2.7.12

Está aberta a época do diz-que-disse


Como já sabem, esta é uma offseason que promete. Com muitos jogadores importantes a serem free agents este ano, muitas equipas guardaram os seus dados para os lançar este Verão. 2012 é o ano da caça a Deron Williams e Dwight Howard (que afinal não se tornou free agent, mas nem por isso diminuiu o interesse no jogador. E a notícia de que quer ser trocado só aumentou os rumores - e os potenciais interessados?). Mas este é também o ano da caça a Eric Gordon, Ray Allen, Steve Nash, Kevin Garnett, Roy Hibbert, Chris Kaman, Marcus Camby, Gerald Wallace, Andre Miller, Jason Kidd, Jeff Green, Ryan Anderson, JR Smith, Goran Dragic, Nicolas Batum, OJ Mayo, Lou Williams, JaVale McGee, Jeremy Lin, Jason Terry... e podíamos continuar a lista por mais algumas linhas. São tantos os bons jogadores disponíveis e pelos quais as equipas vão lutar que esta offseason vai ser completamente imprevisível.


Esta free agency promete ser muito animada e, quando terminar, podemos ter a paisagem da NBA completamente alterada. E como a temporada já acabou e os Jogos Olímpicos só começam daqui a um mês, enquanto não voltamos a ter acção dentro de campo, a acção está ao rubro nos teclados dos jornalistas e internautas.

Para já, correm rumores de todos os tamanhos e feitios. Estes são apenas alguns das dezenas que circulam:

- Dwight Howard quer ser trocado para os Nets e apenas para os Nets. (e este já foi confirmado pelo GM dos Magic, que disse que Howard lhe manifestou esse desejo. No entanto, isso dificulta o trabalho dos Magic, pois os Nets não têm muito para oferecer e o GM da equipa de Orlando disse também que vai continuar a procurar alternativas)

- Os Nets e os Hawks podem já ter um acordo para a troca de Joe Johnson para Brooklyn

- Os mesmos Nets (que estão em todas por estes dias) terão oferecido 40 milhões por 4 anos para renovar com Gerald Wallace.

- Deron Williams reduziu a lista de candidatos aos Nets e aos Mavs e vai reunir-se com a equipa de Dallas esta semana.

- os Blazers vão oferecer um contrato máximo ao agente livre com restrições Roy Hibbert (4 anos, 58 milhões) e os Pacers ponderam se igualam.

- os mesmos Pacers vão reunir-se com Chris Kaman e oferecer-lhe um contrato, se decidirem não igualar a proposta dos Blazers a Hibbert.

- Knicks, Suns, Raptors, Heat e Mavs são as equipas que vão tentar contratar Steve Nash e a equipa do seu Canadá natal prepara-se para lhe oferecer um contrato de 3 anos e 36 milhões.

- Os Suns também podem ir atrás de Eric Gordon (que é agente livre com restrições) e oferecer-lhe um contrato máximo ou perto disso. Já os Hornets dizem que igualam qualquer oferta por ele. 

- Rockets, Pacers, Mavs e Blazers são outras equipas que lhe deverão fazer ofertas e que ele poderá visitar.

- Ray Allen é o maior alvo dos Heat, que o vão tentar contratar o mais cedo possível (não podem oferecer tanto dinheiro como outras equipas - apenas têm a mini mid level exception, 2,5 milhões por ano - e querem fechar o negócio quanto antes)

- Kevin Garnett deverá continuar com os Celtics, que lhe oferecem 32 milhões por 3 anos. (este parece ter muito fundo de verdade, pois parece que a única indecisão de Garnett era se continuava a jogar ou se retirava. Continuando, aparentemente não quer jogar em mais nenhuma equipa)

- Omer Asik vai receber uma proposta de 3 anos e 24 milhões (!) dos Rockets e os Bulls coçam a cabeça e pensam o que fazer.

- Os Wolves querem Nicolas Batum e vão-lhe oferecer um contrato de 4 anos e quase 50 milhões.

