25.2.12

All NBA First Team


Enquanto o All Star Weekend não chega à parte mais a sério (se é que podemos usar essa palavra para descrever qualquer evento deste fim-de-semana; mas, realmente, não dá para levar a sério ou fazer qualquer comentário a um jogo destes:

), vamos aproveitar para fechar o balanço da primeira metade da temporada regular, com o cinco ideal da liga até agora.

Point Guard - Chris Paul (Los Angeles Clippers)
19.2 pts, 8.6 ast, 2.9 res, 2.3 rb, 26 PER
Se alguém duvida que Paul ainda é o melhor base da liga, a passagem dos Clippers de um conjunto de talentos promissor a uma equipa candidata aos primeiros lugares da conferência devem desfazer essa dúvidas. Porque Paul é o maior responsável por isso. É o base mais completo da liga, capaz de marcar pontos (e não precisa de muitos lançamentos), organizar o ataque e distribuir a bola como poucos e defender. Temos outros bases que marcam mais pontos (Rose, Westbrook), outros que passam tão bem a bola como ele (Nash, Williams) e outros que são excelentes defensores (Rondo), mas mais nenhum base combina todas essas capacidades como ele.



Shooting Guard - Dwyane Wade (Miami Heat)
22.4 pts, 4.8 ast, 4.4 res, 1.7 rb, 1.4 dl, 28.1 PER
Lebron James tem, destacadíssimo, o melhor PER da liga, a mais de 4 pontos de distância do segundo, que é... Wade. Sim, os Heat têm os dois jogadores que estão a fazer as melhores temporadas individuais do ano. Kobe? Pode ter melhores números totais (28.4 pt, 4.9 ast, 5.8 res, 1.3 rb, 23.4 PER), mas Wade  tem sido muito mais eficaz (apenas 17 lançamentos/jogo contra 23.7 de Kobe, 50.2% contra 43.5% de Kobe e 32 min/jogo contra 38 do jogador dos Lakers). Kobe está a fazer (mais) uma boa temporada, mas Wade está a fazer uma ainda melhor.




Small Forward - Kevin Durant (Oklahoma City Thunder)
27.9 pts, 8.1 res, 3.4 ast, 1.4 rb, 1.2 dl, 27.7 PER
Durant é o melhor jogador da melhor equipa do Oeste (e empatada com os Heat no 1º lugar da liga) e é o único que se aproxima de Lebron na luta pelo MVP. Já todos sabemos que consegue marcar pontos como poucos, mas este ano está a fazê-lo de forma mais eficaz (51.3% nos lançamentos, máximo de carreira). Para além disso, também a passar melhor a bola e a distribuir melhor quando sofre 2x1 (máximo de carreira nas assistências).






Power Forward - Lebron James (Miami Heat)
27.4 pts, 8.1 res, 6.8 ast, 1.8 rb, 32.4 PER
Sim, Lebron não é power forward, mas como temos de incluir neste cinco tanto James como Durant, e como James já fez várias vezes esta posição no ataque dos Heat, deslocamo-lo para aqui. E esta escolha nem precisa de mais justificação. James é o nosso MVP e está a fazer uma temporada histórica, com o PER mais alto da história da NBA.







Center - Dwight Howard (Orlando Magic)
20.1 pts, 15.3 res, 2.1 ast, 2.2 dl, 24 PER
Com novela ou sem ela, este lugar é de Howard enquanto ele quiser. Basta ao (por enquanto?) poste dos Magic fazer uma temporada normal e nenhum outro poste se aproxima da sua produção. E mesmo com todo o circo em volta da sua saída ou não de Orlando, ele está a fazer mais uma excelente temporada, liderando a liga em ressaltos e continuando a ser o melhor defensor interior do mundo.







(hoje já temos algo mais a sério no fim-de-semana All Star, com o concurso de triplos e o concurso de afundanços, e não devem faltar momentos para recordar e/ou comentar, por isso, até logo!)

26 comentários:

  1. gostei de como adaptaste o LeBron a PF para poderes por os dois (ele e o durant) eheheh

    ResponderEliminar
  2. Não podia deixar nenhum deles de fora! :)

    ResponderEliminar
  3. Não concordo com o Wade mas a opção é tua, de resto, não só o melhor 5 da actual temporada como também o melhor 5 da liga.

