20.4.12

E o jogador que mais evoluiu é...


Já partilhámos aqui as nossas escolhas para os principais prémios individuais da temporada. Como dissemos nesse artigo, por nós, Lebron leva para casa o seu terceiro MVP, Tom Thibodeau é o primeiro treinador na história da NBA a ser Treinador do Ano duas vezes consecutivas, James Harden é de longe o Melhor Sexto Homem e Kyrie Irving é o Melhor Rookie.

Faltam as escolhas para o Most Improved Player (ainda ando a pensar na melhor tradução para este, o Jogador que Mais Evoluiu, Jogador Mais Melhorado do Ano?) e para o Defensor do Ano. Hoje, aqui fica a nossa escolha para o Most Improved (vamos continuar a chamá-lo assim, para já).

A escolha não é fácil. Antes de mais, porque este é o mais subjectivo e o mais complicado de avaliar de todos os prémios individuais. É certo que todos têm a sua dose de subjectividade, mas enquanto os critérios de todos os outros são mais facéis de definir, o prémio para o jogador que mais evoluiu tem dois aspectos que o tornam diferente dos outros. 

Primeiro, é um prémio que parece reservado apenas a jogadores jovens em ascensão ou a jogadores menos conhecidos (pelo menos, menos conhecidos até o ganharem). Se forem um jogador já num patamar elevado ou já uma estrela, dificilmente o ganham, mesmo que façam uma temporada muito melhor que a anterior. Kevin Love, que o ganhou no ano passado, podia dobrar os seus números que não ganharia. É como se este fosse um nível que ele já passou. Lebron James podia marcar 40 pontos por jogo que não ganhava. Para a NBA, parece que jogadores como ele já estão para lá deste prémio.

Ora, a mensagem que isso passa aos jovens praticantes por todo o mundo é que quando se chega a um determinado nível já se pode parar de melhorar. Que o progresso é só até se tornarem estrelas. Mas mesmo aí não só é possível continuar a melhorar, como os melhores jogadores de sempre foram aqueles que o fizeram.

Outro aspecto que levanta sempre questões é o tempo de utilização. Um jogador que passa de não jogar ou jogar 5 minutos por jogo para jogar 30 minutos, vai, inevitavelmente, melhorar os seus números. Mas será que evoluiu realmente o seu jogo e tornou-se melhor jogador? Ou foi apenas o mesmo jogador mas com mais tempo em campo?

É por isso que, para evitar essa subjectividade, este prémio devia ser para o jogador (qualquer jogador) que, de facto, melhorou mais o seu jogo. Aquele que aumentou o seu arsenal ofensivo e/ou defensivo, que lança melhor que antes, que passa melhor que antes, que defende melhor que antes, que é melhor jogador que antes. Um jogador cuja melhoria estatística seja consequência do progresso técnico e táctico e não apenas de mais minutos de jogo. 

E é por isso que temos de concordar com Mike Prada quando ele diz que o Most Improved Player é Kevin Durant


O jogador dos Thunder tem números semelhantes aos da temporada passada, mas é um jogador melhor que antes. Joga os mesmos minutos e marca os mesmos pontos, mas fá-lo de forma mais eficiente e inteligente. Posiciona-se melhor em campo, faz melhores cortes, recebe bolas em melhores posições e, como consequência, tem melhor percentagem de lançamento (46% para 50%). E melhorou muito no envolvimento dos companheiros. Melhorou nos ressaltos e está muito melhor no passe e nas assistências (este é, de longe, o aspecto do jogo onde o progresso foi maior). Antes as defesas podiam concentrar-se unicamente em pará-lo que ele não era um bom distribuidor de jogo. Mas agora, quando o conseguem parar, ele distribui jogo e encontra os companheiros em melhor posição. Já não é só uma ameaça para finalizar, mas também para iniciar ataques. 

E melhorou também na defesa. Não é um defensor de elite, nem vai ganhar o defensor do ano nos próximos tempos, mas melhorou nesse lado do campo e não é um ponto fraco na defesa da equipa como já foi no passado.

Antes Durant era um marcador de pontos com fraquezas no seu jogo. Agora é um marcador de pontos sem fraquezas no jogo. Durant já era um dos melhores jogadores da liga. Mas trabalhou nos pontos fracos do seu jogo e melhorou-os. E isso, num mundo onde tantos se encostam quando chegam ao topo, é digno de reconhecimento.

