27.2.13

O Rei dos afundanços?


Os afundanços de LeBron James nos aquecimentos tornaram-se famosos nas últimas semanas. Depois deste vídeo feito por um espectador ter corrido mundo, ...


... muitos fãs dos Heat (conhecidos por não serem pontuais e muitas vezes chegarem já durante o jogo) começaram a chegar mais cedo ao pavilhão só para ver (e, de telemóvel em punho, registar) as exibições de atleticismo de James durante o aquecimento. Começaram a multiplicar-se os vídeos das mesmas e até a própria NBA, antes do jogo de ontem com os Kings, tinha as câmaras a postos:



Mas com a fama vieram também as críticas. "Como é que ele não participa no Concurso de Afundanços?", "É uma vergonha ele não participar!", "Com afundanços deste devia ser obrigado a participar!". E agora James pondera deixar de os fazer por causa dessas críticas. "Se calhar devia parar, porque parece que está a deixar muita gente chateada", disse o extremo dos Heat depois da vitória sobre os Kings.

No passado, já tive o meu quinhão de críticas a LeBron, mas desta vez tenho de ficar do lado do homem. Eu também gostava de o ver participar num Concurso de Afundanços, mas se ele não quer, está no direito dele. Vale a pena criticá-lo por isso? Se isso significar deixar de ter afundanços destes, então não vale. Era bom vê-los num Concurso de Afundanços? Era, mas entre não os ver de todo e vê-los num aquecimento, prefiro, de longe, a segunda. Deixemos o homem em paz e disfrutemos dos seus afundanços espectaculares, seja no All Star, no aquecimento ou num playground qualquer no meio da rua.

34 comentários:

  1. Concordo em absoluto e os fãs dos Heat que cheguem bem cedo para continuarem a registar estes afundanços.

    JD

    ResponderEliminar
  2. Basicamente o que ele anda a fazer é passar a imagem de que ganhava o concurso se quisesse, mas sem a pressão de ter que o ganhar...

    Sempre a fazer show off, sempre a querer ser o centro das atenções, a perfeita imagem de "jogador/diva" em que as superestrelas da NBA se transformaram no fim dos anos 90.

    É por este aspecto egocêntrico e de medo de falhar sob pressão que passou de meu jogador favorito para minha maior desilusão na NBA.

    SD,
    Xait

    ResponderEliminar
  3. Diva? Peço desculpa, sou um ex-praticante, amante louco deste jogo e não sou fã boy de nenhum jogador, sou imparcial embora fã dos Bulls graças ao Air Jordan, e a conversa que têm sobre o Lebron é a mesma que existe sobre o Cristiano Ronaldo e o Messi, é absolutamente desnecessária! O homem é livre de fazer o que quiser...se algum de vós fosse obrigado a fazer algo que não queria só porque sim gostariam? entao porque haveria ele de participar num concurso de afundanços? Vai fazer dele ainda melhor do que é? Deviam fazer como eu e o senhor do telemovel que ao ver aquele afundanço ficamos com a sensação que vimos 1 maravilha a frente dos nossos olhos, fazer rewind as vezes que fossem precisas até ficarem cansados de admirar tamanha qualidade e criatividade...porque é uma perola! Actualmente na NBA, e podem argumentar, mandar vir ou esperniar, não existe maquina melhor que esta, e eu sou fã do Durant, do D-Rose, do Kobe, este Lebron é simplesmente Potentoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ivan

      O Homem é livre de fazer o que quiser, mas depois o adepto também é livre de fazer os juízos que quiser certo?

      É uma díva porque passa a vida preocupado com as câmaras. Só se sente bem quando é centro das atenções.
      Por isso mesmo é que quando o D. Howard estava a ser o protagonista de um grande concurso de afundanços lá teve o Lebron que se por a pé e dizer que no ano seguinte ia participar só para ser protagonista.

      Claro que entretanto passou 1 ano, o concurso já não era "a conversa do dia" e como tal Lebron.... nem vê-lo...

      É o melhor jogador da NBA, como tal não tem só direitos, tem também obrigações para quem faz dele um ídolo mundial.

      Eliminar
    2. 1º ele não tem obrigação nenhuma de ir aos afundanços só pelo público. ele é pago para jogar e não para ir brincar um fim se semana.

      2º ele sempre fez estes afundanços no aquecimento, agora é que alguém filmou e teve visualizações à bruta, não se lembrou de o fazer agora.

      3º e como disseste é o melhor jogador da nba, por isso acho que não precisa de andar a afundar no aquecimento para ter protagonismo, basta ver o que faz em campo e tem todo o protagonismo que necessita.

