4.2.12

O melhor power forward da NBA é...


O Jorge Duarte lançou-nos a pergunta, a propósito do mais recente highlight épico de Blake Griffin. E é uma questão que tem sido discutida nos últimos tempos, não só pelos highlights do explosivo jogador dos Clippers, mas também pela ascensão de jogadores como Kevin Love, LaMarcus Aldridge ou o próprio Griffin. Para além disso, esta posição é uma das que simboliza melhor uma das características que definem esta temporada: a ascensão de uma nova geração de jogadores (e equipas), mas com a geração anterior a prometer uma passagem de testemunho pouco pacífica.

Se de um lado temos os nomes que referimos em cima, do outro temos jogadores como Garnett, Duncan, Gasol ou Nowitzki, que dominaram a posição na última década e, com todos eles já acima dos 30 anos, ainda continuam entre os melhores. Por isso, quem é actualmente o melhor power forward da NBA?

Não falta talento à NBA nesta posição. É uma das mais profundas da liga e conseguimos fazer, à vontade, um top 20 de grandes power forwards. Temos, para além dos que já referimos, jogadores como David Lee, Zach Randolph, Josh Smith, Amare Stoudemire, Chris Bosh, Carlos Boozer, David West, Boris Diaw, Luis Scola, Kris Humphries ou Paul Millsap. Já vamos em 18 e ainda podíamos incluir mais alguns nesse lote.

Mas como é óbvio, muitos destes, por muito bons que sejam, não estão na corrida pelo título de melhor de todos. Apenas uma mão cheia deles pode realisticamente aspirar a tal. Qual é então o lote de candidatos? Love, Aldridge, Griffin, Gasol e Nowitzki.

Tim Duncan e Kevin Garnett foram dois dos melhores de sempre, mas aos 35 anos, apesar de ainda serem produtivos e importantes para as suas equipas (especialmente na metade defensiva), já não podem aspirar ao topo desta lista. Amare Stoudemire é um dos melhores ofensivamente, mas o seu impacto reduzido na defesa deixa-o de fora da discussão. Chris Bosh podia estar no top 5, mas a jogar ao lado de Lebron e Wade, viu o seu protagonismo e a sua produção diminuirem e não entra nestas contas. Zach Randolph seria outro candidato, mas até agora passou a temporada lesionado e, quando voltar, vai demorar algum tempo a voltar ao seu melhor nível.

Por que ordem fica então a mão cheia de candidatos?

5- Blake Griffin
Era com ele que começava a questão do Jorge, que diz:
"Eu sou fã do Griffin (é impossivel não ser) mas eu considero que ele é levado pelo hype dos afundanços e embora não queira usar a palavra overrated confesso que tenho vontade de o fazer. É certo que ele é um otimo marcador de pontos e ressaltador, (...) mas, ser um bom marcador de pontos e ressaltador as vezes faz as pessoas pensarem que és melhor do que realmente és. É medonho da linha de lance livre (é certo que não faz air balls como o diop mas é muito mau também) mas principalmente considero ele pouco participativo nas tarefas defensivas. Dito isto penso que ele quando melhorar certos aspectos do jogo dele vai ser ainda mais dominador e ai será sem duvida o melhor PF da liga."
O que basicamente resume o que eu penso também. É um fenómeno atlético com lugar cativo nas melhores jogadas, mas tem ainda muito para polir no seu jogo. Tem sido comum ver as equipas a dar-lhe espaço para lançar e a concentrar-se em defender as suas penetrações. É de longe o power forward mais atlético da liga e o potencial para ser o melhor está lá, mas não o será enquanto não melhorar o lançamento de meia distância, os lances livres e a defesa.

4- LaMarcus Aldridge
Tem tido uma evolução sólida e constante desde que entrou na liga e a sua ausência no All Star do ano passado foi uma das injustiças da temporada. Este ano continuou a melhorar, está mais versátil e assertivo no ataque, desenvolveu um bom arsenal a poste baixo (já não foge ao contacto e conforma-se menos com os lançamentos de meia distância) e está um jogador mais completo. Na melhor época da carreira (22.8 pts, 8.7 res, 2.7 ast; 23.9 de PER) deve finalmente ganhar um lugar como All Star e afirmar-se com um dos melhores power forwards da liga.

