13.8.12

Londres 2012 - Um balanço


Estão encerrados os Jogos. E acabaram da melhor maneira, com um grande jogo e uma grande final. Espanha fez o seu melhor jogo destes JO, deu muita luta aos EUA, mas no final, venceu a melhor e mais talentosa selecção.


Os EUA confirmaram o seu (grande) favoritismo e voltam para casa com a sua 14ª medalha de ouro. Como tinhamos dito antes dos JO, qualquer coisa abaixo do ouro era um fracasso e a selecção americana cumpriu. O estilo de jogo pode não ter agradado a todos, mas foi mais que suficiente para dominar a competição e ganhar sem margem para dúvidas. E pelo meio, quebraram uma mão cheia de recordes. Quebraram o recorde de pontos marcados num jogo, bateram o recorde de triplos tentados e marcados, Carmelo Anthony bateu o recorde dos EUA de pontos num jogo, Kevin Durant bateu o recorde de pontos dos EUA num Torneio Olímpico (156; 19.5/jogo) e LeBron James tornou-se o melhor marcador de sempre da selecção americana em JO (273) e completou uma das melhores temporadas individuais de que há memória.

A Espanha não fez um grande torneio, não teve um caminho fácil até esta final e só no jogo de hoje é que confirmou o estatuto de única-equipa-que-podia-ganhar-aos-EUA. Como se esperava, hoje apostaram em explorar a vantagem no jogo interior e colocaram a bola dentro sempre que tiveram oportunidade (ora para jogar 1x1 a partir de poste baixo, ora para libertar os atiradores quando viesse a ajuda). Pau Gasol explorou essa vantagem e fez um grande jogo (24 pts, 8 res e 7 ast), Navarro fez o seu melhor jogo de todo o torneio (21 pts, 4-9 3pts) e hoje mostraram que são a segunda melhor selecção do mundo.

A completar o pódio, aquela que apontámos como o wild card deste torneio: a Russia. Dissemos antes dos JO que eram uma equipa organizada e disciplinada, com jogadores grandes, com bons atiradores e que podiam surpreender (como fizeram quando venceram no Eurobasket em 2007). Dissemos que tanto podiam perder logo nos quartos de final, como chegar às medalhas. Pois revelaram-se uma das melhores e mais regulares equipas (descontando a final, jogaram melhor que Espanha e foram a segunda melhor selecção do torneio) e ficaram a um mau-quarto-período de distância de chegar à final. Mas chegaram às medalhas. Mais especificamente, à sua primeira medalha (desde o fim da União Soviética que não ganhavam uma). O que, para eles, foi tão saboroso como ouro.

Uma palavra ainda para a Argentina e para a geração de ouro do basquetebol das pampas. Chegaram a Londres como a selecção mais velha, com menos profundidade que as outras candidatas e dissemos que o talento, a experiência e a garra podia levá-los ao pódio, mas não chegava para mais. Ficaram a 4 pontos desse pódio, mas para a história fica uma medalha de ouro em Atenas, uma de bronze em Pequim e uma geração irrepetível.

Para encerrar este balanço, fiquem com o nosso cinco ideal deste Torneio Olímpico (e não vamos eleger um cinco típico destas ocasiões - com dois bases, dois extremos e um poste -, pois seria uma injustiça deixar algum destes jogadores de fora. Vamos optar por um cinco menos ortodoxo, com um base, três extremos e um poste. São os cinco melhores jogadores dos JO):

Manu Ginobili
O Michael Jordan das Pampas continua, aos 35 anos, a ser o melhor jogador argentino e um dos melhores shooting guards do mundo. Como habitualmente, fez de tudo um pouco: lançou, penetrou, assistiu, ressaltou, contorceu-se pelas defesas dentro e fez lançamentos e jogadas incríveis. Foi o melhor marcador da sua selecção (e 3º do torneio, com 19.4 pts), o segundo nas assistências (4.1), o melhor nos roubos de bola (13) e o melhor ressaltador (5.3/jogo, 43 no total)! E não falhou um único lance livre em todo o torneio (34 em 34)!

Kevin Durant
Durantula chamou um figo à linha de três pontos da FIBA (52%, 34 em 65). Acabou com a segunda melhor média de pontos do torneio (19.5 pts), como o melhor marcador de pontos totais, como recordista de pontos dos EUA num torneio olímpico (156), como o melhor ressaltador da equipa (5.7) e foi, provavelmente, o melhor jogador da selecção americana. O que diz tudo.

Andrei Kirilenko
AK-47 apareceu rejuvenescido e na forma dos seus melhores anos. Foi a maior razão por que os russos terminaram com uma medalha. Como sempre, fez de tudo em campo (17.5 pts, 7.5 res, 2 rb, 1.8 dl) e foi um dos melhores jogadores deste torneio. 

LeBron James
Foi o segundo melhor jogador dos EUA (e se há dúvidas em relação a isto é para cima, nunca para baixo; ou seja, podemos duvidar se foi o segundo melhor ou o melhor, mas não foi menos que isso). Foi "apenas" o 3º melhor marcador da equipa (13,2 pts), mas foi o primeiro nas assistências (5.6/jogo, 45 no total) e foi muito eficaz e importante em muitos outros aspectos (5.6 res, 1.3 rb, 72% 2pts). Nesta selecção não foi tanto marcador de pontos, mas, com os 2x1 e ajudas defensivas que obrigava as equipas a fazer, foi distribuidor. Mas, de qualquer das maneiras, desequilibrou como sempre. 

Pau Gasol
De longe o melhor e mais regular da selecção espanhola (19.1 pts, 7.6 res, 2.8 ast, 1.1 dl e 5.3 faltas sofridas). Se haviam dúvidas que é um dos melhores, mais versáteis e mais completos jogadores interiores do mundo, neste torneio foram desfeitas. Foi o melhor jogador interior do torneio.

