6.7.13

Rocket Man


"Rocket Man, burning out his fuse up here alone..." Não será sozinho, mas com a companhia de James Harden,...


... mas Dwight Howard levantará voo em Houston, o que torna, desde já, os Rockets nos maiores vencedores desta offseason. Ontem, no dia mais animado duma free agency muito animada, a equipa de Houston sacou o jogador mais desejado do ano e o melhor jogador de todos os agentes livres que estavam disponíveis.

A temporada passada em Los Angeles pode não ter corrido da melhor maneira, mas não nos podemos esquecer que Howard jogou toda a época limitado (primeiro a recuperar da cirurgia às costas e depois com um músculo do ombro rasgado). E, mesmo assim, liderou a NBA em ressaltos e terminou com uns óptimos 17.1 pts, 12.4 res e 2.4 dl. 
Livre de lesões e em forma, Howard é o melhor poste da NBA. E conseguir o melhor poste da NBA para a sua equipa é uma vitória enorme para Daryl Morey (e para toda a organização dos Rockets).

Ainda não são candidatos ao título e ainda terão de juntar mais algumas peças para poderem entrar nesse lote (vamos ver o que o resto da offseason nos reserva), mas é um passo gigante nesse caminho. Os Rockets já tinham um dos melhores ataques e já eram uma das melhores equipas da linha de três pontos. Faltava-lhes, no entanto, uma arma ofensiva no interior. Com Howard no meio, serão melhores em ambas as coisas.

Howard pode não ser o poste mais técnico da liga, mas é dificil de parar no 1x1, recebe muitas vezes 2x1's e abre espaço para atiradores e jogadores no perímetro. Era essa a fórmula em Orlando (Howard e atiradores à volta) e os Rockets têm tudo para reproduzi-la (e para executá-la ainda melhor, com James Harden capaz de lançar de fora, mas também de penetrar como nenhum jogador nessa equipa de Orlando). 

Para além disso, Howard vai ser treinado por um mestre dos movimentos a poste baixo, Kevin McHale (e ainda pode treinar também com Hakeem Olajuwon), e pode melhorar bastante nesse departamento. Melhorando nesse departamento, fica ainda melhor no 1x1, o que pode obrigar ainda mais a 2x1's, o que pode melhorar ainda mais a movimentação da bola e libertar ainda mais espaço para os atiradores.

Vamos ver o que os Rockets fazem com Asik (se o conseguem trocar e o que conseguem em troca) e vamos ver que peças conseguem juntar a este grupo (já não têm muito mais espaço salarial e terão de procurar trocas), mas para já conseguiram a melhor peça possível para continuar a montar uma equipa candidata.

"And I think it's gonna be a long long time...", canta Elton John no seu "Rocket Man". Mas com estes Rocket Men de Houston acho que não vamos esperar muito tempo para os ver lá em cima.




(e depois da decisão de Howard, como habitualmente, outras peças começaram a cair. Howard era a maior peça em jogo nesta free agency e, como habitualmente, muitos negócios - e planos B - estavam em suspenso à espera desta decisão. Quando esta foi anunciada, as outras peças do dominó começaram a cair sucessivamente e tivemos mais uma mão cheia de acordos - Jose Calderon para os Mavs, Josh Smith para os Pistons, Paul Millsap para os Hawks, Jarrett Jack para os Cavs e Carl Landry para os Kings. No próximo artigo faremos um balanço destes e doutros negócios que animaram o dia mais animado desta free agency muito animada)

24 comentários:

  1. Confesso que fiquei um pouco dececionado com a ida de J-Smoove para Detroit. Já me estava a habituar a vê-lo formar um dupla com Howard, mas agora acho que vei jogar a SF nos Pistons, com Monroe a PF e Drummond a C.

    ResponderEliminar
  2. Papa Valdemares07/07/13, 04:46

    Muito sinceramente, há alguém que ficou a perder e de quem poucos se lembram: Mark Cuban.

    O homem destruiu uma equipa campeã para apostar nos FA: CP3 foi, LBJ foi, DH foi.

    E agora, Cuban?

    F***-se! Que lolada para o dono dos Mavs! Dirk, sai enquanto é tempo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LeBron James não era FA, só o vai ser para o ano, tal como Wade e Bosh.

      Eliminar
    2. O Dirk Nowitzki não vai sair porque ele recebe um balúrdio e ninguém queria pagar aquele salário. Quanto aos Mavs, parece que agora se viraram para Andrew Bynum.

      Eliminar
    3. Papa Valdemares07/07/13, 16:44

      Não percebeste. Eu não estava a falar apenas deste ano, mas de todo o processo pós-título.

      Agora até já o Devin Harris foram re-adquirir.

      Eliminar
    4. fabio o lebron era FA quando foi para os Miami

      Eliminar
    5. Ah está bem, peço desculpa Papa Valdemares.

      Eliminar
  3. Já agora, não acham que falta alguém que ajude o Westbrook (vamos ver como volta) e o Durant no ataque? Estive a ver possíveis SG para os OKC:

    - Monta Ellis (Milwaukee Bucks)
    - Jamal Crawford (Los Angeles Clippers)
    - DeMar DeRozan (Toronto Raptors)
    - Danny Green (San Antonio Spurs)
    - Corey Brewer (Denver Nuggets

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a situacao dos okc nao e facil, nao querem chegar aos valores do cap em que se paga mais impostos, dai nao terem renovado com o martin. o danny green/brewer nao sao necessarios, visto que nao criam jogo, monta ellis e derozan, nem defendem bem(principalmente o ellis) e sao muito caros. o crawford talvez fosse possivel nao sei, mas tb n e grande espingarda a defender.

      ainda vao contratar alguem, no maximo 4/5 milhoes, mas nao sera um grande nome. acredito mesmo que a esperança dos dirigentes esteja na evolucao do jeremy lamb, este sim foi a peça principal do negocio do harden

      Eliminar
    2. Sim, concordo, mas quando estava a falar até podia ser um 6th man, porque em princípio Sefolosha deverá ser titular (só defende). Mas também Ellis para o banco não é sensato.