3- Pau Gasol
O espanhol é o power forward mais completo da NBA. E embora alguns dos seus números totais não pareçam tão bons como os dos outros, consegue-os com mais eficácia. Tem "apenas" 16.1 pts por jogo, mas consegue-os com muito menos lançamentos que todos os outros. É de longe o melhor passador de todos (3 ast/jogo) e é muito melhor na defesa do que aquilo que se pensa (o seu DefRtg, 98, só fica atrás de Aldridge e apenas por um ponto). Pela inteligência em campo e pelas acções que faz para facilitar as acções dos companheiros, o seu impacto na equipa é maior do que os números mostram e se os Lakers (e Kobe) jogassem mais com ele e o envolvessem mais no ataque, seria ainda maior.
Pode não ser o líder em nenhuma categoria estatística, mas faz de tudo um pouco em campo e contribui em todas elas. E não é mau em nenhuma.

2- Kevin Love
O jogador dos Wolves é o que tem os melhores números em pontos e ressaltos (25 pts e 13.5 res), mas também é o que joga mais minutos de todos estes candidatos. E é também um jogador que tem um impacto reduzido nos outros aspectos do jogo (1.6 ast, 0.9 rb, 0.6 dl). Ou seja, é muito bom em dois aspectos do jogo, mas em pouco ou nada mais contribui. Tem ainda de melhorar nos outros aspectos para poder ser o melhor power forward de todos.
E num dos aspectos em que é bom (nos pontos), depende mais das assistências dos companheiros do que os outros candidatos. Muitos do seus pontos são conseguidos com lançamentos após assistência e não após 1x1. Tem de melhorar no 1x1 e no jogo a poste baixo para obrigar as equipas a fazer 2x1 e poder ter o mesmo impacto num jogo que tem, por exemplo, o número um desta lista.

1- Dirk Nowitzki
O alemão está com números mais baixos do que estamos habituados (17 pts, 6.8 res e 2.3 ast), mas também está a jogar o mínimo de minutos desde a sua época rookie, teve vários jogos de fora e ainda não está na sua melhor forma. Mas Nowitzki (ainda mais que Gasol) é um jogador cujos números não reflectem metade do impacto que tem em campo. Ao contrário de Love, o jogador dos Mavs é um pesadelo para defender e impossível de parar no 1x1. As suas características únicas tornam-no num matchup muito difícil de solucionar, o que obriga as equipas a fazer muitas vezes 2x1. Por isso, para além dos ataques em que marca ou assiste, muitos dos ataques dos Mavs começam com um desequilíbrio provocado por ele, a que se segue uma rotação da bola até um jogador sozinho.
A movimentação de bola exemplar e o jogo colectivo dos Mavs na temporada passada (que foi elogiado por todos e apontado como o grande responsável pela conquista do título) não seria possível sem Nowitzki. O alemão, na sua melhor forma física, ainda é o melhor power forward do mundo.

18 comentários:

  1. Penso que se metes o Nowiztki em primeiro, o Stoudemire também tem de estar no top5.. Em forma ele é o melhor Power Foward em termos de marcação de pontos, mais completo do que Nowistki que "só" tem o seu lançamento de todo o basicamente, e tem um excelente drive depois de "pump fake" de lançamento (em que muitos defensores caem devido à eficácia do seu tiro). Penso que tirava o Griffin porque ele é um excelente ressaltador mas é o que mais depende de assistências para fazer pontos dado que ele só sabe afundar..

    ResponderEliminar
  2. Concordo com esta sequência, o Griffin ainda tem de aprender a jogar o jogo, aquilo que ele faz é ainda muito à base do seu talento. No entanto tem o potencial para vir a ser melhor que qualquer um dos que estão aqui.