89 comentários:

  1. Concordo totalmente!

    Os EUA fizeram história, e apesar de não terem dado o espectáculo esperado, fizeram o mínimo obrigatório e ganharam com relativa facilidade todos os jogos. Imagino se têm dado o máximo todos os jogos!

    ResponderEliminar
  2. Michael Jordan, esse farsante13/08/12, 00:51

    Uma vénia enorme para a Argentina. Vimo-la, nestes 15 dias, pela última vez enquanto conjunto olímpico, que deixou a sua marca nos mais simbólicos JO de todos: Atenas 2004. E é sempre com nostalgia que me despeço de desportistas deste calibre.

    Uma grande vénia para a Espanha: perder por 7 pontos para os EUA é obra e vê-se muito raramente.

    Os EUA venceram, como se esperava; bateram vários recordes (é para isso que eles existem), mas estiveram longe do Dream Team original. E só me refiro a este aspecto porque foi esta selecção que mostrou alguma obsessão em perseguir os feitos de 1992.
    Seja como for, também ontem se despediram de JO alguns destes jogadores americanos, com Kobe à cabeça. Certamente, não voltará no Rio de Janeiro. E LeBron? Voltará ainda para os seus quartos jogos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. provavelmente volta o Lebron. Já Kobe anunciou a despedida...

      qto a questão da distância para o Dream Team podia ser encurtada com 1 center da qualidade de Howard. Houve mtas ausências de grandes jogadores nestes jogos. E n podemos esquecer q esta Espanha está mto melhor q em 92, marcaram 1 geração estes jogadores.

      Eliminar
  3. Infelizmente nunca vi jogar MJ#23 e imagino o que perdi! Por isso mesmo gostava de vos perguntar se se pode considerar LeBron como o seu sucessor? Quais os pontos de convergência e quais os que os diferenciam? LeBron será o segundo melhor jogador de todos os tempos? Poderá mesmo vir a ser o nº1? obrigado, perdoem-me a ignorância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os titulos sao muito importantes e hoje em dia há várias equipas fortissimas e candidatas. Mas se o LeBron continuar a jogar desta forma. ganhando títulos, poderá ultrapassar tudo e todos, é simplesmente o jogador mais dominante do mundo, capaz de cobrir as 5 posições, e quantas mais houvessem mais ele cobriria...
      É apenas uma opinião pessoal, abraço.

      Eliminar
    2. Achas mais dificil ser campeao actualmente ou na época do Jordan?

      Eliminar
    3. Anónimo,

      Não para todas as perguntas.

      Não tens de quê.

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. é difícil responder a pergunta sobre a dificuldade de ser campeão.
      Agora tens 2/3 grandes jogadores nas grandes equipas. Antigamente era mais normal ter 1 grande jogador por equipa e o resto estar 1 degrau abaixo. Por exemplo havia 1 diferença mto grande entre Jordan e Pippen q é bem menor em equipas campeãs recentemente como Lakers (pouca diferença entre Shaq e Kobe), mesmo nos Heat Wade é bem mais útil q Pippen. Portanto nesse aspecto hoje é mais fácil. Mas o jogo evoluiu mto em termos defensivos. Antigamente a defesa era mto menos consistente o q ajudava bastante aos bons marcadores visto serem mto menos pressionados do q acontece hoje. Daí a dificuldade de prever o q grandes jogadores daquele tempo fariam hoje em dia. Acredito q mtos ainda sobressaiam mas penso q alguns eram abafados

      Qto ao Lebron já é um dos melhores mas nunca atingirá o nível do Jordan. Nunca mesmo. Pode chegar lá perto (top 3/5 no máximo)

      Eliminar
    5. O Pippen é completamente underrated, teve azar de jogar na mesma equipa do melhor de sempre (neste aspecto).

      Pouco diferença entre o Shaq e o Kobe? O Shaq era só o jogador mais dominante da NBA, sem comparação! Era ele o grande responsável e grande diferença para as outras equipas. Nem há discussão.

      Eliminar
    6. recorde de playoff do jordan antes da chegada de pippen, 1 vitoria e 9 derrotas, depois da chegada de pippen 6 campeonatos, não tou a dizer que o pippen é melhor que o jordan, tou é a dizer que o pippen teve um papel importante...

      vejam as estatísticas do Shaq, nas finais dos 3 campeonatos que ganhou, aquilo é assustador, não era "pouca" a diferença entre Shaq e kobe...

      Eliminar
    7. Wow... Kiko, aconselho-te a ir ver uns jogos dos Bulls e uns videos do Pippen, porque parece-me que não tens bem noção do que estás a dizer. Para além de que era ele que normalmente organizava o ataque dos Bulls (na posição de point-forward), é provavelmente top 5 nos melhores jogadores defensivos de sempre (pelo menos na minha opinião). Merecia ter ganho mais do que 1 Defensive Player of the Year, mas parece que a partir de certa altura só se começou a votar em postes que faziam muitos blocos.

      Adoro este video que é só com jogadas defensivas dele http://www.youtube.com/watch?v=N9vFHYVXtRk
      Não há muitos jogadores que eu consiga ver um video de 6 minutos só com jogadas defensivas. E também adorava o jogo de pés dele, tinha um post-game fantástico, com o qual o Lebron podia aprender bastante lol

      Jogador absolutamente brilhante que merece entrar na discussão dos melhores de sempre, e não apenas como o 2º melhor jogador da equipa do Michael Jordan.

      Eliminar
    8. É curioso ver que a maior parte do pessoal que aqui comenta é teimoso...

      O Shaq só ganhou o anel no seu quarto ano como Laker, quando o Kobe maturou, antes esteve na final como o vosso amado Lebron e levou 4-0 também! Coincidências... O mesmo aconteceu em 1980, quando o Magic Johnson se juntou ao Kareem este ganhar o seu primeiro anel em Los Angeles...depois de 5 anos como Laker!

