30.9.12

Boletim de Avaliação - Miami Heat


E hoje é dia de ver o que andaram os campeões a fazer para lutar pela renovação do seu título:


Miami Heat

Saídas: Eddy Curry, Juwan Howard e Ronny Turiaf
Entradas: Ray Allen, Rashard Lewis, Garrett Temple e Jarvis Varnardo (41ª escolha no draft de 2010)
Cinco Inicial: Mario Chalmers - Dwyane Wade - Shane Battier - LeBron James - Chris Bosh
Banco: Norris Cole - Ray Allen - Mike Miller - Rashard Lewis - Udonis Haslem - Joel Anthony
Treinador: Erik Spoelstra

Balanço: Este é fácil de fazer. Já o dissemos quando Ray Allen anunciou a ida para South Beach e repetimos quando Ray Ray e Rashard Lewis assinaram: os Heat, que já foram a melhor equipa da temporada passada, ficaram ainda melhores.

Podem clicar nos links e ler o que escrevemos nessas duas ocasiões, pois tudo o que dissemos mantém-se: conseguiram o seu maior alvo na offseason, Ray Allen, e ainda acrescentaram mais um atirador para abrir espaço para Wade e LeBron, Rashard Lewis. De todos os jogadores que estavam disponíveis nesta offseason (e realisticamente ao alcance dos Heat), Allen é o melhor reforço que podiam ter e encaixa que nem uma luva nesta equipa. Imaginem o que aconteceu nas Finais (Battier, Chalmers e Miller com lançamentos isolados na linha de três pontos devido às penetrações de Wade e LeBron e ao jogo a poste baixo de LeBron), mas com o melhor triplista de sempre a receber a bola.

Reforçaram muito bem o jogo exterior, mas não conseguiram ajuda para o jogo interior. Por isso devem recorrer ainda mais ao small ball com que bateram os Thunder (e Chris Bosh ocupará mais vezes a posição de poste). Nesse estilo serão imbatíveis, mas terão mais dificuldades contra equipas com jogadores interiores que sejam bons ofensivamente e continuam com poucas armas para jogar big ball.

Podem, portanto, não ter armas para todas as ocasiões, mas os Heat já eram muito bons e às vezes só manter a equipa que chegou ao topo já é difícil, quanto mais melhorá-la significativamente. E os Heat conseguiram isso mesmo.

Nota: 15


(a seguir: Southeast Division - Orlando Magic)

51 comentários:

  1. Muito simplesmente, se os Heat não forem novamente campeões (desde que as suas peças centrais cheguem aos PO saudáveis), será um monumental fracasso.

    Como diz o Márcio, se já eram fortes, mais o ficaram com RR e RL. O único ponto fraco será a posição de Centro, não obstante a presença de Bosh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Stoudemire01/10/12, 08:10

      Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

      Eliminar
  2. Não será certamente um monumental fracasso se perderem a final com os Lakers.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de prometerem que era preciso era ganharaem o primeiro, e depois eram uns poucos de seguida, será sempre um colossal fracasso se não ganharem.
      É o que dá o excesso de "humildade"

      Eliminar
  3. o ódio a miami continua, nem com os novos lakers...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso dos haters já é mania da perseguição....

      Eliminar
  4. do meu ponto de vista, penso que o allen não terá um grande papel nos playoffs, na temporada regular sim, os jogos são mais soft, mas quando for a sério não terá muitos minutos, é que em miami defende-se a sério e ele já não tem físico para isso, acredito que o lewis (se tiver vontade) terá mais minutos e importãncia do que ele.

    acho a nota um pouco um pouco elevada, porque precisam de um poste e não arranjaram, mas lá conseguiram o allen que era o grande objectivos deles.

    mesmo assim miami ganhará a conferência com facilidade, e depois com os thunder deve ser mais renhido que no ano passado, mas devem vencer de novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LBJ, isso de pressupor que a final será Miami-OKC, já é exercício de adivinhação a mais, não concordas?
      Admito que as melhores equipas serão Heat, OKC e Lakers, agora também sei que há muitas condicionantes. Imagina que um dos principais jogadores de uma das equipas, tem uma lesão em altura de play-off. Acho que isso mudaria completamente o cenário.Ainda por cima, tendo em conta de que alguns dos melhores jogadores de algumas dessas equipas, são veteranos.
      Transacções na mid-season, também podem condicionar as finais, acho eu.

