24.10.12

Pontuação Fantasy League


Depois de escutadas as vossas sugestões e de reflexão sobre o assunto, aqui fica então o sistema de pontuação que decidimos usar na Fantasy League: vamos manter o sistema de pontos totais (Total Season Points; é mais simples que o Rotisserie e, na nossa opinião, mais fiel ao jogo real, pois não estamos a jogar por categorias, mas sim por jogadores), mas com algumas alterações para não beneficiar em demasia categorias estatísticas como pontos ou ressaltos. 

Vamos então dar mais pontos pelas assistências, roubos de bola e desarmes e vamos também dar pontos extra pelos duplos-duplos e pelos triplos-duplos. Assim, jogaremos em Total Season Points, com os seguintes parâmetros:



34 comentários:

  1. Boas!
    Isto é definitivo? Gosto de algumas ideias (Total Season Points), não gosto de outras (pontuar os double doubles e triple doubles), preferia que fossem escolhidos apenas 5 titulares, mas nenhuma pontuação iria agradar a todos e já é bom ter esta questão resolvida. Obrigado pelo teu esforço, Márcio e continua o excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Será que não vão haver ainda mais desistências? Eu não gosto de jogar este estilo de jogo e como no ano passado foi o sistema Rotisserie pensei que continuasse só com poucas mudanças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O objectivo é o contrario, Tiago. Optei pelo sistema mais simples de todos para abranger o máximo de pessoas e tornar o jogo o mais democrático possível.
      Percebo que o pessoalmais batido em fantasy leagues e habituado a jogar em rotisserie e head2head possa não gostar tanto deste sistema, mas penso que é o melhor para um publico mais alargado (e, eventualmente, menos experiente).

      Para alem disso, penso que quem já é mais profissional em fantasy não terá dificuldades em adaptar as suas estratégias e em encontrar a melhor estratégia para jogar neste sistema (é claro que podem não querer e eu compreendo se assim for, mas espero poder contar com todos os que estão ate agora).

      Eliminar
  3. Preferia Roto que já participo há alguns anos e estou a ponderar sair porque já estou em algumas ligas e neste formato não me convida minimamente a ter trabalho durante o ano. Este sistema pode tentar ter os seus méritos mas quando as projeções da ESPN apontam o Blake Griffin como 2º melhor overall, acho que está tudo dito acerca da "justiça" disto. Pelos jogadores que estão no top, parece ser muito mais benéfico para os Bigs (PF/C) do que para os restantes jogadores. Primeiro Guard vem na posição 13 (CP3), um dos melhores jogadores de fantasy, consensual número 3 atrás de LBJ e Durant, e quem é o seguinte? John Wall na posição 17...

    É mais fácil de se jogar certamente, porque não há necessidade de ter preocupações gerais em manter todas as categorias mais ou menos equilibradas. Nem faço ideia de como avaliar um jogador nestas condições, ainda mais difícil numa liga tão deep como esta (20 equipas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo em grande parte com o teu comentario, mas como é óbvio vou participar e vai ser fixe na mesma.
      acho pelo menos k se deveria tirar os 3PA. um gajo k marke um triplo ganha 3 pts, se falhar perde 2. sabendo k a percentagem é sempre inferior a 50%, ter triplistas... nao compensa!

      Eliminar
    2. Se marcar um triplo, ganha 3 pts, se falhar, perde apenas um. Compensa a partir dos 33% (como num jogo de basquetebol real).

      Eliminar
    3. Realmente, como o André disse com este formato está-se a beneficiar demasiado os PF's e C's. Mas tirando os ressaltos ofensivos e defensivos (que já admitiste que foi um lapso) acho que já se resolve isso, já que olhando para as projecções para 2013, em que essas categorias estão a zero, o CP3, D-Will e Rondo já estão nos 5 primeiros lugares.

      Por mim está bom. Não é o meu formato preferido, mas é igual para todos, e não temos que exigir o nosso formato favorito em que estariamos em vantagem sobre outros. Level playing field ;)

      Eliminar
    4. se marcar um triplo contam os 3 pts do triplo, 1 do FGM -1 do FGA e 1 do 3PM - 1 do 3PA = 3 pontos;

      se falhar dá 3PA e FGA: -2

      Em 10 triplos, marcas 4 fazes 12 pontos positivos, falhas 6 fazes 12 negativos.

      se tens um player com 40% lançamentos triplos dá.te 0 pontos extra por aí.

      sugeria tirar o 3PA (descontava so como se fosse um lançamento de campo normal).

      PS: penso k estou a analizar bem a pontuaçao.

      Eliminar
    5. sonny, marcas 4 triplos tens 12 pontos + 4 FGM + 4 3PM que dá 20 pontos, e falhas 6 triplos desconta 6+6 que dá 12 ou seja ganhas 8 pontos.

      penso que estás a esquecer de somar os FGM e 3PM

      Eliminar
    6. roger that, obgd! =)

      Eliminar
  4. NMao quero ser mal interpretado e agradeco imenso o esforco e o trabalho do Marcio em organizar este ano dez ligas mas ....
    - " Depois de escutadas as vossas sugestões " q eram claramente a favor do Roto "decidimos"(???) usar os TSP !!!
    - 3 categorias de REB (?)
    - "vamos também dar pontos extra pelos duplos-duplos e pelos triplos-duplos " , 1 ponto (?)
    - (made / atempted ) Sao categorias q me deixam muitas reservas
    - ...
    Acho o trabalho excelente e as escolhas incorrectas .
    Nao acho porem q seja razao para desistir da liga (como ja vi escrito) acho q se deve jogar e tentar fazer o melhor possivel .
    Saudacoes .

    ResponderEliminar
  5. Pessoal, como disse na resposta ao comentário do Tiago, optei pelo sistema mais simples de todos para abranger o máximo de pessoas e tornar o jogo o mais democrático possível.
    Percebo que o pessoal mais batido em fantasy leagues e habituado a jogar em rotisserie e head2head possa não gostar tanto deste sistema, mas penso que é o melhor para um publico mais alargado (e, eventualmente, menos experiente).

    Para alem disso, penso que quem já é mais profissional em fantasy não terá dificuldades em adaptar as suas estratégias e em encontrar a melhor estratégia para jogar neste sistema (é claro que podem não querer e eu compreendo se assim for, mas espero poder contar com todos os que estão ate agora).

    (E as 3 categorias de ressaltos foi um lapso que vou corrigir, é claro que não podem ser pontuados a dobrar)

    ResponderEliminar
  6. Boas

    Eu gostaria de participar se ainda houvesse lugar.

    Ja tinha mandado o mail anteriormente mas nao recebi convite por isso nao deve haver mais vagas certo??

    ruividal_4@hotmail.com

    ResponderEliminar
  7. Uma questão.... quem faz triple-double ganha o mesmo ponto que quem faz o double-double ou é 1+1?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é 1+1.
      quem faz o triple-double ganha um pelo triple-double e outro pq num triple-double tbm ha um double-double

      Eliminar
  8. Pedro Natário24/10/12, 13:52

    Não gosto muito de jogar no sistema de pontos porque é difícil afinar um esquema equilibrado. Por exemplo, tal como está, se tiver um lançador num dia mediano, que faça 10 pts em 5/12 FTM/A, a categoria de pontos estará a contribuir com 10+5-12=3; se um base distribuidor num dia mau fizer 6 AST e 6 TO's, fica com 6.

    Não estou a criticar o método de pontuação escolhido, porque é mais fácil apontar incongruências do que arranjar um sistema mais justo para todos os tipos de posição de jogadores.

    Por isso prefiro o sistema rotisserie, obriga-nos a procurar equipas equilibradas em todas as categorias. Num sistema de pontos como este vou necessariamente à procura de tipos com %s elevadas de lançamentos de campo e lançamentos livres, para não enterrarem, e que contribuam com alguma coisa que se veja nas restantes categorias! :)

    De qualquer forma, independentemente do sistema escolhido é para jogar e para dar o melhor.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, 6 assists + 6 TOs.... acho que um devia anular o outro!!

      Eliminar
    2. Pedro Natário24/10/12, 14:47

      Já agora, outra desvantagem deste sistema de pontos é que elimina praticamente a hipótese de haverem trades.

      Eliminar
    3. Mas se formos a ver, 6 assistências teoricamente valem no mínimo 12 pontos, portanto é uma estatistica mais valiosa que 10 pontos. Eventualmente pode-se colocar é as assistências a valerem 1.5 pontos o que já equilibrava mais a coisa. Blocos e desarmes eventualmente até podem valer mais, simplesmente para subir um pouco mais o valor dos jogadores e estatísticas defensivas.

      Mas se calhar o melhor mesmo seria optar por rotisserie :P Discordo com algo que disseste no artigo, Márcio. Em Rotisserie não estamos a jogar por categorias, estamos a jogar por equipas. Quem tem a equipa mais forte e completa é que tem mais hipóteses de ganhar, ao contrário de Total Season Points em que, como disseste, estamos a jogar por jogadores.

      Mas se for muito complicado fazer a alteração, como eu já disse não há grande problema já que é igual para todos e todos têm que encontrar a melhor estratégia para ganhar.

      Eliminar
  9. Supondo o seguinte:

    Kobe Bryant - 35 pts, 35% lançamento campo
    80% lances-livres
    40% triples

    3 roubos de bola
    5 TO
    3 Ressaltos

    VS

    Tim Duncan - 15 pts, 90% lançamento campo
    100% lances-livres

    2 blocos
    0 TO
    9 Ressaltos


    É possível alguém simular quantos pontos dariam pra cada um??? Acho que este exemplo esclarece algumas dúvidas.... Um jogador que pontua muito mas tb falha muito e outro que tem alguns valores mais baixos mas que pouco falha!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tim duncan com 90% de lançamento campo e 100% de lance livre é impossível

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Sim, o Duncan dificilmente tem essas percentagens mesmo que tenha um jogo muito bom :P Fiz algo assim:

      Kobe
      35 pontos
      11/29 FG
      8/10 FT
      3/7 3PT
      3 desarmes
      5 TO
      3 ressaltos
      3 assistências
      35 + 11 - 29 + 8 - 10 + 3 - 7 + 6 - 5 + 3 + 6 = 22

      Timmy
      17 pontos
      7/11 FG
      3/3 FT
      2 blocos
      2 TO
      9 ressaltos
      2 assistências
      = 17 + 7 - 11 + 3 - 3 + 4 -2 + 9 + 4 = 28

      Acho que não me enganei em nada...
      Acaba por ser algo justo, porque valoriza mais a eficácia do que propriamente os pontos feitos, e é isso que se quer evitar porque pontos é o mais fácil de arranjar.

      Eliminar
    4. Resumindo.... O Duncan terá na maior parte das vezes (disse maior parte) melhor pontuação que o Kobe. É isso?

      Eliminar
    5. Não necessariamente, se bem que pelas projecções da ESPN para 2013, nesta liga o Duncan tem uma média de pontuação mais alta.

      O exemplo foi mais para mostrar um jogador que teve o dobro dos pontos de outro, mas que como teve uma percentagem de lançamento muito pior (para além de 5 turnovers) não tem uma pontuação tão boa. Este sistema valoriza eficácia de lançamento e assistências, porque não se pode retirar pontos a assistências. Um jogador que faça 10 assistências tem 20 pontos, enquanto que um jogador que faça 20 pontos (o possível resultado de 10 assistências), só recebe esses 20 pontos se tiver uma eficácia de 100%.

      Algo que acontece neste sistema é que os PG's, PF's e C's ficam com o valor muito inflacionado, os SG's e SF's porque são jogadores ou com uma eficácia de lançamento mais baixa ou porque contribuem em todas as categorias sem sobressair em nenhuma, perdem valor (tirando os jogadores de elite como o Lebron, Durant ou Wade). Isso retira valor a jogadores mais versáteis como o Nicolas Batum ou o Paul George por exemplo, que em Roto são muito valiosos porque conseguem contribuir em tudo (sem serem de elite como um Lebron).

      Eliminar
  10. assim os ft nao contam para nd so para descer se acertas tira-te pela tentativa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, no caso do exemplo do Kobe são 8 pontos mais 8 por ter concretizado menos 10 pelas tentativas. Portanto dá 6 pontos. E deixa de contar para alguma coisa a partir dos 50% de percentagem, o que já é uma percentagem de lançamento livre péssima.

      Eliminar
  11. Os minutos não contam como pontos certo?

    ResponderEliminar
  12. Tomás Ribeiro25/10/12, 10:31

    Tambem concordo com o que está a ser aqui discutido.
    Este sistema nao beneficia uma equipa all-around mas sim a utilizaçao de jogadores com boas performances em certas categorias.

    E se formos a ver bem o sistema rotissserie nao é assim tao complicado. é bastante facil: há uma classificaçao para cada categoria.

    Penso que este sistema tem demasiadas falhas mas pronto... é pra jogar e divertir na mesma (e ganhar ja agora!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é isso. Apesar das falhas o que interessa é jogar, divertir-se e ser competitivo! :D

      E já agora, mesmo com as falhas e preferindo rotisserie, este sistema acaba por ser mais fácil e justo para o vencedor final de todas as ligas, porque a nossa pontuação só está dependente de nós próprios. Em roto, se houver equipas a desistir e que deixem de praticamente contribuir para as categorias vai dar vantagem aos que são activos, e aí já vai depender mais dos nossos adversários em cada liga.

      Eliminar
  13. Márcio, acredito que não poderei estar presente no draft da minha liga que é no sabádo visto que tenho um compromisso inadiavél nesse dia, deixarei a seleção do draft primaria pronta e com certeza que estarei mais presente durante a liga

    ResponderEliminar
  14. Boas , gostava de saber se o 5 inicial que cada equipa tiver pode jogar sempre, ou vai haver um sistema que obrigue a rotaçao dos jogadores?

    Outra Questao , exagerando , é permitido fazer a minha equipa com 13 C's e sem jogadores de outra posiçao ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, os jogadores só podem jogar na sua posição. Por norma há um limite de 4 C's; as outras posições não têm limite, podes escolher os que quiseres. Tens o 5 inicial (PG, SG, SF, PF, C), um guard suplente, um forward suplente e 3 jogadores utilitários que podem ser de qualquer posição; para além disso tens mais 3 jogadores no banco mas esses não pontuam. Mas um PG por exemplo, só o podes colocar na posição de PG, de guard suplente ou de utilitário.

      Eliminar
  15. no dia do draft tamos uma hora mais cedo e vams a algum sitio especifico ou aparece lg a cena pa escolhermos?

    ResponderEliminar