      O Howard vai ganhar já no primeiro, mas é porque tem o Nash, Kobe e Gasol a partilhar o cinco inicial.

      Abraços e sim, viva as Lakers Girl. As cheerleaders dos heat são quem?velhinhas de bengala e dentadura? Representam bem a população do estado e os bandwagon fãs dos heat.

      Eliminar
    9. Irónico, nunca te tinha visto por estas bandas até os Lakers trocarem pelo Howard. E chamas aos outros de bandwagoners?

      E quantos as claques, não sou dos Heat mas não devem ser nada do que tu dizes decerto

      Eliminar
    10. Eles proclamam-se Lakerianos, mas exactamente como tu dizes antes de Howards e Nashs nem cá punham os pés. Agora pensam que o anel já está ganho.
      Eu queria ver esses "adeptos dos LAkers" se não tivessem vindo estas megas ajudas e se por acaso os Lakers se afundassem durante uns anos.

      Eliminar
    11. Nuno, tu é só provocar, provocar, provocar, mas quero ver te aqui nos playoffs, não te escondas como o pessoal fez nesta época...

      Eliminar
    12. «Eu queria ver esses "adeptos dos LAkers" se não tivessem vindo estas megas ajudas e se por acaso os Lakers se afundassem durante uns anos.»

      Eu queria ver o título do LaBroca se não se tivesse juntado ao DW e ao CB...

      Vamos. Nuno Marçal! May the force be with you!

      Por mim, continuo a puxar pelos Bulls, Mavs, Celts, mesmo sabendo que não vão ganhar nada durante muiiiiiiiiiiiiiiiiiito tempo.

      Eliminar
    13. provocar?? LBJ olha o teu caso e do Stoudemire, são vocês os que mais provocam neste blog desde q o comecei a ler (e já lá vão 2 anos).. curioso é q n me lembro tb de te ver antes do Lebron se mudar para os Heat.. nice timing

      qto a questão da diferença de qualidade deixa-me explicar melhor: Kobe e Shaq pertencem ao top 10 de melhores jogadores de smp... Jordan está em 1º lugar destacado e o Pippen nem sequer está na lista... acham q a diferença de qualidade é pequena entre Pippen e Jordan??? lol. qto a questão de ser dominante isso o q tem haver? Shaq foi mais dominante q o Jordan mas o Jordan é o melhor jogador... Se faz favor.

      p.s. - engraçado ver como gozam com os adeptos dos Lakers terem aumentado dps da contratação do Howard e do Nash e ficarem super ofendidos desde há 2 anos atrás aconteceu o mesmo com a vossa suposta equipa, os Heat. LOL gozem mas lembrem-se q vocês não são fãs de 1 equipa, são fãs de 1 jogador, por isso n se façam de ofendidos

      Eliminar
    14. eu nunca disse que era adepto dos heat, eu apoio a equipa onde o lebron joga, se for para os bobcats, eu sou dos bobcats, eu nunca escondi isso... a minha equipa é o Benfica...

      e os adeptos dos lakers não aumentaram, os comentários dos adeptos dos lakers é que aumentaram, e os mesmo que "festejam" as contratações de nash e howard são os mesmos que eram contra a junção de LBJ, Bosh e Wade e que diziam que iam ser contra miami porque juntam estrelas...

      Eliminar
    15. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

      Eliminar
    16. Olha, o LaBroca juntar-se aos Bobcats e levá-los ao título é que era de homem.

      Mas isso de fazer uma equipa medíocre campeã só está ao alcance de uns poucos eleitos. E o LaBroca não é nada disso; pelo contrário, é um fujão, um cobarde que fugiu da sua equipa, sem lhe deixar nada em troca (Hello, Shaq!).

      Para mais, o LoNtra, no ano passado, ainda se dedicou a fazer um périplo pelos grandes jogadores vivos, para lhes pedir conselhos, para que lhe ensinassem como ser campeão. Querem mais estatuto de inferioridade do que esse?

      LaBroca - MJ, como posso eu ser grandje como ocê?

      MJ - LaBroca, não dá, cara! Você é medjiano e precisa dje outra malta que tshje faça brilhar. Por exemplo, você precisa de fazer uns passes para seus colegas e eles lançam e marcam e você fica com assistências.

      LaBroca - Obrigado , Número 1.

      MJ - Vai em paz, meu filho, e me deixe com os meus tacos e o meu charuto. Olha, fala com o Magic, que ele tshe ensina mais umas coisas... se você for capaz de aprender...

      Eliminar
    17. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

      Eliminar
    18. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

      Eliminar
    19. fui dos q falou mal de lebron, n só por se ter juntado a 2 grandes estrelas mas pela forma como o fez. deixou a equipa na m****. e n compares estrelas q estão no topo de forma (Lebron e Bosh) e 1 q ainda está em mto boa forma (Wade) com estrelas de outra equipa em q já há 2 veteranos (Kobe e Nash, este último com 38 anos) já com mtos anos de NBA, e em clara fase descente da carreira e q apenas tem 1 estrela no topo de forma embora tenha saído de 1 lesão (Howard). totalmente diferente

      Eliminar
  4. O LeBron, segundo melhor dos EUA? Que piada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente...

