3.3.12

Lebron James: passar ou não passar, eis a questão


Aqui vamos nós: com 4.5 segundos para jogar e os Heat a perder por um, Lebron passou a bola em vez de tentar o último lançamento. E, imediatamente, recomeçou a discussão sobre a sua "clutchness".
Como estamos recordados, depois do seu desaparecimento nos momentos decisivos das Finais do ano passado, James recebeu uma avalanche de críticas. Esta semana, depois do turnover na última posse de bola do All Star Game, essas críticas voltaram. E a discussão está aí para ficar, depois deste final de jogo:


Em relação à jogada no final do All Star Game, nem a vamos comentar, porque é um jogo de exibição e não podemos avaliar a performance de um jogador por uma jogada num jogo que nem sequer é a sério. O All Star Game é festa e diversão, não conta para qualquer discussão séria sobre basquetebol. Comentadores a destacar essa jogada e a tentarem retirar daí qualquer conclusão é puro sensacionalismo para alimentar a polémica e vender jornais, conseguir audiências ou visitas aos sites.

Em relação a este final: mas desde quando é que tomar a decisão certa no final do jogo é criticável?
Lebron tinha dois defensores sobre ele (Howard, que era o seu defensor directo, e Millsap, que ficou a dar um tempo de ajuda após o bloqueio de Haslem). E perante essa situação, fez o mais acertado: assistiu Haslem, que estava sozinho e numa boa posição (no topo do garrafão, de onde lança muitas vezes e de onde tem uma boa percentagem). Por isso, desde quando é que trocar um lançamento com dois defensores em cima por um lançamento sem oposição é uma má decisão?

E dizer que Lebron não assumiu a decisão do jogo também não é justo. Ele assumiu uma decisão. E essa decisão foi passar a bola. Desde quando é que assumir a decisão do jogo significa ter de fazer o último lançamento? Assumir a decisão do jogo significa ter a bola na mão no momento decisivo (que Lebron teve) e optar pela melhor jogada possível (que ele também fez). A melhor opção pode ser lançar ou pode ser passar. Ou vão dizer que nestas duas jogadas, Jordan não assumiu a decisão do jogo?



Mais importante que ser um clutch shooter é ser um clutch player. E isso significa jogar bem nos momentos decisivos. E jogar bem significa ler o jogo e tomar a melhor decisão para a equipa naquele momento. Ser o herói não tem de ser marcar o último cesto. Embora essa seja uma ideia alimentada pelos meios de comunicação (principalmente os americanos), é uma ideia errada. Às vezes ser o herói é fazer o passe certo para um companheiro de equipa em melhor posição. Forçar um lançamento com dois ou três defensores em cima não é heroismo, é apenas uma má decisão. E a de Lebron esta noite foi boa. A única coisa que correu mal naquela jogada foi Haslem ter falhado o lançamento. Tivesse marcado e não estaríamos a ter esta discussão.

42 comentários:

  1. Jorge Lincho03/03/12, 17:12

    Concordo em genero e forma ! A decisao foi acertada .Se a bola depois entra ou nao ja' nao depende do LBJ .
    Tenho na ideia q se isto fosse futebol e o CR7 tivesse a bola ele chutava , nem q fosse a 30 mts , mas isso sao outras historias .
    Boa decisao do King , ele nao tem q resolver sozinho e aqui tomou a melhor decisao , se ela entrasse toda a gente diria q era um excelente jogador de equipa e nada individualista , mas , como ela nao entrou agora e' acusado de "covarde" !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. So' para acrescentar q de todos os participantes nesta jogado o pior foi mesmo ... ... ... o comentador !

      Eliminar
  2. A isto chama-se medo ou também medo de estragar as estatísticas. De qualquer das maneiras tem o comum de ser medo.

    ResponderEliminar
  3. De acordo com o conteúdo do «post».

    ResponderEliminar
  4. Há fome no Mundo? Blame LeBron!

    Porra que o rapaz, mesmo tendo os numeros que tem, terá sempre que ser criticado. Ainda há pouco tempo, questionado sobre a lesão do Eric Gordon, o treinador dos Hornets, Monty Williams saiu com o seguinte: "Blame LeBron", ele tem culpa de quase tudo, então tambem é responsavel pela lesão do Gordon (obviamente em tom irónico).

