16.6.14

Habemus Campeão!




16 comentários:

  1. Papa Valdemares16/06/14, 05:20

    Que vingança... E não é dos Spurs relativamente aos Heat, mas dos Spurs relativamente ao modo inacreditável como, há um ano, entregaram o título a Miami.

    Era evidente que os Spurs, este ano, tinham um único horizonte: voltar às finais, enfrentar os Heat e repor a ordem natural das coisas.

    E fizeram-no de uma maneira soberba. Foi um atropelamento e fuga e... mais uma derrota para LBJ, um atleta que tem mais finais perdidas do que ganhas (se não me equivoco).

    E agora?

    a) Duncan retira-se?

    b) Popovic retira-se?

    c) O trio de Miami separa-se?

    P.S. HÁ QUANTOS ANOS ANDAMOS A OUVIR FALAR NOS VELHINHOS DE SAN ANTÓNIO E QUE CADA ÉPOCA ESTÃO ACABADOS E NÃO VÃO A LADO NENHUM?

    P.S.1. Ponham lá o senhor Popovic ao lado dos grandes técnicos da NBA, se fazem o favor. Ele é o homem que exemplifica o conceito de EQUIPA (mas eu não percebo nada disto; sou mais um opinador de tasca...).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pessoalmente acho que foi mais uma derrota para a equipa de Miami, LBJ em praticamente todas à excepção da final contra os Mavs (aqui esteve claramente a baixo ) foi o melhor jogador das finais (MVP) e cumpriu a parte de melhor jogador, teve foi alturas em que a equipa ajudou um pouco e outras que esteve quase sozinho em campo…

      Eliminar
  2. 1 jogador contra a melhor "EQUIPA" da NBA só poderia dar nisto…e sinceramente esta derrota dá que pensar, se ainda fossem derrotas em que se nota-se que uma equipa era superior a outra porque tinha melhor circulação de bola (coisa evidente nos spurs) ainda era uma coisa mas estas derrotas notaram que de BIG THREE nesta equipa já não existe nada, existe o melhor do mundo a fazer bons jogos contra a melhor equipa da nba e os colegas de equipa a ver jogar…sem PG com Wade, Bosh a jogar como simples role players não dá, alem do mais R.Allen, C.Anderson não deram grande contributo nas series…foi mesmo uma final de Lebron vs Spurs…salvo uma ou outra prestação de R.Lewis francamente positiva. E nem acho que isto tudo seja por causa da qualidade de jogadores mas sim pela sua entrega em campo onde a intensidade e o compromisso de L.James é totalmente diferente dos demais e isso nota-se nas estatisticas e não é por ser o melhor do mundo é mesmo pelo profissionalismo e competitividade do jogador coisa que no Bosh, chalmers e neste Wade não se vê….

    SUPRS CAMPEÕES !!!!!! SIMPLESMENTE A UNICA EQUIPA QUE JOGOU A FINAL, DO OUTRO LADO FOI 1 JOGADOR COM MAIS QUATRO JOGADORES A OCUPAR A QUADRA .

    ResponderEliminar
  3. Lebron 5 jogos 57.1% Lançamentos 51.9% triplos 7.8 Ressaltos 4 assist 2.0 Roubos de bola 28.2 pontos

    uma equipa que perde 4-1 nas finais com um jogador a fazer 30 ptos por jogo com eficácias de 60% de lançamentos só mostra o quanto os colegas de equipa contribuíram…até a própria estatística das assistências de Lebron mostram isso visto que 4 são poucas para o tipo de jogador que Lebron é mas tb ele não pode meter as bolas lá dentro por eles :/ …Na NBA existe uma um BIG TWO em OKC, uma super equipa (SPURS) e depois varias equipas com bons jogadores ou com bons colectivos para animarem a época…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo Dias16/06/14, 12:55

      Se vamos por aí... é comparar com os números de Jordan qd a equipa não carburava e ele tinha de fazer tudo...

      Por outro lado, um colapsa com um pavilhão a 30 graus; o outro ganha um jogo com números astronómicos e 40 graus de febre no corpo.

      No final de contas, foi um show de básquete.