      Nos jogos a eliminar as estatísticas dele sobem brutalmente... mas mesmo assim vendo no torneio todo:
      - em volume de pontos foi sempre consistente e dos melhores dos USA. Os 13,2 pontos são uma média baixa para o que fez, especialmente porque no jogo com a Tunísia fez 5 e nos primeiros jogos do grupo não acelerou muito. Mas mesmo assim é uma boa média!
      - É o marcador de pontos mais eficiente (estatística avançada comprova-o). Melhor TS% da equipa é um bom indicador;
      - É o melhor a assistências da equipa e a jogar a extremo! Tudo bem o Kobe, Carmelo e Durant marcam pontos. Mas o LeBron com as suas penetrações abre espaço tremendo para os lançadores em montes de jogadas;
      - Foi um grande factor nas tabelas! Façam a média dele nos jogos a eliminar então... É simplesmente brutal.

      O basquetebol não é só pontos. O Durant marca mais? Sim, e na NBA também. Mas o LeBron é melhor ressaltador, muito melhor playmaker, muito melhor defensor. Ainda por cima marca pontos e com uma eficiência sem igual! Só que pronto... ver pontos é sempre mais fácil.

      Eliminar
    2. João Tempera13/08/12, 03:30

      A diferença entre os dois, é que o Durant quando tem que marcar nos momentos decisivos, marca. Já o Lebron...

      Eliminar
    3. Um grande exemplo foi precisamente a final deste ano 4x1 não é? Ahah
      O LeBron deu ali um tempero nada mau XD

      Eliminar
    4. O Durant foi o melhor jogador do torneio, obviamente. Só os Lebron lovers do costume aqui do burgo podiam dizer o contrário, enfim. Ya, forçou muito nos lançamentos na minha opinião mas foi um assassino do caralho e esteve muito bem no resto também. Deixem-se de ginástica mental e desonestidade intelectual para (tentar) elevar sempre o mesmo jogador.

      Eliminar
    5. Não sei quem foi melhor, admito que tenha sido o Durant. Mas não é por ti que dou de barato, já que para pessoas como tu o melhor em campo vê-se pelo número de pontos...
      Vi quase todos os jogos e o Durant foi um assassino, mas LeBron fez de tudo e foi um grande facilitador abrindo muitos espaços para os atiradores.

      Eliminar
    6. Este João Tempera não deve ver muito basquetebol, decerto.

      Nuno, entraste para as Laker Girls este ano?

      Eliminar
    7. anónimo no máximo podes dizer q o João não viu a última época.

      bem dito Nuno loool, custa-lhes ver o Durant ser melhor mesmo dps de terem ganho o campeonato lol.
      N sabes quem foi melhor mas admites q tenha sido o Durant? Traduzindo o que o Stoudemire quis dizer: claro q foi o Durant!!

      Eliminar
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    9. Essa animosidade toda para com o LeBron ainda está acesa? Pensava que já tinhas ultrapassado o facto do Kobe ter sido arredado para um canto. Já se passaram alguns anos...

      Eliminar
    10. kiko, "custa-lhes ver o Durant ser melhor mesmo dps de terem ganho o campeonato lol" espero que estejas a falar dos jogos olimpicos, senão estás a fazer um figurão...

      o durant e LBJ foram os melhores, bem destacados em relação aos outros, mas se tivesse que escolher um era o LBJ, porque fez um pouco de tudo (e bem) e teve uma percentagem de lançamento brutal, mas sim, se avaliarmos só ofensivamente o durant foi o melhor e respeito quem diga que foi o durant...

      mas agora dizer que foi o durant de longe, é treta, nenhum foi muito melhor que o outro...

      Eliminar
    11. Se não há LeBron, não há medalha d'ouro. O KD tem um grande mérito, mas se ele e cia. apareciam isolados era mérito do Bron.
      A ver pela lógica do KD ser o melhor, entao o Carmelo Anthony seria o melhor porque marca mais pontos do que joga minutos.

      Eliminar
    12. "Se não há LeBron, não há medalha d'ouro." Prova-o. Vou só buscar as pipocas

      Eliminar
    13. Eu sei é que o Lebron ganhou aí umas medalhitas de bronze há uns anos, numa equipa que não tinha Durant nem Kobe mas isso convém ficar no baú.

      Eliminar
    14. Mas o meu comentário fala sobre estes JO, ou não conseguiste perceber isso?

      Sobre o bronze, suponho que não te convém dizer a idade dele, o tempo que jogou, sem falar nos prós da NBA que o acompanharam. Isso também fica no baú, certo?

      Ah, e cuidado que quando o KD te mandar fora do Oeste de novo este ano, não te engasgues nas pipocas.


      Eliminar
    15. Continuas sem provar a tua teoria. Eu sustento-me nos factos. Sem Durant e Kobe o Lebron ficou a trabalhar para o bronze. Reverti a tua teoria, e agora como é?

      Ó amigo, mais rapidamente e facilmente ficam os Heat fora da final que os Lakers, já te disse para reveres uns jogos ou vídeos do Nash e do Howard do ano passado, porque parece-me que não te lembras de quem estás a falar. Toma é tu muita atenção aos Celtics sedentos de sangue, e, que ao contrário de miami tem uma cidade e uma cultura de basketball e de vitória tremenda porque eles vão fazer de tudo para reatar a rivalidade com os Lakers na final de 2013.

      Eliminar
    16. "Continuas sem provar a tua teoria. Eu sustento-me nos factos. Sem Durant e Kobe o Lebron ficou a trabalhar para o bronze. Reverti a tua teoria, e agora como é? "
      Epá, achas sinceramente que isto faz algum sentido? Sabes do que falas?
      Nem vale a pena...

      Eliminar
    17. Os teus argumentos sao um LeBron rookie de 20 anos em 2004 e estás a torná-lo no grande "responsável" do bronze?
      Entao se a Dream Team ganhasse a prata, o responsável seria o Laettner?
      Ou se este ano fosse o bronze, o culpado é o Davis?