      Eliminar
    2. mas é claro que eu falei em condições normais, adivinhação é saber se vão haver muitas lesões ou trocas.

      para mim, em condições normais a final será miami-OKC, não ponho os lakers no mesmo patamar destes 2.

      aliás se analisarmos bem, os clippers até têm um 5 ao nível dos lakers e um banco bem superior.
      paul-butler-odom-griffin-jordan mais o billups-hill-crawford-bledsoe-green-barnes-turiaf

      mas pronto, se calhar já me vão queimar por dizer isto.

      Eliminar
    3. Não sei porque te haviam de queimar, LBJ. Há mihares de comentadores da NBA e raramente vemos duas opiniões iguais.
      Também acho que os Clippers têm uma boa equipa, mas ainda lhes falta algum tempo para amadurecerem. Acho que dependem ainda da evolução de Griffin, que nesta sua 2ª época completa, não terá melhorado tanto como se esperava.

      Eliminar
    4. o griffin vai ter que evoluir, senão corre o risco de ver o paul na próxima época a mudar de ares.

      Eliminar
  5. Miami reforçou-se um bocado mas eles já tinham uma boa equipa e o melhor jogador da NBA que os coloca no TOPO...fracasso colossal é se os lakers falharem isso sim porque os Lakers construíram uma equipa para dar o ultimo titulo ao kobe antes de fazer as suas mudanças em torno de Howard, foram buscar o melhor passador e o melhor poste da NBA para juntar ao Kobe e ao Gasol dois monstros da NBA...senão ganharem foi um fracasso...Miami sao os campeões e tb será um fracasso se nao ganharem mas nao será um fracasso colossal como os lakers...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Claro que o uso da palavra colossal, foi propositada e somente usada, porque houve quem dissesse aquilo que afirmei, que desde que os Heat ganhassem um campeonato, vinham logo mais dois ou três de seguida. Está escrito por aí.
      Mas concordo que os Lakers são mais favoitos. Aliás, se estiverem saudáveis quando chegarem os PO, se chegarem às finais com os Heat, e dado a sua superioridade no jogo interior, será muito difícil para os Heat batê-los, até porque no jogo exterior, com Kobe em forma, não serão inferiores. Ainda por cima, Wade e Bosh ultimamente, têm tido demasiadas lesões
      Para mim, o problemas dos Lakers, e já o referi, será precisamente a sua capacidade de arranjar jogadores para acompanhar Howard, e assim o convencerem a assinar novo contrato.

      Eliminar
  6. Stoudemire01/10/12, 14:32

    Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Papa Valdemares01/10/12, 17:05

    O blogue ia pacífico. Chegou a vez da análise dos Miami. O pessoal começou por fazer a sua análise, tecendo os considerandos que entendeu, sem ser ofensivo ou mal educado ou revelar qualquer traço de animosidade para com quem quer que seja.

    Eis que logo saltam do seu canto os adeptos dos Heat. E o que é que temos?

    1.º) Comentários apagados pelo administrador do blogue (devem ter sido lindos os impropérios).

    2.º) Epítetos a quem comenta: «ódio», «azia», «gente mesmo ignorante».