      Eliminar
    2. Paulo Dias dizes coisas sem sentido…queres comparar a lesão do LBJ com uma febre?? lol tu com febre não estas a 100% ou seja não estas no maximo das tuas capacidades, estas debilitado mas consegues jogar ainda para mais jogadores daqueles que tem uma equipa medica a prepará-los para o jogo, a lesão que LBJ teve simplesmente impedia-o de mover, nao conseguia correr ou seja não conseguia ajudar a equipa não era uma tempertura corporal elevada tipo…nao tem nada a ver uma coisa com a outra nem existe comparação possivel…

      numeros de jordan??? que tem? tem pior percentagens de lançamento, tem mais 4 ou 5 pontos de media e menos ressaltos e isso tudo numa equipa muito melhor que esta dos Miami Heat….

      dizes cada coisa…isto é um desporto colectivo se num lado tem a melhor equipa do mundo e no outro tem 1 jogador a ser o maior ressaltador, o maior marcador, o que define o ataque, o melhor defesa e o resto da equipa tem no maximo exibições ofensivas a rondar a dezena de pontos e a rondar a meia duzia de ressaltos queres o que?? lol se miami até tivesse estado na luta durante estes jogos certamente os stats de Lebron ainda seriam mais monstruosos pq não haveria aquelas alturas do jogo em que a equipa desiste da vitoria pq já esta longe…da mesma forma que percebe-se logo pelas assistencias que lebron fez que a equipa não ajudou pq o estilo de jogo dele manteve-se apenas não entravam as bolas que ele mandava para os colegas

      Eliminar
    3. vai ver os stats de scottie pippen, do Rodman e dos outros colegas de Jordan nas finais vê as percentagens de lançamento e os ressaltos e depois volta a comentar…falando nesses dois apenas um tem uma media de 20 pts, tendo alguns de 30 ptos nas finais e outro com medias de mais de 10 ressaltos por jogo…isso são jogadores a participar na partida (na defesa ou no ataque)…vais ver jogadores dos heat este ano e tens PGs com estatisticas quase nulas em todos os sectores, vês os outros "BIG TWO" com estatisticas muito fracas e percentagens baixas…ha tanta mania de ENDEUSAR feitos sem comparar e analisar factos…mas ok ;)

      Eliminar
    4. Rui Remígio17/06/14, 01:14

      Ó meu, teoricamente, quanto menos equipa um tipo tem, mais «brilha», mais os seus números pessoais são inflacionados.

      Uma coisa é certa: se os Spurs não tivessem bobeado, LBJ tinha cinco finais e um título. O resto é história.

      Eliminar
    5. a equipa de Lebron é assim tão má? chegam a 4 finais e de repente é só Lebron? Qtas finais tinha Lebron antes de estar nos Heat? E agora? As finais são onde ele tem de se revelar. E n pode ser o AC estar a 36º q te faz parar. Antigamente todos jogavam a essa temperatura no estádio dos Celtics.. Como se explica um jogador q está a penetrar tão bem de repente abdicar do jogo como Lebron fez no jogo 5? Se a equipa está toda a falhar pq não atacar mais? Se calhar mais vale preservar essa boa % de lançamento do q estar a forçar e correr o risco de estragar as estatísticas. Afinal smp importam mais estatísticas q campeonatos. Mais vale sair a 6 minutos do fim de 1 jogo do q tentar vencer... Como dizes e bem há tanta mania de ENDEUSAR.. e mais não digo. 2/5 não se compara a 6/6. Para mim chega de o compararem a Jordan. Qdo o fizerem é só para eu rir

      Eliminar
    6. kiko mas queres que fale de que??? Eu digo que perdeu graças a equipa porque foi o que aconteceu, basta olhar para as estatísticas do jogo e ter visto as finais para dizer isso…PGs sem fazer absolutamente nada, 2 jogadores considerados super estrelas com stats de jogadores banais e os restantes jogadores sem contribuirem…Lebron não joga para as estatisticas simplesmente é um jogador cerebral, até deves pensar que se atacar o cesto 2 ou 3 vezes contra os spurs eles não vao começar a reforçar ainda mais a zona lol tu deves pensar que o basquetebol é um jogo de consola em que pegas no comando e toca a atacar o cesto o jogo todo…alem do mais existe muito mais para alem disso e como desportista consegues ver isso, tu podes até estar a fazer muito mas se a tua equipa nao ajudar e a outra equipa estiver a praticar um bom jogo e a manter a distancia ou até dilatar tu começas a ver que não é possivel e não tem a ver com os jogadores, todos são assim…da mesma forma que digo o Lebron teve os stats que teve e podia ter tido mais pq no jogo 1 saiu lesionado quando ele colocou o jogo empatado inclusive até por cima, jogo 3 já nao havia volta a dar, no jogo quatro construiu os numeros todos no incio mas depois a diferença no marcador tornou-se tao grande que….

