12.10.16

Boletim de Avaliação - Chicago Bulls


Uma divisão feita, faltam cinco (já não falta tudo!). Depois da Southeast, seguimos para a Central Division e começamos pelos Chicago Bulls, que viram um dos filhos pródigos da cidade sair e outro regressar:



Boletim de Avaliação - Chicago Bulls

Saídas: Derrick Rose, Joakim Noah, Pau Gasol, Mike Dunleavy, Aaron Brooks, Justin Holiday, E'Twaun Moore
Entradas: Dwyane Wade, Rajon Rondo, Robin Lopez, Isaiah Canaan, Jerian Grant, Denzel Valentine (14ª escolha no draft)
Cinco Inicial: Rajon Rondo - Dwyane Wade - Jimmy Butler - Nikola Mirotic - Robin Lopez
No banco: Jerian Grant - Spencer Dinwiddie - Denzel Valentine - Tony Snell - Doug McDermott - Taj Gibson - Bobby Portis - Cristiano Felicio
Treinador: Fred Hoiberg

Balanço: O surpreendente na offseason dos Bulls não são as saídas. Por muito que custem aos fãs (ou a alguns fãs), são compreensíveis e justificáveis.

Derrick Rose nunca mais foi o mesmo depois das lesões, já não era o MVP da equipa, parece que a sua relação com o actual MVP da equipa não era a melhor e, com o seu contrato a terminar no final desta época e sem interesse dos Bulls em renovar (ou, pelo menos, renovar pelos valores que ele iria querer), era melhor conseguir agora alguma coisa em troca dele do que perdê-lo depois por nada. Joakim Noah, idem; no ano passado foi uma sombra do jogador que era, tem, recorrentemente, problema com lesões e ninguém sabe se alguma vez regressará ao nível anterior.
E Pau Gasol, pela sua idade e também pelo desenvolvimento de alternativas mais jovens (Gibson, Portis e Felicio), não era um jogador que tivessem interesse em renovar.

O surpreendente são as entradas.
Dwyane Wade foi a surpresa da offseason. Os Bulls aproveitaram as turras de Wade e Riley e roubaram o nativo de Chicago aos Heat. Uma boa contratação à primeira vista, mas que nos deixa a coçar a cabeça e a tentar perceber qual o plano dos Bulls quando olhamos para a entrada seguinte.
Rajon Rondo. Que já não é o jogador que era, mas continua a ter o mesmo feitio difícil; que sem bola é um jogador a menos (nunca desenvolveu o lançamento, continua a ser incapaz de marcar um lançamento exterior e os defesas dão-lhe um metro de distância); e que pouco interesse despertou no resto das equipas.

E como esses dois encaixam com Butler é a maior incógnita desta equipa e a maior dor de cabeça para Fred Hoiberg. Um dos problemas do plantel era o encaixe Rose/Butler (e o facto dos dois precisarem de bola) e vão adicionar Rondo e Wade? Isso é o mesmo que tentar apagar um fogo com chamas.
Outra das áreas onde precisavam de melhorar era no lançamento exterior e com estes dois... pois.
Encerrar a era Rose (e Noah) e entregar as chaves da equipa a Butler faz sentido. Rodeá-lo de Wade e Rondo é que já não faz muito.

Para além do possível imbróglio dentro de campo, também no balneário pode ser uma combinação impossível. Três estrelas em fases diferentes da carreira, mas com três grandes egos, três jogadores que precisam de bola e um treinador inexperiente e que teve dificuldades em manter a disciplina e em gerir o balneário no ano passado parece uma receita para um desastre. 

Uma coisa parece certa: este é apenas um penso rápido para tentar levar a equipa aos playoffs. Porque este é o presente dos Bulls, mas não o futuro. Esse ainda não sabemos qual será.

Nota: 9


(a seguir: Central Division - Cleveland Cavaliers)

4 comentários:

  1. Paulo Dias13/10/16, 00:05

    Para onde vão estes Bulls?

    Não consigo perceber nada das movimentações que fazem ano após ano. Butler não é uma mega estrela para carregar uma equipa ao título e o resto do elenco é constituído por dois decadentes Wade e Rondo, ambos não propriamente propiciadores de um bom balneário.

    ResponderEliminar
  2. Os bulls precisavam de ir aos playoff este ano, e foi a soluçao que arranjaram para o imediato, mas que compromete o futuro. Mas mesmo assim penso que vao aos playoff e devem perder na 1ºronda

    Este:
    1º Cavs
    2º Raptors
    3º Celtics
    4º Pacers
    5º Hornets
    6º Bulls
    7º Knicks
    8º Pistons ou Magic

    ResponderEliminar
  3. Pedro Maia13/10/16, 14:13

    A sério: quem é que queria tanto Wade como o Rondo? Quem? Como disse o comentador acima são dois cancros de balneário. O Wade vai chegar ao locker room e aceitar trabalhar para o franchise player Jimmy Butler? Ahahahahahahah

    Duvidoooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  4. Stoudemire22/10/16, 00:32

    A sério: qual é a dos Bulls? Rebuild? Com entradotes na idade?

    ResponderEliminar