19.1.12

Grande jogada ou grande falha defensiva?




Grande jogada e grande falha defensiva. Uma movimentação bem planeada, com várias opções de lançamento, mas que acabou da forma mais simples e logo na primeira opção.

Caron Butler inicia a jogada passando pelo triplo bloqueio de Griffin, Williams e Jordan no canto do garrafão e cortando para o cesto (se quisermos ser rigorosos podemos considerar esta a primeira opção, mas só uma falha defensiva monumental poderia permitir um lançamento com um corte simples e o verdadeiro objectivo do corte era abrir para o outro lado do campo). 

Butler aclara então para o lado contrário e posiciona-se na linha de três pontos. Após o corte de DeAndre Jordan para dentro do garrafão (posiciona-se para um possível ressalto ofensivo) e um bloqueio de Mo Williams a Griffin, este recebe a bola na linha de três pontos. 
Billups, que repôs a bola em campo, corta em direcção a Griffin e, com este a fazer o bloqueio, recebe a bola à mão. Era aqui que a jogada começava verdadeiramente e tinha, neste ponto, várias opções (podemos vê-las todas no momento em que Billups lança - aos 0:20 no vídeo -):

Primeira: Billups conseguia libertar-se e lançava. Segunda: se Billups não tivesse espaço para lançar e Jason Terry viesse na ajuda, assistia Mo Williams abaixo da linha de lance livre. Terceira: se Billups não conseguisse espaço para lançar, Jason Terry não viesse à ajuda e Mo Williams não ficasse sozinho, Billups aproveitava o bloqueio para driblar para o meio do campo e assistir Caron Butler do lado contrário. Se nenhuma destas funcionasse, Billups tinha ainda a opção de lançar na cabeça do garrafão ou penetrar para o cesto.

Mas com o lapso de Jason Kidd (que se deixou dormir e não acompanhou o corte de Billups para a bola), nem foi necessário passarem da primeira opção: Billups conseguiu espaço para fazer um grande lançamento. 

E a menos que Rick Carlisle tenha dado instruções em contrário (o que naquele caso duvidamos), era também responsabilidade de Ian Mahinmi dar um tempo de ajuda sobre Billups quando Griffin faz o bloqueio. Jason Terry ainda saiu ao base dos Clippers, mas já não foi a tempo. Foi uma jogada ofensiva bem planeada para uma defesa que não esteve à altura.

1 comentário:

  1. Jorge Lincho20/01/12, 00:33

    Os Clippers tem (grandes) homens capazes de fazerem grandes bloqueios mas o Kidd nao pode dormir naquela altura ( qto mais com tanta experiencia , foi mto `kid`). Creio q os Mavs , logo na reposicao de bola, ja andavam a correr a atras do prejuizo , penso q todas as opcoes dariam um lancamento acessivel , nao precisava era de ser o mais acessivel de todos !!!

    ResponderEliminar