      Ó meu caro, a minha equipa é campeã e tem o melhor jogador do Mundo. E por muito que eu odeie Boston, tens razão sao uma organização vencedora. Sem dúvida que posso perder para eles mas não perdi nos ultimos 2 anos, por isso posso pensar positivo. Admito que os Lakers e Celtics sao historicamente rivais, mas não há rivalidade maior na NBA agora do que Boston e Miami por isso senta-te e aprecia com as tuas pipocas.
      Não posso dizer o mesmo dos Lakers, no entanto. Enganam os outros nas trades que fazem, é só roubar.
      Até o Popovich estranhou o negocio Gasol.

      Queres que eu veja esses 2? Para quê? Nem chegam ás Finais. Não me interessa. Agora posso fornecer-te uma lista enorme de gajos que te vão dar dores-de-cabeça este ano no Oeste.




      Eliminar
    18. "Não posso dizer o mesmo dos Lakers, no entanto. Enganam os outros nas trades que fazem, é só roubar." e "Queres que eu veja esses 2? Para quê? Nem chegam ás Finais."

      Vão ficar para a posteridade essas afirmações mega infelizes. É o ódio a toldar-te a visão amigo, e digo-te já que a tua azia vai aumentar quando o Chris Paul se juntar ao Dwight nos Lakers em breve.

      Cumprimentos à família

      Eliminar
    19. No assunto JO já nem tocas, porque estavas a sustentar o teu ódio pelo leBron em argumentos falaciosos.

      Meu caro, eu não odeio ninguém. Trata-se de respeito.
      Mas já chega de falar com um autentico bandwagoner que agora saiu da toca lá porque o Howard está nos LA.
      Só mesmo um bandwagoner é que acha que o Cp3 vai para os Lakers depois de terem assinado um contrato de 3 anos com Nash.
      Por mim podes levar até o KD.

      MIAMI HEAT É QUE SÃO OS CAMPEÕES DO MUNDO, ó RAPAZ. Dia 30/10 liga a TV e diz o que achaste dos nossos anéis.

      Eliminar
    20. Isiah_Thomas15/08/12, 03:38

      Pensava que os Estados Unidos é que eram os campeões do mundo de basket. Mas devo estar enganado.

      Adoro esta luta do pessoal dos Lakers e dos Heat e a maneira como estão a menosprezar os outros.

      Pode ser que no fim da época já não menosprezem os outros.

      Eliminar
    21. "No assunto JO já nem tocas, porque estavas a sustentar o teu ódio pelo leBron em argumentos falaciosos."

      Calma colega, os factos são Lebron sem Durant e Kobe = bronze. Com Durant e Kobe = ouro. Tu é que ainda não conseguiste nem vais conseguir, porque é a verdade, desmentir a realidade. :| now that's a bummer.

      Campeões quantas vezes? Duas? err, o Kobe sozinho tem mais anéis que os Heat enquanto organização. Parabéns

      Eliminar
    22. Isiah_Thomas - eu tento não menosprezar ninguém, até porque gosto de outras equipas e a nba para mim é muito mais que Lakers e heat. Felizmente.

      Mas, o que vou continuar a lutar enquanto por cá postar é a mania que alguns têm em tornar as caixas de comentários em fan forums dos miami heat. Não quero que seja uma Lakerland, para assuntos só dos Lakers consulto outros sites, como outras pessoas deviam fazer. E só o digo por causa do tom dos comentários que se assistiu por aqui nos playoffs e afins, uma vergonha.

      Eliminar
    23. Ó Isiah Thomas, nunca ouviste os comentadores dizerem que equipa tal tal is the champion of the world of basketball quando se tornam campeões. Eu sei que os EUA ganharam o campeonato do Mundo.

      E não menosprezo. Não vou é tolerar que alguem se comporte como campeão quando não é. Tal como não gostei quando muitos festejaram o not 1, not 2, not 3 porque nos não tínhamos ganho nada.
      É normal que haja pessoal de Miami/Lebron/Wade por aqui, somos campeões caneco. Passamos o ano todo a ouvir-vos criticar a nossa equipa, o LeBron, deixem-nos desfrutar o Verão. És o único Laker que anda por aqui como se já fosses campeão. Ninguém é campeão á partida. E se alguem se lesiona? Um Kobe ou o Howard. Aí pisgas-te ou mudasde níck. Eu também tive sorte o ano passado, o único que não se lesionou foi o gajo que nos tornou os campeões do Mundo.

      Sobre os JO, é mesmo tentares arranjar um argumento para criticar o LeBron de 2004. Porque em 2012 não arranjas nenhuma!

      Tens toda a razão, o Kobe tem mais títulos do que Miami. Absolutamente. Miami é uma franchise com 25 anos. Quando Miami tiver 35 terá tantos ou mais títulos do que o Kobe.

      Ao menos Miami não precisou que o Shaq lhes carregasse durante 3 título como fez com o seu sidekick, aquele da afro.

      Eliminar
    24. ahahahahaah, engraçado. não há rivalidade maior que Boston e Miami?? comédia do ano. desprezemos os anos todos q existe de NBA e lembremo-nos só dos últimos 2, é isso q dizes certo? Miami é tão recente q nunca pode ser 1 rival.
      é como dizeres q o grande rival do sporting é o braga e n existe maior rivalidade q num braga sporting.. lol, por mto q o Braga esteja bem, o Sporting é smp considerado um dos 3 grandes

      Qto a questão dos Lakers enganarem as outras equipas em trades é do mais ridículo q se pode dizer. As outras equipas n sabem ler? Os lakers escrevem em espanhol os negócios? Se trocam é pq querem. Ou há alguém a intimidar as outras equipas? E lembraste do Stern bloquear o negócio Chris Paul?? Interesses, pois..

      Obviamente q há mais equipas boas no Oeste, daí 1 maior de cabeça no Oeste seja algo normal..