    ResponderEliminar
  3. (6 - Griffin...ou Bosh...ou Stoudamire...)
    5 - Love
    4 - Randolph
    3 - Gasol
    2 - Aldridge
    1 - Nowitzki

    O Griffin ainda tem muito a aprender, concordo plenamente, e "sofre" de um hype enorme. Ajuda para os votos do All-Star, mas a malta não perdoa a quem não sabe defender... Tal como o Stoudamire, que é uma nulidade na defesa, e a atacar depende muito do ritmo de jogo... Quanto ao Bosh, é capaz de tudo um pouco no ataque, tem o melhor lançamento de meia distância a seguir ao Nowitzi, mas é muito inconsistente e parece sempre precisar de um empurrãozinho para dar o melhor dele... A defesa tem melhorado muito desde que foi para Miami (claro!)...
    A defesa é a razão pela qual meto o Love em 5º, e só fica à frente do Griffin porque atira de qualquer lado, ao contrário deste...
    O Randolph é um dos meus favoritos, e tal como o Gasol, os números não reflectem a sua importância. Apesar de pesadão, sabe usar muito bem o corpo, principalmente no ataque. E desde que começou a amadurecer, a defesa foi surgindo também. Pode não ser atlético como o Griffin, ou atirar tão bem como o Love (quase que o faz...), mas é muito inteligente a jogar, e é o rei das 2+1...
    Sobre os outros, já está tudo dito.
    Não acho que o Griffin se vá tornar o melhor PF deste lote, a não ser que mostre algum interesse em defender e aprender a atirar. Daqui a 3/4 anos o melhor deverá ser o Love. Mas só se o Brian Cardinal tiver saído da liga, senão é ele, de caras...

    ResponderEliminar
  4. Não concordo, neste momento não era capaz de escolher Nowitzki em detrimento de todos os outros canditatos. Apesar de ele ser letal no 1x1 e excelente ofensivamente, creio que ele não é um grande defensor e ainda por cima não tem lá grandes números, logo, como os restantes, não é um jogador completo. Acho que todos estes 5 jogadores tem lacunas, e se não olhas te para as estatisticas do Nowtzki, então eu tb não olho para as estatísticas de 2 dos 3 melhores PF de todos os tempos. Tim Duncan e Kevin Garnett. Estes dois senhores são os únicos PF completos na NBA, ambos tem aproximadamente 14 pts e 7 ressaltos por jogo, mas defensivamente não há melhor que Tim Duncan, é velho mas sabe-a toda!

    ResponderEliminar
  5. o boris diaw ? lololol
    o griffin tambem faz airballs no lance livre
    http://www.youtube.com/watch?v=iyMMfW3GdRo

    ResponderEliminar
  6. outro
    http://www.youtube.com/watch?v=bHwQ0clclYA&feature=related

    ResponderEliminar
  7. Concordo com ordem apresentada. Também acho que o Dirk Nowitzki é atualmente o melhor extremo-poste da Nba. No entanto acho que o Kevin Love, num futuro próximo, irá tornar-se o melhor nesta posição. Uma menção também para a grande categoria de Pau Gasol, que é de facto um jogador muito completo, e que concordo ser o terceiro neste momento. O LaMarcus Aldridge em quarto também me parece bem. Quanto ao quinto, o Blake Griffin é de longe o mais espetacular e é muito difícil de defender pois tem caraterísticas atléticas ímpares. No entanto espero que ele alargue o seu repertório ao longo do tempo, e não se torne um jogador na linha do ex-jogador Shawn Kemp, que praticamente só baseava as suas jogadas na sua capacidade atlética.

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente com o top e com a análise de que o Griffin é overrated.

    Como já foi dito, o Nowitzki também não mostra grandes habilidades na defesa. É impressionante, no entanto, um jogador lento e tão alto como ele fazer o que faz. Atléticamente não chega aos calcanhares de um Love ou Griffin. Mas faz a diferença.

