15.10.13

Boletim de Avaliação - Denver Nuggets


Enquanto nos aproximamos rapidamente do início da temporada regular (já só faltam duas semanas!), aproximamo-nos também do fim dos nossos Boletins de Avaliação. Já só faltam duas divisões e dez equipas para terminarmos a avaliação da offseason das 30 equipas da liga. Hoje vamos para a Northwest Division e começamos por uma equipa que teve um verão bastante atribulado:


BOLETIM DE AVALIAÇÃO - DENVER NUGGETS

Saídas: Andre Iguodala, Kosta Koufos, Corey Brewer, Julyan Stone
Entradas: Nate Robinson, JJ Hickson, Randy Foye, Darrell Arthur
Cinco Inicial: Ty Lawson - Evan Fournier - Danilo Gallinari - Kenneth Faried - JaVale McGee
Banco: Nate Robinson - Andre Miller - Randy Foye - Wilson Chandler - Darrell Arthur - JJ Hickson - Timofey Mosgov
Treinador: saiu George Karl, entrou Brian Shaw

Balanço: What? O que é que se passou aqui? 2012-13. A equipa mais promissora da conferência faz a melhor temporada regular da sua história. Ganha 57 jogos e tem o melhor recorde caseiro da liga (38-3). No fim da temporada tem azar e perde, por lesão, um dos seus melhores jogadores. E depois nos playoffs tem uma ronda menos boa e perde (e não só por culpa do seu desempenho, mas também porque apanhou uma equipa dos Warriors on fire).

Isso é razão para não continuar com o plano e mudar tudo? Tudo porque lhes correu mal uma ronda dos playoffs? Quando se tem a melhor temporada regular da história, uma equipa com margem de progressão e motivos para olhar para o futuro com optimismo, não há razão para mudar o plano (mas sim continuar a desenvolver esse plano).

Mas foi isso que os Nuggets fizeram. Masai Ujiri saiu para os Raptors (ok, esta não foi por decisão dos dirigentes, mas sim do próprio, que quis sair) e a partir daí sucederam-se as más notícias para os Nuggets. Decidiram não renovar com George Karl e isso custou-lhes, pelo menos, um dos melhores jogadores da equipa.

Andre Iguodala, provavelmente pelo tumultuoso início de offseason e pela incerteza em redor da equipa, supostamente recusou mais dinheiro dos Nuggets (que tinham a sua renovação como uma das prioridades da offseason) e preferiu ir para os Warriors.

E, num ápice, perderam o general manager, o treinador e o melhor defensor da equipa. E a sangria não ficou por aqui. Perderam outro dos melhores defensores na free agency (Corey Brewer) e, para dar mais espaço a JaVale McGee, trocaram ainda outros dos melhores defensores (Kosta Koufos) por um power forward irregular.

E os jogadores que foram buscar não compensam estas perdas, pois nenhum é propriamente um grande defensor. Tanto Hickson, como Foye e Robinson são bons jogadores ofensivos e nesse departamento os Nuggets estão carregados. Mas o ataque nunca foi um problema para eles. A defesa, sim. No ano passado, com aqueles jogadores, a defesa melhorou bastante. Esta temporada, deve dar um passo atrás.

Mas nem tudo foi mau e esta offseason teve alguns pontos positivos. Renovaram com Mosgov, que dá uma ajuda nos ressaltos e na defesa. Não tanta como Koufos, mas alguma.
E fizeram um excelente contrato com Nate Robinson. Apesar de, como dissemos atrás, o ataque não ser o problema desta equipa, por 2 milhões por ano vale mais do que a pena contratar o pequeno grande Nate.

E, em princípio, também escolheram um bom novo treinador. Brian Shaw era há muitos anos candidato a um lugar como treinador principal e todos o apontam como um dos mais promissores treinadores da liga. Mudar de treinador obriga sempre a uma fase de transição, mas pelo menos pode compensar no futuro.

Pelo menos, a offseason não correu tão mal como podia ter corrido e como parecia que ia acontecer em Julho. A aposta, agora, é no futuro e no desenvolvimento dos jovens e têm um bom grupo para desenvolver. Mas, de qualquer forma, foi um desnecessário passo atrás e encontram-se agora numa desnecessária fase de transição e construção. 

Pelo menos, não partem do zero e têm já uma boa base. E potencial para o futuro. E isso é o que salva a offseason de ter sido péssima.

Nota: 9

1 comentário:

  1. Consideram que Nate Robinson terá um papel importante nesta equipa como role player? Vejo-o mais como aposta nos Nuggets a SG...

    ResponderEliminar