      Eliminar
    3. eu percebi perfeitamente o que querias dizer :) os okc jogam com um 2 titular defensivo, tendo depois um marcador de pontos a sair do banco. apenas referi que essas opcoes ou nao sao as mais indicadas, ou sao caras de mais. acredito mesmo que o 6th man de okc este ano seja mais um conjunto de jogadores, tanto reggie jackson e principalmente jeremy lamb vao ter um papel mais relevante este ano. acredito ainda num free agent experiente para o banco(relativamente assessivel) com qualidade para ajudar, falava se em dorell wright mas esse ja foi para alguma equipa(n me lembro), mas sera alguem do genero

      Eliminar
    4. Dorell Wright está nos Trail Blazers.

      Eliminar
  4. E agora o que será dos Lakers, sem o Howard, CP3, renovou com os Clippers, Josh SmitH tambem nao foi quais são as alternativas? KB24 esta lesionado, Nash entre a velhice e as lesões. Se nada for feito tem são os primeiros candidatos a conseguir a primeira escolha do draft de 2014 o A.Wiggins

    ResponderEliminar
  5. Não sou um grande fã do Josh Smith e muito menos dos Detroit Pistons, mas agora contra aquele backcourt Smith-Monroe-Drummond vai ser duro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. querias dizer frontcourt :) o backcourt, esse e fraquito

      Eliminar
    2. Acredito que seja duro no sentido literal da palavra, mas nada mais que isso, por enquanto. O Monroe e o Drummond ainda têm muito para desenvolver e o resto daquela equipa é o que se sabe. Acho que foi uma péssima escolha do Smith. Não sei se os Rockets tinham espaço salarial para ele, mas li que pareciam estar interessados e nesse caso era óptimo para ele, não só porque quase de certeza que seria titular, como estaria numa equipa com um longo futuro pela frente,se tudo correr bem.Só que como é habitual, o dinheiro falou mais alto. Só vejo essa razão para ele ter ido para Detroit...

      Eliminar
    3. Sim, Simões, foi um lapso.
      Saibro, também acho que foi um tiro ao lado, mas provavelmente e como referes, o tecto salarial dos Rockets já não chegava para ele depois das compras do ano passado - Harden, Lin, Asik -. Mas a ser assim, também não entendo as especulações sobre o facto de se quererem juntar uma vez que já tinham jogado juntos quando eram estudantes.

      Eliminar
    4. se o smith fosse para houston era smp atraves de sign-and-trade, o que tornava possivel o negocia, visto que os rockets n tinha cap para assinar normalmente. ai o importante seria mesmo o que os hawks receberiam dos rockets, secalhar n chegaram a acordo, e preferiam perder o smith a 0, de forma a libertar salario para o futuro, visto que nao sao uma equipa para o presente.

      Eliminar
    5. Vic, o Howard e o Smith são best friends. E smp quiseram voltar a jogar juntos. Só por isso

      Eliminar
    6. Precisamente por causa disso, Kiko. Não era mais normal ele assinar pelos Rockets. É que tinha tudo a favor: Howard, uma equipa com ambições...Mas pelo que me apercebi, provavelmente o dinheiro falou mais alto. O que demonstra um pouco do que tem sido a carreira de Josh Smith: está ali para ganhar dinheiro, e os títulos vêm (se vierem) por acréscimo. Falta de ambição.

      Eliminar
  6. Não estou muito confiante com a ida de J-Smoove para Michigan, mas só o tempo poderá avaliar concretamente esta escolha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Kevin McHale, como jogador, tinha um repertório verdadeiramente único e que mesmo ninguém conseguia parar na posição de poste baixo. Era um autêntico recital de movimentos no qual o defensor nada podia fazer, ficando quase com espetador.
      Depois deste meu reconhecimento ao antigo jogador gostava de fazer uma crítica à mesma pessoa, mas na qualidade de treinador.
      Então, há pouco, o Kevin McHale disse que quer o Asik a jogar com o Howard? Eu acho que eles vão andar a disputar os mesmos ressaltos entre eles. lol

      Eliminar
  7. J-Smith nos Pistons?!?!?!?!?!?!? Haja alguém com ambições desportivas!!

    Quanto aos Lakers, parece-me óbvio o caminho deles.... Abertura de CAP para Kevin Love e atacar uma das futuras estrelas do próximo draft tal como aconteceu com Kobe. Que rejeitou negociar com outras equipas e calhou como 13th só para jogar nos Lakers.

    ResponderEliminar
  8. Boas pessoal.

    Gostava de fzer umas perguntas para quem perceber mais um pouquinho das summer league que eu....

    Como é que são marcados os jogos? e a NBA que o faz por sorteio ou são as equipas que escolhem contra quem querem jogar?


    E os jogadores sem contrato que são chamados por uma equipa, se interessarem a outra equipa que não os tenha chamado para jogar por eles pode na mesma contratá-los?

    E nas summer league só jogam os jogadores que foram draftados nesse ano e jogadores que estejam a procura de um contrato ou tmb podem jogar outros jogadores que já estão há mais tempo na liga e que já tenham contratos, para ganharem ritmo e fazerem tipo pré-epoca?

    E já agora as equipas normalmente fazem amigáveis de pré-época, ou é só treinar e só jogam mesmo quando começa a época?

    ResponderEliminar