      Já agora qtos títulos tem a tua equipa? e os lakers? "Historicamente são rivais" lol parece q estas a falar de há 20 anos atrás quando essas 2 equipas encontraram-se nas finais há pouquissimo tempo - 2010 e em 2008.. mas convém só te lembrares dos últimos 2 anos certo?

      Eliminar
    25. Kiko, mais uma vez te peço se não sabes ler não comentes.

      Neste momento na NBA não há rivalidade maior do que Boston vs Miami. Por todos os factores já conhecidos, e agora adiciona o Ray Allen. Não é a toa que a NBA marcou este confronto logo no 1 dia.
      Historicamente boston e Lakers sao rivais, porque essa história já vem de muito tempo atras, desde BIRD e Magic, e claro que, nas Finais recentes também se viu a rivalidade.
      Mas vais-me dizer que os Boston vs Miami neste passado recente, não tem mais interesse do que Lakers vs Boston que ultimamente só se tem encontrado em regular season. Eu urjo-te que leias/tentes compreender e não tentes deturpar o que eu digo. Torna-se cansativo as vezes explicar tintin para que tu apanhes o que se escreve.


      Concordo contigo nessa do Sporting e do Braga, no entanto. O Braga deve ser é rival do Benfica, talvez por causa dos túneis. Corrijo apenas, o Sporting é o MAIOR..

      Eliminar
    26. Com a última frase mto está explicado ;) . Maior rivalidade da liga está entre Miami e OKC na minha opinião até pq são 2 equipas q chegaram as finais a época passada, têm na minha opinião os 2 melhores jogadores da liga, são equipas mais jovens. São ambas equipas com grande potencial. Não é por terem sido quase varridos nesta última época q se pode tirar os OKC do estatuto de 2ª melhor equipa. N te esqueças q os Heat foram eliminados na época anterior por 4-2 e esta época ganharam. A experiência de uma final perdida ajuda

      Já agora mais 1 vez o q tu consideras recente?? os últimos 2 anos? pq se o q consideras recente for os últimos 5 anos, Lakers- Celtics tem sido mais interessante q Heat - Celtics

      Ah e por último n penses q n sei ler pq tnh uma opinião diferente da tua. N penses q vou achar q estás smp certo (e sim, sei q n disseste isso)...

      Eliminar
    27. "Sobre os JO, é mesmo tentares arranjar um argumento para criticar o LeBron de 2004. Porque em 2012 não arranjas nenhuma!"

      Mentira, estou a constatar um facto dude! Eu não disse que ele não jogou ou não joga nada, tão pouco mencionei o jogo dele. Limitei-me a constatar os factos...se não te convêm não escrevas merdas do género 'sem Lebron os US não tinham o ouro' pois não tens forma de o provar, e os resultados de edições anteriores não é isso que nos dizem.

      "Tens toda a razão, o Kobe tem mais títulos do que Miami. Absolutamente. Miami é uma franchise com 25 anos. Quando Miami tiver 35 terá tantos ou mais títulos do que o Kobe."

      Que o Kobe neste momento ou quando se retirar? Estou convencido de que se retira com 6 e duvido que nos próximos 10 anos os heat vençam 3 ou 4 campeonatos mais. Não há muitas equipas com esse registo, só os Lakers, Celtics e Bulls...

      "Ao menos Miami não precisou que o Shaq lhes carregasse durante 3 título como fez com o seu sidekick, aquele da afro. "

      O shaq ajudou num título não? ou só vês os heat desde que o lebron para lá foi também? De resto pá também deves achar o Kareem um jogador 'banal' e 'limitado' como já para aqui li sobre o Kobe, visto que o Kareem só ganhou um campeonato em LA quando o Magic apareceu para o ajudar. Com o Shaq foi igual, mas o Kobe já teve os seus dois títulos como líder da equipa, perdeu mais outras duas finais, mas não está mau. Vamos ver se os Heat conseguem ter um registo semelhante, já era muito bom.

      Eliminar
    28. Isiah_Thomas16/08/12, 01:30

      Eu sou dos Lakers FG7?
      Nem de perto nem de longe. Já agora gostava de saber de onde tiraste essa conclusão.

      A rivalidade dos Celtics e dos Lakers vem do tempo do Magic e Bird?
      Mais outro tiro que passou a uns 10 metros do alvo.

      Mas já estou habituado às pessoas falarem sem saber.

      Eliminar
    29. Kiko,
      Vou tentar ser o mais claro possível.
      Sobre o não saber ler, digo isto porque falei das rivalidade mas tu pensaste que eu tinha dito outra coisa que não disse. Não se trata de opinião, trata-se que tu não captaste a mensagem. Eu não disse que MIA vs BOS é a maior rivalidade de sempre, mas é a mais relevante na NBA hoje em dia. E quando digo que Lakers e Celts são "historicamente" rivais, quero dizer que é uma rivalidade que perdura desde Bird/Magic e isso engloba já essas finais de 2008 e 2010 senão estou em erro. Mas hoje, em 2012 não 2008 ou 2010, eu acho que há mais "bad blood" entre Celts e Heat do que Lakers e Celtics, por causa dos playoffs, Wade & LeBron vs ex-Big 3, Ray Allen em Miami. Há mais storylines.

      Se achas que é MIA vs OKC, então respeito a opinião. Ainda que eu ache que é um mito criado pela imprensa para hiperbolizar o confronto James vs Durant. Porque foram 5 jogos muito bem disputados, mas nada mais que isso.
      E quando Miami enfrenta Boston, e também Chicago, há sempre algo que atiça ambas as equipas. Sentes na atmosfera que rodeia o jogo. E serem rivais não implica que sejam as duas melhores equipas.
      Estou a considerar o presente e futuro. O que eu vi na temporada transacta, e o que espero ver na próxima temporada.

      Acho que fui o mais claro possível, sem ser mal-educado.