    Não dá grande vontade de voltar ao blogue, exceto quando se estiver a falar de equipas fraquinhas que vão ocupar os últimos lugares. E é lamentável tudo isto, porque a maioria das pessoas limita-se a expressar a sua opinião e a discutir basquetebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valdemares, não há como contornar isso. Mas também não vale a pena perder tempo com isso, que são conversas que só baixam o nível.
      Acho que o Márcio merece que se continue a comentar como até aqui. Se eu fosse ligar a todos os imbecis que há por essa internet fora, já tinha vendido o computador.

      Eliminar
    2. Stoudemire01/10/12, 17:17

      Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

      Eliminar
    3. Os Heat têm uma equipa ainda melhor que a do ano passado. O jogo exterior melhorou mas, apesar de pouco referido, o jogo interior também vai melhorar com a presença do Jarvis Varnado, que é um excelente defensor e tem uma envergadura de 7`4 o que vai trazer uma boa presença na tabela defensiva à equipa, e incomodar a sério os postes adversários.

      Gostava de ver umas finais entre os Miami e os Lakers.

      Eliminar
    4. Miami gera polemica porque existe muito amor/odio pela equipa...nas outras analises as pessoas são bem capaz de analisar a equipa de uma forma imparcial e sem radicalismos aqui não são capazes de dizer que se nao ganharem vao ser isto ou aquilo, vao ser uma anedota etc etc

      no meu ponto de vista apenas existe 3 candidatos claros ao titulo...Miami, Lakers e Thunder principalmente Miami e Lakers pelo facto de serem os favoritos a final...os Lakers é que tem o factor de novidade, são a equipa que pode dar mais e a equipa que pode dar em fracasso, eles tem o melhor 5 inicial de todos mas vamos ver se isso é suficiente...Miami tem um LBJ monstruoso e uma boa defesa mas tem muitas carencias em alguns factores que são disfarçadas com os jogos monstruosos de Lebron, Lakers com aquele cinco inicial apenas tem como fraqueza o jogo rapido pois sao velhos mas em termos teoricos eles podem dominar quase todos os aspectos do jogo...


      Miami reforçou-se bem mas axo que para ter nota muito alta só com a contratação de M.Camby ai sim diria que estavam numa super equipa e mt mais fortes...

      Eliminar
  8. Hidrologic01/10/12, 19:44

    Aposto mais no Haslem a jogar dentro com o Bosh e o LeBron a extremo com o Wade e o Chalmers a base, ficando o Battier no banco. Acho que não há necessidade de sacrificar o LeBron a PF, embora ele não jogue mal aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De qualquer forma, e dados os problemas físicos que Bosh ultimamente tem apresentado, o jogo interior pode constituir um problema quando jogarem com equipas poderosas fisicamente, como os Indiana e mesmo os Knicks. E os Lakers, claro, se ambas as equipas chegarem às finais.

      Eliminar
    2. Hidrologic01/10/12, 22:58

      Sim, isso é verdade. Referia-me em condições físicas normais, mas temos que pensar em todas as possibilidades.

      Eliminar
  9. Papa Valdemares01/10/12, 21:19

    1.º) Stoudemire: 3 comentários, 3 apagamentos. 100% de produtividade! É obra!

    2.º) Creio estarmos todos de acordo que Miami, Thunder e Lakers são os três grandes candidatos ao título. Todos os restantes 27 estarão, à partida, longe do nível destes.

    3.º) Miami é favorito porque é campeão, não perdeu ninguém significativo e adicionou duas peças muito experientes e com qualidade inquestionável, não obstante já não estarem no topo das suas capacidades.

    4.º) Apesar de tudo, Lakers e Thunder têm vários problemas para resolver, antes de pensarem em contestar a supremacia de South Beach.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mas os Heat também podem vir a ter um problema a resolver no seu jogo interior.
      E penso que se tudo correr normalmente, os Lakers serão finalistas, a não ser que Westbrook tome juízo naquela cabeça e Ibaka melhore ofensivamente, e aí, os OKC terão gramdes chances de defrontarem os Heat.

