16.2.12

2012 Slam Dunk Contest - Um salto para trás?


Foram anunciados hoje os participantes do concurso de afundanços de 2012 e eles são: Chase Budinger, Iman Shumpert, Paul George e Derrick Williams. É a primeira vez para qualquer um deles e as estreias não ficam por aí. Foi anunciado também um novo formato para o concurso, que vai ser apenas numa ronda, com cada jogador a realizar três afundanços (à vez, cada um faz um afundanço e repete-se a rotina por um trio de vezes). Para além disso (também novo este ano), o vencedor  vai ser escolhido exclusivamente pelo voto do público (antes, a primeira ronda era votada pelo júri e a final pelos fãs). 


Depois do sucesso do ano passado e quando parecia que o concurso de afundanços ia regressar à glória de outros tempos, temos de perguntar: porquê?

O painel de jogadores é interessante, mas não entusiasmante. E parece que voltamos à mesma história dos piores tempos deste concurso, quando não tínhamos nenhum grande nome e apenas jovens ainda à procura de se afirmarem. Nada contra estes jovens ou contra as suas pretensões de ganhar um nome entre as estrelas, mas onde estão os melhores slam dunkers da liga (como nos anos 80, onde tivemos alguns dos melhores concursos de sempre)?

E a alteração de formato também não parece ser o melhor para a competição. Retirar o voto do júri não é mau, antes pelo contrário, uma vez que os votos desse suposto painel de especialistas era muitas vezes feito de forma pouco imparcial ou objectiva e era muitas vezes mais do que contestado. Por isso, mais vale mesmo deixar os fãs decidir. Mas abrir as votações logo após todos os participantes terem feito o primeiro afundanço não parece ser o melhor caminho para uma avaliação justa. Estar a votar num vencedor apenas por um afundanço e quando ainda não fizeram os afundanços todos não parece, de todo, o ideal.

Depois do show de Griffin, Ibaka e McGee em 2011, a popularidade do Slam Dunk Contest atingiu de novo um pico e o concurso parecia regressar aos seus melhores tempos. Com estas mudanças, infelizmente, parece voltar a dar um salto para trás.

6 comentários:

  1. Pinus canariensis16/02/12, 23:58

    Realmente concordo na maioria do que dizes Márcio. Já agora, o vencedor do concurso não fica automaticamente nomeado para participar no ano seguinte ? Todos os anos é assim, mas como não vi o nome do Blake reparei que já não deve ser assim...

    Saudações

    ResponderEliminar
  2. desde que acomponho a NBA que nunca foi assim. o nate robinson que era o vencedor o ano passado não apareceu. concorrentes horrosos (budinger a afundar?). isto não prestigia e nem valoriza a imagem NBA. se os jogadores são obrigados a ir ao all star game porque é que a NBA não os obriga a irem ao Slam Dunk. Querem direitos e não fazem nada por eles.

    ResponderEliminar
  3. Eduardo Rosendo17/02/12, 00:33

    Concordo com o que dizes Márcio. O concurso do ano passado foi espantoso e a popularidade deste voltou a niveis bastante altos, mas quer-me parecer que este ano isso tudo vai por água abaixo. Além da alteração do formato do concurso, o que mais me impressiona pela negativa é a escolha dos atletas que vão participar...são jogadores com pouca visibilidade na liga, e pelo que vi nos videos de promoção de cada um, que estão no site da nba não vi nada nada de espectacular e que me possa entusiasmar muito.

    Já agora gostaria de perguntar se sabes quais os requesitos pelos quais são escolhidos os atletas...se é pelo número de afundanços que fizeram, se pela sua espectacularidade ou por outra coisa coisa qualquer.

    Para mim quem deveria participar era: Howard, Griffin, DeAndre Jordan, e o JaVale McGee. Também gostaria de ver o LeBron a participar....

    ResponderEliminar
  4. nao mencionaste o derozan que teve o melhor afundaço e ficou em 4....

    ResponderEliminar
  5. o Derrick vai se redimir nesse concurso porque tem sido uma desilusão esta época.

    ResponderEliminar
  6. Sim, o DeRozan merecia uma menção também, teve um excelente concurso e um dos melhores afundanços da noite (senão o melhor, estive a revê-lo e é muito bom!).

    Em relação às selecções, é a NBA que selecciona os participantes e não há nenhuma selecção obrigatória do vencedor do ano passado. A liga convida jogadores a participar e estes podem aceitar ou recusar. Mas, sim, no passado, era hábito os vencedores de um ano defenderem o título no ano seguinte.

    ResponderEliminar