8.12.13

Bater Bolas


No Bater Bolas de hoje não vou responder a nenhuma das questões que enviaram esta semana, mas vou antes falar das vossas respostas ao nosso questionário. Recebemos muitas respostas, muitos comentários, muitas opiniões e sugestões e não caíram em saco roto. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre isso e sobre as novidades nos comentários:


Começando pelas coisas boas, fiquei contente por saber que muitos de vocês estão em sintonia com a nossa filosofia. Muitos disseram que o que mais gostam no SeteVinteCinco são os artigos de opinião e as análises. Alguns disseram que gostavam de ver também notícias e resultados dos jogos, mas a maioria apontou os artigos originais como o melhor daqui. 

De facto, o meu objectivo desde o início foi ter um espaço de reflexão, opinião, análise e comentário sobre a NBA e não apenas uma página de notícias e resultados. Porque esse tipo de informação está disponível em todo o lado, em centenas de sites (e no site da própria NBA). 
Pessoalmente, para saber resultados, classificações e notícias vou à fonte e penso que nenhum site ou página portuguesa poderá alguma vez rivalizar com os sites originais (nenhum site português vai alguma vez dar uma notícia dessas em primeira mão, apenas repetem o que foi anunciado na NBA ou na ESPN). Nada contra sites e páginas que fazem isso (há espaço para todos, temos todos objectivos diferentes e ainda bem que há variedade), mas não é esse o tipo de página que queremos ser. 

O que quero é acrescentar alguma coisa à discussão e produzir conteúdo original (e também partilhar algum do melhor conteúdo que é feito por esse mundo fora). Aqui sabem que podem encontrar uma opinião pessoal e original sobre o que acontece na NBA. O meu objectivo nunca foi que pensassem "deixa-me ir ao SeteVinteCinco o ver o que aconteceu hoje na NBA", mas sim "deixa-me ir ao SeteVinteCinco ver o que o Márcio pensa sobre o que aconteceu".

De qualquer forma, têm aí na barra do lado direito os widgets da ESPN, onde podem ver os resultados, classificações e notícias e essa informação também está disponível. Apenas não acho tão relevante e valioso fazer posts com isso (a menos que seja alguma noticia ou evento mesmo importante e impossível de ignorar). 

___

Passando às coisas menos boas, aquilo que muitos apontaram como mais negativo foram os comentários e a falta de participação e interactividade nos mesmos. Muitos disseram que gostavam dos comentários "ao vivo" e da discussão que gerava (a saudável) e que sentiam falta disso. Eu concordo plenamente.
Porque outro dos objectivos do blogue sempre foi ter a vossa participação e ouvir as vossas opiniões sobre os temas abordados. Os meus posts são apenas a minha opinião. E gostava que fossem apenas o início da discussão. Que pensassem também "deixa-me ir ao SeteVinteCinco ver o que o pessoal pensa sobre o que aconteceu".

Infelizmente, a vossa participação não tem sido a mesma desde que colocámos a moderação nos comentários. Por isso, para tentar melhorar essa parte (e também porque a plataforma de comentários do Blogger é bastante limitada e não conseguimos ter um controle sobre os comentários que nos permitam retirar a moderação), vamos experimentar uma nova plataforma de comentários, a Livefyre.

A maior e melhor novidade desta nova caixa de comentários? Não tem moderação e os comentários são publicados automaticamente. E têm várias opções: podem comentar com o vosso perfil do Facebook, do Google+, do Twitter ou de mais uns quantos.

(se não tiverem conta em nenhum destes sites, podem continuar a usar a caixa de comentários do Blogger, mas esses continuam a ter moderação e não serão publicados automaticamente; mas de qualquer forma, eu vejo regularmente se tenho comentários para aprovar e sou rápido a publicá-los).

Para além disso, o Livefyre tem várias funcionalidades que o Blogger não tem: podem fazer likes nos comentários, podem partilhá-los, podem taggar pessoas e podem acompanhá-los em tempo real (não precisam de refrescar a página para actualizar os comentários). Esperamos por isso que experimentem a nova caixa de comentários, que participem e que voltemos a ter uma discussão mais alargada e saudável.


E muito obrigado a todos pelas respostas ao questionário e pelas vossas opiniões e sugestões!

1 comentário: