24.11.12

Carmelo, o Defensor?


Primeiro, tivemos isto:




E agora temos Rick Carlisle a dizer isto: "Neste momento, ele é provavelmente o melhor jogador do jogo. Se olharmos para as estatísticas que tem e para as coisas todas que está a fazer e isso". E Tyson Chandler a dizer isto: "Estamos a jogar o melhor basquetebol e ele está a fazer de tudo nos dois lados do campo". E toda a gente (jornalistas, comentadores, treinadores, outros jogadores) a elogiar o desempenho defensivo de Carmelo Anthony.

Ora aí está algo que nunca ouvimos antes. Carmelo a fazer mais do que marcar pontos e a jogar em ambos os lados do campo? Carmelo como um jogador completo e a defender? Não imaginávamos que esse dia chegasse.

Mas a verdade é que esta temporada o jogador dos Knicks tem mostrado uma vontade de defender que raramente (ou nunca) tinhamos visto. "Eu sei que consigo defender. Não é uma questão de não ser capaz. Foi apenas eu a dizer para mim próprio: 'ok, vou fazê-lo'", disse Anthony. E não está a ficar pelas palavras. 

Com a lesão de Stoudemire, Mike Woodson tem utilizado Anthony como power forward. E se o objectivo era explorar a sua velocidade no ataque contra jogadores mais pesados, a verdade é que também na outra metade do campo, Anthony tem estado bem nos matchups com os power forwards adversários. A sua defesa a poste baixo tem sido de topo: nessas situações, os adversários estão apenas com 33% nos lançamentos e estão a perder a bola em 30% das vezes. 

É claro que o mérito não é todo de Carmelo e algum dele é também para as ajudas defensivas e para o sistema defensivo dos Knicks. Mas o recém-descoberto esforço de Carmelo nas tarefas defensivas está a contribuir para isso e está  a tornar os Knicks numa equipa melhor.

Será que Mike Woodson conseguiu convencê-lo? Será do tempo que passou com Kobe e LeBron nos Jogos Olímpicos? Será maturidade? Ou será que Carmelo apenas se cansou de perder na primeira ronda dos playoffs? Seja o que for, são boas notícias para os Knicks.


(Agora só faltava Stoudemire regressar da lesão e tornar-se também um defensor decente. Se isso acontecer, o fim do mundo deve estar mesmo a chegar.)

13 comentários:

  1. Pois é, os Knicks este anos são autênticos candidatos ao título, ao mesmo nível de Miami, no Este.
    No Oeste acho que os Clippers e os Grizzlies são as melhores equipas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estás a ir muito na coisa do momento.

      Miami está um nível acima de knicks. E no Oeste Clippers e os Grizz estão bem mas não os vejo com melhores hipóteses que Spurs ou Oklahoma

      Eliminar
    2. Manuel A Fernandes25/11/12, 14:21

      Concordo em absoluto com o Diogo M.

      Eliminar
    3. Os Grizzlies vão enterrar nos playoffs..

      Clippers vs Thunder é a final do Oeste

      Eliminar
    4. Eu aposto nos spurs vs thunder, como no ano passado

      Eliminar
  2. Os Spurs fazem grandes épocas regulares, mas quando chegam os playoffs começam a acusar o peso da idade de alguns dos seus jogadores mais influentes.
    No caso dos OKC vamos ver. O seu jogo ainda está muito baseado no tiro exterior, e quando este não funciona ficam em apuros.

    ResponderEliminar
  3. Triplo Duplo25/11/12, 15:55

    Pois é, viu Bosh e James ganharem o anel, somando aos 2 de Wade e viu que é do único que ainda não ganhou do seu draft. Teve de arrepiar caminho

    ResponderEliminar
  4. Nuno,

    sempre apontaram esse defeito aos OKC, mas no entanto, eles continuam a rasgar caminho e a ganhar desde a 3 epocas atras.

    Nao se perdeu poder ofensivo, visto que Martin e uma maquina de pontos e o ibaka evolui o imenso nesse aspecto. Perdeu se um pouco de playmaking e poder de decisao, mas com tanto talento por explorar( Ibaka WB e KD todos abaixo de 25 anos), ira se compensar essa perda.

    Spurs e OKC continuam as melhores equipas do oesta, nao se deixe ir por estes(poucos) jogos na temporada regular.

    Ainda agora se viu os Clippers a perder 3 de seguida(1 contra OKC), por isso n sei o porque de achar que os Clippers e Griz sao melhores, ainda falta mt temporada, e nos playoffs e que conta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os números caem mto nos playoffs, então numa hipotética final. E basta o tiro exterior não funcionar para os Thunder estarem em apuros. Quantos ao facto dos playoffs é q contam não podia concordar mais. Espero ver uma final oeste Lakers vs Thunder mas neste momento acho mais provável Clippers vs Thunder...

      Eliminar
    2. quanto a notícia em si, Carmelo tem calado mtos críticos que nunca lhe derem o devido valor. É um dos poucos jogadores pelos quais torço e simpatizo (sem ser dos Lakers). Ele e Durant q tb está com números incríveis esta época!!

      Eliminar
  5. Falando para os que criticaram que o Nuno CPz estaria a ir pela coisa do momento...... Ousam meter os Lakers fora da corrida???? :O

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao tiro os Lakers da corrida, mas a minha aposta no oesto continua nos Spurs ou Thunder, ate me mostrarem o contrarios. Os Lakers quando (se) comecarem a carburar ai sim, se pode mete-los ao lado desses dois.

      Eliminar
  6. Quando o Amare voltar quero ver como vai ser a química da equipa...vai ser o sexto homem com o contrato mais elevado de sempre, não?

    O Carmelo está a impressionar até ver, se continuar assim tem hipóteses de lutar pelo título de mvp mas não acredito muito que mantenha esta forma até final da época.

    ResponderEliminar