23 comentários:

  1. boas, normalmente concordo com as tuas ideias.. pois tentas te explicar.. mesmo que sejam diferentes das minhas acabo por as aceitar por serem diferentes e fundamentadas..

    mas esta do MIP award ser dada a alguem que ja é muito bom não entendo, apesar de ja ter lido isso emensas vezes..

    pra mim este premio é uma especie de ROY(rookie of the year) atrasado.. é um premio premio para aqueles jogadores que conseguiram saltar varios degraus de uma epoca pra outra.. um Durant não precisa destes premios ele ja foi o melhor marcador da liga, ja luta para ser o mvp da epoca, ja foi mvp do allstar game em 3 participações, foi mvp do campeonato do mundo!! epa.. ele n evoluiu so agora! ou foi??

    pra mim este premio deveria ser entregue á sensação do ano: Jeremy Lin!
    ele saiu do anonimato, deixou de ser apenas mais um jogador que alguns conheciam para ser uma das estrelas da NBA! passou de um reserva para ser considerado uma das peças principais dos NY! a camisola dele foi uma das mais vendidas esta epoca! os numeros dele subiram em flexa! e pode ser tudo passajeiro, pode até pro ano voltar a ser um jogador vulgar.. mas esta epoca ele foi excelente!

    ResponderEliminar
  2. Stoudemire20/04/12, 01:40

    Não concordo, percebo o teu ponto de vista mas penso que jogadores desta craveira já não devem entrar nestas discussões "menores".
    Penso que o vencedor deveria sair deste lote: Greg Monroe, Ryan Anderson, Kyle Lowry (não sei até que ponto a lesão condicionará), e ... Bynum (é impressão minha ou ele melhorou mesmo muito este ano?).

    ResponderEliminar
  3. Mas aí é que está, este prémio não devia ser uma discussão "menor"! Devia ser para qualquer jogador, de qualquer craveira e não apenas para jogadores que passam de maus para medianos ou de medianos para bons. É verdade que a margem de evolução do Durant é muito menor que esses jogadores, mas, por isso, é mais difícil. Passar de bom para muito bom ou de muito bom para excelente é um salto mais difícil e que só alguns (muito poucos) conseguem dar. É por isso que um jogador que o consegue fazer e um jogador que trabalha para o fazer merece ser reconhecido.
    Porque bastava-lhe continuar a fazer o que fazia para ser um dos melhores da NBA. Mas querer ser ainda melhor e continuar a evoluir mesmo depois de chegar a um patamar elevado é assinalável. E premiável!

    Eu sei que esse não é o espirito vigente do prémio nem o critério que tem sido seguido pela NBA, mas seria bom se fosse. E eu sei que Durant não vai ganhar, isso nunca vai acontecer, mas era justo se acontecesse. :)

    ResponderEliminar
  4. Costumo concordar com as opiniões aqui publicadas mas com esta não.
    Tal como o nome diz, este prémio destina-se ao jogador que mais evoluiu de uma ano para o outro e o Kevin Durant não foi esse jogador.
    Quanto a mim, o prémio deverá ser entregue ao Lin ou, em alternativa, ao Bynum.
    Cumprimentos
    PMP

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente percebo a tua decisão, e até posso concordar com ela. Mas tendo em conta o critério de decisão e o historial do prémio, o KD jamais receberá a estatueta para jogador que mais evoluiu. Basta veres que no ano passado, e pela tua ordem de ideias, o jogador que mais evoluiu foi claramente o D. Rose.
    Estou algo curioso pela tua decisão de DPOY
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Stoudemire20/04/12, 17:29

      Aposto no Tyson Chandler. Grande impacto em Nova Iorque.

      Eliminar
  6. Stoudemire20/04/12, 17:32

    Márcio, este ano não haverá aquele concurso de previsões para os playoff?

    ResponderEliminar
  7. Eu acho q é o Russell Westbrook

    ResponderEliminar
  8. Thermocline21/04/12, 01:12

    Concordo plenamente com o que foi argumentado pelo Márcio e o facto de ter evoluído nesses pormenores que fazem a diferença fez com que durante esta época estivesse na luta pelo prémio de MVP com o Lebron. O Lin deu muito mais nas vistas porque ninguém o conhecia de parte nenhuma e de repente passou a ter umas médias melhores,enquanto que uma evolução do Durant nota-se menos porque ele já tinha mediatismo mesmo tendo fragilidades no seu jogo.
    Quanto ao jogador defensivo do ano, aí acho que é menos discutível porque os números do Ibaka nos ressaltos e nos abafos são esclarecedores e o seu impacto defensivo contribuiu e muito para a classificação dos Thunder na conferência oeste, mas cada um tem a sua opinião.