    ResponderEliminar
  4. Só faltava meteres o D.Rose a center ;)

    Quanto ás estatisticas depende muito das equipas onde se jogam, o Kobe tem muito mais responsabilidade que o D Wade. Os Lakers dependem do Kobe os Miami não.

    Quanto ao CP3 eu prefiro o D. Rose mas o T. Parker está indiscutivelmente a fazer melhor época que o CP3.

    ResponderEliminar
  5. Rose é melhor que o Paul ate com a lesão nas costas. Rose é claramente o melhor PG da liga.

    ResponderEliminar
  6. Eduardo Rosendo25/02/12, 22:17

    Concordo com a tua análise Marcio. Gostei da adaptação do lebron a PF e concordo com isso pois é impossível não incluir o lebron e o durant no melhor 5 com a época que os dois estão a fazer...

    Rose é um grande jogador, mas nao faz o meu género de PG. Só sabe infiltrar, não sabe rodar a bola, nem gerir o tempo e ritmo de jogo e envolver os colegas tmb no ataque e acho que estes aspectos são essenciais p/ um PG. O rose quando tem a bola baixa a cabeça,encosta a bola ao tronco e só ve o cesto a frente e infiltra como se não houvesse amanha.

    O CP3 sabe quando há de lançar, quando há de passar e quando tem de infiltrar. Tanto lança de fora, como infiltra, como lança bem de 3 e para mim é sem dúvida o melhor e mais completo PG da liga.

    E hostava de perceber o porquê de o Westbrook ser tao tão criticado pela midia e pelo público por dizerem que é pouco inteligente e cometer mts turnovers, enquanto que o rose é tão acarinhado e elogiado, sendo que tem estatisticas semelhantes ao Westbrook e é um jogador do mesmo tipo.

    Também concordo com o andre e acho que o T. Parker está a fazer uma época fantastica e se continuar assim também pode ser incluido na corrida a melhor PG.

    ResponderEliminar
  7. Rui Armada25/02/12, 22:30

    Dizer que o Rose é indiscutivelmente melhor que o Paul é uma barbaridade. Como base organizar de jogo o cp3 é bem melhor. O Rose é um crack sem duvida mas nao tem a capacidade do cp3 para gerir o jogo, como bem diz o Eduardo.
    A análise tá muito boa só discordo mesmo do Wade..Acho que nao tem feito grande coisa esta época para tar no 5 ideal.

    ResponderEliminar
  8. wade? fogoo que piada !

    ResponderEliminar
  9. É muito dificil escolher quem são os melhores em cada posição pois a um lote enorme de jogadores com qualidade.

    ResponderEliminar
  10. Stoudemire26/02/12, 00:04

    melhor 5 da NBA sem dúvidas!

    ResponderEliminar
  11. Rui Armada quem é que disse que o Rose é indiscutivelmente melhor que o Paul?

    Apesar de ser só o MVP do ano passado. Eu só disse que prefiro o Rose ao CP3. O Rose é um base da nova geraçao, como o J.Wall e K.Irving, etc.

    Quanto a este 5 discordo do Wade e nao faz sentido o LBJ a PF.
    Concordo com o patrickmf, é muito dificil escolher os melhores, o MVP do ano passado foi o Rose e o Dirk o MVP da final e isso é o que interessa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eduardo Rosendo26/02/12, 02:45

      Eu percebo o porquê do Marcio ter colocado o Lebron a PF, embora não seja a possição natural dele foi uma maneira subtil de por os 2 melhores jogadores da nba actualmente a jogar na mesma equipa, pois seria mt injusto 1 deles não fazer parte deste 5, pois como já disse são os dois melhores jogadores da liga esta época.

      E o Lebron a PF não é tao descabido assim, visto que ele esta época melhorou mt o seu jogo de costas para a cesta que era um dos seus piores atributos, então não acho que seja assim uma tão má decissão.

      quanto a questão do rose e do CP3 são "gostos". Eu pessoalmente prefiro um Pg que controle o ritmo de jogo e envolva os colegas e lhes ponha a bola "redonda" nas mãos e que lance quando achar que é melhor solução do que passar, em vez de um PG que só saiba infiltrar e marcar pontos como o rose. Por isso tmb digo que acho o rubio melhor do que o irving, apesar de serem os 2 grandissimos jogadores.