      o teu conceito é " a minha equipa não me ajuda ai e tal é jogar sozinho e mandar cestos de todo lado e de toda a maneira nem que para isso ainda prejudique mais a equipa, até pq a equipa adversária nem me vai marcar mais intensamente nem nada" ok kiko fica lá com o teu conceito de basquetebol e de desportos colectivos…

      Jordan foi o melhor de sempre mas tinha uma equipa, até pq quando nao teve uma equipa nesses anos não ganhou…mas enfim são conceitos diferentes..

      Eliminar
    7. Cãibras? Desisitir de um jogo de uma final da NBA por causa de cãibras? Não vou dizer muito, mas vê se puderes o jogo da final de 1988, dos Pistons contra os Lakers, em que o Isiah Thomas tem uma lesão brutal no tornozelo e continua a jogar literalmente ao pé-coxinho. Conclusão marcou cestos incríveis, fez 25 pontos no 3º período e acabou o jogo com 43 pontos! http://watch.nba.com/nba/video/channels/nba_tv/2013/08/26/isiah-thomas-1988-finals-game-6.nba
      O caminho mais fácil teria sido sair de campo mas as grandes estrelas, os grandes jogadores que querem e assumem o jogo nos momentos decisivos não o fazem. Estou a falar de Jordan, Magic, Bird, Kobe e alguns outros. Já o Lebron, apesar de excelente atleta e jogador, está muito distante destes neste aspecto de liderança...

      Em relação à comparação com o Jordan, não existe comparação da qualidade dos companheiros do Lebron com a dos companheiros do Jordan na equipa de 1991. Miami é superior nesse aspecto. A diferença está na liderança. E eu não era fã dos Bulls e do Jordan mas tenho de admitir isso.
      Outro aspecto é que o Jordan aguentou os anos em que não tinha equipa para crescer e construir uma equipa à volta dele. Já o Lebron preferiu escolher (uma vez mais) o caminho mais fácil: encontrou-se com outras duas estrelas da NBA e escolheram uma equipa para onde iriam jogar.

      Quanto a esta final, não há mais nada a acrescentar: vitória indiscutível da melhor equipa e do melhor treinador. É incrível o que a equipa toda faz. Excelente final!

      Eliminar
    8. Jogar com um Pippen que nos faz a papinha toda a defender o melhor jogador é mais e ainda por cima mais novo... Já o Wade foi simplesmente ridículo.. E ter 1 bicho defensivo como o Rodman ajuda só um bocadinho digo eu..
      Ah e jogar com um Shaq também daria jeito

      Eliminar
    9. PMP dizes tantas coisas sem nexo…ex-jogadores e o próprio magic já vieram dizer que numa situações dessas não dá para jogar muito menos forçarias a tua condição física no jogo 1 de uma final que tem no mínimo 4 jogos…mas se calhar tu não tens qualquer noção de desporto…o que é liderança para ti??? kobe é mais lider que Lebron? humm…Kobe que levou a equipa ao estado que está devido as imposições salariais? Kobe não foi lider…era o scorer da equipa mas comparar a liderança de Lebron com a de Kobe é algo equiparável visto que nos primeiros anos ele não era a estrela da companhia mas sim um outro monstro chamado Shaq, depois teve uma equipa madura com grandes companheiros de equipa um lider de equipa Fisher e o melhor treinador da NBA que colocava-os a jogar mesmo basquetebol….onde é que viste a liderança de kobe?? Kobe era o scorer da equipa que tinha os melhores BIGs da NBA que lhe complementavam o trabalho ou achas que os Lakers ganhavam os jogos com as estatisticas de kobe? se não tivesse um jogo interior tão forte com os bigs todos que teve para ganhar a luta por ressaltos no cesto contrario ou para arrastar defensores com eles, um MWP que apesar das palhaçadas que fazia era um grande defensor…se não fosse isto tudo ele não ganharia nada…

