Rivers recorre a soluções engenhosas para os finais de jogo e surpreende a defesa ao desenhar uma jogada para um jogador inesperado. Ontem, levou a defesa dos Pacers a pensar que ia colocar a bola no jogador que eles esperavam para o último lançamento, Paul Pierce, e usou o veterano extremo dos Celtics como isco para libertar uma das opções menos óbvias.

A movimentação começa com Jeff Green com a bola no meio do campo, Kevin Garnett a poste alto e Paul Pierce a poste baixo do mesmo lado (com Avery Bradley e Jason Terry abertos na linha de três pontos do lado contrário):


Toda a movimentação é feita como se o objectivo fosse fazer chegar a bola a Paul Pierce. Green coloca a bola em Garnett e corta por fora, como se fosse aclarar para o canto e deixar o espaço livre para Garnett e Pierce, ao mesmo tempo que Pierce tenta ganhar a posição a poste médio, como se fosse receber a bola ali. A farsa dos Celtics é perfeita: Pierce pede a bola e Garnett vira-se para ele, como quem tenta meter-lhe a bola (até o narrador é enganado e no vídeo podemos ouvi-lo a dizer "they're looking for Pierce"):


E é aqui que se dá o twist na jogada. Green continua o corte para o meio do campo e Pierce faz um bloqueio ao defensor de Green, David West:


Com o seu defensor preso no bloqueio e completamente fora da jogada e com os defesas do lado contrário a reagirem tarde demais, Green chega à área restritiva completamente sozinho para receber o passe de Garnett:


Quando Lance Stephenson vem à ajuda e Paul George e David West correm para o garrafão em desespero já é tarde demais para impedir o cesto. E com apenas 0.5" para jogar era tarde demais para impedir a vitória dos Celtics. Aqui fica, em movimento, a sacada de Doc Rivers e a execução perfeita dos seus jogadores:


16 comentários:

  1. Este é do tipo de lances que nao aparece nos tops 10 nem nos highlighta mas sao lances que podem valer campeonatos e que mostram que a experiencia é determinante na nba.
    No mesmo dia em que vimos este lance ha outro igualmente importante, em Charlotte, em que a equipa da casa nos ultimos segundos deita o jogo todo a perder graças a uma miseravel defesa, contra uns desesperados Lakers.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso já foi há uns tempos e no staples center foi igual.

      Eliminar
  2. Muito bom!! Doc Rivers a mostrar todo o seu talento!! FORÇA CELTICS!!

    ResponderEliminar
  3. É bem feito, sem dúvida. A parte notável passou ao lado: a 4:36 do final do jogo os Indiana marcaram o seu último ponto e colocaram-se a ganhar por 9 pontos. Essa jogada é apenas a cereja. :)

    ResponderEliminar
  4. Correu tudo bem na jogada, até o facto de ele não marcar á primeira (como se pediria), mas aquele segundo "perdido" não deu espaço de manobra para a jogada a seguir dos Pacers.
    Segunda vantagem do jogo para os Boston, vitória.
    É isto que se pede.

    ResponderEliminar
  5. Stoudemire08/03/13, 18:33

    Chicago Bulls Guard Derrick Rose Medically Cleared to Play

    ResponderEliminar
  6. Stoudemire09/03/13, 01:08

    Deron Williams com 23 pontos no 1º quarto!

    ResponderEliminar
  7. Stoudemire09/03/13, 01:41

    A fazer história, 9 triplos ao intervalo

    ResponderEliminar
  8. Ontem sim foi uma noite magica para Kobe ;) se ha dois dias pensei que Hornets é que deixaram os lakers ganhar ontem foi mesmo a grande exibição de Kobe a derrotar os Raptors...grandes bolas de 3 no final do 4to período... Kobe, Howard e Nash fizeram 87 pontos !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente, ontem sim fez um jogo do outro mundo, e meteu as bolas todas quando foi preciso

      Eliminar
    2. Pena é os Lakers não estarem a jogar nadinha. Principalmente na defesa

      Eliminar
    3. Certo, assim como em New Orleans, onde foi ainda mais eficiente a lançar e na posse da bola, com menos turnovers. Dois jogos seguidos com mais de 40 pontos e 10 assistências, quando foi a última vez que isso aconteceu? Aposto que é algo que a ESPN não vai noticiar, e, entrando no seu site de cobertura de nba é fácil perceber o porquê. Continua tudo igual no reino da Dinamarca.

      Eliminar
    4. o problema é que os lakers não deviam sofrer assim, não deviam jogar contra os Raptors e acabarem o jogo aflitos e com kobe a fazer lançamentos daqueles :S é um bocado estranho Kobe, Howard e Nash fazerem aqueles números, especialmente Kobe, e a equipa ganhar no prolongamento...

      Eliminar
    5. A equipa defende mal, o Nash está em baixo de forma e o Dwight praí a 70%. Só sei que o Kobe faz esses dois Hall of Famers e um deles com mais prémios de mvp que o próprio (lol) parecerem jogadores banais. Últimos 8 jogos 36PPG, 7 assistências e 6.5 ressaltos. Disfrutem que não dura para sempre.

      Eliminar