21.1.11

Se a temporada acabasse hoje

Com metade da temporada já para trás, é aquela altura do ano em que se faz o balanço até aqui e em que todos lançam as suas previsões para os prémios da temporada regular. Aqui no SeteVinteCinco não vamos fugir à regra, por isso, aqui ficam as nossas escolhas.


MVP

Se já aconteceu no All Star Game (quatro vezes) e no Rookie do Ano (duas vezes), porque não no MVP da temporada? Co-MVP para Lebron James e Dwayne Wade. São os melhores jogadores numa das melhores equipas e poucas equipas são tão dependentes de um jogador como Miami é destes dois. Nenhum dos outros candidatos tem um jogador tão bom ao seu lado e, apesar disso, tanto Wade como Lebron mantém os seus números e a sua produção. O mais justo (até agora) seria dar o prémio aos dois, mas se tiverem de escolher um, o prémio é de Lebron.


Rookie do Ano

Não há muita discussão aqui, pois não? Podiam entregar já o prémio a Blake Griffin.








Jogador Defensivo

Dwight Howard continua a ser o melhor. Mais nenhum jogador obriga as outras equipas a mudar os seus esquemas ofensivos como ele. Continua a dominar a tabela defensiva (30.3% de percentagem de ressaltos defensivos) e a intimidar os adversários que tentam penetrar (2.2 desarmes/jogo, uma percentagem de desarmes de 4.8% - 2º na NBA- e inúmeros outros lançamentos que os adversários são obrigados a lançar mal por causa da sua presença). Tem um rating defensivo de 95.2 (2º na NBA) e nenhum outro jogador é, individualmente, tão responsável por esse rating.



Sexto Homem

Para já, Jason Terry. É o segundo melhor marcador dos Mavs e o melhor marcador da NBA nos 4ºs períodos. Foram vários os jogos em que tomou para si as despesas ofensivas da equipa e liderou os Mavs a vitórias. Mas Lamar Odom seria o melhor se tivesse jogos suficientes como suplente para se qualificar ao prémio. Com o regresso de Andrew Bynum voltou ao seu papel de sexto homem e vai ter brevemente os jogos suficientes. Se continuar a jogar como tem feito, o prémio será dele.




Most Improved

Kevin Love aumentou a sua média de pontos em mais de 7 pontos (de 14.0 em 2009-10 para 21.3 em 2010-11), a média de ressaltos em mais de 4 (de 11.0 para 15.6) e a percentagem de 3 pontos em mais de 10% (de 33% para 43.7%). Teve uma das linhas estatísticas mais impressionantes da temporada (31 pontos e 31 ressaltos) e tem sido uma das revelações da época.





Treinador do Ano

Doc Rivers e Gregg Popovich. Um mantém no primeiro lugar do Este uma equipa veterana que muitos pensavam já ter passados os seus melhores anos. Nem as lesões os têm impedido de dominar a conferência e a gestão de Rivers perante todas as dificuldades e o rendimento que retira do seu grupo são excepcionais. O outro recuperou um grupo veterano que todos apontavam como um grupo em declínio e guia-os até ao primeiro lugar do Oeste e ao melhor recorde da NBA. Ambos são os cérebros por trás das duas equipas que melhor basquetebol têm jogado esta época.

5 comentários:

  1. Lakers Fã22/01/11, 04:52

    LOL, esse MVP é de rir marcio, tantos jogadores a jogarem ao mesmo nivel de Lebron, em que raio te baseias para dizer que ele mereçe o MVP ? Es fa do lebron é isso ?

    Nao leves a mal, é na desportiva que pergunto, apenas tenho curiosidade ;)

    ResponderEliminar
  2. MVP DERRICK ROSE, CLARO!

    ResponderEliminar
  3. Se critico o Lebron, dizem que sou um hater, se falo bem é porque sou fã dele...eheh!
    É claro que não levo a mal, este é um espaço aberto à discussão e as vossas opiniões são sempre bem vindas!
    Mas como a discussão do MVP parece ser a menos unânime de todas, merece um post exclusivo. Fica prometido um post sobre os candidatos ao MVP e porque o Lebron é o número um na corrida.

    ResponderEliminar
  4. Só não concordo inteiramente em duas categorias:
    A luta para o MVP está muito renhida, por isso qualquer escolha pode ser contestada, para mim
    o D.Rose é o jogador mais valioso até agora mas também acaba por sair beneficiado por estar numa equipa com menos soluções do que miami ou os spurs, por exemplo, em que têm mais que um jogador como estrelas da equipa. Contudo Kobe, D.Howard e o K.Durant ainda têm uma palavra a dizer. Esta categoria ainda vai dar muitas voltas quando chegarem os playoffs. Quanto à categoria do jogador que mais melhorou, se Chicago ficar cedo fora dos playoffs, penso que D.Rose vai ter que se contentar com este prémio apesar dos números do K.Love serem bons acho que o Rose é mesmo o most improved, daí tanta gente falar nele como MVP.

    ResponderEliminar
  5. Para mim quem ta jogando melhor nesta epoca e o Kevin Durant, e cuidado que os thunder ainda ganham os play-ofs continuando assim.

    ResponderEliminar