    O rapaz fez o que tinha a fazer, passou a bola para o jogador livre, na sua área de tiro de eleição. Mas se calhar, era melhor o LeBron ter parado de marcar pontos no 4º periodo (acho que foram 17) e os Heat terem perdido por 20... enfim. Não gosto do LeBron, mas já não há pachorra para tanta critica à volta dele.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Stoudemire03/03/12, 18:11

    Parabéns Márcio! Grande post.
    Que leiam bem este post algumas pessoas que andam por aqui...
    "Mais importante que ser um clutch shooter é ser um clutch player.". Sublime.
    Mas claro que quem não entende nada de basket, só vê lançamentos à frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bullshit, you're so full of it man. Tu e a farsa Lebronesca. Teve medo, não foi agressivo o suficiente, tal como no all star game. Esse tal de 'king' é um mito, e já toda a gente com mais de 2 neurónios já percebeu que o tipo não vai ganhar nenhum título da nba tão cedo.

      Eliminar
  6. Stoudemire03/03/12, 18:15

    AhAhAh. "Great job Utah Jazz for leaving Haslem open." LOOL.
    Isto há com cada um.

    ResponderEliminar
  7. Pinus canariensis03/03/12, 18:18

    E o Haslem ainda fica a olhar para o LeBron com ar reprovador, depois de ter falhado um open shot e o comentador também só criticou a decisão depois do lancamento ter sido falhado, porque caso tivesse entrado ele não teria outra hipotese senão consentir que foi muito bem jogado pelo LeBron, após receber double team.
    A mentalidade lá, tal como o Márcio referiu, é que os heróis são apenas os shooters nos segundos finais e no all star game foi mesmo triste no fim ver o Kobe e o Carmelo em redor dele com expressões tipo: "Não percebes que jogadores como nós têm que lancar sempre no fim, seja ou não bem decidido". Vindo do Kobe e do Carmelo não surpreende muito...
    Post muito bom Márcio. Parabéns e concordo plenamente.

    ResponderEliminar
  8. Gostei deste post agora os Haters do Lebron deviam ler isto para ver se se calam com as criticas a ele.

    ResponderEliminar
  9. Acho que não é preciso tirar nenhum curso para se saber que lançar sem oposição é mais favorável do que lançar com dois gajos a marcarem. A partir dai esta tudo dito não gosto do Lebron James mas o homem tomou a decisão que qualquer jogador sensato tomaria. E valha a verdade só se discute estas coisas porque o homem é realmente bom.

    ResponderEliminar
  10. A decisão é boa, da mesma forma que era boa se fosse o lançamento, porra é o Lebron.

    Talvez tebha sido o pessimo jogo a nivel de ressaltos dos Heat a ser decisivo.

    Há alguma possibilidade do Eddy Curry ainda "contar"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Stoudemire03/03/12, 20:44

      Até o Pittman tem jogado, e o Curry nem calça... Pode ser que apareça o Kaman por esses 2 e o Jones XD

      Eliminar
    2. a questão é se fisicamente é possivel jogar com algum nível, emagrecer não é suficiente, que ele não joga eu sei

      Eliminar
  11. Este ódio ao LeBron já cansa um bocado. Nem entendo como se discute uma insignificância destas, sinceramente.

    ResponderEliminar
  12. ninguem comenta o facto do Lamar Odom ter ido para o Texas na D2 ? lol

    ResponderEliminar
  13. Stoudemire04/03/12, 02:37

    Hoje não joga o James, não há movimento. Também por aqui se vê a importância dele.

