11.4.12

Cuidado com os ursos


Se anteontem falávamos de três equipas que estão em queda livre e a meterem-se em apuros para a fase decisiva da temporada, há uma outra que, pelo contrário, está em ascensão na altura certa e é uma equipa que ninguém quer apanhar nos playoffs: os Grizzlies. 


Na última semana derrotaram os Heat, os Lakers, os Thunder e os Clippers. Estão a jogar o seu melhor basquetebol da temporada e esse ainda não é o melhor basquetebol que podem jogar. Zach Randolph regressou há pouco tempo duma lesão prolongada, está a sair do banco e ainda a recuperar a forma do ano passado e Gilbert Arenas ainda se está a integrar (mas pode mesmo ser uma das pérolas das sobras da temporada). Ainda há, portanto, margem de progressão para estes Grizzlies. O que são más notícias para quem lhes aparecer pela frente nos playoffs. 

Este ano querem ultrapassar o que fizeram em 2010-11 (ficaram a um jogo da final de conferência) e o potencial para o fazer está lá. Há excepção de Shane Battier, mantêm o mesmo plantel e adicionaram ainda mais soluções. Este ano têm Rudy Gay e com Mareese Speights, Quincy Pondexter, Dante Cuningham e Gilbert Arenas, têm uma profundidade que não tinham.

E estão a ganhar jogos com aquilo que ganha séries de playoff: com a defesa. O ano passado, quando Battier se juntou à equipa, melhoraram bastante nesse lado do campo. Foi aí que passaram de um grupo talentoso para uma equipa perigosa. Este ano, apesar da saída de Battier, mantiveram o foco nesse lado do campo e estão com a oitava melhor defesa da liga (101.5 Def Rtg). Não é ainda aquela defesa de betão que ganha campeonatos, mas está mais perto. E também aqui têm ainda margem de progressão (em especial nos ressaltos, onde Zach Randolph não está ainda no seu melhor também).

Não são ainda candidatos a um título (se, por acaso, lá chegassem, seria uma surpresa total), mas como esta semana mostrou, podem ganhar a qualquer equipa. Podem não ser ainda equipa para ir até ao fim, mas são mais que equipa para impedir um ou mais candidatos de o fazer. Por isso, cuidado com estes Grizzlies.

3 comentários:

  1. Estou extremamente ansioso para os ver jogar na postseason. Penso que com Boston, no Este, serão equipas muito muito perigosas nesta fase final.

    Tenho um pressentimento, se as coisas continuarem a este ritmo, que vamos ter uma final a Oeste muito interessante e até algo surpreendente.

    ABRAÇOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo. As coisas não estão tão lineares como uma final OKC/Spurs vs Miami/Chicago!

      Celtics e Memphis podem fazer estragos.

      Eliminar
  2. A Oeste vai ser tudo muito interessante. Para além dos Grizzlies, os Mavs e os Lakers não vão ser eliminados sem uma boa luta. A Este é que não prevejo nada de novo, mas sim, muito cuidado com os Celtics.

    ResponderEliminar