      Eliminar
    30. Isiah, a parte que te diz respeito é só a dos campeões do Mundo. O resto era dirigido ao Nuno.
      Quanto á rivalidade Lakers e Celtics, o que quis dizer foi que, sei que a rivalidade entre Lakers e Celts já é longa historicamente e já data de muito tempo. Referi o Bird e Magic porque são os que me vieram á cabeça na tentativa de exemplificar que a rivalidade é longa.
      Mas não seja picuinhas, está bem?

      Eliminar
    31. Nuno,

      Dada a ausência de "bigs", se o LeBron não jogasse na final vs Espanha (ele estava a cobrir os Gasóis e Reyes e Ibakas pontualmente, ou seja, desempenhando um papel de um "big"), não haveria ouro. Se não aceitas, problema é teu.
      Posso provar? Há tanta possibilidade de provar isso como a ideia de que a equipa de 2012 venceria a de 92.

      "Que o Kobe neste momento ou quando se retirar? Estou convencido de que se retira com 6 e duvido que nos próximos 10 anos os heat vençam 3 ou 4 campeonatos mais. Não há muitas equipas com esse registo, só os Lakers, Celtics e Bulls..."

      Já que gostas de provas, podes-me provar isso? Deixa-me ajudar-te. NÃO. E citando uma afirmação tua: "não escrevas merdas do género".

      O Kareem Abdul Jabar é um dos melhores. Nem ouses mencionar o nome dele depreciativamente, ainda que, para exemplificar.

      Sobre o Shaq, acho que tu próprio me ajudaste a responder.
      "O shaq ajudou num título não? ou só vês os heat desde que o lebron para lá foi também?"
      AJUDOU, PROMETEU E CUMPRIU. Deu-nos o primeiro título. Mesmo que tivesse sido assombrado por lesões, aliás o líder foi um senhor que na altura se intitulava de "Flash".

      NÃO CARREGOU COMPLETAMENTE A EQUIPA, DOMINANDO AS FINAIS contra as equipas que enfrentava.

      E isso posso provar.
      Vê as finais que ele ganhou com LA, números absurdos.
      Vê a final de Miami. São muito bons mas.. fica aquém.
      Ou seja, ajudou-nos. Mas o Flash não fez papel de sidekick durante um ano sequer, quanto mais 3. Talvez porque não tinha aquela afro.
      (Fez este ano para o LeBron, no entanto.)

      Eliminar
    32. "O Kareem Abdul Jabar é um dos melhores. Nem ouses mencionar o nome dele depreciativamente, ainda que, para exemplificar."

      Não usei depreciativamente, só estava a mostrar que sem talento à volta de talento não se ganha. Assim como o Shaq só ganhou no quarto ano porque o Kobe evoluiu o seu jogo e se tornou numa estrela também.

      O mesmo flash que no ano seguinte foi varrido pelos Bulls na primeira ronda dos playoffs...sei.

      Eliminar
    33. qual era o talento que estava em cleveland à volta do lebron?

      afinal ele fez bem em ir para miami para ter talento à volta dele

      obviamente que uma equipa só com 1 bom jogador não ganha o anel, é impossível

      Eliminar
  5. Pusilânime13/08/12, 02:01

    O mesmo se disse de Kobe Bryant há uns anos e... nada.

    Jordan é insuperável, pelo menos no contexto que temos até à actualidade.

    Porém, com o passar dos anos, menos gente terá visto jogar Jordan e, portanto, centrarão a sua avaliação em exclusivo no presente.

    É isso que acontece com aqueles que ignoram Pelé, Di Stefano, Eusébio r por aí fora, como se só houvesse Messi e Ronaldo.

    Atente-se, por último, no seguinte: Miami já tinha ganho sem LBJ; este é que não tinha ganho sem Miami. Quando Jordan se fartou da pressão mediática e sofreu o assassinato do pai, o que aconteceu a Chicago?

    Após o segundo abandono da competição, Jordan voltou a jogar em Washington, uma equipa medíocre e, nesses dois anos, fez épocas de mais de 20 pontos por jogo.

    Mas o jogo é isto mesmo: os anos 8o foram o tempo de Magic, Bird e cia.; os 90 foram o de Jordan; os 2000 foram os de Kobe, Shaq, Duncan e cia; os 2010 serão os de LBJ, Kevin Durant e... Os de 2020, serão os de outros atletas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Miami já tinham ganho sem o LeBron blá blá blá. Que raio de argumento é esse? Então um jogador só pode jogar em franchises que nunca ganharam? Bem daqui a uns anos quem quiser ser bom ainda vai ter que ir para os Bobcats...

      Eliminar
    2. lool então o Wade é melhor que o LeBron ganhou onde ninguém tinha ganho...
      Já o o Kobe 5 títulos? O que tem? Já tinham ganho uns 10. E por aí fora...
      LOL confesso que nunca visto um argumento TÃO estúpido.

      Eliminar
    3. Jordan é único e irrepetível, assim como Chamberlain, Bill Rusell, Kareem, Magic, Bird e afins... O Kobe é o único jogador que pode ser comparado mais a sério porque é de longe o mais semelhante, mas ya, perde na comparação. O que é normal, visto que o Jordan é um num milhão, é e provavelmente vai ser sempre o melhor Shooting Guard da nba :p Mas o Lebron no que faz é o melhor também, nunca houve um jogador na asa com a capacidade atlética e TAMANHO, força e PESO, velocidade e polivalência que o Lebron tem. A força dele está na combinação de factores, mas não deve ser comparado ao Jordan, nem ao Wade, nem ao Jordan. Talvez com o Durant, daí eu ter tido grandes expectativas em relação ao matchup das finais deste ano, mas o Durant ainda está verdinho e com o Westbrook não vai lá

      Eliminar
    4. Paulo Dias13/08/12, 13:53

      Ler não significa juntar uns fonemas em palavras e soletrá-las em voz alta; significa compreender criticamente uma mensagem.