    ResponderEliminar
  14. Tens razão em quase tudo o que dizes só pecas pelo exemplo. Comecemos pela comparação com os lances do Jordan: em ambos os lances do Jordan houve intenção de libertar um lançador que não ele; no primeiro é notória a circulação de bola à procura do homem solto e no segundo o próprio Kerr confirmou em entrevista que o Jordan lhe disse de antemão para estar preparado para receber a bola. Mais ainda, Tanto Paxson como Kerr eram lançadores temiveis, pode-se dizer o mesmo de Haslem, que por sinal tinha feito 4 pontos em todo o jogo?
    No caso do Lebron, sem mais informação sobre o que foi passado pelo treinador, e por isso admito que possa errar, a jogada foi planeada para libertar o Lebron para o lançamento. E, assim sendo, não fará sentido questionar pq não assumiu ele essa responsabilidade?
    E só mais um pormenor, fui o único a reparar que ele para quando recebe o passe? Porque parou numa jogada de isolamento, permitindo o 2x1? Na minha opinião a resposta é simples: ele não é nem um clutch shooter nem um clutch player. Falta-lhe a frieza que, por exemplo, o Dwyane Wade tem.

    ResponderEliminar
  15. eduardo ribeiro04/03/12, 15:58

    De facto dificilmente Lebron James ficará na história como um clutch player ou clutch shooter, ao contrário de Jordan ou Bryant.
    No entanto, tendo assistido ao jogo, nesta jogada em concreto e no quarto período do jogo em geral, não considero as críticas justas, ao contrário doutros jogos ou playoffs... Não consigo precisar a pontuação, mas sei que os Heat recuperaram de uma diferença considerável no ÚLTIMO período, basicamente às costas de James. No último minuto, James inclusivamente marca um triplo e um lance de dois pontos em total desequilíbrio provocando a reviravolta no marcador. Durante essa recuperação, Wade, um reconhecido clutch player / shooter, incluindo por mim, falha um lance livre importante, e faz duas faltas desastradas sobre Devin Harris que deram origem a 4 lances livres para os Jazz.
    Mas, como no último lance, James numa boa execução de ataque passa para um jogador livre, no seu "hotspot", que acaba por falhar, chovem críticas apenas sobre James. Independentemente de a jogada ter sido "desenhada" de forma diferente, a capacidade do jogador de ler essa mesma jogada, reconhecendo a melhor opção, é um mérito, não um defeito! Assim sendo, preferem que um jogador force um lançamento, como Bryant e Anthony fazem constantemente, na tentativa de um buzzer beater heróico, por vezes pouco provável, ou uma jogada bem executada?
    Com isto, não quero dizer que James não tem os seus problemas no "Clutch time", é óbvio que sim, e as Finais do ano passado não poderiam ser mais eloquentes quanto a esse assunto. Mas acho que as críticas devem ser baseadas no jogo ou jogadas em concreto, e não apenas em ideias pré concebidas ou no histórico de um jogador.

    ResponderEliminar
  16. Stoudemire04/03/12, 16:04

    O Bryant vai ficar na história como clutch player? Se ele fica, muitos outros vão ficar... Façam-me um favor, consultem a percentagem de clutch shots attempted/made de carreira dos actuais jogadores da NBA, e vão ter uma surpresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Kobe não tem nada a provar a ninguém, mutio menos a um azeitolas como tu. O lebron é bom em estatisticas, em percentagens e pouco mais.18 pontos do melhor jogador da nba, nos teus queridos heat só no primeiro período, 8-10fg. Suck on that. Toda a gente fala dos haters do Lebron, mas há bem mais do Kobe e esta caixa de comentários comprova-o. Hipócritas.

      Eliminar
  17. eduardo ribeiro04/03/12, 19:11

    Não sou apenas eu que o digo...mas se um jogador tem cestos decisivos em diversos jogos de playoffs, nomeadamente em finais da nba e finais de conferência, penso que pelo menos merece parte dessa consideração. As percentagens baixas de Bryant nesses momentos, acabam por ser reflexo dum aspecto que referi no post anterior. Bryant, se puder, acaba por ser sempre o jogador a ter a derradeira tentativa, nem que isso seja significado de uma tentativa forçada. Além que qualquer adversário dos LAkers, numa situação "clutch", facilmente prevê quem será o jogador a ter mais em conta...limitando-o ao máximo.
    Isso mesmo apoia a ideia que exprimi no anterior post, sobre James. Sou apologista do tipo de decisão que ele tomou. A decisão que se baseia na melhor execução, na menor previsibilidade, na melhor tentativa de cesto da vitória.

