26.2.12

O pior concurso de afundanços de sempre?



Não sei se podemos ir tão longe (já tivemos uns anos mauzinhos e umas edições ali pelo final dos anos 90 e início dos anos 00 que não ficaram na memória de ninguém - alguém se lembra de ilustres vencedores como Desmond Mason ou Fred Jones?), mas foi sem dúvida um dos mais fraquinhos que nos lembramos. Faltaram jogadores relevantes, faltaram afundanços memoráveis, faltou suspense e faltou emoção. A única coisa que não faltou foi a certeza que a NBA tem de fazer alguma coisa em relação a este concurso.

O novo formato falhou redondamente. Por muito nobre que seja a intenção da liga de envolver os fãs e colocá-los como parte activa na competição, ficou claro que precisamos de um júri e de pontuações para os afundanços. Imaginem um jogo de basquetebol sem marcador de pontos, em que não sabemos qual é o resultado durante o jogo e apenas anunciam quem ganhou depois do jogo terminar. Parte da piada de um concurso como este é acompanhar a classificação, saber quem vai à frente ou quantos pontos um jogador precisa de fazer para passar para a frente. E ontem faltou claramente essa emoção.

E penso que, para o público, mais importante que a participação no evento é o entretenimento que este proporciona. Não sei quanto a vocês, mas eu trocava, sem pestanejar, a participação activa na votação por um papel passivo de espectador, mas de um grande espectáculo. Entre ser parte activa num evento medíocre ou espectador num evento memorável, a escolha parece óbvia. 

Depois, para além do júri, o concurso precisa de rondas e jogadores eliminados. É outra característica que lhe dá emoção e suspense. Se ninguém ficar pelo caminho e não houver uma final para se conquistar um lugar, deixa de haver uma competição para acompanhar. Recorrendo de novo à metáfora do jogo de basquetebol, é como se tivessemos playoffs em que nenhuma equipa era eliminada e só no fim de todos os jogos anunciavam qual era a campeã. Os jogadores precisam de ter um objectivo concreto e imediato por que lutar. Seja ter de fazer x pontos para passar de ronda, seja fazer x pontos para não ser eliminado.

Outro aspecto que precisa de revisão é a participação de jogadores mais relevantes. Se quer manter a relevância do concurso de afundanços, a liga precisa urgentemente de conseguir convencer nomes mais sonantes a participar. Porque quem faz os afundanços é tão importante como os próprios afundanços. Imaginem o afundanço vencedor do ano passado (o famoso momento por cima do automóvel) ou um dos afundanços históricos de Jordan, Wilkins ou Carter, mas feito por um dos participantes deste ano. Não era bem a mesma coisa, pois não?

Ao longo dos anos, os concursos de afundanços já nos proporcionaram alguns dos momentos mais memoráveis em All Star Weekends e algumas das imagens mais espectaculares da história e da mitologia da NBA. Para que isso continue a acontecer, algo tem de mudar.

32 comentários:

  1. Blake Griffin
    Lebron James
    Kobe Bryant
    Andre Iguodala

    Eram as minhas escolhas......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Kobe já não tem leap e explosividade suficiente para fazer algo novo ou sequer algo a um nível elevado no que toca a afundanços.

      O Lebron, continuo a achar que num concurso não irá sobressair pois ele é um in-game dunker, cheio de power mas com pouca nota artística, mesmo tendo uma impulsão fantástica.

      Eliminar
  2. E além do mais, acho que a imaginação se vai esgotando..

    ResponderEliminar
  3. Stoudemire27/02/12, 00:21

    o Kobe já não tem idade para essas "distrações", substiuía-o pelo Westbrook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Westbrook ja participou e sinceramente nao me convenceu.....ate o vince Carter nesta fase da carreira faria um concurso melhor....O rudy Fernandez com uma votaçao justa encostava o westbrook as boxes

      Eliminar
  4. Cada vez mais é complicado inovar. E os grandes concursos de afundanços são relembrados pela originalidade.
    Concordo 100% com o teu post e destaco esta parte que acho que resume tudo:
    "Entre ser parte activa num evento medíocre ou espectador num evento memorável, a escolha parece óbvia. "

    ResponderEliminar
  5. Stoudemire27/02/12, 00:54

    Lol o Kobe nem aqui muda.. É lançar de todo lado, e os outros assistem.

    ResponderEliminar
  6. Stoudemire27/02/12, 00:55

    O Lebron já fez 2 afundanços que ganhariam ontem facilmente

    ResponderEliminar
  7. até da pena ver kobe a jogar...que jogador egoista :S ate no all star game joga sozinho....

    ResponderEliminar
  8. O Kobe é tão egoísta que fica com anéis todos para ele.
    O Lebron deve ser bastante altruísta e "engasga-se" nos playoff e dá anéis ao Dirk, etc. :)
    Just kidding.