      Eliminar
    3. 1º Tanto o que recebe da NBA como o que recebe dos fãs é resultado da paixão dos fãs pelo jogo. Por isso só lhe ficava bem fazer a vontade aos fãs. Se ele tem essa capacidade física e faz sempre questão de estar lá presente o que lhe custa fazer mais uns saltinhos?

      2º Claro que sempre afundou no aquecimento mas os últimos tem sido especiais ou achas que na época das tecnologias avançadas só esta semana é que se lembraram de filmar.

      3º O que faz em campo devia chegar para ter o protagonismo que necessita mas por algum motivo não lhe chega, por isso é que depois há coisas como "the decision" ou promessas incumpridas participar no concurso...

      Eliminar
    4. Tanto afundou desde sempre, como há vídeos dele a afundar desde sempre. Não foram só esta semana que começaram a ser 'especiais'. Deixo aqui um link (http://www.youtube.com/watch?v=aS-O2WuPQdo) que mostra que ele já anda a fazer coisas destas de à uns anos a esta parte, e já na altura durante os aquecimentos. Vá-se lá saber o porquê do hype deste vídeo em específico. (Mas eu voto por ter sido pela excelente realização ao alto.) Se ele é diva? Se o for, é desde sempre. Mas, e então? Quem não viu o video do Maradona a aquecer ao som do 'Life is life'? Isso faz dele pior jogador do que aquilo que foi?
      Se o Lebron não quer participar no concurso de afundanços, tal como a grande parte dos fãs da NBA, tenho pena. Mas respeito. Se ele quer participar ou não, é lá com ele, e nada deveria ter a ver com a pressão dos fãs. Eu aprecio bastante o jogador que o Lebron é. A pessoa que ele é ou quer ser, nada tem a ver comigo.
      Quem conhecer um pouco da história de Michael Jordan, o indiscutivelmente melhor jogador de sempre, sabe a diva que ele era. Mesmo os jogadores da própria equipa, tem muito a apontar da pessoa que ele era. Mas, mais uma vez, e então? Isso faz dele um menor jogador do que aquilo que ele foi?
      Esta discussão toda não tem razão alguma de ser. Deixem o homem ser o homem que ele quer ser, desde que continue a ser o jogador que é.

      Eliminar
  4. Apesar de ser fa dos Heat desde à vários anos e consequentemente do LBJ, acho que está a tentar passar a imagem que "não entro no concurso pk não quero..." e de "como podem ver, possivelmente ganharia..." pois não deixa de ser estranho estar a realizar estes afundanços (fantasticos!) poucos tempo depois do concurso....
    No entanto... venham mais destes para uma pessoa se consolar lol
    Abraços

    PS: e o que dizer da pancadaria no jogo dos pacers e GS....

    ResponderEliminar
  5. Triplo Duplo27/02/13, 15:34

    Ridículo é o que tenho a dizer. Como ele cala noite após noite todas as críticas possíveis pegam em coisa destas... Qualquer dia implicam com ele ser preto.
    Se ele lá fosse ganhava, então para quê ir? E qual é a importância do Dunk Contest alguém me explica? Ainda vai chegar o dia em que ele está carregado de anéis (com MVP Finals ;) ) e vão dizer que o que conta são os dunk contests.

    P.S.- Só não gostei da parte dele dar importância às críticas, é continuar a afundar na face do pessoal e a fazer as exibições que faz todos os jogos há anos e deliciar as pessoas que GOSTAM de basquete.

    ResponderEliminar
  6. fogo qual o problema de ele gostar de de fazer afundanços ? dai até entrar no concurso vai uma grande distancia...se o homem não quer entrar naquele show ridículo porque haveria de entrar?...por amor de deus eles estão a aquecer e a divertir-se...se entrasse tinha que ganhar e se não ganhasse diziam que mais valia não ter participado e iriam criticar...etc etc...vocês arranjam todo o tipo de desculpas para criticar um jogador praticamente perfeito para a modalidade...

    ResponderEliminar
  7. Ele podia não ter dito nada mas fogo, o homem diverte-se a fazer uns afundanços sem qualquer sensação de obrigação mas apenas porque lhe apetece ou mesmo por uma brincadeira de colegas, alguém o filma e agora ja a própria NBA mete câmeras antes para captar os momentos e os jornalistas começam todos com perguntas, artigos desnecessários para criar polemica...claro que ele até perde a vontade de o fazer...eu perderia e não acho isso uma atitude de uma "diva" lol.... quanto ao afundanço WOW ganhava qq um do concurso...obrigado Márcio pelo video que por acaso ainda nao tinha visto xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Nuno mas tu acreditas mesmo que ele está lá "simplesmente a divertir-se"???