    ResponderEliminar
  18. Em teoria a decisão de passar para o jogador livre é a melhor opção. No entanto passar a bola para um lançador como Haslem é questionável. Aliás a própria defesa de Utah achou que era preferível fazer double team no LeBron, a defender o Haslem. Podia ter marcado sim, mas a probabilidade com aquele jogador não era assim tão grande. Estaria totalmente de acordo com o post se o jogador sozinho fosse um lançador mais fiável.

    ResponderEliminar
  19. as criticas ao lebron são claramente de quem nem sequer vê os jogos dos heat...eu nestes ultimos 2 anos vi os jogos praticamente todos dos heat e esta jogada ja vi muitas vezes e quase sempre resulta em cesto...aquela zona é a zona de lançamento do Haslem, eles fazem esta jogada varias vezes não sei qual é o problema, ainda por cima o Haslem esta muito bem e em grande forma...teve o azar de ter falhado e depois?.... quantos jogos é que o lebron não lança o ultimo cesto e acerta? O LEBRON JAMES é o homem que fica para o ultimo lançamento de cada período e a taxa de sucesso deve ser enorme (nao vi estatisticas)...este tipo de lances só são noticias porque ele é tão bom que quando falha vira noticia...

    alguns aqui falam como um jogo de basquetebol fosse um jogo individual e que por o Lebron james ser o melhor tem que jogar sozinho e fazer tudo...enfim...mas deve ser por estarem habituados a verem os jogos dos lakers em que kobe faz tudo...bem ou mal faz tudo...quantos jogos e que eu nao vi o kobe a falhar? muitos de voces são adeptos ocasionais e só captam aquilo que pretendem...ai e tal o kobe quando é assim lança e marca...mas voces viram quantos jogos dele a fazer isso? foi por ter feito na final dos playoffs ? ou é mesmo uma caracteristica do jogador? vejam as estatisticas e depois comentem... às vezes cansa estar a argumentar coisas com pessoas que vê meia duzia de jogos durante a epoca e depois mais meia duzia de jogos nos playoffs....

    o rapaz marca uns 30/40 pontos, defende como poucos, participa no jogo todo dos heat, faz grandes assistências e jogadas de ataque mas o que interessa é que ele passou na ultima posse de bola... AO RIDÍCULO ONDE ISTO JA CHEGOU, CRITICAR UM JOGADOR POR PASSAR A BOLA PARA UM COLEGA QUE ESTA COMPLETAMENTE SOZINHO...MEU DEUS..

    ResponderEliminar
  20. AnónimoMar 4, 2012 11:17 AM

    "Em teoria a decisão de passar para o jogador livre é a melhor opção. No entanto passar a bola para um lançador como Haslem é questionável."

    claramente não costumas ver os jogos dos heat...Haslem esta a jogar muito este ano (pois ja nao anda com problemas de lesões) e jogadas destas ele acerta quase sempre pois aquela zona é a que ele costuma lançar...agora se so viste os playoffs do ano passado em que o Haslem vinha de varias lesões é normal pensares isso...

    ResponderEliminar
  21. Stoudemire04/03/12, 21:46

    NunoS não vale a pena mesmo, muitos deles nem sequer conheciam o Haslem aposto.
    Lol ainda ontem a fase regular não contava hoje estão a festejar? Se perderem é normal, já que é contra outro candidato, recheado de grandes jogadores apesar de fazerem querer que não. É só alguém também os deixar sobressair.

    ResponderEliminar
  22. Grandes jogadores? Deves estar a falar de 3 Kobe, Gasol, Bydum tirando esses não vejo mais grandes jogadores nos Lakers. Enquanto Miami a equipa TODA tem praticamente bons jogadores para cada posição ate no banco

    ResponderEliminar
  23. Stoudemire04/03/12, 22:30

    Barnes, Metta e o resto não contam...

    ResponderEliminar
  24. Se um banco com Shane Battier, Haslem Mike Miller e ate o rokie o Norris Cole não é MUITO MELHOR na tua opinião que o banco dos Lakers. já para não falar do cinco inicial então não sei muito sinceramente, acho que é comparar o incomparável.

