31.3.12

Um final emocionante


Falta já menos de um mês para o fim da temporada regular e os próximos 26 dias prometem muita acção. Mesmo numa fase já tão avançada da temporada, a classificação está uma embrulhada e tudo se conjuga para termos uns dos finais de temporada regular mais emocionantes dos últimos tempos.


No topo de cada conferência, a única dúvida que ainda resta é qual dos dois primeiros classificados de cada lado vai terminar em primeiro. Heat e Bulls estão tranquilamente na frente das suas divisões e, com 7 e 9 jogos de vantagem sobre os Magic, vão acabar nos dois primeiros lugares do Este. Mas com dois jogos de diferença entre ambas (42-11 para Chicago e 37-13 para Miami), a luta pelo primeiro lugar (e vantagem-casa nos playoffs) está em aberto. 
No Oeste, idem: Thunder e Spurs estão, respectivamente, 8 e 6 jogos à frente dos Lakers e resta saber qual deles termina no primeiro lugar. E, tal como no Este, separados por apenas dois jogos (39-12 para OKC e 35-14 para San Antonio), vamos ter luta até ao fim pela primeira posição.

No extremo oposto, são já muitas as equipas que estão fora da corrida pelos playoffs. Bobcats, Raptors, Nets, Wizards, Cavs, Pistons (a Este), Hornets, Kings, Warriors, Blazers e Wolves (a Oeste) esperam apenas que a temporada termine e pensam já no draft (e muitas delas entraram já em modo "tanking" para conseguir mais bolas para o sorteio).

Mas é entre estes dois extremos que a luta está ao rubro. No Este, Knicks e Bucks estão num sprint renhido pela oitava e última vaga nos playoffs. Para já, vantagem mínima para a equipa de Nova Iorque (26-26 contra 24-27) e com um jogo entre ambas no dia 11 de Abril (em Milwaukee) temos emoção garantida.

Depois, temos uma situação que pode mudar completamente de um dia para o outro o posicionamento para a segunda fase. Os vencedores de divisão ficam automaticamente nos primeiros quatro e assim os Celtics, apesar de terem um recorde pior que os Pacers e os Hawks, estão em 4º lugar do Este. Mas Sixers e Celtics estão separados por apenas um jogo (29-22 para Boston e 28-23 para Philadelphia) e para estas equipas o primeiro lugar na Atlantic Division significa a diferença entre ficar em 4º ou cair para 7º. Por isso, temos aqui mais uma luta que que promete muita emoção.

A Oeste, tudo pode acontecer. E queremos mesmo dizer tudo. Abaixo dos Thunder e Spurs, a classificação está mais renhida que nunca e um deslize de dois ou três jogos pode atirar uma equipa do 4º lugar para fora dos playoffs. Entre o 3º e o 9º há apenas 5 jogos de diferença e está tudo completamente em aberto.
Os Lakers (31-20) estão em terceiro, mas não estão de forma alguma confortáveis nesse lugar (Clippers e Grizzlies estão logo atrás, com 30-21 e 27-22). E daí para baixo as coisas estão ainda mais embrulhadas. Os Mavs têm 23 derrotas, os Nuggets e Rockets, 24 e os Jazz, 25. Não podem relaxar um jogo que seja pois correm o risco de se verem, num instante, fora dos oito primeiros.

Restam 12 a 14 jogos a cada uma das equipas e vamos ter indefinição mesmo até ao último dia. Por isso, preparem-se para um final de temporada muito emocionante.

3 comentários:

  1. BOM POST

    Em condições normais, no Este, apostaria em New York. São, em termos gerais, melhor equipa que os Bucks, agr com as lesões e tudo mais, não sei. No Oeste a coisa não está tão resolvida. É pena que os Suns, apesar da boa recuperação, não parecem ter força para esta ponta final.

    ResponderEliminar
  2. Stoudemire01/04/12, 16:57

    Está-se a desenhar um confronto entre Chicago e Knicks(que acredito que com menor ou maior dificuldade vão aos playoff), que eu penso que poderá provocar uma surpresa, pelo menos espero que os Miami fiquem em 2º para não apanharem já com eles. E espero que os Boston ganhem a sua divisão para não aparecerem já no caminho dos Heat.
    Do outro lado ainda está tudo um bocado confuso, mas gostava de um confronto entre Memphis e Lakers. Quem apanhar com Denver que se cuide também.

    ResponderEliminar
  3. Stoudemire01/04/12, 20:00

    Para quem acreditam que estes jogos significam alguma coisa, então os OKC são os campeões anunciados. Têm destroçado os outros candidatos.
    Para mim nem à final chegam... Veremos.

    ResponderEliminar