      Já agora quem escolhias p/ sg e p/ pf? Punhas o lebron a sf ou o durant?

      Eliminar
    2. Eduardo Rosendo já vi que és daqueles que de facto vê os jogos e nao só os highlights, dizes que o Lebron trabalhou o seu jogo de costas para o cesto. É verdade e trabalhou com o Hakemm mas se o Lebron jogasse a PF era completamente abafado pelo K. Love ou o B.Grifin. Ou outros, são posições completamente diferentes.

      Quanto ao D.Rose concordo a 200% com o VdeAlmeida(estava a ler o post dele e parecia que era eu que estava a escrever).

      Para responder a tua questão, o meu cinco seria D.Rose;Kobe;Lebron;B.Grifin;D.Howard.
      K.Durant é um dos meus jogadores preferidos mas neste momento o Lebron está a fazer uma época fantástica, apesar de detestar o Lebron.

      Eliminar
    3. Eduardo Rosendo26/02/12, 17:48

      Pronto são opiniões André e eu entendo o teu ponto de vista e em parte concordo com ele, pois tmb acho que o lebron rende mais a SF, mas a colocação dele a Pf pelo Márcio também tem a sua lógica.

      em relação ao teu 5 além de tirar o rose, preferia o love ou o Bosh a Grifin. É um jogador espectacular, atlético e com uma margem de progressão enorme, mas ainda tem que melhorar no jogo e lançamento de meia distância e na defesa, por isso neste momento acho o love melhor, apesar de ser um jogador menos espectacular, não compromete tanto na defesa e ainda tem um tiro de meia distancia e de 3 pontos bastante confiável, cmo se pode ver ontem pela vitoria no torneio de lançamento de 3.

      Eliminar
    4. Rui Armada26/02/12, 19:21

      Disse o António..lol

      Eliminar
  12. Reduzir o papel de PG a umas características ou outras é(cá vai uma redundância) redutor. CP é ligeiramente melhor que DRose em alguns aspectos, e vice-versa. Agora pondere-se quem melhora mais a equipa. No ano passado, DRose fez de uma equipa mediana (-) e comum início carregado de lesões, na que chegou ao fim com o melhor score. E CP? A sua equipa fez um campeonato penoso
    Este ano, e com a mesma equipa (Rip hamilton nem conta, porque praticamente não tem jogado), com as lesões constantes, DRose tem a equipa no 2º lugar da liga, isto apesar de ele próprio ter estado a contas com lesões impeditivas. Aliás, vê-se a diferença que a equipa faz com ele e sem ele (alguém acredita que com ele em campo, os Bulls perdessem com os Nets, o que não acontecendo poria os Bulls com o melhor score da liga?). E CP? Com uma equipa que conta com um dos melhores se não o melhor PF da liga, com um dos melhores Pivot, e com um dos melhores SG - sim, eu sei que agora está lesionado (tal como Rip e mais ou menos ao mesmo tempo), está a fazer um campeonato mediano.
    Quase aposto que com Blake Griffin na equipa, os Bulls neste momento estariam com o melhor score da liga, e seria muito dificil não virem a ser campeões.
    O que digo sempre é que o que conta é a forma como um jogador melhora a sua equipa, e aí, DRose está em nítida vantagem.

    P.S.- O mais curioso é que quando vi de que iria versar o post, soube logo que o Derrick iria ser suplantado pelo CPaul. E se não fosse este seria o Rondo, E se não fosse este, seria o Westbrook, ou o Derron Williams, ou outro qualquer

    ResponderEliminar
  13. Stoudemire26/02/12, 13:49

    VdeAlmeida, Bulls uma equipa mediana???? Noah um bom centro, Boozer veio com estatuto de estrela, Deng até no All Star está, com Gibson e Asik no banco... isto no ano passado, e chamas a esta equipa mediana?
    Não comparemos Paul e Rose por aí... E mesmo assim Paul com 1 equipa fraca leváva-os ao playoff, olha onde estão agora... Se Rose saisse como se está a ver este ano, os Bulls ficariam à mesma em 2º ou 3º de conferência.

