16.7.11

Leituras NBAianas para este Verão


Verão é tempo de férias. Para muitos de vocês elas já chegaram e para outros devem estar aí mesmo a chegar. E férias é tempo de leitura. Por isso, deixamos aqui quatro sugestões de leitura para as tardes de praia, campo ou qualquer outro espaço predilecto para se esticarem:

A primeira é um livro que já é um clássico. Jack McCallum, um dos melhores escritores desportivos americanos, acompanhou a equipa dos Phoenix Suns durante a temporada de 2005-06 e o resultado é este 7 Seconds or Less - My Season on the Bench with the Runnin' and Gunnin' Phoenix Suns. McCallum tinha total acesso à equipa, aos treinos e ao balneário, como se fosse mais um membro da equipa técnica, e o livro é um relato fascinante dos bastidores e do dia-a-dia duma equipa da NBA.



Depois, do mestre do Zen, do melhor treinador de todos os tempos, do inigualável Phil Jackson, temos uma dupla sugestão:
Sacred Hoops - Spiritual Lessons of a Hardwood Warrior é o seu primeiro livro (como treinador) e aquele onde Jackson deu a conhecer os fundamentos da sua filosofia de treino e da sua filosofia perante o basquetebol (e a vida). Imperdível para todos os fãs do Zen Master.



E Last Season - A Team in Search of Its Soul é o diário de Jackson da temporada 2003-04, a turbulenta época dos Lakers de Kobe, Shaq, Payton e Malone. Jackson conta-nos como foi tentar construir uma equipa com tantas individualidades e tantos egos e dá-nos uma vista privilegiada para uma temporada inesquecível.





Para terminar, um livro de um treinador que nunca treinou uma equipa da NBA, mas que ao longo da sua carreira produziu muitos jogadores para lá e em 2008 liderou as maiores estrelas da liga ao ouro olímpico. Mike Krzyzewski fala-nos do poder das palavras em Beyond Basketball - Coach K's Keywords For Sucess. O histórico treinador de Duke escolheu 40 palavras que simbolizam valores e competências indispensáveis para atingir o sucesso no basquetebol (e na vida) e ilustra cada uma com exemplos e histórias dos seus muitos anos de basquetebol.


(infelizmente estes livros ainda não estão publicados em Portugal e não conheço nenhuma edição em português - amigos do outro lado do Atlântico, conhecem alguma edição brasileira de algum deles? -, por isso só os podem ler nas edições originais, em inglês)

Sem comentários:

Enviar um comentário