8.11.13

X's e O's - A jogada que deu a vitória aos Lakers


A palavra do dia é: defesa. Ou falta dela. Porque foi esse o tema recorrente da noite de ontem. Foi isso que condenou os Clippers com os Heat e foi isso que condenou os Rockets com os Lakers.
No caso dos Clippers é um problema crónico, que acontece jogo após jogo (e tantas vezes por jogo) e ao qual dedicaremos um post futuro. No caso dos Rockets, foi apenas um lapso numa jogada, mas que lhes custou a derrota no jogo de ontem. 

Os Lakers perdiam por 2 a 3'' do fim e tinham a última posse de bola, com reposição na linha de fundo. E aconteceu isto:



Sem retirar o mérito à jogada dos Lakers e ao lançamento de Steve Blake (que foi bom), foi uma falha enorme da defesa dos Rockets, que não pode permitir um lançamento completamente livre com uma jogada tão simples.

Tudo começou com Jodie Meeks a repor a bola e os 4 jogadores em campo a colocarem-se junto à linha de lance livre (Pau Gasol num dos cantos, Steve Nash e Steve Blake no topo do garrafão e Wesley Johnson no canto contrário):

Depois fizeram um simples stagger screen, com dois bloqueios consecutivos. Blake corta para a esquerda, para a linha de três pontos, e recebe um bloqueio de Nash e depois de Gasol.

Os Rockets falharam logo no primeiro bloqueio. Pela acção de Jeremy Lin (e pela sua reacção no final da jogada), o plano devia ser trocar nesse bloqueio. Lin ficou com Nash quando este fez o bloqueio, mas Patrick Beverley não trocou e ficou com Nash também.

Dwight Howard estava afastado de Gasol para deixar passar o seu colega de equipa pelo meio, por isso, se Beverley tivesse trocado nesse primeiro bloqueio, não teria problemas para ultrapassar o segundo  bloqueio e chegar a Blake antes deste ter tempo para armar o lançamento. Assim, Blake, com um corte simples, ficou completamente sozinho para receber a bola e lançar.

Quando Howard saiu a Blake já era tarde demais. Foi um grande lançamento do base dos Lakers, mas foi um erro grosseiro dos Rockets, que não podem ser comidos na última posse de bola com uma jogada tão básica.

2 comentários:

  1. Boa análise mas de destacar que o D'Antoni é bom a desenhar jogadas quando os Lakers saem de um timeout., por isso não fiquei surpreendido com o lançamento. De qualquer das formas os rockets não são grande espingarda a defender como equipa, os Lakers tiveram sempre tempo e espaço para lançar de 3 neste jogo. Valha-lhes o Howard

    ResponderEliminar
  2. Alberto Teixeira12/11/13, 17:00

    E os prémios da fantasy league deste ano?

    ResponderEliminar