6.1.15

A troca que mandou o Twitter abaixo


Parecia que não ia ser uma boa noite para os lados de Oklahoma City. Quando Dion Waiters foi retirado do cinco (e do banco) mesmo antes do jogo entre Cavs e Sixers e começou a correr a notícia de que ia ser trocado para OKC, os primeiros rumores diziam que Reggie Jackson ia, no sentido contrário, para os Knicks. Trocar Jackson por Waiters (mesmo com a possibilidade de não conseguirem manter Jackson no final da temporada) era um grande downgrade para os Thunder e uma péssima troca. 

Isso acabou por não se não se confirmar e acabou por ser uma boa noite para a equipa de Durant e Westbrook. Também não foi uma noite má para os Cavs. Nem para os Knicks (ou para estes foi, mas era exactamente o que eles queriam). 


Vamos lá então ao balanço do negócio que quebrou o Twitter ontem à noite. Mas vamos fazê-lo de forma um pouco diferente. Vamos analisar a troca a partir das declarações oficiais das equipas e traduzir para aquilo que as mesmas querem realmente dizer:

O que os Thunder disseram:
"Dion Waiters is a player that we’ve tracked and liked since his time at Syracuse, in the NBA, and with USA Basketball. Dion provides another proven scorer that positively impacts our roster and adds depth and flexibility. We have a lot of respect for his toughness and competitiveness, and believe that he is a physical playmaker who will enhance the versatility of our team. We are excited to welcome Dion to Oklahoma City and the Thunder organization."

O que queriam dizer:
"Como não sabemos se ficamos com o Reggie no fim da época, mais vale precaver. E, para além disso, matamos dois coelhos duma cajadada: reforçamos o banco e adicionamos o shooting guard marcador de pontos e criador de jogo que não temos desde que o Harden se foi embora, e, ao mesmo tempo, arranjamos um plano B para a eventualidade do Reggie sair. Ficamos melhores este ano e prevenimos o futuro.
Sim, não é uma aposta segura e temos de ver como corre. O potencial está lá, mas o Dion ainda não mostrou que pode ser um contribuidor consistente e regular. Vamos ver como ele se adapta a jogar sem bola, como encaixa no ataque a jogar com o Reggie, como se porta na defesa e se consegue estabelecer o seu lugar na rotação. Mas por Lance Thomas e uma escolha baixa no draft vale definitivamente a pena a aposta."

__

O que Phil Jackson disse:
"As our journey moves through this season, we will search for the type of players that fit the style we hope to exhibit for our fans. Our desire is to improve our ability to compete. In addition, these transactions improve our flexibility to the current roster and the salary cap for future seasons."

O que queria dizer:
"Este ano não vamos a lado nenhum, com esta equipa não vamos a lado nenhum, eu não escolhi este plantel e não é, de todo, o plantel que eu quero, por isso, é mandar tudo abaixo e construir de novo. Com esta troca e a dispensa do Samuel, poupamos mais de 20 milhões de dólares em salários e luxury tax e na próxima offseason temos mais de 30 milhões de espaço salarial para ir atrás duns free agents. Por isso, até lá, é aguentar. E vamos ver o que o Verão nos reserva. Aguentem firmes, fãs dos Knicks. Respirem fundo, meditem e pensem no longo prazo e em que melhores tempos virão."

__
O que os Cavs disseram:
"We wish Dion the best as he continues his career with the Thunder and thank him for his effort and work here with the Cavaliers. Dion is a talented player with potential ahead of him. Trades like this are always difficult to make because there are relationships and bonds built and that was the case with Dion. At the same time, we’re very excited to welcome Iman and J.R. to Cleveland. With their size and versatility, we think both Iman and J.R. can help our team on both ends of the court and we look forward to them joining us.”

O que queriam dizer:
"Nós tentámos. Tentámos usá-lo no cinco e como o nosso shooting guard titular, depois no banco e como sexto homem, mas não estava a correr muito bem. 
E transformar um shooting guard irregular e inconstante cujo maior talento é marcar pontos noutro shooting guard irregular e inconstante cujo maior talento é marcar pontos mais um shooting guard para defender no perímetro e mais uma 1ª ronda no draft - ainda que baixa - não é um mau negócio.
O Iman é o shooting guard titular que procurávamos e vai ajudar-nos bastante na defesa. E o JR pode ajudar-nos no ataque e vai melhorar o banco e a marcação de pontos da segunda unidade. Vai fazer aquilo que esperávamos que o Dion fizesse e vai ocupar o seu lugar, basicamente.
Bem, aquilo que nós precisávamos e queriamos mesmo era melhorar a defesa e queríamos o Iman. Mas para isso, tivemos de aceitar o contrato do JR. E temos esperança que corra bem. Ou pelo menos estamos a fazer figas para que corra. Ou pelo menos acreditamos que não correrá pior que com o Waiters, Afinal, marcam os mesmos pontos, são igualmente irregulares e o JR sempre lança melhor de três e é capaz de jogar melhor sem bola que o Dion. Por isso, não pode correr pior, certo? E a época não está propriamente a correr bem, por isso, tínhamos de fazer alguma coisa, certo?"

5 comentários:

  1. Quais os potencias free agents para o próximo ano que os Knicks possam querer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marc Gasol, LaMarcus Aldridge, Kevin Love, Kawhi Leonard, Jimmy Butler, Reggie Jackson, Goran Dragic, Greg Monroe, Deandre Jordan...

      Eliminar
  2. E o que achas desta contratação do Mozgov por parte dos cavaliers(em acto de desespero) ?
    Talvez dê para lutar com os bulls nas finais do Este mas parece claramente curto.
    Deixo aqui uma palavra de apreço também aos detroit num caso de "adição por subtração" desde que o josh smith saiu levam 6 vitorias seguidas e estão à porta dos playoffs no Este(tambem sabemos como é nivelado por baixo)

    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da contratação do Mozgov, falei ontem e podes ver aqui (sim, pode não dar - não deve dar - para ganhar este ano, mas ficaram mais perto):

      http://setevintecinco.blogspot.pt/2015/01/novos-cavaleiros.html

      E dos Pistons, falamos no Triplo Duplo de hoje. ;)

      Eliminar
  3. Lutar com os Bulls nas finais de Este? Para já, parece-me que dá Hawks vs Raptors...

    Cavs nunca. Só têm Lebron e pouco mais. Irving e Love são tremendamente overrated e nunca provaram nada. São apenas estrelas de equipas medíocres.

    ResponderEliminar