Bem, está tudo louco! E depois temos donos de equipas a queixarem-se nas negociações do CBA que pagam demais aos jogadores! Destes rumores todos, uns serão mais fumo que fogo, outros serão algum fogo e alguns estarão muito perto da verdade. Quais se confirmam, quais são verdadeiros, mas não se vão concretizar e quais não passam de boato, vamos descobrir a partir de dia 11, quando as equipas podem oficialmente começar a contratar jogadores. Até lá, que corram os rumores.


(nota: todos os valores referidos são em dólares; em euros é um pouco menos, mas, como diria um saudoso - ou não - primeiro-ministro, é fazer as contas)

39 comentários:

  1. Márcio este ano vai ser mesmo uma época de transferências louca e o que quer dizer que para o ano muito na NBA vai mudar... Teremos muito provavelmente equipas habituais excluídas dos playoffs a poderem meter-se lá em cima e vice versa... Veremos :)

    ResponderEliminar
  2. A proposta dos Rockets pelo Asik é de loucos!

    ResponderEliminar
  3. "Os mesmos Nets terão oferecido 40 milhões por ano para renovar com Gerald Wallace" 40 M/ANO?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao, 40 Milhoes em 4 anos...

      Eliminar
    2. Sim, 40 milhões por 4 anos, foi gralha, já corrigi! :)

      Eliminar
  4. se o dwill nao fica nos nets, so começam a reconstrução daki a 3 ou 4 anos.

    ResponderEliminar
  5. Devin Harris vai para os Hancks e Marvin Wiliams para os Jazz.
    O Anthony Davis vai falhar os Jogos Olímpicos por lesão no tornozelo.

    ResponderEliminar
  6. O problema está precisamente aí, Márcio. Afinal para que serviu o lock-out da época passada?
    Aquela trapalhada deveria ter servido para reflexão de ambas as partes e afinal, no off season seguinte caiem nas mesmas loucuras, e desta vez, com largas culpas para os patrões. Oferecem loucuras a jogadores que não têm valor correspondente e depois admiram-se de estar em más condições financeiras.
    Compreende-se, por exemplo, e depois de tanto que foram criticadas as verbas do contrato de Joe Johnson, agora os Nets se responsabilizarem por lhe pagar 80 e tal milhões por 4 épocas, o que inviabilizará desde logo a negociação com Dwight Howard? Ainda por cima, está provado que Johnson é um bom jogador, mas não um daqueles jogadores que fazem a diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente não faz sentido nenhum, mas para os Nets, e tendo em conta o dono, o dinheiro não é problema.

      Eliminar
  7. http://triploduplonba.blogspot.pt/

    Visitem! :)

    ResponderEliminar
  8. Heat a tentar segurar Rashard Lewis para dar profundidade ao banco mas Pat Riley já disse que a prioridade da equipa é mesmo reforçar o seu jogo exterior...está tudo encaminhado para mais um ano dos Heat sem center com apenas a opção do J. Anthony fazer alguns minutos quando necessário. R.allen ou J.Terry? pelos vistos a equipa de miami vai tentar contratar R.allen e caso não seja possivel vão buscar J.Terry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Stoudemire03/07/12, 20:58

      Parece que não, NunoS. Ele está pertinho dos Cs.

      Eliminar
    2. então isso é boa noticia, pode ser que Allen venha mesmo para os heat...essa contratação pode mostrar que os verdes ja preparam a sua saída...

      segundo o que se fala é que ele está entre BOS/LAC/MIA/MEM sendo que a equipa que pode oferecer menos é a de Miami cerca de 3M, clipppers e memphis podem oferecer 5M/Ano enquanto que Boston pode passar dos 6M mas Miami não está fora da corrida, os Heat oferecem a maior possibilidade de ganhar mais um titulo, a sua ida para Miami pode trazer muitos benefícios nos seus contratos publicitários e pelo que me lembro da ida de Lebron para Miami axo que os jogadores em Miami não tem que pagar as taxas de impostos estaduais que já na altura diziam que no final das contas ele poderia fazer tanto ou mais dinheiro que em cleveland