      Ele não fazia ideia que iria ser filmado e comentado por todo lado?!?! É ingénuo queres ver?

      Também é acaso ter escolhido a semana seguinte ao all star game para fazer estes grandes afundanços...

      O homem é o maior, é pago a peso de ouro por causa disso mesmo, tem uma obrigação social para com os fãs, só tinha que participar para ficar com o legado e nós com as memórias.

      O problema é que os afundanços que ganhavam qq um do concurso tinham que ser realizados em 2 minutos com alguma pressão. Dá a entender ele não se acha capaz de aguentar e por isso não participa.

      SD,
      Xait

      Eliminar
  8. Seis Anéis27/02/13, 16:29

    O que o pessoal parece não perceber é que tudo isto é «marketing» que ajuda a vender (leia-se promover) os atletas e a NBA em si. Não este «caso» (?) em si, mas todas estas questiúnculas, que promovem discussão, assoberbam os espíritos e por aí fora. É assim, também, que se vende um grande evento.

    Só lamento que não houvesse desde sempre os meios tecnológicos de hoje que permitem ter acesso a tudo e mais alguma coisa. Assim, como se pode aquilatar da verdadeira valia de um Mikan, por exemplo?

    Por último, não desvalorizem o concurso de afundanços (eu gosto de escrever em português, em vez de fazer de pacóvio linguisticamente culto, como os emigrantes nos anos 70 e 80) ou de triplos só porque A ou B nele não participou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este passou, mas a observação entre parêntesis no último parágrafo era desnecessária. Só passou porque o resto do comentário era pertinente (e porque o Blogger não me deixa editar o comentário e cortar só uma parte).

      Eliminar
  9. Muita da culpa das críticas que o Lebron recebe de não participar no Dunk Contest é culpa dele. Quem o mandou há uns anos dizer em pleno all star game quando estava a ser entrevistado pela Cheryl Miller que no ano a seguir ia participar. Chegou o momento nada claro que isso cria expectativa nos fãs. Se não queria participar mais valia estar calado, eu pessoalmente gostava de o ver la. Contudo se ele não quer não quer problema dele e que continue a fazer o seu bom trabalho dentro do campo. Agora na minha opinião são estas pequenas coisas que traçam a fronteira na cabeça de muita gente entre considerar o Lebron um grande jogador, em vez de uma LENDA ao lado o Jordan.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que mais valia estar calado... mas ele tinha que ser protagonista nesse concurso que ser uma loucura em criatividade.

      Por essa busca de protagonismo é que digo que ele é "diva".

      Eliminar
  10. Todos sabemos que a votação do slum dunk é muito subjectiva, e quando chega a final e o vencedor é eleito os votantes são o publico. Voces todos sabem a quantidade de haters que o LBJ tem, ele podia fazer um dunk do outro mundo e perder o concurso na mesma, já pensaram que ele pode não ir ao slum dunk tb para se proteger?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Henrique

      Isso até podia fazer algum sentido mas:

      1º Assim como podia perder por ter haters, podia ganhar por ter lovers... Não é por acaso que é do mais votados para ir ao All Star Game.

      2º Ele teve anos na NBA em que a votação não era dessa forma e mesmo assim não quis participar por isso esse argumento também não colhe.

      3º Ele quer proteger-se sim... de uma possível vergonha (estupidamente porque falhar é humano). Ainda nesteso de afundanços vimos um deles tentar durante 2 minutos o mesmo afundanço, falhou sempre. Deixou de valer.....marcou.

      O que é melhor então? É na época das novas tecnologias, fazer uns afundanços sem qualquer pressão e ser aclamado melhor "dunker" uma semana depois do all-star game sem participar no dito concurso.

      E isto não é hate, é uma constatação fácil de que há busca de protagonismo.

      SD,
      Xait

      Eliminar
  11. Na minha opinião isto é um não assunto. O Lebron e os media norte americanos têm uma relação de cumplicidade desde sempre, só por isso é que isto é assunto. Pelos vistos a dívida para quem o votou mvp tantas vezes ainda não ficou totalmente saldada com o título do ano passado. Talvez fique este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Triplo Duplo27/02/13, 20:46

      Ele devia era ter 5 MVP´s, portanto estão-lhe a dever 2

      Eliminar
    2. se quiseres falar do verdadeiro travesti que é o facto do Kobe só ter um, tás á vontade. e não o Lebron não devia ter mais, para quem só tem um anel já tem é demasiados por esta altura.

      Eliminar
    3. Nuno, mas o que é que uma coisa tem a ver com a outra? explica me isso...eu até acho que o Lebron perdeu mal o MVP para Rose...