    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas isso dos abafos não o torna o melhor defesa, vale tanto como os roubos de bola ou alguns ressaltos ;) e os numeros dos ressaltos de Ibaka são baixos ...da mesma maneira que os afundanços do Blake Griffin não o torna o melhor atacante xD

      Eliminar
  9. Se LeBron James não for o MVP, é um crime. Já no ano passado, foi o melhor.. Ainda tentaram os haters ir na bandwagon do Durant mas no fundo todos sabemos quem é o melhor jogador do planeta.. Apenas um reparo, para conquistar o seu 3º MVP LeBron tem de postar números de outro mundo.. Ainda assim, quero ver o LeBron da regular season nos playoff's!
    Os outros prémios são bem atribuídos..
    Excepto o Most Improved Player, não sei se é uma necessidade que as pessoas têm de premiar o Kevin Durant por ter melhorado mas se Love e LeBron não estão na discussão (e bem) também KD não o está..
    Ryan Anderson, Monroe, Lin, Pekovic são prováveis candidatos..
    PS deixo um link que deixa água na boca http://www.slamonline.com/online/uncategorized/2012/04/video-tnts-nba-playoffs-promo/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande promo . Q venham os play-offs ! WIN OR GO HOME !!!!!!

      Eliminar
  10. 1st team
    G - Paul
    G - Westbrook
    F - LBJ
    F - Durant
    C - Howard

    2nd team

    G - Parker
    G - Wade
    F - Love
    F - Aldridge
    C - Bynum

    All-Defense:
    LBJ
    Deng
    Garnett
    Chandler
    Howard

    MVP - LBJ
    DPOY - Howard
    ROY - Irving

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thermocline21/04/12, 15:23

      Então um jogador que é shot blocker como é o caso do Ibaka não é melhor defesa nem contribui para o sucesso da equipa? E nos ressaltos chega regularmente a 10 ou mais e posiciona-se sempre bem e nos momentos certos para confrontar os ataques. Mesmo assim, quando respondeste de modo a rejeitar o Ibaka como melhor defensor do ano esperei que pusesses uma alternativa viável, mas pelos vistos não lol... puseste um jogador fez uma época mediana(que se reflectiu na classificação dos Magic) e que foi melhor que o Ibaka apenas a pontuar e um pouco nos ressaltos, mas como estamos a falar apenas do aspecto defensivo os pontos não contam. Ele pode ter sido o melhor defensor nestes últimos anos, mas neste não e então quando o metes no melhor cinco do ano aí é que piorou, mas opiniões são opiniões lol

      Saudações

      Eliminar
    2. aceito a tua opinião, mas os números do Ibaka são baixos...sim é "Blocks leader" da NBA mesmo assim são 3.5 por jogo e isso não demonstra por si que se trata de um grande defesa porque os 3.5 abafos que ele faz por jogo conta tanto como os roubos de bola que o C.Paul (apenas um exemplo) faz num jogo....

      só para teres noção o D.Howard tem 14.5 ressaltos por jogo enquanto que o Ibaka tem 7.6 :S quase o dobro...

      o Ibaka é um jogador que chama a atenção porque as intervenções que ele faz na defesa são mais espectaculares...por isso é que o comparei com Blake Griffin...ambos os jogadores marcam a diferença e aparecem nos Highlights mas não passam de jogadas que valem 2 pontos e que são feitas apenas 3 ou 4 vezes durante um jogo...

      Ibaka EFF +15.9
      D.H EFF +26.35

      Eliminar
    3. Thermocline21/04/12, 22:24

      É verdade que a diferença nos ressaltos e no EFF é grande mas não te deu jeito mencionar que o Howard joga 38.3 mins por jogo,enquanto que o Ibaka joga 26.9, ou seja, praticamente 12 mins de diferença, que é o tempo de um período e claro que numa equipa como os Magic que depende quase exclusivamente das prestações do Howard ao contrário do Ibaka para os Thunder as estatísticas têm que subir. Concordo que as suas intervenções são muito espectaculares e que isso contribui mt para chamar a atenção mas a sua importância na defesa não se resume a isso e um abafo conta tanto como um roubo de bola na prática, mas deve ser mais valorizado porque implica outras capacidades e embora ele só seja 3 cm mais baixo que o Howard, a diferença de peso já não é tão ligeira e nisso o Howard tem vantagem para ser mais competitivo nos ressaltos.
      Por fim, só tenho a dizer que mesmo que o Ibaka não ganhe o defensive player, ele só tem 3 anos de nba e 23 anos de idade, ou seja, tem muito tempo para evoluir e passar de defesa muito bom para muitíssimo bom.