      Eliminar
  9. Deron Williams fica nos Nets. Confirmado pelo proprio no Twitter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo tudo a mexer se menos Chicago.
      NunoTaker, esclarece-me 2 coisas.. Chicago tem uma pick dos bobcats, mas quando é que podem usar? O negócio já foi à uns anos, porque é que não usam a de este ano? xD Não percebo bem isso das futuras picks...
      Outra coisa, chicago se não estou enganado, é das poucas equipas que nunca pagaram a Luxuary Tax.. Porque raio é que não a pagam, trocam o Boozer ou se não conseguirem aplicam a amnistia, procuram trocar o Deng e mais alguns jogadores, e não atacam a free agency que tem tantos bons jogadores para formar uma equipaça?

      Eliminar
  10. Vamos por partes :)

    Ora bem, a Pick que Charlotte mandou para os Bulls em troca pelo Tyrus Thomas tem os seguintes contornos:

    Draft de 2013: Top-12 protected
    Draft de 2014: Top-10 protected
    Draft de 2015: Top-8 protected
    Draft de 2016: Unprotected

    Isto é, se os Bobcats, no Draft de 2013, tiverem direito a uma Draft Pick (atribuída na Draft Lottery) abaixo do numero 12 (13, 14, por aí fora) a Draft Pick vai para Chicago. Exemplo: Saindo na Draft Lottery (DL) a Pick 14 aos Bobcats, essa Pick passa para Chicago. Se sair na DL, a Pick 5 aos Bobcats, por exemplo, Charlotte fica com essa Pick para o ano de 2013 e a passagem da Pick dos Bobcats para os Bulls fica para o proximo ano, contando que em 2014, só passará para os Bulls se os Bobcats tiverem na DL de 2014, uma Draft Pick abaixo de 10( 11, 12, e por aí adiante). Só em 2016, é que essa Draft Pick poderá vir a dar uma real Top Pick, pois é Desprotegida, portanto, se os Bobcats, em 2016, lhes calhar na DL a Pick nº1, ela passa para os Bulls. Espero ter-me conseguido explicar bem :)

    Quanto ao resto, não percebo tão bem mas do que sei, a Luxury Tax, se nao me engano, é para equipas que não tem problemas em pagar a "multa" de ter salários de ordem superior a $70M, se não estou em erro. Ora, os Bulls, com os contratos do Boozer, Deng, Hamilton, Noah, Gibson tem para o ano de 2012/2013, tem $46,3M, isto de contratos garantidos para este ano. Com o que é devido ao Rose ($16,3M em 2012/2013), essa quantia passa para $62,6M.

    Contando que uma equipa como os Bulls, fez do banco o seu forte, torna-se imperial para eles, assinar contratos com os "Expirantes" Kyle Korver, Ronnie Brewer e CJ Watson. Ou não :) Fala-se na hipotese de trazer o Brandon Roy, o Derek Fisher, o Kirk Heinrich, Jammer Nelson, John Lucas III, enfim, um sem fim de nomes. Os Bulls, se não quiserem pagar a Luxury Tax terão de se manter abaixo dos $70M esta epoca. O problema real virá na proxima epoca (2013/2014), em que os contratos dos Big 4 de Chicago (Deng, Rose, Noah, Boozer) chegarão só eles 4 quase para $56M, deixando 14 Milhoes para os restantes jogadores.

