25.3.14

O resto do Este


Como sempre, depois dos vossos, o nosso bitaite sobre as outras equipas do Este e se alguma delas pode surpreender e impedir uma final de conferência entre os Pacers e os Heat:


Desde muito cedo na temporada que a luta deste lado da NBA está reduzida a duas equipas. Miami e Indiana estão, desde há muito, confortavelmente nas duas primeiras posições e, independentemente de qual delas acaba em 1º, é nesses dois lugares que vão acabar a temporada regular. E vão entrar nos playoffs como os grandes favoritos e as duas equipas que 99% das pessoas esperam ver na final de conferência.

Depois, temos as outras equipas, o grupo de aspirantes a ser algo mais do que carne para canhão nos playoffs. Um grupo que já está também praticamente definido. A única dúvida é se a última vaga fica para os Hawks ou para os Knicks. E apesar dos Hawks estarem em queda e apenas com três jogos de vantagem, os Knicks ainda têm jogos contra Bulls, Nets (2), Raptors (2), Heat, Suns e Warriors, por isso ainda vão perder mais alguns e as hipóteses de se apurarem não são grandes.

Por isso, esse grupo de aspirantes está (quase) fechado e muito provavelmente teremos Raptors, Bulls, Nets, Wizards, Bobcats e Hawks a juntarem-se aos Pacers e Heat na segunda fase da temporada. 

E não é só o grupo que está definido, mas também, na nossa opinião, a hierarquia nesse grupo e as possibilidades de cada uma das equipas nos playoffs. Para nós, este Este está bem arrumado, com quatro níveis bem definidos:

Temos os dois claros favoritos. E depois, entre os pretendentes:

- duas equipas que vão ficar no 7º e 8º lugar (Bobcats e Hawks) e que para eliminar os Heat ou os Pacers tinham de fazer a eliminatória das suas vidas. São duas equipas sem hipóteses de fazer uma surpresa e para ficar pela primeira ronda, portanto. 

- duas equipas jovens e com potencial (Raptors e Wizards), mas com uma inexperiência que lhes deverá ser fatal. São duas equipas que podem (se lá chegarem) assustar Heat ou Pacers (e por "assustar" queremos dizer ganhar um ou dois jogos), mas ainda sem experiência nos playoffs e que precisam de passar por essas batalhas para crescer e evoluir. Este ano será para essa aprendizagem. Um primeiro passo para poderem aspirar a mais no futuro. Mas também não será daqui que virá uma surpresa.

- e duas equipas veteranas, com jogadores testados e experimentados nos playoffs e que sabem aquilo que é preciso para ganhar nesta fase. São duas equipas que têm como ponto forte o colectivo e que não dependem de apenas um ou dois jogadores. Estas são as duas que têm hipóteses de surpreender algum dos favoritos. É claro que têm de estar no seu melhor e superarem-se, mas são as duas com quem Heat e Pacers têm de ter cuidado. 

Os Nets, depois do péssimo começo de temporada, são a equipa do Este com melhor recorde em 2014 (27-10) e os Bulls, apesar das ausências e saídas, continuam a fazer milagres e não podemos descontar uma equipa com um coração daqueles (e uma defesa daquelas).

Como temos visto no torneio da NCAA, os favoritos podem ser surpreendidos. E embora seja diferente (e mais fácil) eliminar uma equipa num jogo do que numa série, é possível e já aconteceu muitas vezes. Mas se acontecer no Este esta época, só poderá ser com uma destas duas.

4 comentários:

  1. Concordo que os Brooklyn tenham a capacidade de surpreenderam os 2 favoritos.
    Mas, no caso de Chicago não acredito que vão além da 2ª ronda pois acho que é uma equipa com mais coração do capacidade.

    ResponderEliminar
  2. Um aparte: Hoje o jogo Indiana vs Miami promete!

    ResponderEliminar
  3. chicago enquanto tiver a novela Rose não vai a lado nenhum ou fica bom e são candidatos ou não fica bom e deixam de ser equipa de top conferência, agora não podem é ficar eternamente á espera de Rose

    ResponderEliminar
  4. target=http://fantasy.nba.com/drive/leagues/5
    NBA Drive To The Finals fantasy game

    ResponderEliminar