      dizes que PIPPEN e RODMAN não era nada??? Estas a falar de um HOF considerado dos melhores de sempre a defender e que a acrescentar isso tinha medias de finais com vinte e tal pontos tipo :/ …Rodman era um que mostrava que estava presente na zona do cesto…Miami que tem? um SG (Wade) com joelhos todos num canho, um jogador a Center que ganha cerca de 3 ou 4 ressaltos por jogo, não tem simplesmente PG tipo…

      Não quero fazer comparações pois quem começou isso foi alguem que respondeu ao meu comentário…apenas digo que este ano MIAMI PERDEU PORQUE NÃO TEVE ABSOLUTAMENTE NINGUEM A ACOMPANHAR LEBRON…os jogos dos colegas de equipa foram vergonhosos para o estatuto que tem na NBA, estas a jogar contra uma grande equipa Spurs recebes milhões, és bi-campeão da NBA e alguns são considerados All-star tens que fazer muito muito mais pq até jogadores do banco dos spurs faziam mais…isto não é desculpar nada isto é fazer uma analise a final, é um jogo colectivo e a analise da equipa de miami é esta…não esta em causa o sentido de liderança de ninguem nem comparações com jogadores/exjogadores mas sim esta em causa a qualidade da equipa que perdeu…no futebol se a colombia perde com o brasil por 6-4 o falcao marca 4 golos criando as jogadas de golo e o resto da equipa sofre golos estupidos compromete na defesa e não cria jogo ofensivo tu não vais chegar ao final do jogo e dizer que o falcao é que não é bom pq se fosse ganharia ao brasil :S

      Os spurs tem grande equipa, tem grande treinador, merecem este campeonato e até é natural o titulo mas Miami heat devia ter feito muito mais, Chalmers,wade,Bosh deviam ter contribuído com alguma coisa assim como jogadores exteriores deviam ter contribuído pq do outro lado eles contribuiram e nem por isso os lançamentos foram mais facilitados nem a presença de Pop faz com que os jogadores lancem melhor…

      continuo sem perceber porque é que na NBA existe tantos adeptos com uma noção tão estranha de um jogo colectivo…mas pronto lá veio esta discusão pq disse que Lebron não teve ajuda, coisa que qq pessoa diria vendo os jogos e analisando as estatisticas dos colegas de equipa…

      Eliminar
    10. Falar de Jordan para comparar comportamentos, visão de jogo ou espírito de liderança com James, torna-se sempre penoso para quem defende...James. Porque geralmente os argumentos são rebatíveis.
      Quando se fala da equipa de Jordan com Pippen sendo considerado um dos melhores jogadores da NBA e Rodman, o monstro dos ressaltos, esquece-se propositadamente que antes, já Jordan tinha conquistado 3 campeonatos 3, com uma equipa, onde o jogador mais notável a seguir a Jordan era Pippen ainda na sua fase de aprendizagem, com 3 anos de NBA, e a quem Barkley na altura criticava a falta de agressividade e até de algum temor perante adversários mais agrestes como eram alguns Pistons da altura, ou mesmo o próprio Barkley. Foi essa equipa, cheia de promessas como Pippen, Grant, etc, que ganhou campeonatos a equipas recheadas de super estrelas, como os Lakers de Magic e Wothy, ou os Blazers de Clyde Drexler.
      O que realmente diferencia e muito os dois jogadores, é a atitude perante o jogo. E aí, Jordan é imbatível. E se quisermos ir mais além na comparação entre os Chicago do 1º threepeat e os Miami, pode-se dizer que Jordan foi buscar jogadores jovens moldando-os à sua maneira, James optou pelo mais fácil: foi buscar mais duas estrelas e outra em fim de carreira, mas que ainda podia dar uma ajuda inestimável. E agora, consta que quer ir buscar Anthony a NY. Claro que assim é fácil. Só falta mesmo quererem ir buscar Rose a Chicago ou Paul aos Clippers.
      Realmente, facilitava muito mais a coisa,