    ResponderEliminar
  25. Stoudemire04/03/12, 22:43

    É melhor... mas Norris Cole lol, os Lakers teem Gaudelock..
    Agora não pintem os Lakers como má equipa, só com 1 ou 2 jogadores de jeito.
    Tivesse o James essa equipa em Cleaveland e o anel já lá morava. Imaginem Bynum, Gasol, James, Metta...

    ResponderEliminar
  26. Os Lakers estão longe de ter uma má equipa quem tem Gasol Bydum e Kobe não tem uma má equipa agora, hoje estão a jogar contra uma equipa melhor que a deles e estão a fazer uma bom jogo principalmente a travarem o ataque dos Heat era isso que eu queria valorizar. Ate podem vir a perder mas ate agora estão a conseguir contrariar os Heat uma equipa que para mim é bem melhor. (Se bem que os lakers estão a jogar em casa isso também conta muito)

    ResponderEliminar
  27. Stoudemire04/03/12, 22:59

    Para uma época regular claro que a dos Heat fica à frente.. Mas chegando aos playoff são dos favoritos... Assim como os Boston estão em dificuldades mas quando chegar aos playoff ninguém quer jogar com eles concerteza.

    ResponderEliminar
  28. Stoudemire04/03/12, 23:04

    Neste jogo não está a jogar o Bosh, o que se nota bastante contra uma equipa com Gasol e Bynum. Podes-me dzer que há Wade e James, mas para mim é preferível uma equipa com 1 centro e PF bons e 1 SG ou SF, do que um PF com um SG e SF bons, então faltando o PF fica difícil contra o frontcourt dos LAL

    ResponderEliminar
  29. boa vitória dos Lakers sobre os heat...com os heat em sub-rendimento...sem bosh, com Haslem, N.Cole e Wade num mau dia foi dificil á equipa de miami dar a volta ao marcador, ainda por cima o jogo exterior esteve muito a baixo do habitual...Lebron james a semelhança dos colegas também teve dificuldades nos lançamentos de media e longa distancia mas tratando-se de um jogador completo procurou zonas mais próximas do cesto para facturar e conseguiu ainda uns 25P, ele esteve em grande foi na defesa...foi um dia mau para LBJ mas ainda conseguiu umas impressionantes stats L. JAMES 13R 7A 3S 2B 25PT

    na equipa dos lakers o Artest,Bynum e Kobe estiveram em grande...principalmente Artest que esteve em grande tanto no ataque como na defesa...kobe esteve melhor rendimento de lançamento que o costume mas o seu jogo deixa um bocado a desejar em termos colectivos e defensivos K. BRYANT 3R 1A 33PT

    ResponderEliminar
  30. loool e dps eu é q sou o hater. kobe deixa a desejar? lool, qm deixou mto a desejar foram os heat. estavam todos a pensar q era favas contadas

    ResponderEliminar
  31. por mais q queiram comparar é impossível. Os Heat têm melhor equipa. no 5 inicial têm 2 candidatos a MVP e o banco é tb melhor. agora concordo quando dizem q em termos de playoff as coisas mudam. Equipas como os Celtics e Lakers têm mais experiência.
    btw, gostei de ver o Artest a jogar hj.. Se continuar assim, temos equipa ;)

    ResponderEliminar
  32. Kiko eu disse que o Kobe esteve em grande nos lançamentos, teve uma % superior que o que tem apresentado esta temporada... mas de resto nao fez nada, 1 assistencia ? 3 recuperações? 0 roubos de bola? para nao falar do jogo dele que basicamente são os colegas ficar a olhar para ele enquanto que ele trabalha sobre o defesa para arranjar espaço para o lançamento, hoje teve bem nos lançamentos mesmo assim o jogo dele é muito limitado, do meu ponto de vista claro....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje foi pessoal, no outro dia fez 31 pontos, 7 ressaltos e 8 assistências. Com 33 anos e as ínúmeras mazelas físicas...não me parece mal.

