24.7.11

Os melhores free agents de 2011 - Point Guards


E chegamos ao fim das apresentações dos free agents, com aquele que é o lote mais fraco de todas as posições: os point guards. Se este é o ano dos big men, não é definitivamente o ano dos little men. Para além do lote ser reduzido, alguns dos melhores disponíveis são restricted free agents e é mais difícil para uma equipa que não a sua conseguir contratá-los. As equipas que precisem de reforçar a posição de base (os Lakers, por exemplo) não têm muito por onde escolher e vão ter de procurar uma troca ou esperar por um ano melhor. Ou então podem tentar um destes (e mesmo assim poderá ser apenas para reforçar o banco e não para o cinco inicial):

Jose Juan Barea
A cotação do porto-riquenho subiu em flecha depois das Finais. A sua passagem para titular foi uma das jogadas certeiras de Rick Carlisle e uma das que desequilibrou as Finais para o lado dos Mavs. Há que dar mérito ao pequeno Barea (1,83m) por estar no seu melhor no palco mais importante de todos. Quando tanto se falava de bloquear ou nao bloquear com a pressão do momento, a Barea não faltou confiança. Não sei se será suficiente para ser titular numa equipa de topo, mas é uma arma valiosa para qualquer banco.

Mario Chalmers (restricted)
Este foi outro jogador que não tremeu nas Finais e não teve medo de assumir o jogo. Mostrou nesses jogos que é o melhor base no plantel dos Heat e estes têm todo o interesse em renovar com ele. É claro que vão ter de o aumentar (Chalmers ainda estava no contrato de rookie e ganhou 850.000 dólares este ano) e esperar que nenhuma equipa lhe faça uma oferta mais alta.



Rodney Stuckey (restricted)
E este é outro que interessa à equipa actual e que esta não quer deixar escapar. Os Pistons apostaram nele como o seu base titular para o futuro quando trocaram Billups em 2009 e vão, com certeza, fazer-lhe uma boa oferta. Para além disso, não sei se haverá alguma equipa disposta a pagar mais do que os Pistons lhe vão oferecer, pelo que dificilmente muda de ares.




Aaron Brooks (restricted)
Já o caso de Aaron Brooks não é tão claro. Depois de ser o Jogador Que Mais Evoluiu em 2009-10, lesionou-se esta época, foi trocado para os Suns, relegado para suplente de Steve Nash e nunca mais mostrou a forma que tinha mostrado nos Rockets. Ainda não se percebeu se os Suns apostam nele como sucessor de Nash (Dragic era visto como tal e foi trocado), se querem comprometer-se com ele a longo prazo ou se o deixam sair se alguém fizer uma oferta. Mas depois desta temporada muitas equipas vão ter dúvidas também e vamos ver se alguém faz uma.

T.J. Ford
E por último um caso que desperta alguma curiosidade. Ford teve, nos Bucks, uma época de rookie nada má em 03-04 (7.1 pts e 6.5 ast) e na época seguinte jogou ainda melhor (12.2 pts e 6.6 ast). Foi para os Raptors na sua 3º temporada e continuou a evolução (14 pts e 7.9 ast). Depois começaram os altos e baixos. Chegou Jose Calderon e Ford dividiu a titularidade com ele na época seguinte (12.1 pts e 6.1 ast, com 26 jogos no cinco). Foi depois trocado para os Pacers, onde teve duas épocas sempre a oscilar entre o banco e a titularidade (em 08-09: 14.9 pts e 5.3 ast, com 49 jogos no cinco; em 09-10: 10.3 pts e 3.8 ast, com 32 jogos no cinco). Este ano foi ainda pior: caiu na rotação e andou esquecido pelo banco (5.4 pts e 3.4 ast, apenas 18 min/jogo).
Saiu do radar e toda a gente parece ter-se esquecido dele, mas no entanto, ainda é um jogador jovem (28 anos) e que já mostrou que sabe jogar. Será que alguma equipa está disposta a dar-lhe uma oportunidade?


