28.1.11

A Este e Oeste, algo de novo?

Os titulares do All Star Game de 2011 foram desvendados esta noite e o anúncio trouxe poucas surpresas. Estes são os jogadores que vão defender, no dia 21 de Fevereiro, as cores do Este e do Oeste e os votos recebidos por cada um:

Este

Guard: Derrick Rose - Bulls (1.914.996)
Guard: Dwayne Wade - Heat (2.048.175)
Forward: Lebron James - Heat (2.053.011)
Forward: Amare Stoudemire - Knicks (1.674.995)
Center: Dwight Howard - Magic (2.099.204)


Oeste

Guard: Chris Paul - Hornets (1.281.591)
Guard: Kobe Bryant - Lakers (2.380.016)
Forward: Kevin Durant - Thunder (1.736.728)
Forward: Carmelo Anthony - Nuggets (1.299.849)
Center: Yao Ming - Rockets (1.146.426)


A Este, as novidades são a escolha, pela primeira vez, de Derrick Rose para o cinco inicial e a selecção de Amare Stoudemire, que já alinhou em anos anteriores pelo Oeste e veste agora a camisola do Este pela primeira vez. Mas ambas as escolhas eram esperadas.
Rose esteve numa luta renhida com Rondo e acabou à frente deste por pouco mais de 300.000 votos (o base dos Celtics acabou com 1.587.297). Mas o base dos Bulls tem sido o melhor do Este e merece a votação.
Kevin Garnett esteve à frente de Stoudemire durante muito tempo, mas o power forward dos Knicks tem sido um dos responsáveis (o maior responsável?) pela época positiva da equipa da Big Apple e tem melhores números individuais que Garnett, por isso também nada a apontar à sua selecção.
No resto do cinco inicial, nenhuma discussão. O melhor shooting guard, o melhor small forward e o melhor poste. A Este nada a apontar.

A Oeste, duas injustiças claras. Yao Ming, pelas razões óbvias, e Carmelo Anthony, porque há outros extremos a fazer épocas melhores.
O poste dos Rockets está de fora toda a temporada e já se sabia, desde antes do começo das votações, que não podia jogar. A sua votação só se justifica como homenagem a um jogador que pode nunca mais voltar a jogar na NBA ou então por fanatismo dos fãs chineses.
Já a votação de Carmelo só se explica pela popularidade que ele tem (afinal, ele é bom naquilo que é mais visível no jogo: marcar pontos). Apesar de todos os rumores de transferência e toda a instabilidade que isso tem provocado nos Nuggets, Carmelo não está a fazer uma má temporada (23.6 pts, 8.0 res). No entanto, outros estão a fazer melhor. Blake Griffin e Kevin Love têm números individuais muito mais impressionantes, mas ambos jogam em equipas mais fracas, o que os prejudica nas votações. Dirk Nowitzki tem números individuais semelhantes aos de Carmelo, mas numa equipa melhor e que está a lutar pelos primeiros lugares da conferência.
No resto do cinco inicial, temos o melhor base, o melhor shooting guard (Kobe Bryant, que foi o jogador mais votado de todos) e o melhor small forward. Nada a apontar.

Algo de novo a Este, com justiça. A Oeste, nada de novo. Infelizmente.

10 comentários:

  1. Na sua opnião quem deveria ser o Pivô no lugar do Yao Ming?

    ResponderEliminar
  2. Um offtopic, mas um tema interessante! Quem é o mais clutch?

    Not Kobe...

    http://espn.go.com/blog/TrueHoop/post/_/id/24200/the-truth-about-kobe-bryant-in-crunch-time

    http://www.nba.com/2011/news/features/john_schuhmann/01/27/hornets-chris-paul-clutch/index.html?ls=iref:nbahpt1

    ResponderEliminar
  3. Lakers Fã28/01/11, 19:48

    O que significa clutch ? nao percebi ? podem explicar, porque falarem no Kobe!

    ResponderEliminar
  4. Clutch = jogador chave em momentos de decisão, p.e., tempo a terminar...
    Corrijam-me se estiver enganado.
    Para poste/center/pivô... hummm.. gasol, aldridge, chandler, okafor, um destes, por esta ordem, para mim ta claro.

    ResponderEliminar
  5. Para o lugar de Yao Ming?
    Se só considerarmos os jogadores listados como "center" nas votações, a escolha não é fácil, porque nenhum dos votados a seguir tem números de ou está jogar como All Star. Andrew Bynum não, Nene também não, Emeka Okafor é o que tem melhores números e está a jogar melhor, mas muito por culpa de Chris Paul. Mas como David Stern pode escolher não só entre os listados como center, mas sim entre os "bigs" (jogadores interiores - power forwards e postes), a escolha fica mais alargada: Pau Gasol, Dirk Nowitzki, Zach Randolph, Kevin Love, Blake Griffin, Luis Scola ou LaMarcus Aldridge. O escolhido deveria (e deverá) ser Gasol. É o melhor power forward do Oeste e até jogou metade da época, enquanto Bynum esteve de fora, a poste. Por isso, poderia ter sido listado como psote e não havia discussão.

    ResponderEliminar
  6. Clutch, como diz o Coachramos (obrigado, Raminhos!), é um jogador que é bem sucedido em situações de pressão e de final de jogo, jogadores que têm uma boa performance (muitas vezes, uma melhor performance) quando a vitória está em jogo.
    São jogadores que tomam conta do jogo no final, não falham (ou falham menos) nos momentos decisivos e fazem jogadas e cestos decisivos.

    Segundo o artigo sugerido pelo Sérgio (obrigado, Sérgio!), Kobe é pior clutch player do que pensa, pois é muito previsível: lança sempre, o que facilita a tarefa da defesa (é a opinião de Henry Abbott, não a minha).

    ResponderEliminar
  7. Lakers Fã29/01/11, 13:39

    Pois, já percebi entao, obrigado pela informação, mas assim sendo acho que o Kobe embora o acusem de lançar sempre, é o melhor, porque eu acho que existem lançamentos que sao impossiveis para os defesas invitarem, ou melhor existem jogadores com lançamentos que os defesas nao podem fazer nada para evitar o cesto, dai que dizer que o Kobe é um mau clutch é estupido, porque se todas as vezes que ele nos segundos finais lançar e lançar com o chamado "selo de cesto" os defesas pouco podem fazer, ? que acham hein ?

    ResponderEliminar
  8. Concordo com ambos. O artigo do True Hoop tem razão, porque ser menos previsível torna um jogador melhor clutch player e mais difícil de parar. Um excelente exemplo disso é Michael Jordan. Na maioria das vezes lançava, mas depois também podia surpreender e assistir para um companheiro (como nas Finais, com aqueles famosos passes para John Paxson e Steve Kerr).

    Mas o Lakers Fã também tem razão, um excelente clutch player não é só o que surpreende a defesa, mas também aquele que a defesa sabe o que ele vai fazer, mas não consegue evitar. Um excelente exemplo disso é... Michael Jordan! Como podem ver aqui:
    http://setevintecinco.blogspot.com/2010/11/um-classico.html

    ResponderEliminar
  9. Descobri o blog pelo bolapresa
    vou começar afrequentar, de cara ja gostei e isso que apenas dei uma oilhadas

    só pra constar: cara, escreve leste, nao este, por favor, nao aportuguesa palavras já existentes

    ResponderEliminar
  10. Não estou a aportuguesar a palavra, Benito, a gente aqui em Portugal diz Este e Oeste. :)

    ResponderEliminar