    Pelos números, acredito que num futuro próximo o Kevin Love vai ser o melhor PF da liga. Tem mais pontaria que o Griffin. E quando o Rubio amadurecer na NBA, podem tornar-se numa dupla mortífera e, quiçá, sérios candidatos ao título.

    ResponderEliminar
  9. Eu não acho que o Griffin é Overrated... O números dele para quem foi Rookie no ano passado são espantosos! Ao nivel do Tim Duncan (menos em numero de Bloqueios)... Agora, acho que o Kevin Love vai ser um jogador que vai ficar na história da NBA, que grande jogador!

    PS: Alguem me sabe esclarecer o que significam os numeros que vem antes do nome das equipas da NCAA? Ainda hoje vi um jogo dos Uconn vs Georgetown e Georgetown tinha o numero 14 antes do nome...

    ResponderEliminar
  10. Neste momento o Dirk não está a grande nível por isso não o colocaria em número 1, tal como o Griffin é fabuloso de mais para quem foi no ano passado rookie...

    PS: Alguém conhece o Lin dos Knicks? É que hoje fez um jogo brutal levando os Knicks às costas e não o conhecia...

    ResponderEliminar
  11. NunoTaker
    o numero a 14 a que te referes é ranking da equipa (neste caso Georgetown) no ranking nacional da NCAA. Só as 25 melhores equipas têm um "numero atrás". Este ranking é feito por votação.
    http://www.ncaa.com/rankings/basketball-men/d1

    ResponderEliminar
  12. Actualmente não diria que Dirk é o melhor PF da liga, do último ano talvez. Hoje diria provavelmente Kevin Love, pelos números espantosos que tem feito e em segundo lugar o Aldridge, pelo o grande jogador que se está a tornar a cada ano que passa, merece um lugarzinho no All-Star.

    Não creio que o Blake seja overated, o rapaz tem números de pontos e ressaltos impressionantes para um segundo ano, já tem afundanços que vão ficar n história da nba, e ainda tem uma longa carreira pela frente para melhorar o seu lançamento de meia distância (que não é tão mau como o pintam) e a linha de lançe livre.

    Nuno os números antes dos nomes da NCAA, são o ranking actual que as equipas ocupam em todo os estados unidos, que é feito todas as semanas pelas equipas de televisão, definindo as 25 melhores equipas do país.

    ResponderEliminar
  13. Ricardo Abreu05/02/12, 10:58

    Se alguém quiser ver o "show" do Jeremy Lin que o Nuno Pimenta referiu aqui está :P
    http://www.youtube.com/watch?v=SIIo6GNW70k

    ResponderEliminar
  14. Este ano não está a ser dos melhores para os Knicks, mas certamente foi uma noite inesquecível para Jeremy Lin.

    ResponderEliminar
  15. Slice of Butter05/02/12, 20:26

    Acho que o Chris Bosh justificava uma entrada neste top, principalmente pelo que tem feito este ano. Vê-se que está mais confiante e a dividir melhor as ações com o Bron e com o Wade. Os números do Griffin falam por si, mas também sou da opinião que ainda há ali muita coisa a melhorar. Já para não falar de que ele tem este ano a ajuda do melhor PG da liga. Sou fan do Dirk Nowitzki, mas analisando os últimos tempos, acho que o Love tem jogado mesmo MUITO. Não me parece que ele precise de fazer muito mais do que isto, eu até que gosto do seu estilo de jogo. Tremenda injustiça não ter sido ele o escolhido para o cinco de Oeste, ou pelo menos o Dirk! O meu top: Bosh-Aldridge-Gasol-Dirk-Love

    ResponderEliminar
  16. E não é que o Lin está a fazer novamente um grande jogo???

    ResponderEliminar
  17. a NBA ta carente de pivôs e alapivo,o jogo ta focado na movimentação e nem tanto em força.de mais a mais falta imaginação para pensar nos melhores comparando com nomes como,Brakley,K Malone,S.Kemp,C.Webber,D.Rodman,L.Bird..

    ResponderEliminar