Temos depois uma mão cheia (Bibby com muito boa vontade) que podemos incluir num lote de jogadores que podem dar uma contribuição positiva:

Carlos Arroyo
Mike Bibby
Earl Boykins
Ronnie Price
Earl Watson

E o lote final, de jogadores que ficarão satisfeitos por renovar com as suas equipas actuais ou encontrar um contrato com outra e continuar na NBA:

Garrett Temple
Acie Law
Sebastian Telfair
Ben Uzoh
Marcus Bank
Anthony Carter
Antonio Daniels
Pat Mills (r)
Pooh Jeter
Chris Quinn
Mustafa Shakur

5 comentários:

  1. João Lemos25/07/11, 01:09

    A parte melhor deste post foi a opinião de que os Lakers precisam de um base. Nada mais correcto.O Fisher desde à 2 3 anos pa cá que tem demonstrado já não ser uma opção válida para a titularidade nos Lakers, apesar de terem sido campeões em 2009 e 2010, mas sim uma opção para jogar uns quantos minutos vindo do banco e ser um dos lideres tanto dentro como fora de campo, principalmente em momentos decisivos. Quanto a Barea e Chalmers, realmente as finals 2011 tornaram-nos nos melhores free agents para este ano.

    Saudações :)

    ResponderEliminar
  2. Eu apostava no TJ Ford, se ele deixasse de forçar lançamentos muito difíceis de longe, pois ele não tem um bom tiro de longa distância.. Porém como organizador de jogo, considero-o um base razoavel/bom.

    De resto, Barea é bom, mas não o suficiente para ser base titular de uma boa equipa, apenas para dar uma contribuição do banco.. E apenas deu tanto nas vistas nos playoffs porque teve quase sempre matchups favoráveis.. Quando não teve e lhe apareceu um Chalmers á frente, nem se via em campo. Chalmers sim, o melhor base deste lote, será praticamente impossível a Miami mantê-lo.. É um excelente defensor, atira bem de 3pts, e tem uma razoável contribuição ofensiva.. Se Portland em vez do Felton tivesse ido buscar este rapaz, este ano levavam o anel, ou perto disso!

    Guilherme Silva

    ResponderEliminar
  3. João Lemos27/07/11, 01:43

    Guilherme, a parte do Chalmers ser um xelente defensor acho que estás a confundir-te com algum outro e apesar de ter um enorme potencial ele ainda não e superior ao Felton e acho que os Portland têm estado muito bem nos reforços, a começar a pelo Gerald Wallace a meio da época passada.

    Saudações ;)

    ResponderEliminar
  4. Boas João. Prefiro o Chalmers ao Felton, e penso que cabia melhor nos Blazers que ele, pois até se jogar o Brandoy Roy ele precisa de ter muita bola na mão e assumir mais o jogo (daí o choque com o Andre Miller), e o Chalmers é um base que não é tão organizador e sabe dividir mais tempos de jogo, daí a minha opinião. Mas não achas o Chalmers um excelente defesa? :)

    A defender a posição de base, mesmo PG, considero-o até dos melhores da liga, top10 pelo menos é de certeza, na minha opinião claro :)

    Outro ponto a favor é que o Felton para o próximo ano é free agent, e se assinassem já com o Chalmers garantiam-no supostamente por mais anos, e acrescentavam mais uma promessa á equipa.. Falta saber é se tinham cap para ele, isso é q já não sei lol

    Guilherme Silva

    ResponderEliminar
  5. João Lemos27/07/11, 13:56

    Boas Guilherme

    O teu primeiro parágrafo até não o acho incorrecto, embora também seja normal um base que tem LeBron e Wade ao lado ter que dividir os tempos de jogo na organização, ou por iniciativa própria ou por ordens do treinador.
    Quanto ao 2º parágrafo, como já referi no comentário anterior, não acho o Chalmers bom defensor e notou-se um bocado, principalmente quando eram necessárias trocas defensivas, porque ele perdia-se um bocado e deixava o atacante muito liberto. Lembro-me até num jogo da final que ele num pequeno espaço de tempo falhou nas trocas defensivas de uma tal maneira que permitiu dois triplos sem qualquer oposição, que o LeBron até ralhou bem com ele lol mas a nivel ofensivo lança mt bem triplos, tem uma boa qualidade de passe, movimenta-se bem, é inteligente e ainda pode fazer muito melhor e seguramente vai fazer ao longo do tempo.
    Quanto ao 3º parágrafo, aí concordo totalmente contigo,está muito bem visto, embora eu continue a preferir o Felton, mas tal como também disseste, é a minha opinião :)

    Saudações :)

    ResponderEliminar