    Espero ter-te esclarecido da melhor maneira possivel :)

    ResponderEliminar
  11. Alguém me esclarece o que andam a tramar os meus queridos Knicks nestas andanças todas?
    Vejo tudo a movimentar-se mas dos Knicks nada de muito relevante a não ser uma hipotética vinda do Nash(o que não me parece muito provável).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Landry Fields parece ter acordo com Toronto, o que obrigará os Knicks a ficar com o Jeremy Lin ao invés de ir atras do tão desejado Steve Nash. Ou seja, os Knicks queriam assinar com o Fields e troca-lo para poder ter mais Cap Space para assinar com o Nash, mas os Raptors adiantaram-se e assinaram com o Fields, impossibilitando qualquer troca dos Knicks. Logo, o Jeremy Lin deve ter de finar em New York.

      Eliminar
    2. Obrigado pelo esclarecimento mas os Knicks não têm a possibilidade de igualar a proposta do Raptors?

      Eliminar
    3. Tem sim. Não sei é se terão capacidade financeira para igualar os 20 Milhoes/3 anos que Toronto está a dar ao Fields...

      Eliminar
  12. peço desculpa mas mais atenção aos comentários, não falem sem pensar primeiro. a cba é o que está a impedir que os max contracts e os tectos salariais sejam absurdos e não resultem em contratos como o do joe johnson ou do zach randolph aquando da sua passagem nos portland trail blazers. obviamente, quando se tenta contratar um rfa, têm que pagar um bocado mais para a outra equipa não igualar a proposta. é óbvio que o contrato oferecido ao asik é muito grande mas estamos numa liga onde não aparecem todos os anos centers como mutombo, ewing, d. robinson, s. o'neal. daí o deandre jordan ou o kwame brown terem recebido os contratos que receberam no ano passado. um dos resultados da cba é notório na max offer feita ao roy hibbert onde ele apenas ganhara cerca de 15 milhoes na sua ultima época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não podemos considerar o preço a pagar ao Asik como sendo um absurdo para o jogador que ele é?

      Eliminar
  13. como eu disse, a cba impede tectos salariais e max contracts absurdos... olhe o rashard lewis ;) mas não impede o contrato oferecido ao asik, um jogador que nem 10 jogos fez como titular, parece-me inapropriado, um erro por parte do gm dos houton rockets

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não impede, estamos a falar apenas de uma má jogada do GM dos Rockets... Tanto quis apostar do Dwight Howard e mandou tanta gente embora, e agora, arrisca-se a ficar com um Omer Asik com 25 Milhoes... Mas já se sabe que os Centers são sempre muito "bem" pagos...

      Eliminar
  14. Bom, esta free agency parece estar ao rubro!

    Os Nets preparam-se para ter um Big 3, confirmando Deron Williams e Joe Johnson e com a possibilidade de atacar Dwight Howard. O problema é que para isso acontecer, planeiam ver-se livres de quase todo o roster... Será que vale a pena desfazer-se de todos esses jogadores para ficar com um 5 inicial Williams, Johnson, Green, Wallace, Howard e um banco com 0 jogadores decentes?

    Gosto das movimentaçoes dos Wolves, que se tiverem a sorte de permanecer com a equipa saudavel todo o ano e assinarem Batum e Roy, ficam com uma grande chance de brilhar no proximo ano.

    Os Rockets parece que nao sabem o que andam a fazer. Tentaram o Howard no draft, nao conseguiram entao decidiram estoirar o dinheiro no Asik e ficar com 3 picks medianas que nao fazem ideia do que fazer com elas. O McHale e o Lowry nao se curtem, mas tardam em arranjar colocaçao para o rapaz e entretanto o Dragic lá se vai mexendo para arranjar nova equipa visto que os Rockets permanecem aparentemente alheados do assunto. Agora querem o Lin de novo e há sempre o namoro com Gasol que ficou mal resolvido no ano passado.

