15.4.12

Os prémios da temporada


O fim da temporada regular está aí já ao virar da esquina, por isso, é hora de balanços e previsões. Na pausa do All Star fizemos o nosso balanço da meia temporada e revelámos quem, até  ali, ia na frente para levar os principais prémios individuais para casa. Vamos lá ver se alguma coisa mudou desde aí. Aqui ficam as nossas escolhas para esses prémios da temporada:

Rookie do Ano
Curiosamente (e infelizmente), nenhum dos dois candidatos que falámos em Fevereiro está neste momento a jogar. Tanto Rubio como Irving estão lesionados, o espanhol desde o início de Março e o base dos Cavs desde o início deste mês. É uma pena que ambos estejam de fora, pois ambos estavam a fazer uma óptima temporada e os melhores momentos de basquetebol entre os jogadores de primeiro ano eram deles. Como referimos na altura, estava a ser uma corrida interessante pelo prémio e é uma pena que essa luta tenha sido cortada pelas lesões. No entanto, apesar de ambos verem a temporada encurtada por lesões, continuam a ser os melhores rookies deste ano e aquele que ia à frente em Fevereiro continua a ser o melhor da temporada. Por isso, prémio para Kyrie Irving.


Melhor Sexto Homem
Também aqui a segunda metade da temporada não trouxe mudanças. James Harden era, até ao All Star, o melhor jogador não-titular da NBA e continua a sê-lo. O shooting guard dos Thunder seria a estrela em muitas equipas da NBA e é, sem dúvida, o melhor suplente da liga.


Treinador do Ano
Neste, os últimos meses da temporada regular trouxeram mudanças. Se em Fevereiro a luta pelo prémio estava renhida entre Doug Collins e Gregg Popovich, o primeiro saiu da corrida depois das últimas semanas desapontantes dos Sixers. Como falámos no artigo sobre a queda livre da equipa de Philadelphia, parece que Doug Collins perdeu a atenção dos seus jogadores, os resultados têm sido desastrosos nos últimos tempos e as suas chances de ganhar o Treinador do Ano foram por água abaixo. Popovich, esse, está mais que nunca na corrida. Os seus Spurs ascenderam ao primeiro lugar da conferência (empatados com so Thunder) e são um dos maiores candidatos (o maior?) a Oeste.
Mas temos um novo concorrente na luta. Um que mantém a sua equipa no topo, com o melhor recorde da liga, apesar de várias semanas sem o seu melhor jogador. Falamos de Tom Thibodeau, claro. Os Bulls continuam a ter a melhor defesa, estão a jogar no ataque de forma mais colectiva que nunca e Thibodeau merece ser o primeiro treinador a ganhar o prémio dois anos seguidos. 
Se, em Fevereiro, demos a vantagem a Collins sobre Popovich por uma unha, agora o timoneiro dos Spurs volta a ficar atrás. Por uma unha, mas prémio para Thibs.


MVP
E, por fim, uma das lutas que tem animado a temporada. Em Fevereiro, o prémio parecia mais que entregue a Lebron James. Era Lebron, por um quilómetro. Mas, depois de um mês de Março mais apagado, o jogador dos Heat ganhou forte concorrência de Kevin Durant. Há umas semanas, parecia que Durantula podia levar mesmo a melhor e levar o prémio para casa. Mas entretanto, James voltou ao seu nível. Durant deu luta, mas o prémio é de Lebron.





(a seguir, as nossas escolhas para o Most Improved e para o Defensor do Ano)

11 comentários:

  1. Concordo com as escolhas. Para Most Improved, gostava que vencesse o Greg Monroe e para Defensor do Ano, creio que será o Shawn Marion...

    ResponderEliminar
  2. Thermocline16/04/12, 00:34

    E o Ibaka para melhor defensor não te parece NunoTaker? Quanto ao Monroe como most improved até nem acho mal e consigo entender que quiseste puxar para um jogador da tua equipa mas na minha opinião o prémio ia para o Demarcus Cousins.

    Saudações

    ResponderEliminar
  3. Stoudemire16/04/12, 01:57

    Concordo em todas as categorias ;)

    ResponderEliminar
  4. LIN SERÁ O MOST IMPROVED MUITO FACILMENTE! e HOWARD OU CHANDLER COMO MELHOR DEFENSOR!