    ResponderEliminar
  9. Kobe 6-9 lanç, 0 TO , lebron 6-13 lanç 2 TO . Não exagerem no egoísmo do kobe,agora tudo o que faz está mal e o lebron tudo o que faz é o maior. Calma

    para o Anónimo das 5:08: o westbrook nunca participou no dunk contest, mas de facto a parte do Rudy Fernandez é verdade, o homem foi genial. Ele jogou no ano do Nate e do Howard (já não me lembro do outro, mas não foi o rusell).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens toda a razao diogo....ele esteve para participar o ano passado mas foi substituido pelo IBAKA....my bad....

      Eliminar
  10. Andre nem sei o porquê de meteres o Lebron james ao barulho quando se fala do Kobe...acontece isto sempre que falo com lakers fans e nao sei a razão lol será por este ter tirado o trono?

    eu falo como grande fã de NBA vejo muitos jogos e de varias equipas e digo-t que este ano nem consigo ver os lakers....o kobe nem deixa os outros jogar com lançamentos ridiculos ao cesto, alias ja sairam varios artigos a dizer que este estava a estragar o jogo dos lakers devido ao seu egoismo... hoje no all star game parecia que ia ser a mesma coisa, ao menos os colegas de equipa perceberam disso e deixaram de lhe passar a bola...

    ResponderEliminar
  11. Quando alguém passa o MJ(o melhor de sempre) em qualquer coisa que seja tem de ter o seu valor :)

    E estamos a comparar 1 jogador que está no seu prime(Lebron) e o Kobe que já vai na 14! época, e continua a jogar ao mais alto nível.

    Não gosto da personalidade do Lebron mas reconheço que joga muito, mas tem de ganhar campeonatos e ser ainda mais decisivo nos playoffs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece correcto comparar os números de MJ com os de KB, uma vez que KB tem mais presenças nos All Stars, devido ás duas retiradas de Jordan (e também à época de 85 em que na altura no jogo, estava a contas com uma grave lesão).
      Portanto, só é comparável o que é susceptível de ser comparado.
      mas tens razão numa coisa: MJ foi mesmo o melhor de sempre. Kobe já não o será por razões óbvias (já não margem de progressão) e a James ainda lhe falta a inteligência e o espírito de liderança que MJ tinha

      Eliminar
  12. Stoudemire27/02/12, 02:43

    André não gostas da personalidade do Lebron? Posso assumir então que também não gostas da do Kobe... Isto é se fores razoável..

    ResponderEliminar
  13. Stoudemire27/02/12, 02:46

    E aqui ninguém está a comparar, aliás subscrevo o que o Anónimo disse: "Andre nem sei o porquê de meteres o Lebron james ao barulho quando se fala do Kobe...acontece isto sempre que falo com lakers fans e nao sei a razão lol será por este ter tirado o trono?"

    ResponderEliminar
  14. dizes bem em qq coisa que seja :S pk passar MJ em pontos de All star game vale o que vale lol existe jogadores que brincam com o jogo em causa e depois ha outros jogadores que querem ser o MVP do jogo e esforçam-se como hoje...

    eu quando falo de egoísmo nao tem a ver com nº de lançamentos efectuados mas o tipo de jogo que praticam...kevin Durant e kobe apenas atacam o cesto enquanto que por exemplo o Lebron james (ja que falas nele) faz a equipa jogar assim como a equipa joga para ele...tem muitos lançamentos neste jogo? pk? porque apareceu em sitios para receber a bola e fazer os afundanços dele...ao contrario de kobe que recebe a bola e trabalha no defesa por varios segundos e depois tenta sempre o lançamento, nao joga com os restantes colegas...

    isso dos campeonatos é uma treta...o rapaz levou a pior equipa da NBA aos playoffs (como foi comprovado no ano seguinte) nao tinha nenhuma obrigação de ganhar o campeonato... e no ano passado perdeu bem para um Mavs e Dirk que jogaram muito...dirk esse que derrotou kobe com um 4-0 ;) falam dos titulos do kobe mas a equipa dele sempre teve 3 All star players ou mais, os lakers sempre foram uma super equipa...

    ResponderEliminar
  15. Stoudemire27/02/12, 02:55

    Lol isso dos anéis... O Fisher tem 6 também, não sei porque é que não falam nele também...

    ResponderEliminar
  16. Ok, claramente os Lakers sem o Kobe tinham ganho os campeonatos que ganharam.

    Agora não gosto da personalidade do Lebron e também não posso gostar da do Kobe. OMG.

    Vamos falar de basket que isto para fanatismos já chega as conversas sobre futebol.

    ResponderEliminar
  17. Stoudemire27/02/12, 03:09

    Fanático só aqui vejo um... Quem é que chamou o Lebron à conversa? Mas percebo que seja inevitável...

    ResponderEliminar
  18. Não sabia que não podia falar do Lebron, peço imensa desculpa.
    Mas por acaso tu é que começaste a falar do Kobe num post intitulado O pior concurso de afundanços, eu limitei-me a responder.

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito da entrevista do Lebron no final do jogo, carregou a equipa ás costas mas estava chateado pelo turnover que fez no final do jogo.

    Grande espírito competitivo.

    Quanto ao jogo até foi melhor do que estava á espera.
    KD MVP!