      Eliminar
  10. Stoudemire01/10/12, 21:29

    Mais uma vez quem diz a verdade é apagado eheh

    ResponderEliminar
  11. Stoudemire01/10/12, 21:32

    Como muda tudo. Agora não aparecem as aves raras que diziam que os Miami nunca ganhariam um anel porque tinham um Choker ahah
    Agora já têm obrigação de ganhar.. Isto quem não percebe nada de basquete é uma coisa do outro mundo...

    ResponderEliminar
  12. ja agora deixo a mensagem do lider quanto a equipa para 2012/2013

    «É assustador olhar para o nosso balneário e dizer que podemos ser melhores do que na última época. Claro que, agora, não estamos melhores do que há uns meses, mas temos o potencial para fazer muito melhor. Isso é realmente assustador», disse LeBron James

    ResponderEliminar
  13. Pessoal,
    em relação à questão dos comentários:

    Eu compreendo (e partilho) a vossa frustração com os comentários insultuosos e gratuitos que às vezes surgem, mas, infelizmente, parece que esse é, muitas vezes, o preço a pagar pela liberdade de expressão. A alternativa é fazer uma censura prévia dos comentários e este deixar de ser um espaço aberto, livre e "em directo".
    E isso é algo que não quero fazer. Como disse Voltaire, "posso discordar do que dizem, mas lutarei até à morte para defender o vosso direito de dizê-lo."

    Por isso, a quem vem aqui por bem (e 99% de vocês vêm), a quem vem aqui para discutir de forma saudável com outros fãs deste desporto que todos adoramos, peço que, simplesmente, ignorem esse tipo de comentários. Já sabem que eles não durarão muito tempo e que assim que eu os vir serão apagados. Por isso, não vale a pena responder. Ignorem-nos e continuem a discussão saudável.

    Obrigado a todos pela compreensão e obrigado, mais uma vez, pelas vossas visitas e pelos vossos contributos.

    ResponderEliminar
  14. Márcio, era engraçado se houvesse como houve nos playoffs do ano passado, aquilo onde adivinhamos quem ia chegar à final e ganhar, mas desta vez quem passa dos playoffs e em que posições. Mesmo que seja sem prémio. :)
    Era engraçado.

    Que vos parece?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, ver se organizamos nova(s) liga(s) fantasy.

      Eliminar
    2. Liga fantasy? Isso já não sei o que é. Como funciona?
      Também parece ser interessante :D

      Eliminar
    3. muito resumido

      cada participante participa num draft e vai escolhendo os seus jogadores para formar a sua equipa

      a pontuação funciona segundo as performances dos jogadores nos jogos da temporada regular, tipo pontos, ressaltos, assistências, duplos-duplos...

      durante a temporada podemos fazer trocas de jogadores com outros participantes que estejam na nossa liga, podemos dispensar jogadores e ir buscar free agents

      mas isto é resumido, existe mais complexidades

      Eliminar
  15. E onde é que sabemos a pontuação deles?
    Mas só podem participar 30 ou mais?

    Era excelente se fizéssemos isso :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. no máximo são 20 equipas, a pontuação são as que têm num jogo real

      tipo se a tua equipa tem o kobe, o garnett, o irving e assim mais alguns, os pontos que eles marcam são os da tua equipa, os ressaltos e assistências funciona igualmente

      Eliminar
  16. Márcio, não vai haver fantasy league esta época?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero fazer a fantasy league este ano também, sim, mas ando a pensar na melhor forma de fazer.

      Porque a da ESPN tem aquele limite de 20 equipas por liga e gostava de fazer uma onde todos estivessem na mesma liga, em vez de termos várias como no ano passado. Alguém conhece alguma boa?