      P.S : Eu vou manter a minha opinião e tu vais manter a tua e ainda o que vai acontecer é não ser nenhum dos dois a ganhar o prémio lol

      Eliminar
    4. Boa noite,

      Um abafo não conta tanto como um roubo de bola na prática. Efectivamente grande parte dos abafos vão parar fora do campo ou para dversários, enquanto um roubo de bola é ganho de posse garantido. Acho também que não podemos resumir um bom defensor só ao nº de abafos ou ressaltos. Posicionamento, timing, rotações defensivas, etc têm que ser levadas em conta! O diferencial de pontos sofridos ou defensive rating de uma equipa quando determinado jogador está em campo é também um bom indicador. Na minha opinião nem Howard nem Ibaka ganham o prémio.

      Para mim K.Garnett (nota-se tanto o impacto dele na fortíssima defesa dos Boston quando está a jogar) ou Tyson Chandler (com ele os Knicks melhoraram muito na defesa, tal como já tinha ocorrido o ano passado com os Mavs) mereciam ganhar o prémio de melhor defensor.

      Enfim, não passam de opiniões, e ainda bem que todos temos uma.

      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Thermocline22/04/12, 12:38

      Concordo que os abafos e os roubos de bola não são suficientes para afirmar que um jogador é bom defensor e por isso é que referi que a qualidade defensiva do Ibaka não se resume à espectacularidade das suas intervenções,porque eu acho que os outros aspectos defensivos que referiste o Ibaka os tem todos e isso reflectiu-se nas estatísticas defensivas dos Thunder,embora o Howard também os tenha.
      Quanto ao Garnett e ao Chandler, também acredito perfeitamente que possam vencer este prémio e daqui a dias veremos :)

      Saudações

      Eliminar
    6. No Kobe??? Really? ok.

      Eliminar
    7. Tomando a liberdade de me meter nesta discussao Ibaka / Howard para melhor defensor acrescento a minha , singela , opiniao :
      . Um roubo de bola e' uma posse de bola garantida e um bloco nao ;
      . Ressaltos sao importantes mas nao sao decisivos ( se nao praticamente so Centers e' q eram bons defensores ) ;
      . EFF nao e' importante pois o calculo e' feito com parametros como pontos , assistencias , TO e percentagens o q nao sao reveladores de um bom defensor ;
      . O DH tem mais ressaltos e mais roubos de bola , o Ibaka tem mais blocos :
      Qual deles e' melhor defensor ?
      Nao sei ! Penso q sera sempre uma opiniao muito pessoal , nao existe uma diferenca vincada entre eles , embora ambos tenham caracteristicas diferentes . A minha opiniao e' de q o Ibaka e' melhor pois eu acho q so' a presenca dele ja altera a maneira , a selecao , a tecnica e a propia trajetoria dos lancamentos adversarios . Mas isto e' a minha opiniao , jamais uma verdade absoluta .
      Bem hajam !

      Eliminar
  11. Caro Marcio , apesar de compreender e aceitar os teus criterios , de perceber q a evolucao de um jogador de topo seja mais dificil (por ex. e' mais facil a evolucao de um jogador com 50% da linha de LL do q d alguem com 90% ) , apesar de saber q muitos jogadores tem melhores numeros pois tiveram mais minutos , apesar de tudo isto jamais posso concordar com a nomeacao do KD . Ele passou de muito bom a ... muitissimo bom . Sera' q esta foi a melhor evolucao individual na NBA este ano ?! Penso q nao , apesar e volto a realcar q melhorar no topo e' mais exigente do q melhor em niveis mais baixos .
    Penso q a atribuicao do premio a jogadores como o Lin , o Bradley , o Bynum ou o Lowry se aceitaria .
    Resumindo : concordando e utilizando o teu criterio nunca chegaria ao KD .
    Saudacoes .

    ResponderEliminar
  12. O Prémio vai para o Lin, obviamente. Há que capitalizar no hype e dinheiro investido e a investir, para além de ser merecido. Sim, eu ainda me lembro do quão boring estava a ser a época até ao aparecimento do Lin e à paragem do all star game.

    ResponderEliminar