    ResponderEliminar
  14. Eduardo Rosendo26/02/12, 17:59

    Concordo com o Stoudemire, o Bulls tem uma excelente equipa mesmo sem o rose.
    O Paul é a primeira vez que tem uma equipa com jogadores em condições, e mesmo anteriormente numa equipa que nem de perto nem de longe se pode comparar aos Bulls conseguiu levar os Hornets aos playoff.
    E basta ver os jogos de serie dos playoff passados contra o lakers em que o CP3 derrotou quase sozinho os rapazes de LA.

    E VdeAlmeida este ano o Bulls ganhou alguns jogos e contra equipas dificeis sem o rose (o jogo dos nets foi um acidente de percurso), por isso o Bulls contnua a ser uma equipa de topo mesmo sem o rose.
    E porque dizes que soubeste logo que o rose não ia ser escolhido como primeira opção para o 5? E se fosse eu a escolher provavelmente escolheria ainda ou o rondo ou o Westbrook em vez do rose...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque já reparei que o Márcio não dá grande importância ao MVP da época passada nem aos Bulls. É só fazer uma resenha dos posts sobre eles, e verificar-se-á da sua escassez. Em contrapartida, há posts seguidos sobre os San Antonio Spurs, que são nitidamente uma equipa envelhecida e em declínio. Quase apostava que os Spurs são a sua equipa preferida na NBA. Ou os Celtics. Mas isso, cada um é livre de fazer a sua escolha, naturalmente, nada a apontar. A nota não foi escrita em tom de crítica.
      Quanto às tuas escolhas, são tuas, tudo bem também. Para mim, comparar, por exemplo, o Rondo com Rose (algo que já vi alguns mais fazerem) é a mesma coisa que comparar a estrada da Beira com a beira da estrada. Ou a mesma coisa que dizer-se que os especialistas que elegeram o Rose MVP na época passada, não percebem nada de basquete, uma vez que ao que parece, Rondo nem sequer foi ponderado para conquistar o troféu

      Eliminar
  15. Stoudemire, o Noah é realmente um bom centro se estiver bem enquadrado, e sabes como eu sei os problemas de lançamento que ele tem. O Noah só é um bom centro porque joga com o coração, mas não é um grande centro. Intrinsecamente, há inúmeros postes na liga que são (ou poderiam ser) melhores que ele. O facto do Boozer ter vindo com o estatuto de estrela, não faz dele uma. Começou com uma lesão, e nunca recuperou de modo a fazer uma boa época. É só ver as críticas de quetem sido alvo (parece que agora baixaram um pouco detom, mas até admito que se os Bulls tiverem possibilidades de fazerem um bom negócio, ele será um dos primeiros a ser descartado).
    Quanto ao Deng, é verdade, vai ao ALLStar, como é verdade que tem sido um jogador subvalorizado: Mas tenho a certeza que se não fosse Thibs o treinador da equipa de Este ele iria lá tanto como foi nos outros anos. Ainda para mais, este ano que está a jogar com a famigerada lesão no pulso.
    Os Bulls sem Rose (é verdade que Deng também tem jogado lesionado, o que diz bem da profundidade do banco dos Bulls, apesar de ser sempre muito elogiada) têm feito exibições pouco convincentes, toda a gente vê. Em contrapartida, se os Clippers tivessem mantido Gordon e não tivessem ido buscar Paul, não me parece que estivessem muito piores.
    E se quisermos voltar às famigeradas estatísticas, antes da lesão nas costas, Rose estava bem à frente em pontos marcados, e quase a par nas assistências. Depois, já lesionado jogou dois jogos em que quase nem marcou ou assistiu - jogou meia dúzia de minutos - o que lhe fez baixar muito as médias.
    Já agora, e porque nos comentários se referem várias vezes às penetrações de Rose, o facto de ele as fazer só demonstra o seu poder atlético, factor em que Paul fica a milhas.

    ResponderEliminar
  16. VdeAlmeida, mas esse factor (quem melhora mais a equipa) foi exactamente um dos que me guiei para escolher Chris Paul como o melhor base da temporada até agora.
    Acreditas sinceramente que os Clippers sem ele estavam como estão? Se, como dizes, tivessem mantido Gordon e não tivessem Paul, tinham basicamente a mesma equipa do ano passado e com essa equipa nem aos playoffs foram.
    Passaram duma equipa que ficou na metade inferior da tabela na época passada e fora dos playoffs para uma equipa que está em 3º lugar no Oeste. E Paul é o maior responsável por isso. Têm boas peças (e muitas delas já tinham antes) mas foi Paul que as meteu a funcionar tão bem.