      Eliminar
  33. se viste o jogo viste q ele estava mto bem defendido. principalmente dps da 1º quarto incrível q fez. battier fez 1 bom trabalho a defender Kobe e conseguiu de certa forma deixá-lo fora do jogo. Há q dar mérito ao adversário tb. De qq forma os Lakers esteve smp por cima do jogo e n houve necessidade dele reaparecer no meio do jogo. Reapareceu no final. A experiência é isso, para quem diz q ele está smp a forçar isto mostra q n é verdade. Lakers jogaram com o resultado e bem... Big game by Metta World Peace

    ResponderEliminar
  34. vi o jogo que foi ganho de forma justa pelos lakers...miami sem bosh para ganhar aos lakers tinham que ter Wade,Haslem e N.Cole em grande e não tiveram, Haslem ficou com 0 pontos e apenas 2 recuperações :S sendo que Haslem devia fazer o papel de Bosh....N.cole tb nao apareceu no jogo , Wade teve uma má partida, defendeu muito mal o Kobe no 1ro periodo e por fim o jogo exterior dos Heat teve a baixo do habitual 0-4 para Lebron e 1-7 para battier nao é normal... A diferença do marcador só nao foi maior porque miami defendeu bem nos restantes 3 períodos porque em termos ofensivos a equipa esteve muito mal, inclusivamente lebron não acertava uma a nao ser debaixo do cesto...

    quando eu critico Kobe é pk acho que ele apesar de ser um grande jogador parece que só pensa nele...o jogo dos lakers fica muito "chato", por acaso o Kobe teve em grande nos lançamentos mas e se nao tivesse? os colegas de equipa parecem que estão no ataque apenas para ficar a olhar para ele...por exemplo a parte do jogo que gostei mais foi quando ficou o banco dos lakers com Bynum e artest em que eles intercalavam jogo exterior com passes para o bynum e colocaram os heat a 15pontos, isto com kobe nao acontecia pois o jogo perdia logo rapidez...

    ResponderEliminar
  35. o único problema do Kobe é a idade.. Ele faz isso quando quer: jogar bem no princípio e voltar a jogar bem no fim. O problema é q já n tem 20 anos e n consegue manter smp a mesma intensidade. o facto de ter feito tantos pontos no 1º quarto foi decisivo nesta vitória. Isso e juntado o jogo do Metta World Peace fez a diferença (do resto, Pau e Bynum foi 1 jogo q estava à espera). Claro q dps teve de descansar e a meio do jogo se o viste fez 1 jogo mto mais colectivo (n sei se lançou 1 vez no 2º quarto)

    O problema do Kobe seria se Metta e o resto n tivessem jogado tão bem, ou seja, se ele n tivesse um bom apoio. Aí sim ele ia querer resolver tudo sozinho e podia falhar mto mais (btw, acho q basear-me apenas nas estatísticas como Field Goal % de jogadores como o Kobe uma estupidez, pq é só dos q mais tenta). Lebron tem mto mais easy points do q o Kobe mto por causa da velocidade dos Heat (são 1 equipa mais rápida e isso facilita mto) logo é normal ter mais FG% q o Kobe... eu n acho q nesse campo ele seja melhor. é melhor noutros campos como ressaltos e blocos...

    p.s. - dps da boca q mandou antes do jogo previ q Kobe ia ter 1 grande jogo, como o fez (se calhar mandou a boca para picar um bocado o Wade, n sei ;)

    ResponderEliminar
  36. Para mostrar que não sou cego nem fanboy sem critério como Stoudemire, quero afirmar sem qualquer hesitação que os Lakers perderam os 2 últimos jogos por causa do Kobe. E eu sou megafanboy do Kobe. Não se pode agarrar à bola da mesma forma nas noites más e nas boas...quanto está em dia não tem de passar a bola. Consegue ser um ballhog insuportável.

    Destaque para a grande joga do D-Rose ontem em Milwaukee, não tenho grandes dúvidas que é o futuro da liga, respeitando K.Durant e Lebron James, que apesar de ser ódio de estimação, é um grande jogador (same as CR9 ou 7 ou lá o que é).

    Boa noite de basketball ontem.

    ResponderEliminar