27.12.15

Kobe no All Star? Sim.




Os primeiros resultados das votações para o All Star trouxeram-nos (ou não) uma surpresa: Kobe Bryant é o jogador mais votado, e por muito. Kobe tem quase 720 mil votos e o segundo mais votado é Stephen Curry, com "apenas" 510 mil (LeBron James é o terceiro, com 357 mil).

E o cenário que muitos imaginavam (e muitos temiam) que pudesse acontecer vai mesmo acontecer: Kobe Bryant, na pior temporada da sua carreira (sem contar com a de rookie) e longe do seu auge, vai ser titular no All Star Game. À frente de jogadores que estão a realizar temporadas muito melhores, como Blake Griffin, Kevin Durant ou Kawhi Leonard.

Um cenário impensável para alguns e completamente injusto para muitos. Noutra temporada e em quaisquer outras circunstâncias, estaria entre os que defendem a injustiça de tal cenário. 
Porque acredito que devem ir ao All Star os melhores de cada ano. Que o All Star deve ser um prémio daquele ano. É esse o meu critério todos os anos nas escolhas e votações: quem está a jogar melhor, quem são os 12 melhores de cada conferência e quem merece essa distinção naquele ano.

Mas não desta vez. Porque esta não é só mais uma votação para o All Star. 
Esta é a anunciada última temporada de Kobe, a sua Tour de Despedida. E a Tour de Despedida de um dos melhores jogadores de sempre não estaria completa sem uma passagem pelo All Star.

Esta é uma situação especial e extraordinária, como foi, por exemplo, a de Magic Johnson em 1992. Magic já estava retirado da competição desde Novembro e nunca seria escolhido por qualquer critério competitivo ou estatístico, mas, porra, alguém imagina aquele All Star sem ele?
Tivessem ido pela justiça e pelo que era correcto em termos de números e produção em campo naquela época e teríamos sido privados de um jogo que entrou para a História e de um dos Jogos All Star mais emotivos e memoráveis de sempre.

Circunstâncias extraordinárias justificam excepções às regras. E mesmo contra a minha crença de que devem ir os melhores de cada ano, defendo que Kobe merece ir ao All Star. Porque temos de nos despedir dele também nesse palco e porque também o All Star tem de se despedir do Black Mamba. 
Kobe Bryant no All Star? Claro que sim!

Sem comentários:

Enviar um comentário