    Nada contra Derrick Rose, que é um dos melhores e mais espectaculares bases da NBA (e no ano passado foi o melhor). E ao escolher Paul não estou a dizer que Rose está a fazer uma má temporada. Nada disso, está a fazer mais uma óptima temporada. Mas este ano, até agora, a de Chris Paul tem sido, para mim, melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem os Clippers nao foram buscar só CPaul!!!
      Entao e o Butler, Billups, M.Williams!? Jogadores que tem sido muito importantes.

      Ps: A minha equipa favorita também é os Lakers.Como podes deixar o Kobe de fora do cinco ideal? :) Sendo a tua equipa favorita os Lakers.

      Eliminar
    2. Ia-te dizer precisamente a mesma coisa que o Andre já disse: é que não foi só o Paul que entrou para os Clippers. E não só: o Blake e o DeAndre Jordan têm mais um ano em cima, o que para jogadores tão jovens é muito importante. Insisto que com a equipa actual Gordon ou outro base do mesmo nível, até poderia fazer, se não tão bem como Paul, quase. Continuo a pensar que o Rose é bem mais interventivo e importante na sua equipa, que CPaul.
      Quanto à questão da escolha de Kobe, aí já não me parece tão líquida. Tendo como referência o que se disse em relação á escolha Paul/Rose, não me parece que Kobe este ano esteja a elevar o nível da equipa. É verdade que faz bons jogos, marca pontos, mas os Lakers têm tido derrotas inacreditáveis.

      Eliminar
  17. Em relação à minha equipa preferida, se tenho uma, são os Lakers. Comecei a ver jogos da NBA no final dos anos 80 e os Lakers do Magic (e o Magic em particular) conquistaram-me desde o início. Por isso, os Lakers são a equipa que gosto desde sempre.

    Depois, é claro que há equipas e jogadores que gosto mais ou gosto menos, mas não tenho nada contra os Bulls.

    Pelo contrário, gosto bastante do Tom Thibodeau, gosto muito de equipas com defesas boas e aguerridas como a deles e gosto do Rose. Apesar do seu estilo de jogo não ser o meu favorito para a posição de point guard, parece ser genuinamente um miúdo humilde e trabalhador e admiro o seu comportamento e dedicação ao jogo, como podes ver, por exemplo, neste artigo que escrevi o ano passado para o Planeta Basket:

    http://www.planetabasket.pt/dev/index.php?option=com_content&view=article&id=13040:rose-candidato-a-mvp-&catid=47:seniores-masculinos&Itemid=179

    Ou neste elogio que fiz ao trabalho de Thibs nos playoffs do ano passado:

    http://setevintecinco.blogspot.com/2011/05/elogio-thibs.html

    Mas, acima de qualquer equipa, gosto mesmo da NBA e do jogo de basquetebol.
    E de falar sobre isso, por isso obrigado pelos teus (vossos) comentários e pela tua (vossa) contribuição para a discussão! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo bem,Márcio. Como disse acima, cada um tem os seus preferidos, e não há nada de criticável nisso. O que eu achava estranho é a disparidade de número de posts sobre umas equipas em relação a outras.
      Falei nos Spurs porque li vários posts elogiosos em relação a eles (que foram arrasados nos play-offs da época transacta) e quase nada em relação aos Bulls que foram às finais de conferência. E sejamos sinceros: era difícil passar sem elogiar o que foi sem dúvida o treinador do ano.
      Eu comecei a ver a NBA no ano em que o Jordan foi escolhido no 3º lugar do draft, atrás de Hakeem Olajowan e de Sam Bowie (alguém ainda se lembra sequer deste?). Nessa altura, imperavam os Lakers de Magic e Jabbar, e os Celtics de Bird, mas Jordan começou de imediato a chamar-me a atenção, e desde então passei a torcer pelos Bulls. E o que eu sofria ao ver os jogos contra os Pistons, e a maneira pouco menos que trauliteira como estes jogavam. Aliás, acho que os 2 campeonatos que ganharam, foram as piores séries finais que alguma vez vi.

      Eliminar