      Eliminar
    2. Sinceramente não sei... mas nunca participei nisto e gostava de participar :D
      Melhor 20 que nenhuma :)

      O que te parece aquela sugestão de tentarmos fazer as previsões para os lugares na temporada regular? Imagino é que isso deve dar muito trabalho para depois apurar o vencedor. :s

      Eliminar
    3. Nunca participei nem percebo muito das fantasy league mas queria participar esta época ._____. Façam um post pf quando a criarem.

      Eliminar
  17. Stoudemire02/10/12, 14:48

    Outras equipas 3 ou a 4 comentários.
    Miami(James) 37 e a contar..
    Para meio entendedor meia palavra basta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 37 e 10 devem ser teus...

      Em relação aos restantes comentários, que são os que interessam,é perfeitamente normal dado ser um dos principais, senão o maior, candidato à vitória final.

      É perfeitamente normal esta quantidade, qualquer ser racional percebe.

      Eliminar
  18. Stoudemire02/10/12, 14:50

    Essa de me considerarem o "intruso" é engraçada.
    Se não fosse eu o blog não teria nem metade do movimento, sou um dos grandes dinamizadores.
    O problema é que digo as verdades e por isso não gostam, os "sábios" enfiaram a viola no saco eheh

    ResponderEliminar
  19. Os Heat são a equipa favorita ao titulo tem o melhor jogador do mundo, reforçaram-se com dois bons atiradores que darão maior rotatividade a equipa e mais descanso aos titulares.
    Eu acho com o salary cap que tinham fizeram uma boa off-season melhor era impossível, falta um poste, mas não há na NBA bons postes baratos.

    ResponderEliminar
  20. Thibodeau assinou a tão esperada extensão de 4 anos com os Bulls.
    É um bom sinal para ambos os lados. É óbvio que era o que os Bulls mas desejavam, ao mesmo tempo que significa que Thibs tem confiança no futuro, apesar do azar de Rose. Tenho a certeza que não assinaria se não tivesse garantias de qualidade no rooster para os anos seguintes.

    ResponderEliminar
  21. Paulo Dias02/10/12, 20:47

    «Se não fosse eu o blog não teria nem metade do movimento, sou um dos grandes dinamizadores.»

    Não resisti a esta megalomania e narcisismo. Curiosamente, já houve gente que comentava por aqui e deixou de o fazer por causa da pessoa em questão. Mais: praticamente não há conflitos com ninguém... exceto com o dito.

    Espelho meu, espelho meu...

    ResponderEliminar
  22. Aliás, o PF dos Knicks, além dos comentários eliminados, dos traços de autosuficiência e do implicar com as opiniões alheias, não foi capaz, numa dezena de intervenções, de um contributo que seja, de uma opinião sobre a matéria em discussão.

    Enfim, vamos à 2.ª parte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se será um PF dos Knicks ou mais um Damon...... Quanto ao que disseram em cima em relação a Lakers e Clippers, não concordo com o 5 inicial ser equivalente.... Do Jordan para o Howard vai uma diferença abismal!! Diferença essa que não existe nos 4 restantes elementos. De resto, creio ser o Kobe a fazer a diferença!! Mas não sou um Kobealcoholico apesar de ser Laker. A Oeste não esqueçam nunca os SPURS!!!! Estão sempre lá na corrida, manhosos. A Leste, Heat vai conseguir passar toda aquela gente tal como fez no ano passado, mas Boston são como os Spurs, se Paul Pierce fizer uma boa temporada como fez anos anteriores.... Não sei não sei....

      Eliminar
    2. mas é claro que entre o jordan e o howard vai uma grande diferença, mas entre o nash e o paul também existe uma diferença considerável, o que é que o nash faz, que o paul não consegue??? e eu adoro ver o nash a jogar, conforme ele punha (praticamente sozinho) os suns a jogar bem, mas o paul, na última temporada de hornets, também o fez. e o paul é mais novo, em termos físicos é melhor, marca mais pontos, a lançar de 3 o nash é capaz de ser melhor.
      mas tirando o kobe, entre griffin e gasol não existe grande diferença e o mesmo entre o artest e o butler.

      agora essa dos spurs e dos celtics, todos os anos a mesma coisa, "cuidado com eles", mas já 4 ou 5 anos que não vencem, e cada vez estão a ficar mais velhos, a tendência não é para melhorar, o tempo deles já passou. e a prova são as finais de conferência do ano passado, uns tiverem com 2 0 e ficou 4 2, os outros com 3 2 e com factor casa não remataram.