      Eliminar
    11. Malaik0, não percebo o motivo dessa ira para essas acusações pessoais. Podes achar que não tenho noção do desporto, apesar de ter sido jogador profissional da modalidade, mas isso não passa de uma opinião…

      Começando pela questão do Kobe, existem duas fases. Uma primeira fase, que tu referiste e bem, que contempla o período em que tinha o Shaq na equipa e mesmo nos anos seguintes à sua saída, em que era um jogador bastante individualista, forçando inúmeros lançamentos e com atitudes pouco profissionais. E outra fase em que, coordenado por um dos melhores treinadores da modalidade, se tornou num jogador mais completo, menos individualista, sacrificando-se em prol da equipa e que nos momentos decisivos do jogo assumiu o seu papel de líder para decidir jogos e finais com cestos ou passes decisivos (algumas bem outras mal, como é natural em todos). E é este último a que me refiro. Agora concordo perfeitamente que o Kobe, no aspecto de líder de equipa, se encontra um pouco distante do Jordan, Magic e Bird. Mas, na minha opinião e de alguns jogadores actuais como o Kevin Durant (para mão falar noutros), superior ao Lebron. O papel do líder é também saber retirar o melhor dos seus colegas, puxar por eles, melhorar o seu jogo, e isso, na minha opinião, o Lebron não o faz como estes jogadores que te mencionei. Não me recordo de nenhuma destas estrelas ter deixado a sua equipa e junto com outras estrelas terem fabricado uma equipa para serem campeões. E isso, aliado a outras atitudes menos profissionais, acompanhará para sempre o Lebron.

      Quando falas em coisas sem nexo, sim, não tem nexo algum fazeres menção ao Rodman na equipa dos Bulls de 1991. Talvez pela idade que tens ou por teres começado a ver NBA bastante mais tarde, não saberás qual era essa equipa mas eu digo-te: Pippen, Horace Grant, Bill Cartwright, John Paxon e Jordan. Nem te vou falar no banco que era bastante medíocre. E foi com esta equipa que o Jordan se tornou campeão pela primeira vez. Mas antes disso, teve equipas bastante abaixo deste nível, em que aguentou anos e anos com jogadores ainda piores mas sobre as quais se construiu em que ele ajudou a construir uma equipa de sucesso. Claro que poderia ter escolhido o caminho mais fácil, mas não seria a mesma coisa. E eu, como te disse anteriormente, eu não era fã dos Bulls e do Jordan, pelo contrário, era de um dos grandes rivais (Magic e Lakers). Mas na noção que tenho do basket (que para alguns pode ser sem nexo), sei admitir que o Jordan foi o melhor jogador que já vi jogar.

      Para finalizar, há que aprender a lição de jogo colectivo que os Spurs deram nesta final. Isto sim, é jogo de equipa!

      Eliminar
  4. Não sou adepto nem dos San Antoni nem dos Miami, apesar de ter torcido pela vitória de San Antonio, mas devemos ter respeito por quem perde. Uma equipa que chega em 4 anos CONSECUTIVOS as finais, seja de que modalidade,for, não pode ser má. Lebron continua a ser o rei não é por ter perdido esta ano que deixa de o ser. O "nosso" CR7 já joga em Madrid ha 5 anos e só este ano é que venceu a liga dos campeões, e não é por isso que deixou de ser um dos melhores do mundo nas 4 épocas anteriores. As grandes equipas têm uma filosofia e identidade de jogo não nos podemos esquecer que foi o big 3 que pos Miami no Topod a NBA, portanto passará por eles o futuro dos Miami. Portanto não acredito em revoluções profundas em Miami. Acredito sim que possa haver mudanças nos role players de Miami com a aquisição de 2/3 jogadores bons, mas mudanças profundas não pois isso seria catastrófico e contra a identidfade de uma equipa e quando uma equipa não é fiel à sua identidade acontece catástrofes como podemos ver no mundial de futebol nos Jogos Espanha 1 Holanda 5 e Uruguai 1 Costa Rica 3.

    ResponderEliminar