      Dois dos comentadores acima não perceberam e apenas se limitaram às «análises» costumeiras que pautam a sua passagem por aqui, ainda por cima em tom grosseiro e pouco educado.

      Portanto, nada de novo: a malta esforça-se por comentar e dar a sua opinião, certa ou errada, mais ou menos fundamentada. De seguida, vêm uns sujeitos, que discordam e estão no seu legítimo direito, só que «ajavardam» o diálogo.

      Não há-de tardar muito e estão outros a mandar folhas e carvalhos a eito.

      É isto...

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

      Eliminar
  6. http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=346982~
    Ui! ...

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  8. EU claramente superiores e na verdade, nem kd estiveram em desvantagem se pensou k a espanha conseguisse ganhar. para mim o mvp do torneio (e da final) apesar de ter perdido, foi o pau gasol. nao gostei de 2 faltas assinaladas ao marc e acho k com ele em campo na 2a parte e sem o apagao do navarro, a espanha podia ter competido ate ao fim. deu para perceber k o durant eh deficiente e k kd entra em modo furioso vai tudo la pa dentro. vi varios jogos do torneio e estou cada vez mais convencido k o lugar do huertas eh na nba! k base!!

    ResponderEliminar
  9. Aqueles que analisam um jogador por aquilo que ganharam, ou pelo passado que as respectivas equipas já ganharam, deviam pesquisar um pouco sobre as carreiras de, p.e. Steve Nash, Karl Malone e Jonh Stockton.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrick Ewing, Regie Miller...

      Eliminar
    2. O complexo de inferioridade do costume não é? Vocês mencionam jogadores recentes...e os que jogaram na década de 80, 70 e 60, lembram-se? Não, porque não ganharam. Mas nomes como Wilt Chamberlain, Bill Rusell, Jerry West e John Havlicek são capazes de vos dizer alguma coisa, apesar de nunca os terem visto jogar e eu deu-vos uma pista...não foi pelos títulos que perderam. Move on. É óbvio que um scrub pode estar numa equipa campeã e um grande jogador nunca ganhar um anel mas esse argumento é caduco. Estamos em 2012, por amor de deus...

      Eliminar
    3. até o lebron já foi campeão, uma vez...já tem tema de conversa com o Scalabrine, White Mamba.

      Eliminar
  10. Uma pequena referência ao anthony davis!

    http://9gag.com/gag/5035913

    ResponderEliminar
  11. Sonda Profunda13/08/12, 23:31

    Márcio, só um pequeno pormenor : A Rússia venceu o Euro Basket em 2007 e não em 2009 como escreveste.

    De resto concordo com o 5 inicial e acho que o LeBron é que foi o melhor jogador do torneio, porque na minha opinião foi o mais completo, destacando-se em pontos, ressaltos, assistências e conquista de espaços para os colegas quando recebia double team.

    ResponderEliminar
  12. Resultado das intervenções diárias do Stoudemire: três comentários apagados.

    A coisa já chegou a tal ponto que ele próprio se apaga a si mesmo.

    E ainda ficou ali um que o Márcio podia ter esborrachado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. queixinhas...

      Eliminar
    2. Resultado das tuas intervenções = 0
      Aliás a tua intervenção neste post foi esta? Bato palmas, sublime esse comentário relativamente ao post.

      Em relação ao Márcio, ele lá sabe porque tanto gosta de apagar os meus comentários inofensivos... Outros ficam... São escolhas, é a vida.

      Eliminar
    3. Inofensivos? Só chamaste estúpido ao gajo, via argumento. Os apagados não li.

      Não sei se já pensaste nisso, mas as pessoas têm o direito de aqui emitir a sua opinião. Tu não concordas, muito bem! Só tens de manifestar essa discordância de forma civilizada. É o que faz a generalidade dos comentadores.

      Tu, não, optas sempre pela barra pesada. Deve ser para compensar a imagem.

      Eliminar
    4. Ivan o Stoudemire é tipo o gajo chato de quem ninguém gosta mas que não se enxerga, e então não sabe que já passou o tempo de se pôr a andar. E eu sei que ao dar-lhe atenção só faço pior, mas enquanto isto não exigir um registo e pôr o pessoal sujeito a regras severas e bans, é o que há, como o velho oeste...onde os Lakers vão dominar esta época :)

      Eliminar
    5. Nuno, estás a ver o que escreveste? É exactamente a tua descrição. Afinal tens um pouco de percepção.

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

      Eliminar
  13. O melhor all around que eu vi jogar chama-se Magic Johnson.

    Miami só ganhou este ano graças aos triplistas.

    A Choca de Miami é um o.v.e.r.a.t.e.d.

    A melhor equipa dos JO foi a Rússia, seguida da Espanha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As melhores equipas foram essas e nenhuma ganhou. Epá, é preciso azar!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

      Eliminar
    3. Tens de entender os conceitos de equipa e individualidades. Mas talvez seja superior ao teu intelecto.

      Eliminar
  14. Estes haters do LeBron estão sempre a falar mal dele, mas quando o Márcio faz um post em que o nome dele esta la escrito os comentários dos haters disparam e quando os Heat foram os haters fugiram todos.

    ResponderEliminar
  15. Respostas
    1. mas ele já não são campeões? é que os tais "haters" ainda estão por cá

      Eliminar
    2. infelizmente, ainda estão por cá

      Eliminar
    3. ;) quando os Lakers forem campeões em 2013 não estou a ver os fãs dos heat a desaparecer. é a vida

      Eliminar
  16. Brian Scalabrine esta sem equipa, os Lakers ainda o vão contratar para ver se dão luta aos Miami nos playoffs.

    ResponderEliminar