    ResponderEliminar
  20. Stoudemire27/02/12, 03:29

    Wade chega à lista de jogadores com triplos duplos em All-Star games, juntamente com MJ e LB. Revelador..

    ResponderEliminar
  21. Foi jogo melhor melhor do que eu esperava...a equpa este tem claramente a melhor equipa mas deu a primeira parte toda a equipa oeste que estava a jogar de uma forma mais seria tinha o westbrook, kobe e Durant a lutar pelo MVP...depois no 4to periodo apareceu a equipa este para equilibrar o jogo e Lebron james a correr para MVP com os fantasticos lançamentos...

    MVP foi entregue naturalmente ao jogador da equipa que ganhou...mas fazendo uma analise justa os pontos efectuados por lebron james foram em grande parte feitos na parte final do jogo quando o jogo estava "serio" e os jogadores marcavam os adversários ao contrario dos pontos de Durant que foram em grande parte na primeira parte muitos deles facilitados...

    rose nao combina com os all star games....ele nao é grande lançador...ou o jogo fica serio e ele coloca a energia toda em campo e consegue as suas penetrações ou passa completamente ao lado do jogo...

    grande entrevista no final de Lebron james...

    ResponderEliminar
  22. Na minha opinião.. não percebo as críticas ao Kobe.O basquetebol é um jogo colectivo decidido pelas individualidades. O Kobe é um shooter,logo tem de lançar. O colectivo dos Lakers não está a funcionar devidamente mas isso é responsabilidade do treinador e Kobe quando a equipa precisava ele metia a bola a rodar pelos colegas.

    Em relação ao Dunk Contest eles tem de levar os melhores jogadores.. só assim é possível elevar a qualidade. Eu acho que não foi assim tão mau quanto isso. Quando o Nate ganhou foi bem pior. O Derick Williams é que foi bastante rídiculo.

    Para mim os eleitos seriam:
    Blake Griffin
    Lebron James
    Dwight Howard
    Amare Stoudemire

    ResponderEliminar
  23. Não vi nada do AllStar WeekEnd mas concordo com esse post.

    Desde que ouvi que o vencedor do ano passado decidiu não participar, disse-me que não ia ver. Agora vi o recap do jogo east/west de ontem, achei muita piada esses dunks todos do lebron, wade, griffin, etc etc etc... A fazerem pouco do concurso de dunks do dia anterior, só pode. O lebron, pelos vistos, quis levar o troféu de mvp mas foi ultrapassado pelo Durant, ainda bem.

    Para mim quem deveria ter ido ao dunk contest, nem seria o lebron porque este então é o pior, diz que vai e depois mais tarde diz que não. Também não punha lá o griffin, porque atitudes daquelas é falta de respeito ao concurso (e aos fãs?).

    Pequena nota final, o Durant mandou um tweet após o dunk contest a "convidar" o wade, o Westbrook, o lebron e Derrick Rose a participarem no concurso para o ano. O wade respondeu-lhe a dizer que ele não mas os outros sim concorda claro...

    ResponderEliminar
  24. Sei que vou fazer uma pergunta off-topic mas no site da aBola fala de uma possivel troca nelson e howard pelo pau gasol e o bynum, ainda com calderon nos magic em troca de um jogador ainda por definir dos lakers.

    Esta noticia tem alguma razao de ser ou acham que é só material para encher jornais?

    porque esta troca parece-me bastante boa para todos excepto os raptors.

    Peço desculpa o off-topic, mas nao sabia onde colocar a questão, e como sou grande apreciador deste blog deixei aqui.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  25. Os Magic já a desmentiram, por isso vale o que vale. Até agora não passa disso, mais um rumor em volta de Dwight Howard.

    ResponderEliminar
  26. De facto o concurso foi fraquinho, o formato não ajudou e os concorrentes também não eram brilhantes.

    Márcio o Desmond Mason sem ser uma estrela era um "voador" de qualidade tal como o Gerald Green, mas as estrelas despertam mais "paixão"


    As discussões Kobe vs LeBron (a ordem é por questões de idade e não preferência) são tão comuns e costumam levar a nada, mas ler que os Cavs eram a pior equipa da liga, é interessante podiam explicar lá isso, já agora Kobe além de um scorer é dos melhores defensores da historia da liga, provavelmente Lebron lá chegará

    ResponderEliminar
  27. se calhar disseram que os Cavs eram a pior equipa da liga visto que com a saida de Lebron James a equipa ficou com o pior registo da liga e bateu o record de derrotas do desporto americano... uma equipa que muda dos playoffs para o pior registo da historia é algo que mostra bem qual o valor da equipa e o papel que Lebron james tinha...

    ResponderEliminar
  28. Pois mas a equipa de 2010 não era a mesma de 2011, mudou tudo principalmente porque ficou sem Lebron, treinador, general manager, muitos jogadores os que ficaram a meio da temporada pararam para tratar mazelas antigas, é algo comum na NBA, pode-se comparar com os Bulls de 98 e 99 e os Cavs de 10 e 11 ou o inverso nos Celtics entre 07 e 08.


    Já agora o record foi de derrotas consecutivas, os Timberwolves tiveram o pior record da temporada

    ResponderEliminar