      Eliminar
    4. Triplo Duplo28/02/13, 23:00

      "e não o Lebron não devia ter mais, para quem só tem um anel já tem é demasiados por esta altura"
      Não deves saber o que é um MVP portanto.

      Eliminar
    5. Bem, vê o rácio de títulos mvp da fase regular e de títulos de campeão da nba do Lebron e compara-o com os do Magic, Jordan, Shaq, Kobe, Duncan. Tens aí 3 casos anormais, o do Kobe, do Shaq e o do Lebron. Nem falo em Steve Nash nem afins. Eu penso pela minha cabeça e ya, não faz sentido. Ninguém no mundo é capaz de me fazer ver coisas que não existem, que é o facto do Lebron ser melhor que o Shaq ou o Kobe no seu prime. Tu e o Triplo Duplo ficam com a vossa e eu com a minha opinião. E conhecendo toda a gente a minha opinião sobre o sujeito em questão, não volto a pronunciar-me sobre este tema.

      Eliminar
  12. Pedro, o Duffus27/02/13, 23:22

    Eu tenho uma dúvida: se o homem é tão bom por que razão

    1) Não é o que mais t-shirts vende?

    2) Não é o mais votado para o AS Game?

    E podíamos continuar por aqui, mas who cares? Não se estava a falar de «flopers»? E mais uma vez vamos bater no mesmo ceguinho?

    Isto é cansativo, embora vivamos em democracia e estejamos como convidados em casa alheia.

    P.S. E o que dizem da molhada? Olha é uma boa tática para aplicar nos play-off: entra um gajo do fim do banco, provoca o melhor jogador adversário até o levar a trocar uns sopapos e... voilá, assim se pode ganhar um título.

    Lembram-se do que aconteceu com os Suns de Nash, Johnson, Stoudemire, Marion e companhia há uns anos? Ah pois é! Assim se impediu essa equipa de ser campeã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de que molhada estavas a falar? da do jogo dos Pacers?

      Eliminar
    2. Penso que o usar se esta a referir ao jogo suns-spurs, em que se nao me engano tava 2-0(eliminatoria para os suns) e depois marion e stat ficaram castigados com 2 jogos, nao tendo a certeza mas penso que foi quando os spurs limparam os cavs com 4-0 na final, depois de lebron ter levado a equipa as costas contra os piston.
      Mas sem grandes certezas, mas penso que o robert horry nesse jogo partiu a cana do nariz ao nash

      Eliminar
  13. Triplo Duplo28/02/13, 00:33

    "If you're getting criticized during warm ups... you know the haters are just getting desperate"

    ResponderEliminar
  14. Hoje fez-se história na Sportv2.
    Dallas @ Memphis, aconteceu um parcial de 24-0!!!
    18-0 no 3º período, com os Grizzlies a recuperarem de uma desvantagem de 25 pontos, o record da historia da NBA.

    Absolutamente incrível e impressionante

    ResponderEliminar
  15. Fez-se historia na sporttv2 mas que dizer da prestação do curry?
    Nossa senhora, 54pontos e uma eficácia tremenda da linda de 3pontos... mas o resultado, derrota!

    ResponderEliminar
  16. Triplo Duplo28/02/13, 14:35

    http://www.youtube.com/watch?v=AK3pxfF9q8Q

    O Curry fez uma exibição espantosa, e com excelente aproveitamento

    ResponderEliminar
  17. Eu acho que já não faz sentido o Lebron participar e esta expectativa que surge todos os anos em como ele vai participar não faz sentido. Tirando o Dwight Howard tem havido algum All-Star a participar no concurso? O Blake fê-lo no ano de rookie e ganhou basicamente pelo hype (falaram num comentário anterior que o Lebron tem muitos haters e podia fazer um grande concurso e mesmo assim ganhar; eu acho é que ele ganhava de qualquer das maneiras sendo o público a votar). O próprio Kobe também só participou no ano de rookie e esse concurso é considerado dos piores de sempre, tão mau que no ano seguinte nem houve lol (mas não foi pela performance do Kobe, atenção!). O Jordan participou numa época em que participou lado a lado com Dominique Wilkins, Julius Erving ou Clyde Drexler.

    Eu também gostava, como toda a gente, que o concurso de afundanços tivesse a participação de mais super-estrelas em vez de rookies e "especialistas", só não percebo é porque é que essa exigência só parece ser feita ao Lebron. peçam ao Durant, Westbrook, Rose (quando estiver bom) ou Harden para também participarem, pode ser que seja isso que falta para convencer o Lebron.

    ResponderEliminar
  18. Miami Heat também se rende ao Harlem Shake, grande video da equipa :)

    http://www.youtube.com/watch?v=Ir2TdfSwH8g&feature=youtu.be

    ResponderEliminar