15.12.11

Chris Paul vai para LA


Mas não para a mais galardoada e famosa das suas equipas. Segundo David Aldridge, os eternos parentes pobres dos Lakers, os Clippers, chegaram a acordo com os Hornets e vão enviar Eric Gordon, Chris Kaman, Al-Farouq Aminu e uma primeira ronda no draft de 2012 para a Big Easy em troca de Chris Paul e duas segundas rondas.

Este negócio ainda precisa da aprovação dos donos dos Hornets, a NBA, mas David Stern não deve vetar este. Depois de ter chumbado o pacote de Odom, Scola, Kevin Martin e Dragic, tem aqui um que inclui tudo aquilo que a liga queria em troca do base All-Star: jogadores jovens, escolhas no draft e peças que deixam os Hornets em boa posição para uma reconstrução. Eric Gordon faz 23 anos no dia de Natal, Aminu tem 21, Kaman tem 29, mas o seu contrato termina no final desta temporada e pode ser uma peça aliciante para uma troca (e se não o trocarem, ficam com mais espaço salarial para 2012) e a primeira ronda (que vem originalmente dos Timberwolves) pode dar uma selecção alta no draft de 2012 (e um potencial bom jogador).

Este negócio deixa toda a gente em Los Angeles (pronto, toda a gente não, só os fãs dos Clippers; mas parece-me que vão ganhar novos fãs na cidade) excitada com a possibilidade de ter Paul a mandar bolas lá para cima para Griffin, mas deixa também os dirigentes e a equipa técnica dos Clippers com algumas questões para resolver. Pois agora têm Paul, Billups, Mo Williams e ainda Eric Bledsoe. Um destes três últimos, pelo menos, poderá entrar nalguma outra troca e os Clippers podem não ter ainda terminado as suas movimentações. 

Billups poderá jogar a segundo base (embora seja uma posição pouco habitual para ele) e Bledsoe é um bom base suplente, por isso Mo Williams (que esperava ser o titular este ano, já estava assim para o desiludido com a vinda de Billups e agora vê ainda outro chegar) poderá ser utilizado para conseguir algum outro jogador. Mas ter muitos jogadores bons e muitas opções em cima da mesa não é propriamente uma má dor de cabeça. E ter boas perspectivas de futuro é algo raro para os Clippers. É tempo de aproveitar.


E ao pé desta notícia todas as outras do dia parecem pequenas, mas aqui ficam as movimentações mais recentes antes desta bomba:

Um dos free agents mais desejados, Nené, algo surpreendentemente, fica em casa e renovou com os Nuggets ($67m por 5 anos). E umas horas antes, os mesmos Nuggets enviaram duas segundas rondas para Dallas em troca de Rudy Fernandez e Corey Brewer.

Para os lados de Minnesota, Barea foi confirmado oficialmente e assinou por 4 anos.

E a outra equipa de LA compensou um pouco a saída de Odom (pelo menos no interior) e contratou Josh McRoberts por 2 anos.

E os Cavaliers usaram a amnistia em Baron Davis. Vamos ver se alguém faz alguma oferta por ele (parece que os Hornets têm uma vaga para base). Senão é mais um nome a juntar-se aos free agents disponíveis.


Com o começo da temporada regular a aproximar-se (11 days and counting...) e com todas as trocas da última semana, as equipas vão ficando mais definidas. Daqui a uns dias (sim, porque ainda vão haver novidades até lá, de certeza) vamos começar a fazer um balanço e analisar cada uma delas e as suas perspectivas para 2011-12.

7 comentários:

  1. Provavelmente os Clippers vão sondar o estado de espírito de tanto o Billups como o Williams. São ambos bons atiradores, mas o Mo não me parece ter altura para jogar a 2 o ano todo. Em qualquer dos casos, o ideal seria um 2 que equilibrasse, sendo particularmente bom a defender e pelo menos razoável na linha dos 3p. Para passar e penetrar não falta gente.

    Fiquei curioso com a mexida dos Dallas. Tem-se falado como um dos destinos possíveis do Howard. Eles procurado limpar um pouco a folha de pagamentos. Não sei qual terá sido o impacto destes dois, acrescido aos outros 3 ou 4 que já tinham saído (ou da contratação do Vince Carter (a única, à partida, de valores relativamente mais altos - vá, médios).

    ResponderEliminar
  2. pro.benfica15/12/11, 02:23

    EIS COMO SE DESTRÓI UMA EQUIPA CAMPEÃ!

    ResponderEliminar
  3. Moisés Santos15/12/11, 02:25

    Passando esta troca os Clippers vão ter uma equipa que claramente é favorita a umas meias-finais. Têm bons valores jovens como também experiência!

    @Jorge Sousa os Mavs não foram só buscar o Vince, não te esqueças do Odom. Não sei se eles vão buscar o DH ou se os Magic vão tentar um superstar para ele ficar...

    ResponderEliminar
  4. Stoudemire15/12/11, 02:28

    E se os Clippers tentarem agora Mo Williams, De Andre Jordan e picks por Howard?
    Seria interessante ver os Clippers a "abusarem completamente da face" dos Lakers.

    ResponderEliminar
  5. @Moisés Santos Ah, sim, tens razão. O Odom deve ter um salário jeitoso.

    @Stoudemire Acho que os Clippers ficaram sem picks (boas) para os próximos tempos. Usaram uma nesta troca e outra no ano passado, na troca do Baron pelo Mo Will e Jamario Moon. Soubessem eles que esta história da amnistia ía ser introduzida e se calhar não teriam feito essa troca. C'est la vie.

    ResponderEliminar
  6. Pg- Chris Paul
    Sg-?
    Sf- Caron Butler
    Pf- Blake Griffin
    C- De Andre Jordan

    Podem usar Mo Will para conseguirem um Sg e mais um Sf.
    Podiam tentar o Jamal Crawford.

    ResponderEliminar
  7. Luís Borges15/12/11, 18:27

    Acho que o Billups pode fazer a posição 2 claramente melhor que o Mo Will, portanto, podiam colocar este último no mercado, e os Heat precisam de um PG, acho que isso é evidente! O Mo Williams parecia-me uma boa escolha até porque é antigo companheiro do Lebron James.

    ResponderEliminar