21.7.11

Os melhores free agents de 2011 - Forwards


Continuando a nossa apresentação dos melhores jogadores disponíveis no mercado deste ano, hoje é a vez dos extremos. Como dissemos anteriormente, este é o ano dos grandes e os melhores free agents disponíveis são postes e power forwards. Equipas que precisem de reforçar o perímetro e as posições exteriores não estão com tanta sorte este ano. Mas, apesar de não ter muitos nomes mais sonantes ou mesmo qualquer estrela, há vários jogadores neste lote que podem contribuir para mudar a sorte duma equipa. Nenhum deles é uma estrela ou vai mudar o destino duma equipa por si só, mas pode dar uma ajuda valiosa. E a estes não vão faltar pretendentes:

Caron Butler
Os Mavs foram campeões mesmo sem ele e muita gente diz que não precisam assim tanto dele. Se Cuban e Donnie Nelson acreditarem nisso, Butler vai reforçar outra equipa. Mas também há a outra teoria, que diz que se sem Butler foram fortes, com ele ainda podem ser melhores. Se Cuban e Nelson acreditarem antes nesta vão tentar mantê-lo. Sejam os Mavs ou outra equipa, uma certeza: alguém vai ficar mais forte.


Tayshaun Prince
Esta pode ser a última oportunidade de Prince voltar à relevância. A reconstrução em Detroit vai demorar tempo e Prince não deve querer passar os seus últimos anos na NBA numa equipa que não vai ser candidata a nada nos tempos mais próximos. Prince já não é um jovem (31 anos), nem tem a velocidade de antes, mas ainda é um excelente defensor, um bom contribuinte no ataque e um jogador com lugar no cinco inicial de muitos candidatos. Por isso, mais outra equipa que vai ficar mais forte.


Shane Battier
O No Stats All Star é um dos jogadores mais subvalorizados da liga (embora cada vez menos) e um jogador que contribui muito mais do que aquilo que as estatísticas tradicionais mostram (veja-se, por exemplo, a evolução dos Grizzlies desde que ele chegou). Grande defensor e um líder em campo e no balneário a que qualquer equipa daria as boas vindas de muito bom grado.



Grant Hill
À beira dos 40 anos (faz 39 em Outubro) parece mais fresco que nunca e é ainda um jogador que pode dar uma contribuição importante numa equipa de topo. Um defensor versátil que pode defender 4 posições e um jogador que ainda marca muitos pontos (13.2 em 2010-11). Esta sua segunda vida na NBA parece ainda para durar e vai ser um free agent cobiçado.




Andrei Kirilenko
Mais um veterano que pode contribuir numa variedade de áreas e fazer um pouco de tudo. AK47 já não é um All Star, mas é um dos jogadores mais versáteis da liga e 11.7 pts, 5.1 res, 3 ast, 1.3 rb e 1.2dl dão um jeitão a qualquer equipa.





Luc Mbah a Moute (restricted)
Mais um excelente defensor (e essa parece ser a maior oferta deste lote de forwards), este ainda jovem (24 anos) e ainda com margem de progressão. É, junto com Andrew Bogut, um dos maiores responsáveis pela boa defesa dos Bucks e uma prioridade para a equipa de Milwaukee nesta offseason.





Thaddeus Young (restricted)
O mais jovem do lote (23 anos) e aquele que tem mais margem de progressão. Em 2008-09, com 20 anos, (e com as lesões de Elton Brand) teve muito tempo de jogo (34.4 min/jogo) e foi uma das revelações da liga (15.3 pts e 5 res). Quando Brand voltou, o tempo de jogo diminuiu, mas a produção não mudou muito (12.7 pts, 5.3 res e 54.1% nos lançamentos, em 26 min/jogo). Os Sixers não devem deixar escapar, mas alguém que o consiga desviar pode levar uma pérola.



Depois temos aqueles que não são excepcionais em nada, mas fazem um bocadinho de tudo e podem ser úteis para o banco ou aqueles que são especialistas numa área e podem ser úteis para o banco:

Peja Stojakovic
Wilson Chandler (r)
Jonas Jerebko (r)
Sonny Weems (r)
Maurice Evans
Josh Howard
Gary Forbes (r)
Jamario Moon
James Jones
Marquis Daniels


E, por último, aqueles que vão continuar a preencher o banco da equipa onde estão ou vão tentar encontrar outro banco para ocupar:

Damien Wilkins
Sasha Pavlovic
Dante Cunningham (r)
Dominic McGuire
Rasual Butler
DaJuan Summers
Reggie Williams (r)
Al Thornton
Vladimir Radmanovic
Chris Douglas-Roberts
Derrick Brown (r)
Shawne Williams
Earl Clark
Jason Kapono
Steve Novak
Julian Wright

11 comentários:

  1. LOL Como e que o wilson chandler nao ta nos destaques ???

    ResponderEliminar
  2. Stoudemire21/07/11, 19:13

    Bem, quem quiser lutar pelo título sem gastar muito, aconselho este lote de jogadores até agora: Magloire, Ratliff, Scalabrine, Cardinal, Marquis Daniels e Pavlovic.
    Fico à espera das 2 restantes posições mas por este andar seria anel na certa! XD

    ResponderEliminar
  3. Concordo na grande maioria com os destaques dados, mas acrescentaria o Wilson Chandler e o Josh Howard.. O Josh Howard ainda tem muito para dar, ele baixou um pouco de forma quando se lesionou em Dallas e depois foi trocado, mas penso que ele ainda poderá dar uma ajudinha nalguma equipa de topo, nem que seja com 6ºjogador. Talvez em LA se desse bem.. Caso contrário, os Hornets que não durmam ! Bem precisam assim dum extremo... Ou mesmo os Suns, caso o Hill saia para reconstrução..

    Guilherme Silva

    ResponderEliminar
  4. Stoudemire21/07/11, 20:28

    Ah e se conseguirem sacar o Walton aos Lakers, aí sim não darão hipótese

    ResponderEliminar
  5. Lool este Stoudemire deve ser um puto de 10 anos que só sabe gozar com os jogadores que têm sido mais fracos. Pelos comments vê-se que a mentalidade é baixa.
    Sobre o Wilson Chandler, que ainda melhorou mais desde que foi pa Denver, não tenho nada a acrescentar, nem sobre o Josh Howard. O Gulherme já disse bem e o Stojakovic, apesar de fraco defensor, é outro que também seria uma boa opção para o banco.

    ResponderEliminar
  6. Stoudemire21/07/11, 21:14

    O Stojakovic já deu o que tinha a dar.. Vai começar a afundar-se no banco

    ResponderEliminar
  7. o mbah a moute podia estar nos PF e o wilson chandler e para mim o jogador com mais potencial de todos os referidos e tinha de estar nos destacados,tenho seguido o teu trabalho e foi certamente um lapso.
    Dos meus Suns é que tenho pena ja faz falta uma renovaçao mas penso que so devera começar quando o nash sair, dele tbm tenho pena pois saira da nba sem anel....

    ResponderEliminar
  8. João Lemos22/07/11, 00:14

    O Kirilenko, apesar de ter baixado um bocado nos últimos tempos, devido principalmente à lesão que teve, é,para mim, o jogador mais completo defensivamente e ofensivamente destes que estão referidos no post. Sempre gostei muito dele. O Prince também teve gloriosos anos e contribuiu muito para as 6 finais de Conferência Este disputadas pelos Detroit entre 2003 e 2008.

    Saudações :)

    ResponderEliminar
  9. caron butler e um grande jogador tinha uma media de 15 pontos quando se lesionou.

    ResponderEliminar
  10. Confesso que estive na dúvida sobre o Wilson Chandler até ao fim. É um jogador que gosto bastante e pensei em colocá-lo nos destaques, mas queria pôr no máximo 7 jogadores, pelo que tinha de tirar um dos outros. Os cinco primeiros podem ser mais importantes numa equipa que ele e, para além disso, são unrestritectd, pelo que a luta por eles está em aberto. Por isso entram todos nos destaques.

    A dúvida foi entre o Chandler, o Mbah a Moute e o Young e, como são os 3 restricted (e as suas equipas pretendem mantê-los), decidi-me pelo critério de importância para a equipa. E penso que Mbah a Moute e Young podem ser mais importantes para os Bucks e para os Sixers do que Chandler para os Nuggets (porque tanto Bucks como Sixers têm menos soluções para as respectivas posições e menos soluções na equipa).
    É claro que se os Nuggets perdem algum dos seus outros free agents (JR Smith e Nene), Chandler passa a ser mais importante e prioritário.
    Por isso, sim, Chandler é um jogador que podia também entrar nos destaques. Não entrou por essas razões de tamanho da lista, mas quem tirar algum desses dois e colocar o Chandler, não vou discordar.

    ResponderEliminar
  11. João Lemos23/07/11, 00:53

    Tá bem visto :)

    ResponderEliminar