11.10.14

Boletim de Avaliação - Atlanta Hawks


Duas já estão, vamos à terceira e última divisão do Este. E para começar a análise das equipas da Southeast Division, vamos até Atlanta e a uma das equipas que mais manchetes fez este Verão:



Boletim de Avaliação - Atlanta Hawks

Saídas: Lou Williams, Gustavo Ayon, Cartier Martin
Entradas: Thabo Sefolosha, Kent Bazemore, Adreian Payne (15ª escolha no draft)
Cinco Inicial: Jeff Teague - Kyle Korver - DeMarre Carroll - Paul Millsap - Al Horford
No Banco: Shelvin Mack - Dennis Schroder - Thabo Sefolosha - John Jenkins - Mike Scott - Adreian Payne - Elton Brand - Pero Antic
Treinador: Mike Budenholzer

Balanço: Fizeram manchetes, mas não por razões basquetebolísticas. A maior agitação que se viveu em Atlanta nesta offseason foi mesmo a polémica das declarações racistas de Danny Ferry. De resto, nenhum nome maior, nem nenhuma grande mudança.

Entraram na free agency com flexibilidade e cerca de 10 milhões de espaço salarial. Trocaram Lou Williams por John Salmons, que dispensaram, para ficar ainda com mais espaço e perseguir um nome grande.

Precisavam de equilibrar mais o plantel (tinham muita gente interior e poucos extremos e jogadores exteriores), necessitavam idealmente de um small forward (DeMarre Carroll é o único no plantel) e havia vários free agents disponíveis nessa posição e nesse patamar (Luol Deng, Chandler Parsons, Gordon Hayward, Trevor Ariza, Paul Pierce). Mas não conseguiram nenhum.

Conseguiram, pelo menos, renovar os jogadores que queriam manter (alguns role players e suplentes importantes na época passada como Shelvin Mack e Mike Scott) e conservar o grupo que tinham (e que este ano vai ter Horford de novo).

No draft, Adreian Payne pode revelar-se um roubo e uma das surpresas do draft (que não tem obviamente o potencial de Jabari Parker, mas era a par deste um dos jogadores mais preparados para contribuir no imediato) e encaixar bem nesta equipa (um jogador interior que ressalta e lança bem)

E acrescentaram Thabo Sefolosha (para ajudar noutra área que precisavam: defesa do perímetro) e Kent Bazemore (que fez uma boa Summer League, mas é um jogador marginal).

Não fizeram nenhuma contratação de relevo, mas pelo menos não se precipitaram ao não conseguir nenhum nome maior e não pagaram de mais por algum free agente mediano. Mantiveram-se no seu caminho e não perderam a flexibilidade futura (se para o ano não renovarem com Millsap, podem ter um substituto em Payne e ainda mantém espaço salarial para ir atrás de outro free agent).

Não melhoram grande coisa (mais um pouco de defesa exterior e profundidade no backcourt e jogo interior), mas conseguiram manter a boa equipa que tinham, sacar no draft uma peça que pode surpreender e, ao mesmo tempo, manter opções em aberto para o futuro. Podia ter sido muito melhor, mas não foi mau.

Nota: 11


(nota - não das de avaliação, mas das de aparte:
Na 43ª posição do draft, seleccionaram Walter Tavares, o primeiro cabo-verdiano de sempre a ser escolhido no draft. Tavares é um gigante - 2,21m - de 22 anos que joga basquetebol há apenas 5 - começou a jogar basquetebol aos 17 anos, quando um turista alemão o descobriu em Cabo Verde. Joga actualmente no Gran Canaria, da ACB, e, para já, é lá que vai continuar a jogar. É um jogador com potencial, mas ainda um projecto, que fez a Summer League com os Hawks  - 6 pts, 6.8 res e 1.5 dl, em 20.7 min/jogo - e que estes poderão no futuro levar para a NBA.)


(a seguir: Southeast Division - Charlotte Hornets)

6 comentários:

  1. Vai haver fantasy league este ano?

    ResponderEliminar
  2. Vai haver fantasy league este ano?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, este ano não vai haver Fantasy League. Não tenho disponibilidade para organizar e gerir isso e para lhe dar a atenção que precisa. E para não fazer bem ou ficar ao abandono ou em piloto automático, prefiro não fazer.

      Eliminar
    2. Paulo Dias12/10/14, 19:15

      Man... já me «estragaste» o dia.

      Eliminar
  3. E se a malta ajudar achas que nao conseguimos fazer isso?

    ResponderEliminar
  4. Se houver fantasy please convidem-me que eu alinho ... jogo com uns amigos na espn , mas mais 1 jogo é sempre bom ..

    ResponderEliminar