21.1.12

E esta? Grande jogada ou grande falha defensiva?


Depois do lançamento de Billups a dar a vitória aos Clippers no último segundo, temos a equipa de Los Angeles do lado oposto da equação:



Grande jogada ou grande falha defensiva? Grande jogada e falha defensiva considerável.

Com 1.5 segundos para jogar, os Wolves só tinham tempo para receber a bola e lançar. Ao contrário da jogada de Billups (onde tinham tempo para explorar várias opções), aqui o jogador que recebesse não tinha tempo para mais nada. E Rick Adelman desenhou uma movimentação que conseguiu o mais difícil numa situação destas: um lançamento isolado, com o jogador a ter tempo e espaço para fazê-lo sem qualquer defesa a pressionar.

Tudo começou com um corte semelhante ao que Butler fez na jogada dos Clippers. Neste caso, é Derrick Williams que corta pela frente daquele triplo bloqueio no topo do garrafão. Nesse triplo bloqueio, temos Love no meio de Rubio e Ellington. E é aqui que tudo começa: Love abre para a linha a três pontos e, nesse momento, Rubio e Ellington juntam-se e fazem um duplo bloqueio ao seu defensor, DeAndre Jordan. Foi, literalmente, como uma porta automática a fechar-se à frente de Jordan (vemos isso na perfeição no plano de frente, aos 1:05 do vídeo).

E é aqui que entra a falha defensiva. Jordan fica completamente fora da jogada e preso no bloqueio. Mas aí não é sua a falha. O mérito maior aí é dos Wolves. Onde os Clippers falham é ao não trocar defensivamente nesse bloqueio. Com tão pouco tempo para jogar, um mismatch duma troca defensiva não era um problema e o único objectivo da defesa tinha de ser não deixar um jogador sozinho. Ter alguém a pressionar o lançador. 

E no entanto, os defensores de Rubio e Ellington (Randy Foye e Ryan Gomes) não trocaram, nem sequer deram um tempo de ajuda e o único jogador que saiu a Love foi DeAndre Jordan. Depois de se libertar do bloqueio e tarde demais, claro. Foye ou Gomes, um deles tinha de trocar no bloqueio e ir atrás de Love. Se a falha é deles ou do treinador Vinnie Del Negro (que pode ter dito para não trocarem nos bloqueios), não sabemos. Mas é uma falha que lhes custou um jogo.

3 comentários:

  1. Ricardo Abreu21/01/12, 14:25

    Grande lançamento do K. Love mas falha grave na defesa :D

    ResponderEliminar
  2. Falha Graaaavisssssima u.u !
    Let´s Go Heat

    ResponderEliminar
  3. É absolutamente ridícula a falha da defesa, e logo com o Love...

    ResponderEliminar