    Até agora quem me parece que vai ficar na pior sao os Mavs, tudo lhes passa ao lado, nao há uma estrela que queira lá jogar e os seus role-players Kidd, Terry, West parecem nao estar para ficar. No site da NBA já os apelidam de the Dallas Dirk-and-nobodies.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Wolves sem dúvida que estão a trabalhar para ter uma equipa de respeito e muito interessante num futuro próximo.... Isso começou logo pela aquisição do treinador no ano passado... Não sei o que deu os Rockets para não ficar com ele e os Lakers o escolherem

      Eliminar
  15. Obrigado nuno, deu para entender as picks e parece que Chicago pode ter aqui um bem precioso. Quanto ao resto, continuo a achar que era de aproveitar o facto de o Rose não jogar a próxima época (ou quase toda), para formar um novo núcleo de jogadores. Desfazer-se de alguns contratos ou trocares jogadores.. Deng e Noah pelo Howard por exemplo.. Trocar o boozer ou aplicar a amnistia e atacar a free agency.. E quem sabe sacrificar a próxima época para ter umas pick altas no draft. Se fizessem isso, poderiam fazer uma equipa muito respeitável (ainda mais que a que tem) para a época 2013/2014.
    Acho que era o melhor a fazer, visto que ficar com esta equipa mais um ano não vai dar em nada sem o Rose.

    ResponderEliminar
  16. Só tenho a dizer que não invejo a posição do GM dos Bulls :)

    ResponderEliminar
  17. Stoudemire04/07/12, 05:15

    Gordon para os Suns por 50 e tal milhões.
    Está tudo louco!

    ResponderEliminar
  18. E mais uma noticia fresquinha:

    Eric Gordon vai assinar um contrato de 4 anos / $58M com os Phoenix Suns.

    Após dia 11, os Hornets vão ter 3 dias para igualar a proposta, mas o rumor que corre é que o Eric Gordon não quer ficar lá... Já anda com receio dos tornozelos do Anthony Davis? :D

    ResponderEliminar
  19. os suns são a melhor equipa para reabilitar o eric gordon, que saudavel e a confirmar o seu talento tem tudo para justificar os numeros do seu contrato.

    ResponderEliminar
  20. Os Hornets disseram que igualam qualquer proposta por Eric Gordon, por isso ele não vai para os Suns.
    E não acredito que o Howard vai para os Nets porque os Nets ao trazerem Jhonson da para ver que a saga Howard-Nets para os Nets acabou.

    ResponderEliminar
  21. Acompanhem a free Agency aqui :

    Triploduplonba.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Stoudemire04/07/12, 15:09

    Os Brooklyn Nets só não têm já equipa de título, porque o Howard se acagassou (deve ter tido medo de ser o LeBron 2) e renovou por 1 ano (porquê?????) com os Orlando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Dwight Howard tivesse tido a "coragem" do LBJ, talvez neste momento, já estivesse nos Nets, Lakers ou Mavericks... Arrisca-se a continuar em Orlando, mas as possibilidades dele continuar lá, são realmente escassas...

      Eliminar
  23. Nem todos os jogadores são obrigados a tomar as mesmas decisões, sinceramente a atitude do Howard não me agrada se queria ser trocado, não tinha feito tudo para o treinador e o GM serem demitidos, contudo ele também não queria sair como o Lebron deixando a equipa sem nada, nem jogadores nem draft picks nada. Agora Orlando que se mexa e faça o melhor negocio e o Howard que o aceite porque fazer birras do tipo ai não quero ir para Chicago porque faz muito frio isso não é conversa de quem quer ganhar bem parvo foi ele em Chicago provavelmente iria ser campeão se calhar não uma mas varias vezes enfim opções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Stoudemire04/07/12, 19:28

      É melhor ir para o 2º ano de indefinições... Ao menos cortavam o mal pela raiz, e já tinham as 2 partes seguido em frente. Faltou-lhe coragem...

      Eliminar
  24. Discordo de ti, acho que ele teve decência em não se ir embora e foi uma autentica criança no que fez a seguir a cena com o Van Gundy foi algo anedótico por um lado e deplorável por outro ele se queria ir embora não fazia com o treinador fosse despedido mas enfim pode ser que por milagre ainda acabe em Chicago o meu grande desejo. Agora que ele foi decente em não sair foi, não se cuspe no prato onde já se comeu.

    ResponderEliminar