4.11.13

O sucessor de Tim Duncan


Alto, atlético, com braços longos, um monstro na defesa e nos ressaltos, com bons fundamentos ofensivos, bons movimentos a poste baixo e um bom lançamento de frente para o cesto (aqueles 45º à tabela!). Uma máquina de "20-10"s (e quase 3 desarmes de lançamento) e um jogador que dominava nos dois lados do campo. Assim era Tim Duncan no auge da sua carreira.


E assim está a ficar Anthony Davis. Na temporada passada, no seu ano de rookie, começou lesionado e  depois o desempenho de Damian Lillard tornou-se uma das maiores histórias do ano e ofuscou todos os rookies. Para além disso, os Hornets andaram pelo fundo da tabela e fora da luta pelos playoffs, o que também não ajudou à atenção dada aos seus jogadores. E passou um pouco despercebida a boa temporada do rookie de New Orleans.

Apesar do início discreto (e de alguns percalços pelo meio), Davis foi melhorando ao longo da temporada e acabou com uns bons 13.5 pts, 8.2 res e 1.8 dl em apenas 28 minutos/jogo. E com um óptimo PER de 22.3. Foi um jogador eficaz, que precisou apenas de 10 lançamentos de média para aqueles 13.5 pts e mostrou sinais do jogador que podia ser (23% na percentagem de ressaltos defensivos, 5% na percentagem de lançamentos desarmados, números timdunquianos).

Este ano, embora a amostra estatística seja ainda pequena, está a ser esse jogador. Até agora vai com médias de 23.7 pts, 12.3 res e 2,7 dl. Ao nível dos melhores números timdunquianos. E, tão ou mais importante que os números (como dissemos, Davis ainda só jogou 3 jogos e a amostra ainda é pequena), este ano está a mostrar um bom lançamento de meia distância, o que irá variar o seu jogo e elevar a produção ofensiva para outro nível (já não é só um jogador para terminar perto do cesto e é capaz de desfazer de um bloqueio para fora e lançar de meia distância).

Davis tem uma constituição fisica semelhante a Duncan e já é uma besta nos ressaltos e na defesa. E está a caminho de desenvolver um arsenal completo como o de The Big Fundamental. E é ainda mais atlético e rápido que este era. Some-se a tudo isto que quando Duncan entrou para a NBA já tinha 21 anos. Davis, que entrou com 19, só na próxima temporada terá a idade que Duncan tinha na sua época de rookie. E por essa altura é bem provável que faça números ao nível dos deste. 

A comparação Davis-Duncan foi feita desde o momento que entrou para a liga e este ano Davis está a confirmá-la. Parece que temos sucessor de Tim Duncan.

7 comentários:

  1. Extex gajox nao precebem k o tim duncan ja n tem sucexor ele fui o melhr d todox ox tempox.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol Fábio. Podes crer

      Eliminar
    2. Márcio não devias aceitar estes comentários! :-)

      Eliminar
  2. Concordo com o que foi dito, mas acho que faltou referir um dos pontos mais extraordinários do Duncan, na minha opinião, que foi (e ainda é) o seu footwork. Vamos a ver se o Davis consegue desenvolver esse aspecto de jogo como ele. É dos aspectos mais difíceis.

    ResponderEliminar
  3. Queria em primeiro lugar dar-te os parabéns Márcio pelo blog e pelos excelentes posts a que nos tens habituado.

    Gostaria de saber a tua opinião acerca dum assunto relacionado com este post. Durante a época passada li em vários sites opiniões acerca do Anthony Davis e o do Damian Lillard. Uma das opniõesm e com a qual após ver alguns jogos do Lillard eu concordo, é que ele é excelente e mereceu o prémio de ROY, mas que ele parece já ter atingidi o seu potencial e não tem muito mais para mostrar do que o que já fez e que por sinal já não é pouco. Por outro lado, o Anthony Davis não fez uma temporada tão explosiva, mas parece ter um potencial muito maior e que ainda tem muito mais para mostrar e que vai dominar a liga daqui a uns anos,

    Em suma, o Lillard é e vai ser o jogador que é actualmente e não vai nem melhorar, nem fazer mais do que fez a época passada, enquanto que o Davis ainda tem muito muito mais para mostrar e que a época passada ele esteve como que um pouco "contido"...

    Gostaria de saber a tua opinião e posição ( e tmb dos restantes internautas que queiram opinar) sobre este assunto

    ResponderEliminar
  4. Para mim até agora Davis para mip.

    ResponderEliminar