      Eliminar
  23. LBJ, o Gasol só é inferior ao Griffin ( e muito ) é a afundar, porque de resto é muito superior. É bom tecnicamente no drible, lança bem a meia distância e nos lances livres, passa bem, é muito inteligente e apesar de não ser um excelente defensor, é um bom rebounder e razoável shot blocker, enquanto que o Griffin , na minha opinião, deixa muito a desejar nesses aspectos, tirando nos ressaltos. O Artest e o Butler são completamente diferentes, mas penso que o Butler é mais completo e é muito mais seguro a nivel disciplinar que o Artest (esse aspecto vai ser sempre o calcanhar de aquiles dele). Na defesa e a afundar é que o Artest supera o Butler, de resto...

    Quanto aos Spurs e aos Celtics, foram campeões em 2007 e 2008 respectivamente, ou seja, não assim à tanto tempo e desde aí que chegam sempre longe e embora o núcleo dessas duas equipas esteja a envelhecer, novos talentos e bons jogadores vão entrando para manter a competitividade da equipa e em 2011 os Celtics foram eliminados na Semi da East 4-1 pelos Heat e no ano a seguir envelheceram e chegaram mais longe (East Finals) sendo eliminados 4-3 novamente pelos Heat, ou seja, foi uma época melhor e como tal, quem te diz que eles este ano não fazem melhor ainda? Além disso, reforçaram-se bem neste verão e os Spurs têm chegado sempre longe e se calhar vai chegar o ano que podem chegar ao titulo caso hajam deslizes dos adversários e por isos concordo com o TomArtx quando ele diz que é preciso contar com essas duas equipas, embora eu considere que os principais favoritos sejam Heat, Thunder e Lakers.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De resto concordo com o que disseste (LBJ)

      Eliminar
    2. o griffin só tem 2 anos de nba, o gasol tem muitos mais. o gasol da selecçao espanhola é tudo isso, o da nba não o é, não sei porquê. por exemplo no ano passado as médias de ambos
      pontos griffin 20.7 gasol 17.4
      ressaltos griffin 10.9 gasol 10.4
      assistências griffin 3.2 gasol 3.6
      roubos de bola griffin 0.8 gasol 0.6
      desarmes griffin 0.7 gasol 1.4
      assim a cru, as médias são semelhantes, mas claro que a maneira como as equipas jogam influenciam tudo isto.

      realmente comparar o butler com o artest é dificil, mas penso que terão o mesmo papel nas respectivas equipas, por isso é que os comparei.

      os celtics que levaram os heat a 4 3 foram os mesmos que tiverem a suar por um 4 3 contra os sixers, muito sinceramente, não consigo considerar favoritos os celtics e os spurs, acho que o prazo deles acabou, principalmente no ritmo que os heat e thunder dão aos jogos eles não têm hipótese de vencer 4 jogos num curto espaço de tempo.

      Eliminar
    3. Então vamos a ver se daqui a uns anos ele vai melhorar muito nesses aspectos (Griffin) o que até pode acontecer e claro que os estilos das duas equipas influenciam porque numa tens um jogo colectivo liderado pelo Chris Paul e na outra tens um jogo praticamente individual liderado pelo Kobe (espero que este ano isso mude).
      Sobre os Celtics, continuo com a opinião que estão bem reforçados e que tal como os Spurs há que contar com eles, mas que se os Heat, os Thunder e os Lakers não tiverem deslizes serão os principais.

      Eliminar