    ResponderEliminar
  5. estou de acordo em todas as escolhas...tive pena da lesão de Rubio pois apesar de achar o K.Irving melhor jogador e mais completo, gostava muito de ver as exibições de Rubio...com Rubio em campo o ambiente no pavilhão mudava, os americanos estavam a ficar malucos com o rapaz xD

    MVP para variar deverá ser de L.James, de longe o jogador mais completo da liga...sem duvida o MVP da NBA dos últimos anos, bastava fazerem a pergunta a todos os treinadores da liga de qual seria a primeira escolha para formar a sua equipa que a resposta L.James seria esmagadora, pode aparecer um ou outro jogador a fazer uma grande temporada como foi o caso de D.Rose no ano passado mas L.James é o verdadeiro MVP da NBA...

    stats:

    Top for Win Shares

    2011-12 NBA L. James (13.08)
    2010-11 NBA L. James (15.59)
    2009-10 NBA L. James (18.46)
    2008-09 NBA L. James (20.25)

    Top Player Efficiency Rating

    2011-12 NBA L. James (30.40)
    2010-11 NBA L. James (27.27)
    2009-10 NBA L. James (31.10)
    2008-09 NBA L. James (31.67)
    2007-08 NBA L. James (29.14)

    ResponderEliminar
  6. Avery Bradley também luta por esse título de jogador que mais evoluiu,muitos podem até criticar,mas ele tem vaga no time de defesa da liga também!!

    ResponderEliminar
  7. Quanto ao Rookie do ano a escolha parece consensual (Kyrie em primeiro e o Rubio "a morder-lhe os calcanhares ")
    Sexto homem : Tb concordo , o Harden e' um excelente jogador ( e apesar de ser o terceiro jogador dos Thunder com mais minutos a verdade e' q raramente e' titular ).
    Treinador do ano : aqui ja' nao concordo , mas compreendo ! Para mim o trabalho q o Frank Vogel tem feito nos Pacers e' notavel pois o plantel e' claramente inferior aos Bulls , Heat , a ambos LAs ,Celtics ,OKC , Mavs , Spurs , ... enfim , a meu ver nao e' um plantel de topo mas q obtem resultados de topo . No racio Qualidade/Resultado penso q e' o melhor .
    MVP : O LBJ aceita-se tal como se aceitava se fosse o KD . Pessoalmente dou um enorme valor ao Rondo mesmo (ou talvez por isso mesmo) estando numa equipa em q o protagonismo e' a dividir pela equipa e nao como nos Heat ( cabe a 3 ) ou nos OKC ( cabe a 2 ) .
    Most improved player : Lin ( e' so' ver quem era Lin (os seus registros ) e quem e' Lin agora e quais sao as suas medias ).
    Melhor defensor : aqui e' dificil , vem me tres nomes a' cabeca : Chandler , Ibaka e CP3 .Esta e' dificil .
    Tb concordo com o comentario anterior sobre o Avery Bradley .
    Saudacoes .

    ResponderEliminar
  8. melhor defensor: brian scalabrine

    ResponderEliminar
  9. most improved player - Ryan Anderson, penso que não será unanime mas estará na luta

    ResponderEliminar
  10. J. Lin muito provavelmente será o escolhido para most improved player, tendo em conta o hype que a própria NBA fez.

    Na minha opinião o Avery Bradley era bem escolhido.

    ResponderEliminar
  11. Estou de acordo Em todas as "atribuições". Frank Vogel para mim também entra na luta pelo troféu dos treinadores. No sixth man deverá ser o James Harden que tem jogado muito bem mas,( na minha opinião) Jason Terry vai dar luta.

    Respeito todas as vossas opiniões, mas não vejo como o Lin ou o Bradley poderão receber o Most Improved; Bradley começou a jogar por lesão de Ray Allen e ainda de Pietrus. E os minutos em campo aumentaram imenso, com isso vem mais pontos,mais assistências etc. Assim como o Lin, o rapaz nem jogava, teve uma oportunidade,agarrou-a e levou os knicks às costas, mas pelas mesmas razões, para mim não era justo ganhar o prémio pela Linsanity toda. Eu até acho que só há mediatismo por ele ser "asiático". Come on?! Um asiático jogar tão bem Basket ludibria um pouco a mente de todos. Espero que o Márcio não considere o Lin para Most Improved.

    Para mim, até ter estado doente, o prémio seria para o Lowry, teve um aumento de mais 2 ou 3 minutos e tinha estatísticas excelentes, algumas vezes quase triplo duplos( acho que conseguiu um). Lowry seria o meu candidato, o segundo e talvez o vencedor, Ryan Anderson.

    Outros canditados: Jeff Teague e Ilyasova

    (PS: não há nenhuma intenção de ser racista ou xenofóbico acercado dos comentários sobre Lin)

    Bem haja a todos!

    ResponderEliminar